Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sexta-feira, 15 de maio de 2015

Comunistas transformam Rua Santa Luzia em Josef Stálin colando adesivo em placa





_













COMPARTILHAR






Comunistas transformam Rua Santa Luzia em Josef Stálin colando adesivo em placa

  • Movimentos de esquerda fazem homenagem aos 70 anos de vitória na Segunda Guerra. Igreja promete ‘depor’ ditador

POR GUILHERME RAMALHO*
15/05/2015 5:00 / ATUALIZADO 15/05/2015 10:47






RIO — Um adesivo colado na placa da Rua Santa Luzia, no Centro, que muda o nome do logradouro para Avenida Marechal Josef Stálin, atraiu olhares curiosos e gerou revolta entre religiosos e historiadores. Partidos comunistas e movimentos de esquerda afirmam que fizeram a colagem na última sexta-feira, em homenagem aos 70 anos da vitória sobre o nazifascismo durante a Segunda Guerra. No entanto, líderes e fiéis da Irmandade Santa Luzia se manifestaram contra o ato e retiraram o adesivo nesta sexta-feira.

— Aquilo brotou de uma hora para outra. Causou muita estranheza o aparecimento da placa. E a gente começou a se mobilizar para tentar descobrir quem tinha feito isso. O fato em si nos causa muita preocupação. Vamos nos mobilizar. E o Stálin tem também um lado obscuro. Uma pessoa que matou milhões de pessoas não deve ser boa coisa — comentou o oftalmologista Antonio Marcos Maimone, provedor da Irmandade.

A colagem do adesivo na placa, que fica em frente à Igreja de Santa Luzia, na esquina com a Avenida Presidente Antônio Carlos, foi feita por integrantes do Partido Comunista Revolucionário (PCR), do Partido Comunista Marxista Leninista (PCML) e das Brigadas Populares. Eles também adesivaram a placa na esquina da Avenida Graça Aranha.
  • O adesivo com nome do ditador Stálin em frente à Igreja de Santa Luzia: proximidade com Churchill e Roosevelt - Antônio Scorza / Agência O Globo

Durante a Segunda Guerra, sob liderança de Stálin, a União Soviética uniu-se aos Aliados (França, Estados Unidos e Grã-Breanha) para combater o Eixo (Alemanha, Japão e Itália). A Batalha de Stalingrado, vencida pela URSS em 1943, marcou o início da derrocada dos nazistas, que terminou com a ocupação de Berlim em 1945. Embora tenha ajudado a derrotar o nazismo, Stálin é lembrado por ter sido um ditador responsável pela morte de seis a vinte milhões de pessoas.

Integrante do PCR, o estudante de História Raphael Almeida lembra, no entanto, que duas ruas no Centro do Rio já fazem referência ao presidente americano Franklin Roosevelt e ao primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Segundo ele, faltaria Stálin para completar o trio que ajudou a combater o nazismo.

— Escolhemos a rua por estar próxima de duas que fazem homenagens a outros representantes da vitória sobre a Alemanha hitlerista. Churchill e Roosevelt são tidos como os únicos heróis, mas Stálin comandava o maior exército contra o nazismo. Muita gente esquece o Stálin, pensa que só os Estados Unidos derrotaram o nazismo — disse o estudante, ressaltando que o movimento não pretende tornar permanente o nome do líder na placa — Não temos problema com o nome religioso da rua. Existe o mito de que comunista não gosta de católico, mas a gente defende a liberdade de expressão de todos.



Para o historiador Nireu Cavalcantti, a mudança “é abominável", não só por se tratar de uma área histórica da cidade, mas também pelo passado sangrento do líder soviético.

— Isso é ridículo! Essas pessoas perderam o senso de respeito à história da cidade. Como você vai mudar um dos nomes mais antigos da cidade do Rio para chamar de Stálin? Isso é abominável. O Stálin é um assassino.

*Estagiário, sob supervisão de Paulo Marqueiro



PARA COMENTAR ESTA NOTÍCIA É NECESSÁRIO ENTRAR COM SEU LOGIN.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

COMENTAR
29 COMENTÁRIOS



Guilherme Borges Cunha • há 6 segundos

Só comunas fazendo comunices. Aposto que são os mesmos que dizem que o regime stalinista não era comunismo ou socialismo de verdade. Se aquilo não era comunismo de verdade, prefiro nem ver o que é comunismo de verdade.




Roger Morgan • há 13 minutos

Isso 'e o problema no Brasil. Um "historiador" que comparar Stalin com Roosevelt e Churchill, pelo amor de deus. Stalin foi responsável por matando pelo menos 5 ate 10 milhoes do próprio povo dele pelo fome no Ukraine. Meu deus no céu, so pode balance sua cabeça. Que pena!




Alex Wie • há 15 minutos

kkkkkkkkkkk, daqui a pouco só faltam criar as gulags , é só o que falta




Jota Passarinho • há 52 minutos

Muito bem professor Nireu Cavalcantti, eu não conheço o senhor, mas quero lhe parabenizar pelo que disse. Tanto quanto Hitler, Stalin foi um dos, senão o maior sanguinário da História recente, superando até mesmo o líder nazista. Essa tropa de comunistas pensa que a gente não sabe dos horrores praticados pela maior e mais sangrenta ditadura de que se tem conhecimento na história da humanidade, o famigerado regime comunista. Esse povo deveria ter vergonha dos seus atos, isso sim.    




Marcos Bonin Villela • há 55 minutos

O que essas pessoas não sabem é que Stalin conseguiu sua "vitória" à custa do sangue das suas tropas mal equipadas e sem opção nenhuma a não ser avançar contra o inimigo. Qualquer soldado que recuasse um metro era sumariamente fuzilado pelos comissários do Partido. Isso não é heroísmo, é lutar empurrado pelo medo. No livro "Arquipélago Gulag" se descreve que as populações russas chegaram a ajudar os alemães porque eram menos impiedosos que os soldados de Stalin.





MAIS POPULARES





Na noite desta quinta-feira, houve confronto e duas pessoas morreram






EM DESTAQUE AGORA NO GLOBO









MAIS LIDAS















TÓPICOS





MAIS +
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.




© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015