Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 12 de maio de 2015

Não existe “ditacurta” nem “ditabranda”. Defender intervenção militar é crime




_




Olá Augusto

+ Seções
Guia


BUSCAR


PUBLICIDADE



Conexão Brasília
» QUEM FAZ O BLOG
PostsEnviado por André Gonçalves, 17/03/15 9:51:51 AM

Não existe “ditacurta” nem “ditabranda”. Defender intervenção militar é crime

  • Crédito: Aniele Nascimento

Estudo do Paraná Pesquisas divulgado hoje pela Gazeta do Povo mostra que 46% dos participantes da manifestação de domingo em Curitiba defenderiam uma “intervenção militar provisória” no país. 15% defenderiam a volta da ditadura militar. Os números rompem a ideia de que uma “pequena minoria” é favorável a um golpe armado no Brasil.

Protestar contra a presidente (ou contra o prefeito, o governador ou qualquer parlamentar) é legítimo. Defender “intervenção militar” de qualquer gênero ou temporalidade (não existe ditacurta nem ditabranda) é um CRIME. E ponto.

Aí começam as relativizações de que um crime anularia os crimes cometidos pelo PT na Presidência. O perfil “olho por olho, dente por dente”, no entanto, não deveria ser compatível com o da maioria dos manifestantes – 63% com ensino superior completo. Muita dessa gente parece ter perdido as aulas de História.

No golpe de 1964, o primeiro presidente-general, Castelo Branco, se dizia um democrata. Ele se dispunha inicialmente a “arrumar a casa” em poucos meses e logo restabelecer a eleição direta para presidente. Queria o “moderado” Orlando Geisel como sucessor, mas teve que engolir o linha-dura Costa e Silva, em nome da “união” das Forças Armadas.

Costa e Silva editou o AI-5, em 1968, e detonou os direitos individuais dos brasileiros. A propósito, o AI-5 nominava pomposamente a ditadura como “intervenção militar”. Ernesto Geisel, irmão do “moderado” Orlando, assumiu sete anos depois, fechou o Congresso, aumentou o mandato presidencial de cinco para seis anos e retardou a transição para a democracia – que durou 21 ANOS para acontecer.

Se a história não ensina nada, talvez caiba a essa fatia dos manifestantes uma reflexão sobre os efeitos da defesa de uma intervenção militar. A ideia só vai gerar comoção entre os que não são favoráveis a esse crime. E desqualifica a legitimidade daqueles que protestam contra o governo.

Trocando em miúdos, é um tiro no pé.


VEJA TAMBÉM



Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.


A


Máximo 600 caracteres (281)

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem.

Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso


A

Posso saber qual lei define a defesa da intervenção militar como crime? "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal". Isso é o que diz a Constituição Federal em cláusula pétrea. Aliás, a que penas estão sujeitos os que praticam esse "crime"?
Compartilhar

0 Respostas
C
CLAITON MARTELLI ± 1 mês

Não concordo com a intervenção militar. Mas quem falou que é crime alguém achar que seja uma opção válida ? Vc ?
Compartilhar

3 Respostas
O
Oscar Roberto ± 1 mês

O blogueiro agora virou jurista. Classificar intervenção militar como crime? Sinceramente gostaria de saber onde isso está escrito. Só neste blog mesmo. Crime é o que pode ser cometido por quem está no poder, como é o caso de crime de corrupção e que infelizmente conta com a conivência de muitos mandatários. Crime, sem também estar definido como tal, é deixar pessoas morrendo em filas de hospitais ou em macas. Crime, sem estar escrito é tirar dinheiro da educação e depositar em contas particulares. Crime é um monte de coisas que estamos vendo( também não definidas em lei) e que podem muito mais ser classificadas como tal do que uma intervenção militar. Sem defender a intervenção.
Compartilhar

1 Resposta
I

Ah que você viu o JN e copiou a informação errada, hem seu André? O Geisel aumentou para 6 anos o mandato de seu successor, João Baptista Figueiredo. Informe-se melhor, rapaz.
Compartilhar

2 Respostas
V

Sou um democrata. Acho que a Democracia Liberal é o melhor sistema que existe, apesar de todos os seus defeitos. O problema que o Brasil é um país onde muitos que se dizem democratas estão agindo contra o próprio sistema, ou porque estão enfiados na corrupção, ou porque se omitem em combatê-la. Isso causa um nível de descrédito nas instituições que pode levar a uma ruptura de consequências imprevisíveis. Quanto a questão dos indivíduos se posicionarem contra ou a favor de um golpe, o blogueiro tem a mesma opinião sobra as feministas que defendem o aborto livre e irrestrito?
Compartilhar

0 Respostas
V

Hoje de manhã cancelei a minha assinatura da Folha de São Paulo. Sou assinante de um outro certo jornal do estado do Paraná. Confesso que já estou com vontade de cancelar esta assinatura também.
Compartilhar

0 Respostas
J

Sr. André Gonçalves, o sr. foi um tanto deselegante quando nomina escreve "(não existe dita"(ditacurta e nem ditabranda) é um crime e ponto". O senhor não sabe é nada sobre o tema que abordou. Como o senhor define o MENSALÃO, O atual PETROLÃO...[???] , como o senhor define, a atuação dos "cumpanheiros" na década de 60 e 70, e claro, como o senhor conceituou, é crime uma Intervenção Militar. Pois saiba o senhor que graças aos "MILICOS" que os "cumpanheiros" estão aí, livres leve e soltos. Praticando, com a complacencia do LULA e da cumpanheira Dilma, que segundo o seu conceito de crime, só boas ações né? Meu caro blogueiro, utilize esse espaço para coisas mais construtivas e inteligentes.
Compartilhar

0 Respostas
L

Não sou defensor de uma intervenção militar. Mas devemos lembrar que foi o Lula que convocou as milícias que servem ao PT (MST entre outras mantidas pelo Estado), sugerindo o uso da força contra os movimentos a favor do impeachment. Ora, isso é guerra civil. Não vimos esse enfrentamento no dia 15, tal ocorre em outra "República das Bananas" latino-americana. Caso ocorresse, acredito que haveria a ameaça de uma intervenção militar, para garantir a ordem.
Compartilhar

0 Respostas
V

Nós temos que compreender o André, porque ele tem uma linha editorial a seguir e não pode também escrever tudo que vem à telha. Eu te compreendo, André. Você precisa deste emprego. Fique com Deus.
Compartilhar

0 Respostas
J

"Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso."
0 Respostas
J
José Mendes ± 1 mês

Com alegria, discordo de você André. Não só não é crime, como dever das Forças Armadas, garantidas pela Constituição sob Lei Nº 3.864, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1941, que diz que "Cabe-lhes defender a honra, a integridade e a soberania da Pátria contra agressões externas e garantir a ordem e a segurança internas, as leis e o exercício dos poderes constitucionais." O PT está, incontestavelmente, aplicando um golpe no país. Tentou uma "ditadura branca" quando, por decreto presidencial, colocou o Congresso a nível de almoxarifado. Precisamos esperar um Ditadura Vermelha para intervir militarmente?
Compartilhar

4 Respostas
Páginas 
« 
‹ 
1
2
3
4
5
› 
»





BUSCAR NO BLOG
BUSCAR

TAGS

PUBLICIDADE


NOTÍCIAS + LIDAS
1
2
3
4
5
NOTÍCIAS + COMENTADAS
QUEM + COMENTOU
PUBLICIDADE


ÚLTIMAS
16h44
16h40
16h40
16h35
16h33
PUBLICIDADE


FACEBOOK

TWITTER
INSTAGRAM


ASSINE A GAZETA DO POVO

Experimente o Digital de Graça!

Assine agora o plano digital e tenha acessoilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!
Após o período teste, 
você paga apenas

R$29,90 














Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015