Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 12 de maio de 2015

[Novo post] O que é pragmatismo político? E o que não é?




lucianohenrique publicou: " Eu comentava em um post do Facebook sobre a necessidade de pragmatismo por parte da direita. Acho que talvez meus comentários estavam emburrados demais, pois alguém perguntou: "Luciano, o que é ser pragmático? Parece que o pessoal não está compreendendo" 



Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Ceticismo Político 






O que é pragmatismo político? E o que não é?






Eu comentava em um post do Facebook sobre a necessidade de pragmatismo por parte da direita. Acho que talvez meus comentários estavam emburrados demais, pois alguém perguntou: "Luciano, o que é ser pragmático? Parece que o pessoal não está compreendendo". Parece que eu estava exigindo algo que uma parte da plateia não compreendia.

Para entender o que é pragmatismo, vamos visualizar exatamente o seu oposto.

Imagine que você é um líder de um pelotão coordenando a fuga de seus soldados que estão em debandada após uma tentativa desastrada de invadir um país vizinho. Sua missão é levar o máximo possível de soldados salvos de volta. Você tem duas possíveis rotas a serem escolhidas. Cada uma tem seus prós e contras. Não são apostas iguais. É preciso tomar alguma decisão. E você tem pouquíssimo tempo, pois seus oponentes estão quase te alcançando.

Eis que um tenente pergunta: "Por qual dos dois caminhos vamos? Pelo caminho X ou Y?". A resposta: "Nenhum dos dois. X ou Y não são ideais". O tenente retorna: "Mas por onde vamos então?". Nova resposta do líder: "Por um caminho que ainda precisa ser descoberto". É quando o pânico toma conta, pois obviamente não estamos diante de um líder pragmático. Alias, que diabos está fazendo alguém não pragmático na liderança?

É claro que ninguém é obrigado a escolher X ou Y. O líder poderia dizer: "Não iremos nem pelo caminho X nem pelo Y, pois ambos incorrem em riscos de vida. Eu descobri um túnel que nos garantirá chegar ilesos". Aqui, ao contrário do pensamento abstrato, ele estaria sendo pragmático.

Pragmatismo, então, é definido pela orientação a resultados. As ações são medidas em relação aos resultados esperados, não à manias, hábitos e outras coisas que não tem nada a ver com gerar ou não resultados de acordo com um objetivo específico.

Hoje em dia é fácil encontrar pessoas dizendo "Nem o PSDB e nem o PT, pois ambos fizeram o Pacto de Princeton". Ok, mas isso ainda significa dizer que os dois caminhos são exatamente iguais? É claro que o argumento em prol da absoluta similaridade dos dois caminhos é dificílimo. Mais eis que a conclusão do discurso geralmente vem em vários formatos: 
Precisamos de um novo partido (ou) 
Precisamos de uma intervenção militar (ou) 
Temos que nos revoltar contra tudo 

Eu já vou dizendo que sou um entusiasta do NOVO. Mas não acho que temos ali uma solução imediata, mas a construção de algo para o futuro. Portanto, eu pensaria mais no NOVO funcionando como um PSOL funcionaria para o PT, com a diferença de que seria uma linha auxiliar (crítica) para um partido anti-PT.

Já a solução 2 é patética. Escrevi demais sobre o motivo pelo qual ela é inaceitável. Em relação à solução 3, novamente, sem comentários.

Sobre o PSDB, eu gostaria de dizer que estou enojado com a moleza do partido (e a demora em pedir impeachment). Também acho vergonhosa a viagem de alguns deles para os Estados Unidos, ao que parece para fugir da sabatina contra Luiz Fachin. Ou seja, mais um caso de omissão. E não posso deixar de mencionar a afronta das afrontas no papel lastimável que Álvaro Dias tem tomado em defesa de Fachin.

É claro que tudo isto é revoltante. Mas ainda não justifica que tomemos PSDB e PT como caminhos similares, pois o caminho do PT é o caminho que nos dá certeza de escravidão. A única coisa que está na mente no PT é nos tornar escravos. Isto não está na mente do PSDB e nem do PMDB. Então mesmo que seja revoltante ver os tucanos fazendo um papelão atrás do outro, são eles, assim como alguns pmdebistas, que estão entre nossas opções reais para conquista de resultados. Neste momento.

Ou nós pressionarmos políticos do PSDB e do PMDB ou não pressionamos. E a decisão que tomarmos irá influir diretamente nos resultados que conquistaremos. O PT está salivando para que larguemos todo tipo de pressão. É claro que eles não querem que sejamos pragmáticos, pois eles próprios são pragmáticos.

Os petistas militantes não deglutiram a ida de Joaquim Levy para a Fazenda. Nem a participação de Kátia Abreu na Agricultura. E mesmo assim eles sabem a diferença entre ficar do lado do PT (mesmo xingando-os sem parar por estas escolhas) e ficar do lado do PSDB. Ou do PMDB. Se o projeto dos militantes petistas é nos transformar em escravos, é evidente que PSDB e PT não são a mesma coisa para eles. Então não faz nenhum sentido, por qualquer visão pragmática, que eles não tomem escolha alguma. Por que deveria ser diferente para nós?

Enfim, isto é pensar pragmaticamente. Para ser pragmático, é preciso assumir a responsabilidade por nossas escolhas. E até pela escolha de que não querer fazer escolha alguma e defender-se com frases de efeito e slogans. Mas cada opção, no fundo, gera resultados. Quais resultados você quer? Para semana que vem? Para o mês que vem? Para o próximo trimestre?

Quando você começar a pensar automaticamente desta forma, entenderá de forma subconsciente o que é o pragmatismo, algo que Gramsci ensinou à esquerda em 1925. Estamos "apenas" 90 anos atrasados na criação de um instinto pragmático na hora de reagirmos aos eventos do mundo. Temos muito trabalho pela frente.















Cancele a assinatura para não receber mais publicações de Ceticismo Político.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015