Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sexta-feira, 15 de maio de 2015

Funcionário de igreja retira adesivo que batizava com nome de ditador soviético a Rua Santa Luzia





_













COMPARTILHAR






Colagem feita por partidos comunistas e movimentos de esquerda deixou membros da igreja e historiadores revoltados
POR GUILHERME RAMALHO*
15/05/2015 13:39 / ATUALIZADO 15/05/2015 21:45

  • Um funcionário da Igreja de Santa Luzia remove adesivo colado por partidos comunistas em homenagem a Stálin - Marcelo Carnaval / Agência O Globo



RIO — O adesivo colado na placa da Rua Santa Luzia, no Centro, que mudou o nome do logradouro para Avenida Marechal Josef Stálin, foi retirado na manhã desta sexta-feira por um funcionário da Igreja de Santa Luzia, que fica em frente ao poste. A colagem, feita por partidos comunistas e movimentos de esquerda na sexta-feira passada, para marcar os 70 anos do fim da Segunda Guerra, causou revolta entre membros da igreja, historiadores e pedestres.

Provedor da Irmandade Santa Luzia, o oftalmologista Antonio Marcos Mainene comemorou a retirada do adesivo e disse esperar que o ato não se repita.

— Se acontecer novamente, vamos acionar a prefeitura e o Ministério Público, porque a Igreja de Santa Luzia é tombada. A rua também é tradicionalíssima. O que é isso de esses malucos botarem o nome do Stálin lá? De jeito nenhum! Vamos tomar as medidas cabíveis. Lutaremos com todas as armas para manter o nome de Santa Luzia — afirmou Mainene.

A colagem do adesivo foi feita por integrantes do Partido Comunista Revolucionário (PCR), do Partido Comunista Marxista Leninista (PCML) e das Brigadas Populares. Eles alegam que falta o nome de Stálin para completar os três principais vencedores da Segunda Guerra com logradouros na cidade. O presidente americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill já estão contemplados em placas de ruas no Centro.

Apesar de ter ajudado a derrotar o nazismo, Josef Stálin é lembrado por ter sido um ditador responsável pela morte de seis a vinte milhões de pessoas. A troca do nome da santa pelo do líder soviético também atraiu olhares curiosos e risadas de quem passava pelo local. Muitos, inclusive, paravam para fotografar a placa modificada.

Para o professor de História da UFRJ Francisco Carlos Teixeira, o nome russo mais correto para ser homenageado seria o do Marechal Georgi Zhukov, que comandou as tropas soviéticas nas principais batalhas durante a Segunda Guerra Mundial.

— A palavra final era de Stálin, mas ele já estava amedrontado e deixou o Marechal Zhukov tomar todas as decisões. Essa coisa de que Stálin era um grande general não é verdade. Enquanto Stálin estava à frente, foi um desastre. O grande estrategista da vitória foi o Marechal Zhukov — defende o professor, lembrando que até em Moscou e Berlim as avenidas em homenagem a Stálin tiveram seus nomes trocados.



Responsável por proteger as instalações da cidade, a Guarda Municipal informou que, caso os agentes flagrem esse tipo de ação (o adesivo na placa), o material será apreendido, e os autores conduzidos à delegacia.

Já a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a quem cabe fiscalizar as placas com nomes de ruas fixadas nas esquinas da cidade, informou que vai enviar uma equipe ao local para inspecionar o equipamento. Caso fique comprovada a inutilização do material, será solicitado à Plamarc a confecção de uma nova estrutura. A empresa ganhou concessão para produzir e instalar as “placas-pirulito” nas ruas da cidade. A Secretaria ressaltou que “o dano ao patrimônio público é crime previsto no Código Penal”.

*Estagiário, sob a supervisão de Paulo Marquero



VOCÊ PODE ESTAR INTERESSADO EM...








Funcionários de obra em uma loja atingiram rede da CEG na altura da Rua Alice. Trânsito ficou complicado na região




EM DESTAQUE AGORA NO GLOBO






No total, R$ 980 milhões já foram bloqueados de quatro construtoras investigadas na Lava-Jato por desvio de dinheiro da Petrobras



Atividades seriam suspensas na segunda-feira; alunos continuam ocupação da reitoria em protesto contra crise com terceirizados




MAIS LIDAS















TÓPICOS





MAIS +
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.




© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015