Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 16 de junho de 2015

ACI Digital: A Mudança climática é ou não é induzida pelo homem? Fonte revela o que pensa o Papa Francisco a respeito

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










16 de junho de 2015 






A Mudança climática é ou não é induzida pelo homem? Fonte revela o que pensa o Papa Francisco a respeito


ROMA, 16 Jun. 15 (ACI) .- Uma das questões científicas mais desafiantes que o Papa Francisco enfrenta em sua nova encíclica sobre a criação é o tema da mudança climática, que de acordo com fontes que conheceram os trabalhos do documento pontifício a ser lançado no dia 18 de junho, o Papa aborda com uma perspectiva equilibrada.



SUGERIMOS HOJE:

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK!



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
Papa Francisco defende “presença milenar” dos cristãos no Oriente Médio ante ameaças e perseguições 

MUNDO 
Arcebispo do Iraque suplica ao Ocidente: “Salvem-nos do Estado Islâmico! ” 
A Mudança climática é ou não é induzida pelo homem? Fonte revela o que pensa o Papa Francisco a respeito 
Imagem de Maria em uma montanha é símbolo de esperança para cristãos sírios ante destruição jihadista 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 













VATICANO 









VATICANO, 16 Jun. 15 (ACI) .- “As terras do Oriente Médio estão marcadas por anos de conflito e pelos passos dos que procuram refúgio e estão regadas pelo sangue de tantos homens e mulheres, incluindo muitos cristãos perseguidos por sua fé”, disse o Papa Francisco ao receber os participantes da Reunião das Obras para a Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO).

O Pontífice declarou em seu discurso: “´São necessários mais esforços para eliminar o que parecem acordos implícitos pelos quais a vida de milhares de famílias – mulheres, homens, crianças e idosos – pesaria menos na balança dos interesses entre o petróleo e as armas, e, enquanto a paz e a justiça são proclamadas, admitem que os traficantes de morte atuem nessas terras”.

Por isso, “ao mesmo tempo que prossigam com seu serviço de caridade cristã, os exorto à denunciarem aqueles que pisoteiam na dignidade humana”, ressaltou o Santo Padre.

Recordando a recente viagem de uma delegação da ROACO ao Iraque, durante a qual se encontraram com os deslocados da planície de Nínive e com pequenos grupos procedentes de Síria, o Papa Francisco afirmou: “Naqueles olhares que pediam ajuda e imploravam a paz e o retorno aos seus lares, sentiam que era o próprio Jesus que os olhava, pedindo essa caridade que nos faz ser cristãos”.

“Toda obra de ajuda, para não cair na eficiência tenaz ou num assistencialismo que não promove nem as pessoas nem as nações, deve renascer sempre da bênção de Deus que nos dá quando temos a coragem de olhar a realidade e os irmãos que estão diante de nós”, declarou o Pontífice.

Não obstante, “parece que o mundo tomou consciência do drama dos últimos meses e percebeu a presença milenar dos cristãos no Oriente Médio. Foram multiplicadas as iniciativas de sensibilização e ajuda para os cristãos e para todos outros inocentes atingidos injustamente pela violência”, comentou o Santo Padre.

O Papa Francisco recordou também: “Atualmente a ROACO está dedicando uma atenção especial a Etiópia, Eritreia e Armênia” e pediu que “ajudem para que estes países façam parte da missão evangelizadora, oferecendo especialmente aos jovens um horizonte de esperança e crescimento sem o qual não se poderá deter o fluxo da migração que vê tantos filhos e filhas dessa região saírem pela costa do Mediterrâneo e arriscarem sua vida”.

Armênia, “berço da primeira nação que recebeu o batismo, tem também uma grande história, uma bela cultura, de fé e de martírio. O apoio à Igreja nessa terra contribui no caminho à unidade visível de todos os crentes em Cristo”, sublinhou o Pontífice.

Em suas últimas palavras, o Santo Padre fez uma dedicatória às Igrejas do Oriente. Foram algumas palavras do hino sobre a Ressurreição de Santo Efrém: “Aceitai, Nosso Rei, nossa oferta e dai-nos em troca a salvação. Pacifica as terras devastadas, reconstrói as Igrejas incendiadas, para que, quando houver uma grande paz, possamos te entrelaçar uma grande coroa de flores procedentes de todos os lugares, para que seja coroado o Senhor da paz”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 









DENVER, 16 Jun. 15 (ACI) .- O Arcebispo sírio-católico de Mossul (Iraque), Dom Youhanna Boutros Moshe, fez um chamado aos governos do mundo inteiro a aumentarem seus esforços para derrotar o Estado Islâmico (ISIS), para que eles devolvam as terras e as propriedades aos mais de 120 mil cristãos iraquianos exilados.

Após um ano que o ISIS invadiu Mossul, o Prelado pediu “às pessoas que têm a responsabilidade de resgatar as comunidades cristãs deslocadas, cujos membros desejam voltar para casa”.

Em uma entrevista com a organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Arcebispo declarou: “A intervenção militar seria a ‘melhor opção’”.

“Pedimos a todos que pressionem aqueles que estão no poder, para que libertem o mais rápido possível todos os povos, para que possam voltar para suas casas e sigam com suas vidas”, assinalou o Arcebispo.

Os comentários do Arcebispo demonstram a frustração de numerosos clérigos do Oriente Médio com respeito à resistência do Ocidente de comprometer-se em uma ação em grande escala para enfrentar e vencer o extremismo na região, mas lamentavelmente esta ideia foi rejeitada por muitos líderes da Igreja.

Dom Moshe acrescentou: “Se o Ocidente fosse incapaz de redobrar seus esforços na luta contra o ISIS, deveria abrir suas portas aos cristãos e às outras minorias que procuram asilo”.

“Faço um chamado à comunidade internacional: Se não puderem proteger-nos, devem abrir-nos as portas para que possamos iniciar uma nova vida fora da nossa pátria. Entretanto, nós preferimos ficar no Iraque e estar protegidos aqui”, manifestou o Arcebispo.

Do mesmo modo, o Prelado comentou sobre sua situação: “Sou como alguém que está sonhando ou está bêbado. Não entendo o que está acontecendo ao meu redor. Isto é um pesadelo”.

Sobre as notícias relacionadas à destruição de objetos religiosos e Igrejas em Mossul, o Arcebispo indicou: “Não sabemos nada sobre as nossas Igrejas e monastérios, porque não temos ninguém em Mossul que nos ajude com esta informação. Todo o patrimônio cristão está em Mossul e em Qaraqosh”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

A Mudança climática é ou não é induzida pelo homem? Fonte revela o que pensa o Papa Francisco a respeito


ROMA, 16 Jun. 15 (ACI) .- Uma das questões científicas mais desafiantes que o Papa Francisco enfrenta em sua nova encíclica sobre a criação é o tema da mudança climática, que de acordo com fontes que conheceram os trabalhos do documento pontifício a ser lançado no dia 18 de junho, o Papa aborda com uma perspectiva equilibrada.

A fonte, que solicitou permanecer no anonimato, indicou: “O Papa Francisco considera que as grandes forças naturais não estão sob nosso controle, mas as humanas sim, e sendo assim, existe uma evidência científica muito forte que demonstra que os fatores humanos estão tendo um grande impacto e causando um estrago à natureza e também à vida das pessoas do mundo inteiro, especialmente os pobres”.

“A comunidade científica está dando respostas claras, consensuais, mas complexas” e estas causas são consideradas tanto naturais como humanas e devem ser suavizadas na medida do possível. Segundo a encíclica ‘Laudato si’, declara a fonte, “isto nos convida a sermos moralmente responsáveis pelo que fazemos, a atuar para frear e reverter esta tendência e esforçar-nos ao máximo das nossas possibilidades para prevenir estragos posteriores”.

“Isto requer uma mudança de coração e estabelecer novos modos de produzir, distribuir, e consumir e ter o objetivo de cuidar melhor da nossa casa comum e dos seus habitantes”, recalcou, acrescentando que “sua reação diante de uma garrafa plástica jogada fora é uma questão de coração e não da mente. E isto é algo que provém do pensamento franciscano, não é do New Age”.

Para esta fonte, que conhece de perto a encíclica do Papa, a grande novidade da carta ‘Laudato si’ é que “está pensada para crentes e não crentes, ou seja, tanto para fiéis católicos como para pessoas não crentes de boa vontade”.

O Santo Padre, explicou: “Esta encíclica tem uma ampla visão geral, a capacidade de ajudar-nos a caminhar para uma ecologia mais integral que nos compreende e inclui todas as pessoas”.

A encíclica permitirá que todas as pessoas estejam envolvidas, “desde aquelas apaixonadas pelas árvores ou pela água potável, até aquelas que moram em bairros normais ou aqueles que trabalham em políticas ecológicas em Nova Iorque e podem sentir-se chamados à ação”.

“Ninguém poderá dizer ‘ah, o Santo Padre falou somente neste sentido ou em outro’. “Ninguém deveria pensar ‘tenho a consciência tranquila porque não está dirigida à mim’”, advertiu.

Por último, analisando a linha do texto, a fonte disse: “ ‘Laudato si’ “será um ‘abraço’ magnífico, que não é estático, nem um simples inventário ou lista de pontos a serem analisados”.

Se pudéssemos resumir em uma frase o conteúdo do documento, disse a fonte, faríamos assim: “A ‘Laudato si` se resume no seguinte: “Acabaram as comunidades fechadas. Não porque alguém derrubou a porta, mas porque estamos dizendo que não podemos continuar vivendo assim”, concluiu.

A expressão “Laudato si’” (Louvado seja) remete ao ‘Cântico das Criaturas’ de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o Papa Francisco na escolha do seu nome.

Esta será a segunda encíclica publicada pelo Papa Francisco durante o seu pontificado. A primeira foi ‘Lumen Fidei’, publicada em 5 de julho de 2013.

No último domingo, 14 de junho, depois da Oração do Ângelus, o Pontífice sublinhou: “Esta encíclica está dirigida a todos. Oremos para que todos possam receber sua mensagem e crescer na responsabilidade para com a casa comum que Deus nos confiou”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


ROMA, 16 Jun. 15 (ACI) .- No último sábado, 13 de junho, foi inaugurada numa das montanhas da cidade síria de Maaloula, uma imagem da Virgem Maria que substitui outra destruída pelos jihadistas em 2013.

Segundo a Rádio Vaticano, a instalação da nova imagem foi celebrada por várias famílias cristãs e alguns líderes religiosos.

Maaloula está a cerca de 55 quilômetros de Damasco e tem uma população de aproximadamente quatro mil habitantes, em sua maioria cristãos. Esta cidade ficou conhecida pelas suas igrejas e mosteiros durante o século I, além de ser um lugar onde ainda se fala aramaico, o idioma da época de Cristo.

No final de 2013 a cidade estava nas mãos dos extremistas muçulmanos que sequestraram algumas religiosas e mulheres que estavam hospedadas em um convento local. Alguns meses depois foram libertadas.

Em abril de 2014 o exército sírio reconquistou a cidade.

Agora, com a nova imagem da Virgem Maria, busca-se voltar à normalidade nesta cidade cristã.

Os cristãos da Síria, assinala a Rádio Vaticano, representam cerca de 10% da população, estimada em 22 milhões de habitantes. Por causa da guerra que dura mais de quatro anos, pelo menos 30% deles buscaram refúgio nos países limítrofes como Líbano, Jordânia e Turquia, ou são refugiados internos.

As Nações Unidas estimam mais de 220 mil mortos e 680 mil feridos desde que a guerra civil na Síria começou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015