Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





domingo, 21 de junho de 2015

Alerta Total





Alerta Total


  • Confissão ou Testamento do Lula 
  • O Porquinho Prático 
  • Da Marolinha ao Tsunami 
  • Politicamente suicidados 
  • Ode aos políticos 
  • Poema dos Roubados 
  • Que País é este? 
  • A Previc e os balanços com a barriga 
  • Com menos ou mais dinheiro 
  • A Agonia de um segredo 



Posted: 21 Jun 2015 03:00 AM PDT








Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net






Lobistas de Brasília fazem a previsão do fim do mundo: o juiz Sérgio Moro não vai chamar Lula para prestar depoimento. Vai mandar prendê-lo. Neste caso, ou tem confissão de verdade, ou o testamento político de Lula vai acabar no lixo da História. Lula ainda poderá escolher. A não ser que prefira dar uma de Getúlio Vargas... Mas isto é improvável, pois depende de muita honra e coragem...






Morto politicamente Lula já está... Financeiramente, mais vivo que nunca... O problema é que dinheiro e diamantes africanos não resolvem tudo na hora do verdadeiro juízo final - que não é o do judiciário do Brasil da impunidade ampla, geral e irrestrita. O acerto de contas de Lula pode ser impagável. A tendência é que ele somatize o momento crítico, com alto risco para a saúde - que a marketagem afirma estar maravilhosa e perfeita para disputar a sucessão de 2018... Até lá, pau na Dilma!






Véspera de desgraça, para um sujeito hiper-muito-informadíssimo como Luiz Inácio Lula da Silva, parece ser um momento premonitório. Quinta-feira passada, com a voz mais rouca que nunca, como sequela do câncer de laringe que milagrosamente curou, o mito Lula cometeu uma confissão ou proferiu seu testamento em uma histórica reunião com uns 30 dirigentes de entidades religiosas. Deus que os perdoe... E nos livre e guarde... 






Lá perto de onde um dia Dom Pedro I deu o famoso grito do Ipiranga, as paredes do auditório do Instituto Lula ouviram Lula cometer um verdadeiro sincericídio político em 50 minutos de conversa. Ou, então, já sabendo que a coisa ficaria preta para os amigos empreiteiros, Lula aproveitou para dar mandar um recadinho. O tom negativo do discurso ficou mais para funeral que para renascimento político. O papo de Lula vazou para O Globo. Ou foi vazado de propósito?











Foram apóstolos das confissões de Lula: seu fiel Gilberto Carvalho, o bispo dom Pedro Luiz Stringhini, o padre Julio Lancelotti, e tantos outros dirigentes de pastorais católicas e um pastor evangélico. Abram-se aspas para $talinácio, em ritmo de velório e detonação da companheira Dilma Rousseff (agora com 10% apenas de aprovação e 65% de reprovação, segundo o Datafolha). Lula também a reprova:






"Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos".






"O momento não está bom; o momento é difícil. Acabamos de fazer uma pesquisa em Santo André e São Bernardo, e a nossa rejeição chega a 75%. Entreguei a pesquisa para Dilma, em que nós só temos 7% de bom e ótimo".






"Aquele gabinete (presidencial) é uma desgraça. Não entra ninguém para dar notícia boa. Os caras só entram para pedir alguma coisa. E como a maioria que vai lá é gente grã-fina... Só entrou hanseniano porque eu tava no governo, só entrou catador de papel porque eu tava no governo. Essa coisa se perdeu".






"Isso não é para você desanimar, não. Isso é para você saber que a gente tem de mudar, que a gente pode se recuperar. E entre o PT, entre eu e você, quem tem mais capacidade de se recuperar é o governo, porque tem iniciativa, tem recurso, tem uma máquina poderosa para poder falar, executar, inaugurar".


"Os ministros têm de falar. Parece um governo de mudos. Os ministros que viajam são os que não são do PT. Kassab já visitou 23 estados, não sei quem já visitou 40 estados. Aí não dá. Kassab já tá criando outro partido e a gente não tá defendendo nem o da gente!"






"O governo parece um governo de mudos... Falar é uma arma sagrada. Estamos há seis meses discutindo ajuste. Ajuste não é programa de governo. Em vez de falar de ajuste... Depois de ajuste vem o quê? É preciso fazer as pessoas acreditarem que o que vem pela frente é muito bom. Agora parece que acabou o (assunto) do ajuste".






"Gilberto sabe do sacrifício que é a gente pedir para a companheira Dilma viajar e falar. Porque na hora que a gente abraça, pega na mão, é outra coisa. Política é isso, o olhar no olho, o passar a mão na cabeça, o beijo".


"Nós tivemos as eleições no dia 26 de outubro. De lá pra cá, Gilberto, nós temos que dizer para vocês, porque vocês são companheiros, depois de nossa vitória, qual é a noticia boa que nós demos para este país? Essa pergunta eu fiz para a companheira Dilma no dia 16 de março, na casa dela".


"Eu fiz essa pergunta para Dilma. Companheira, você lembra qual foi a última notícia boa que demos ao Brasil? E ela não lembrava. Como nenhum ministro lembrava. Como eu tinha estado com seis senadores, e eles não lembravam. Como eu tinha estado com 16 deputados federais, e eles não lembravam. Como eu estive com a CUT, e ninguém lembrava".


"Primeiro: inflação. Segundo: aumento da conta de água, que dobrou. Terceiro: aumento da conta de luz, que para algumas pessoas triplicou. Quarto: aumento da gasolina, do diesel, aumento do dólar, aumento das denúncias de corrupção da Lava-Jato, aquela confusão desgraçada que nós fizemos com o Fies (Financiamento Estudantil), que era uma coisa tranquila e que foram mexer e virou uma desgraceira que não tem precedente. E o anúncio do que ia mexer na pensão, na aposentadoria dos trabalhadores".


"Tem uma frase da companheira Dilma que é sagrada: Eu não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa". E mexeu. Tem outra frase, Gilberto, que é marcante, que é a frase que diz o seguinte: Eu não vou fazer ajuste, ajuste é coisa de tucano. E fez. E os tucanos sabiamente colocaram Dilma falando isso (no programa de TV do partido) e dizendo que ela mente. Era uma coisa muito forte. E fiquei muito preocupado".


"Não acredito que tenha havido mensalão. Não acredito. Pode ter havido qualquer outra coisa, mas eu duvido que tenha havido compra de voto — disse ele, mencionando que o ex-deputado Luizinho, do PT de Santo André, não poderia ter voto comprado no mensalão porque era, na época do escândalo, em 2005, líder do governo".






"Nós começamos a quebrar a cara ao tratar do mensalão juridicamente. Então, cada um contratou um advogado. Advogado muito sabido, esperto, famoso, desfilando por aí, falando que a gente ia ganhar na Justiça. E a imprensa condenando. Todo dia tinha uma sentença. Quando chegou o dia do julgamento, o pessoal já estava condenado".






"Jamais vi o ódio que está na sociedade. Família brigando dentro de família, companheiro do PT que não pode entrar em restaurante".











Fecha aspas... Parece que a comilança está acabando... Tudo verdade, $talinácio... O líder do DEM, senador José Agripino Maia, interpretou o discurso de Lula aos religiosos com pura e mortal ironia: "A fala dele, com a respeitabilidade que ele tem no PT, significa a decretação da falência do partido e do governo. É um atestado de óbito. Ele mesmo disse que a Dilma não recebe ninguém, não recebe os pobres. Ele qualificou Dilma como elitista, que se aproveita do poder. Na hora em que diz isso, reconhece a falência do projeto do PT e das principais figuras do partido que estão no governo".






Por tudo isso que esbravejou Lula em seu confessionário ou testemunho de despedida, sendo devidamente sacaneado pela "oposição", é preciso perguntar, novamente, sem a menor maldade: Como o Instituto Lula vai conseguir custear sua despesa média mensal elevadíssima sem a ajuda dos grandes doadores - agora presos e cada vez mais enrolados nos processos da Lava Jato?






Antes de ser preso, Marcelo Odebrecht teria feito uma ligação e dito: "É pra resolver essa lambança ou não haverá República na segunda-feira"... Por isso, outra perguntinha, agora bem idiota: Será que o mundo acaba assim que o domingão encerrar? Erga Omnes!






Despacha, Moro!











Detalhe etílico






Empreiteiros deram a Lula o apelido de Brahma - que em hindu significa "Divindade" - e não por causa da marca fabricada pela Ambev.






Na verdade, a cerveja nacional preferida do chefão é a Kaiser.






Lula sempre exige Kaiser - e todo mundo estranha - nos frigobares dos hotéis ou dos eventos em que dá palestras...






E a cachaça predileta de Lula é a Samanaú, lá de Caicó, no Rio Grande do Norte - no que o companheiro $talinácio e eu concordamos em grau etílico...






Logo mais no Direito e Justiça em Foco













Domingo, às 22 horas, estaremos com o desembargador Laércio Laurelli, em seu programa Direito e Justiça em Foco, na Rede Gospel.






Hora e local do despacho











Mudança de nome






Do leitor Mário A. Dente, uma sugestão oportuna:






"Do jeito que a ocupante do Palácio da ALVORADA está conduzindo o Brasil, seria necessário, urgentemente, mudar o nome para Palácio do ANOITECER. A situação dos brasileiros está ficando preta".






Recado do neto do Figueiredo











Colabore com o Alerta Total






Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.






Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.






Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!





O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Junho de 2015.



Posted: 21 Jun 2015 02:55 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Carlos Maurício Mantiqueira

É tal a fedentina na pocilga central, que pra limpá-la, após um período errático, só mesmo um porquinho prático.






"Não remar contra a maré, salvar o que puder ser salvo e aguentar o tranco." Esta é sua profissão de fé. Até que enfim um suíno franco!






As medidas são simples; se não as tomar por medo ou por preguiça, corre o risco de virar linguiça.






A encrenca é maior do que se supunha. Entrou na alma de um molusco a cunha.






Aos poucos o seu sangue pinga, enquanto berra, esbraveja e xinga.






Como Napoleão em Waterloo, está prestes a tomar...






Busca em seu pomar cajú, pois a rima é dificil pra chuchú.






Do cabeleira levará uma melena quando for pra sua Santa Helena.






"Levando uísque vá lá, de preferência com soda, porque a coisa está...!"






"É melhor ser o boi da cara preta do que alvo principal de capa preta!"






Como a bela TraviAnta, cada um colhe o que planta.






Só tem medo o Cavaleiro da Rosa (pelêgo nato) da ária "Di rigori armato".






Se vier a dona Onça, foi de tal monta o despautério que alguns vão pro cemitério...






(Aqueles que na serra do sol viram primeiro, entrar a sombra do estrangeiro disfarçado de raposa).









Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.




Posted: 21 Jun 2015 02:54 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Ernesto Caruso






Do governo Lula à "presidenta" Dilma. A culpa dos resultados pífios, pibinho, etc fez coro retumbante nas palavras presidenciais e, foi posta nos países ricos. E, recentemente, a "presidenta" declara sorridente e jocosamente que a marolinha citada por Lula, que não teria força para chegar ao Brasil, virou onda. Onda não, tsunami, reclamam os frequentadores dos supermercados e consumidores de energia elétrica. Ludibriados que foram com a redução dos preços no setor elétrico às vésperas da eleição de 2014.






E mais, completa Dona Roussef que o brasileiro não deve parar de consumir. Com que dinheiro, há​de perguntar, cara "presidenta". Nada estimulante, dentre os 21 países da América Latina o Brasil se encontra brigando pelas últimas colocações, em crescimento econômico, com Argentina e Venezuela.






O período petista é assustador não só em relação ao tamanho da onda que enfrenta o cidadão comum, surfista fora da água, mas mergulhado e espremido no transporte coletivo de péssima qualidade por duas, três horas por dia, para ir trabalhar e regressar ao lar, nas portas dos hospitais em busca da senha para ser atendido; prisioneiro nas casas e com medo dos bandidos soltos nas ruas, onde não há segurança.






Do cartão corporativo, do ministro-tapioca, dos milhares de reais envolvidos no mensalão aos milhões do petrolão não há estômago que suporte, cegueira que não veja, mente que não pense, palavra que não grite, dor que não sufoque e amargure o cidadão, descrente da repulsiva cúpula que ainda ri e faz piada, com marolas, ondas e passeio de bicicleta paramentada com trajes de couro e seguranças, sob orientação de marqueteiro, banho de loja, embalagem moderna. Por fora "bela" viola...






O amargor cresce no turbilhão de denúncias, no desprezo ao cidadão do povo, mesmo dos aquinhoados pelo bolsa família, com dificuldade de conseguir emprego e saber que o governo central financia a construção de um porto em Cuba, quase 1 milhão de dólares e outras obras no exterior, como as hidrelétricas no Equador (duas), no Peru e Nicarágua, o metrô no Panamá e Venezuela, aeroporto e BRT em Moçambique, aqueduto na Argentina, abastecimento de água na capital peruana, renovação da rede de gasodutos em Montevidéu, via expressa em Angola... Quanto​s​brasileiros foram empregados nessas obras?






Angústia pelos milhões pagos à Cuba pela importação dos mais ou menos médicos. Dinheiro que deixa de circular no país e com denúncias de malversação dos recursos públicos. Verdadeiro tsunami comparável ao desastre do Japão, mas que lá a estrada destruída se recupera em uma semana.






Milhões e milhões desviados, obras inacabadas, ferrovias sendo desativadas e bilhões da China a pintar o futuro e enfumaçar os PAC 1 e 2 empacados nos alicerces. Indícios de crime podem ser a luz no fim do túnel a brecar a impunidade. 






Do TCU brotam relatórios a demonstrar que o governo feriu a lei ao gastar mais do que podia no ano eleitoral de 2014. Fazendo com que os bancos estatais pagassem dos seus recursos próprios as despesas do governo sem o aporte do Tesouro. A Lei de Responsabilidade Fiscal como espada de Dâmocles sobre a cabeça da "presidenta".






A pesar a desfaçatez do coronelismo institucionalizado comprando votos e o mimetismo marqueteiro a esconder o vermelho do pavilhão petista e estampá-lo na cor branca nos momentos de crise e descrédito no cumprimento das suas promessas de campanha.






Da coerência do STF, sob a presidência do Ministro Joaquim Barbosa, ao enquadrar os crimes do mensalão como engendrados por uma quadrilha, impossível que não fosse pelo envolvimento de elevadas cifras e desvio de condutas de políticos e empresários, à desilusão de ver desfeita a quadrilha no STF' (linha), como se o malfeito decorresse de combustão espontânea. Assistir ao ministro julgar processos que envolvem um partido do qual foi advogado.






Perplexidade ao ver o PT de Lula e Dilma aplaudir o nome do seu tesoureiro preso e prestigiar os condenados que estiveram presos na Papuda. Preocupação quanto ao processo de desconstrução da família e estímulo à ideologia de gênero a ponto de que as crianças optem pelo uso do banheiro feminino ou masculino como aprouverem.









Ernesto Caruso é Coronel de Artilharia e Estado Maior, reformado do EB.




Posted: 21 Jun 2015 02:53 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por E. Locht






Entrevistado no "Instituto Lula" (Organização de alto nível cultural destinada à cultura ou a pesquisas de caráter especializado) o ex-presidente afirma, em reunião com religiosos, que "Dilma e eu estamos no volume morto. O PT está abaixo do volume morte.".






Só agora perceberam que estão politicamente mortos e há muito tempo. Só não entendem que estão mortos por suicídio político decorrente da Esculhambação Geral que provocaram no Brasil, tentando implantar a ditadura do proletariado.






Neste momento, para completar o funeral, o pai de Marcelo Odebrecht cujo filho foi preso ontem dizia "Terão de construir mais três celas: para mim, Lula e Dilma", sobre possível prisão do filho. O presidente da Odebrecht, Marcelo, foi preso nesta sexta.






Para confirmação clique no link abaixo colado.












Finalizando esperamos que a operação Lava-Jato prossiga nas sua difícil e nobre tarefa "Erga Omnes" (lei é para todos), sem intervenções governamentais como a declaração infeliz de Michel temer (Coordenador político do governo) de que é preciso separar a questão da prisão dos empresários no âmbito da operação Lava Jato, da Polícia Federal, das obras que foram contratadas pelo governo federal.









E. Locht é Cidadão.




Posted: 21 Jun 2015 02:52 AM PDT








Poesia no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Gregório Filó






Os bandidos vendidos do congresso


Que abaixaram as calças pra Renan


Rebentaram as cuecas do amanhã


Ao levarem o país ao retrocesso


São mais podres que o pus dum abscesso


Virulentas feridas da nação


Nem um deles é digno de perdão


Nem rasgando o furico arrependido


Não precisa o Brasil ser dividido


Só precisa cadeia pra ladrão.









Gregório Filomeno de Menezes é poeta pernambucano.




Posted: 21 Jun 2015 02:51 AM PDT








Poesia no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Thiago Cardozo






Nós lutamos por dinheiro,


Mas nunca vemos a cor


Do salário ao labor,


O provento verdadeiro


Por ser mais um brasileiro


A suportar o encosto


Que na nossa conta é posto


Para pagar promoções


De políticos ladrões


Que nos roubam com imposto.






Quem roubou a Petrobras


Não fui eu, trabalhador,


Que sustento o meu valor


Trabalhando aqui em paz,


Foi o PT bem sagaz,


Que larapiando apronta,


E com a desgraça pronta


Para mais sacanear


Bota pro povo pagar


Essa tão injusta conta.






Com uma mão dá esmola,


Bolsa Família, ilusão,


Pois tira com


a outra mão


No arroz, na coca cola,


No material da escola


Na nossa conta de luz,


A Bolsa não mais seduz


Chega e some num só dia,


E ao pobre resta a agonia


E os milagres de Jesus.









Thiago Cardozo é poeta cearense.




Posted: 21 Jun 2015 02:50 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Merval Pereira






Para se ter uma ideia do que representa a prisão de Marcelo Odebrecht, basta saber que ele mandava ir para sua casa todo diretor da empreiteira que fosse alvo de boatos de prisão. Queria com isso dar garantias ao funcionário de que ninguém o molestaria. Ver policiais em sua casa ontem pela manhã em São Paulo deve ter irritado muito o dirigente da maior empresa brasileira.

Momentos como esse marcam a reviravolta de um país. "Quando vão pegar a Odebrecht?" era a pergunta que não calava, como se dependesse da resposta a credibilidade de toda a Operação Lava-Jato.

O fato de ter demorado tanto demonstra bem os perigos que corriam os Procuradores do Ministério Público, a Polícia Federal e o próprio juiz Sérgio Moro para dar este passo decisivo. Não foi à toa que investigaram por quase um ano as duas maiores empreiteiras do país, Odebrecht e Andrade Gutierez, antes de prender seus principais dirigentes.

A prisão dos dois prova que o país está mudando. É sintomático de um novo momento que o Brasil vive, tentando controlar a corrupção, completamente disseminada. A prisão icônica de Marcelo Odebrecht, com base numa investigação extensa, é um indício de provas da atuação dele nos desvios da Petrobras e em outras estatais também. 

Se tivesse havido a delação premiada na ação penal do mensalão, o resultado teria sido bem mais aprofundado. O publicitário Marcos Valério só está preso, condenado a mais de 40 anos, por que até o último momento acreditava que seus cúmplices no PT, especialmente Lula, tivessem força política para evitar o julgamento.

Bem que o ex-presidente tentou, mas já ali não tinha mais a capacidade de interferir, embora tenha sido poupado da denúncia pelo receio do Procurador-Geral da República à época de que, incluindo-o entre os denunciados, o processo não andasse. Sobrou para o seu chefe do Gabinete Civil e notório homem forte José Dirceu a carga de ser o comandante da trama.

Assim como o juiz Sérgio Moro diz hoje que "é inviável" que os presidentes das empreiteiras não soubessem do que acontecia, devido ao tamanho da operação criminosa, já não é um bicho de sete cabeças dizer que as relações de Lula com as empreiteiras eram tão próximas que é "inviável" que o ex-presidente nada soubesse do que andavam tramando os políticos e empreiteiros na Petrobras e em outras estatais pelo país afora.

Além do mais, o PT é um dos partidos mais beneficiados pelos desvios das estatais. É uma questão de tempo as investigações chegarem ao Instituto Lula e a sua empresa de palestras, juntando dois mais dois. A relação do ex-presidente com as empreiteiras, notadamente a Odebrecht, é do conhecimento público, e o que há de menos grave nelas é o conflito de interesses.

Lula não é um ex-presidente qualquer que passou a fazer parte do circuito internacional de palestras, o que é muito natural. Ele continua sendo a eminência parda dos governos petistas, influindo decisivamente nos rumos do país, para o bem e para o mal.

Por isso, não poderia ter esse relacionamento comercial com empresas que prestam serviços ao governo que comanda dos bastidores. Se nos áureos tempos do mensalão Dirceu já disse que "um telefonema meu é um telefonema", imaginem um telefonema de Lula.

Se o ex-presidente Lula tiver algum tipo de participação nos desvios, certamente a informação vai aparecer. É preciso investigar a ligação entre as palestras e as viagens internacionais do ex-presidente, financiadas pela Odebrecht, e a interferência dele para beneficiar a empresa.

Para chegar até aqui, tivemos que passar pelo mensalão. O que está sendo desvendado nesses dez anos é simplesmente uma maneira de fazer negócios (e política) que predomina no país não é de agora, mas que o PT exacerbou ao máximo, provavelmente escudado na popularidade de Lula.

"Que país é este?", perguntou, genuinamente surpreso, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, indicado pelo PT, ao ser preso em sua casa. É o que veremos ao fim da Operação Lava-Jato.









Merval Pereira é Jornalista e membros das Academias Brasileira de Letras e de Filosofia. Originalmente publicado em O Globo em 20 de junho de 2015.




Posted: 21 Jun 2015 02:49 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Sérgio Salgado






É notória a diminuição de reportagens sobre a Petros e também sobre as demais fundações, com leve alteração em relação às que estão enquadradas em déficits já neste 2015 (caso da Postalis, da Funcef etc.). É mais que evidente que isso nada tem a ver com a melhoria da chamada Governança Corporativa mas, situação muito mais grave, com a tentativa do sistema (explicita-se aqui, do Governo Federal) em jogar uma cortina de fumaça sobre a real situação das fundações de previdência complementar ligadas as estatais.






A PREVIC que, tecnicamente, foi criada para proteger os participantes das fundações, é a principal responsável, senão a única, por essa situação danosa ao permitir, ILUSÓRIA E VERGONHOSAMENTE, que os gestores das fundações ESCONDESSEM dos participantes, ao menos daqueles que não se intimidam com cara feia nem tampouco rezam por suas cartilhas, a publicação de relatórios atualizados da sua gestão.






No caso da Petros, nosso caso, desde dezembro de 2014 nada mais foi publicado. Dá a impressão que está tudo às mil maravilhas! Ledo engano, a forma com que a aplicação dos nossos investimentos foi montada é extremamente ruinosa à segurança dos benefícios dos participantes. O Governo Federal usa e abusa do seu poder e obriga esses gestores a cumprirem papel subalterno, de forma a montarem políticas que de poder e não de estado.






Porém não é somente esse o problema gerado pela Previc. Sequer cumpre seu papel investigativo e corretivo. Exemplo: após a explosão da publicação dos vários déficits, obrigando algumas fundações a dividirem o prejuízo com seus participantes (sem qualquer responsabilidade, pois eles não têm ingerência na indicação desses gestores), finalmente puniu a gestão anterior do Postalis. Mas puniu tardiamente, pôs tranca na casa somente após ela ser arrombada pelos gatunos.






Puniu a Postalis por uma série de aberrações em investimentos mal elaborados ou será que foram bem elaborados pela expertise de sempre? No entanto não puniu os gestores das demais fundações!!!!






Não precisa ser esperto para verificar que todas as fundações aplicam nas mesmas arapucas. Então porque não puniram a Petros e também a Funcef?






Há um grupo , no qual vários de nós estão incluídos, que vem continuamente apresentando denúncias. Claro que faltam provas, mas sobram indícios e indícios fortíssimos. Nada de prático se obteve na Previc e nas demais agências (todas elas com indicações políticas, portanto atreladas ao beija-mão). Tampouco obtemos respostas dos conselheiros que foram eleitos pelos participantes. A operação Lava-Jato, ainda que com todas as críticas de quem pensa o Brasil na forma de paixão futebolística, está mudando o panorama, obrigando que diversas autoridades revejam sua postura frente ao crime. Claro que, para grande parte de nós, isso pode estar ocorrendo de forma ainda muito lenta. Mas está acontecendo!!!






Acompanhem o resultado das diversas denúncias sobre o Grupo Galileo e o artigo publicado na revista Época sobre o resultado de mais esse golpe nas fundações. Certamente isso não teria chegado aonde chegou se os diversos responsáveis por acompanharem os investimentos da Petros, estivessem preocupados de fato com os participantes e não somente consigo próprios e com suas participações em cargos de direção.






A Aepet chegou a publicar um artigo, subliminarmente, limpando a "barra" (ou será forçando a barra?) ao afirmar "". Ainda bem que a Polícia Federal não chegou às mesmas conclusões!!!









Sérgio Salgado é Aposentado da Petrobras e ex-conselheiro fiscal do fundo Petros.




Posted: 21 Jun 2015 02:48 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Regis Fusaro






É uma pergunta que eu me faço constantemente e procuro respostas precisas , Parece, entretanto, que para a primeira parte - com MENOS dinheiro - todo mundo já tem a resposta pronta: se com o que temos já não podemos fazer grandes coisas, com menos então é que estaremos todos como o queijo de soja, isso mesmo: TOFU (rioso, becado, ribundo ou qualquer outra terminação que se lhe ocorra !).






Com mais dinheiro porém a figura é completamente outra. Essa pergunta dirigida àqueles que têm um espírito empresarial viria acompanhada de muitas ideias, não importa se no campo, na indústria, no comércio e, ainda, nos serviços. E por que será que está aumentando o desemprego, fechando muito comércio e desativando muita indústria?






Penso que todos estamos com MENOS dinheiro, compramos MENOS - porque as coisas estão custando mais, então o comércio não vende mais ao público e não compra mais à indústria e esta vai fechando suas portas. Parece elementar mas, seja a inflação ou quem quer que seja, o fato é que estão nos tirando o nosso rico dinheirinho, estão nos empobrecendo e logo logo estaremos todos muito bem socializados, por obra e graça das fraudes e roubos (seria ofensa falar assim?) que nos tem proporcionado o SOCIALISMO de "mer" que o partido de "bos" quer nos impor.






Isso me remete à figura da cobra que à falta de alimento começa a engolir o próprio rabo. Onde ela vai chegar?






Solução? Há! O difícil e demorado está sendo o primeiro passo.






Impostura






Leu-se no Estadão que Economistas da FGV, do Insper, da Fipe-USP e da FAAP manifestaram apoio ao ajuste fiscal promovido pela equipe econômica. 






Sem comentários mas, e sempre há um "mas!... Será que entre eles não há algum que tenha a criatividade suficiente para sugerir um outro medicamento econômico para a crise que nos afeta?




Já estamos fartos de soluções, tais como, MAIS IMPOSTOS!!!! Nenhum deles terá pensado que também é possível fazer com MENOS IMPOSTOS????






Repete-se mais uma vez: há solução!









Régis D.C. Fusaro é Cidadão.




Posted: 21 Jun 2015 02:47 AM PDT








Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Fernando Gabeira






Quando surgiu, achei grave e um pouco subestimado o veto de Dilma ao projeto de transparência nos negócios do BNDES. Ela entrou em conflito com o Congresso. Dias depois, o próprio Supremo autorizou o Tribunal de Contas a ter acesso aos empréstimos à Friboi, empresa que financia generosamente as campanhas do PT.






Em qualquer país onde o governo entre em choque com o Congresso e o Supremo o tema é visto como uma crise institucional. Como se não bastasse, Dilma entrou numa terceira contradição, desta vez consigo mesma: partiu dela a lei que libera o acesso aos dados públicos.






O ministro Luiz Fux (STF) sintetizou seu voto numa entrevista: num banco que move dinheiro público, o segredo não é a arma do negócio.






O PT tem razão para temer a transparência. Súbitos jatos de luz, como a denúncia do mensalão e, agora, do petrolão, abalaram seus alicerces. No caso do BNDES, não se trata da possibilidade de escândalos. É uma oportunidade para conhecer melhor a história recente.






Empresas amigas como a Friboi e a Odebrecht, governos amigos como os de Cuba e Venezuela, foram contemplados. Em ambos, a transparência vai revelar o viés ideológico dessa orientação. Um porto em Cuba, um metrô em Caracas são apenas duas escolhas entre mil possibilidades de usar o dinheiro. Para discutir melhor é preciso conhecer os detalhes. Na campanha Dilma mentiu sobre eles, ocultando o papel de fiador do Brasil.






O que sabemos da Friboi? Os dados indicam que destinou R$ 250 milhões a campanhas do PT. Teremos direito de perguntar sobre os detalhes do empréstimo do BNDES e até desconfiar de seus elos com campanhas eleitorais.






A análise da política do governo deverá estender-se à sua fracassada tentativa de criar empresas campeãs. Quem foram e quem são os parceiros, que tipo de transação? Como dizia Cazuza, mostre sua cara, qual é o seu negócio, o nome do seu sócio.






No momento do veto prevaleceu uma certa Dilma. Mas a outra Dilma, a que mandou a lei de acesso, é que estava no rumo certo da História. Não só porque a transparência é um desejo da sociedade, mas porque a tecnologia estreita o espaço do segredo.






Os debates nos EUA concentram-se hoje numa restrição à vigilância de indivíduos, sem licença judicial. Mas chegam a essa discussão graças a Edward Snowden, que revelou os próprios segredos do governo.






Ironicamente, Dilma foi espionada pelos EUA e decreta o sigilo nos dados de um banco que movimenta recursos públicos. Sou solidário com ela no primeiro episódio. Evidente que seria atropelada no segundo. Esta semana começou a ensaiar a retirada, via Ministério do Comércio, que vai disponibilizar dados das transações internacionais e algumas nacionais.






O PT deveria meditar sobre o segredo. Ele foi detonado pela quebra do segredo entre quatro paredes, no mensalão. Agora, no caso da Petrobrás, entraram em cena novos mecanismos de investigação, melhor tratamento dos dados.






Nos primeiros meses de governo, já tinha uma visão do PT. Nem todos a compartilhavam, pois o partido venceu três eleições depois de 2002. Aos poucos, os momentos de transparência sobre os escândalos foram criando uma percepção nacional sobre o tipo de governo que se implantou no Brasil.






Não há dúvidas de que os segredos do BNDES serão revelados. Sociedade, Congresso e Supremo caminham numa mesma direção. E o próprio governo começa a abri-los.






É um elo para a compreensão do papel do PT. Embora ainda não tenha os dados completos, já posso afirmar que o BNDES financiou pobres e ricos. 






Mas ambos, os pobres de socialismo, como os ricos aqui, do Brasil, são escolhidos entre os amigos do governo. De um modo geral, o processo foi de financiar amigos ricos para que construam para os amigos pobres.






Tanto a Friboi como a Odebrecht fazem parte dessa constelação política econômica que dominou o fluxo dos investimentos do BNDES. Isso teve repercussão nas campanhas eleitorais. De um lado, o Bolsa Família assegurava a simpatia dos eleitores: de outro, a bolsa dos ricos contribuía para as campanhas do tipo vivemos num paraíso. Contribuía, porque hoje sabemos que outras fontes menos sutis, como o assalto à Petrobrás, injetavam fortunas no esquema.






Falou-se muito no petrolão como o maior escândalo da História, mobilizando pelo menos R$ 6 bilhões. Quando todos os segredos, inclusive os do fundo de pensão, forem revelados, não importa a cifra astronômica que surgir daí: o grupo brasileiro no poder é o mais voraz em atuação no planeta. Não posso imaginar salvação depois da conquista desse título.






O PT e aliados podem continuar negando, na esperança de que o tempo amenize tudo. É uma tática de avestruz. Será que não se dão conta de que apenas um décimo da população os aprova hoje? O que será do amanhã, quando quase todos saberão quase tudo sobre o que fizeram com o País?






Nesta paisagem de terra arrasada, a economia é apenas uma das variáveis. O processo político degradou-se, os valores foram embrulhados por uma linguagem cínica, a credibilidade desapareceu já há tempo. O Brasil pode até conviver com esse governo, que tem mandato de quatro anos. Mas não creio que mude de opinião sobre ele, alternando momentos de um desprezo silencioso com as manifestações de hostilidade.






Um governo nasce morto e a lei nos determina um velório de quatro anos. Muito longos, até os velórios costumam ser animados. E algo que anima este velório é a revelação dos últimos segredos, como o sigilo do BNDES e tantas outras linhas de suspeita que foram indicadas nas investigações da Petrobrás. E daqui por diante nem o futebol será uma distração completa. A cúpula da Fifa transitou de um hotel cinco-estrelas para uma cela de prisão. 



Imprevisíveis roteiros individuais rondam os donos do poder. E essa história ainda será escrita com todas as letras.





Fernando Gabeira é Jornalista. Originalmente publicado no Estado de S. Paulo em 5 de junho de 2015.



You are subscribed to email updates from Alerta Total

To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

Email delivery powered by Google 


Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States 

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015