Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 23 de junho de 2015

ACI Digital: Igreja alerta sobre introdução de ideologia de gênero em Planos de Educação que devem ser aprovados até amanhã

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










23 de junho de 2015 






Igreja alerta sobre introdução de ideologia de gênero em Planos de Educação que devem ser aprovados até amanhã


REDAÇÃO CENTRAL, 23 Jun. 15 (ACI) .- Termina nesta quarta-feira, 24 de junho, o prazo para aprovação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, no Brasil. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) exortou os cristãos a estarem atentos e se fazerem ativos nessas votações, a fim de impedir a inserção da ideologia de gênero nesses planos.



SUGERIMOS HOJE:

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK!

ACOMPANHE AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS SOBRE O PAPA E A SANTA SÉ NA CONTA DO PAPA FRANCISCO PREPARADA POR ACI DIGITAL



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
Apresentado importante documento de trabalho para Sínodo da Família 2015 
Cristãos se manifestaram por ataque contra Igreja em Terra Santa 
Emotivo e alegre almoço do Papa Francisco com jovens detentos em Turim 

BRASIL 
Igreja alerta sobre introdução de ideologia de gênero em Planos de Educação que devem ser aprovados até amanhã 

VIDA E FAMÍLIA 
Andrea Bocelli e Juanes cantarão para o Papa Francisco nos Estados Unidos 

PERFIS 
Síria: Religioso sequestrado por extremistas obteve a liberdade com canções sobre Jesus 
Morreu a irmã Nirmala, a primeira sucessora da Madre Teresa de Calcutá 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 













VATICANO 









VATICANO, 23 Jun. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- A “arte de acompanhar” as famílias afastadas da Igreja é o objetivo da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Família, conforme vemos no lnstrumentum Laboris apresentado hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé, que aborda o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

O Sínodo dos Bispos sobre a Família vai acontecer no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro deste ano.

O documento analisa a realidade das famílias do mundo inteiro e está direcionado a comunicar que Deus não abandona nunca as pessoas que convivem antes do matrimônio, aos casais de segunda união, aos recém-casados, nem as pessoas com tendências homossexuais, entre outros casos.

“A Igreja tem o dever de mostrar o rosto de Deus que nunca nos abandona e sempre é capaz de devolver força e esperança”, assinala o documento no item 113.

O Instrumentum Laboris, documento de trabalho dos membros do Sínodo, foi elaborado com a síntese das contribuições da Igreja no mundo inteiro. Sobre este documento trabalharão os Padres Sinodais em outubro deste ano.

“Segundo algumas pessoas, a atenção a estes casos concretos deve ser conjugada com a necessidade de promover linhas pastorais comuns. A falta destas, contribui no crescimento da confusão e da divisão, e produz um forte sofrimento naquelas pessoas que tiveram o matrimônio fracassado e outros que, de repente, se sintam julgados injustamente”, indica o parágrafo 119 do documento.

De maneira particular o Instrumentum Laboris dá atenção ao fenômeno dos casais de segunda união e propõe uma via para sua “integração” dentro da comunidade cristã.

O parágrafo 120 explica: “As situações dos casais de segunda união também exigem um discernimento atento e um acompanhamento especialmente respeitoso, evitando qualquer linguagem ou comportamento que os discriminem, mas que busque promover sua participação na vida da comunidade”.

“Para a comunidade cristã, cuidar deles não significa uma debilitação da fé, nem do testemunho sobre a indissolubilidade do matrimônio, precisamente seu cuidado expressa sua caridade”, acrescenta.

Neste sentido, o Instrumentum Laboris também aborda o tema do acesso à Comunhão sacramental às pessoas divorciadas que se casaram novamente. Esta suscitou diferentes posturas de parte de bispos do Sínodo Extraordinário sobre a Família, realizado em outubro do ano passado.

“Não podemos esquecer que a experiência do fracasso matrimonial é sempre um desafio para todos. Por isso, depois de tomar consciência de nossas responsabilidades, todo mundo precisa reencontrar confiança e esperança. Todos precisam dar e receber misericórdia”, diz o item 108 do documento.

O documento sublinha de maneira especial a missão das “pessoas divorciadas, que não se casaram novamente”, consideramos que estas são “testemunhas da fidelidade matrimonial” e devem ser apoiadas pela Igreja e “animadas a encontrar na Eucaristia o alimento que sustente seu estado”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Cristãos se manifestaram por ataque contra Igreja em Terra Santa


JERUSALÉM, 23 Jun. 15 (ACI) .- Milhares de cristãos realizaram uma manifestação ontem na Igreja da Multiplicação dos pães em Tagbha (Israel), o templo supostamente foi incendiado por judeus radicais não identificados no dia 18 de junho.





Segundo a Agência Fides, do Vaticano, “os cristãos foram ao templo pois seria realizada uma reabertura do local para a celebração da Missa dominical, solenizada pelo Patriarca Emérito de Jerusalém dos Latinos, Dom Michel Sabbah.

Entretanto, o encontro se transformou em uma manifestação, porque, após a Missa, centenas de jovens marcharam pela estrada levando cruzes e bandeiras do Vaticano.

Também diziam em voz alta que não permitiriam aos extremistas a perturbação do espírito de convivência e a aceitação religiosa de Israel e cantavam hinos em honra a Cristo e a Virgem.

Um dos motivos que suscitou a reclamação dos cristãos foi o ver o escrito em hebreu bíblico que os extremistas pintaram em uma das paredes do templo que dizia: “Os falsos ídolos serão arrancados”. Esta frase pertence a uma oração judia “Alénou LeShabéah”.





Nesta oração, repetida pelos judeus três vezes ao final de cada prece, pedem à Deus que ‘aniquile os ídolos e os pagãos de Israel’.

Este atentado foi condenado por diversos políticos e diplomáticos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahou, denunciou o incêndio como um ato violento que afetou todos os israelenses.

A polícia israelense continua com as investigações para encontrar os responsáveis pelo atentado contra a Igreja em Tagbha.

Durante a semana passada, detiveram e interrogaram 16 judeus suspeitos. Eles eram estudantes de uma yeshiva (escola judia) localizada em Yitzar, onde os radicais ensinam a sua doutrina à crianças e adolescentes sob a ordem de que as outras religiões têm ‘um preço por pagar’, mas nenhum teve participação no incêndio.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


TURIM, 23 Jun. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- Onze jovens reclusos na prisão Ferrante Aporti, em Turim (Itália), almoçaram com o Papa Francisco no Arcebispado dessa cidade italiana no último domingo.

Esta prisão localizada em Turim foi a que inspirou São João Bosco a desenvolver seu sistema educativo com o objetivo de incentivar os jovens e melhorar suas vidas. O atual capelão do lugar é o Pe. Domenico Ricca. Este sacerdote salesiano explicou ao Grupo ACI que “foi o Papa Francisco quem convidou os jovens para o almoço”.

“Encontrei com o Santo Padre há dois anos e em seguida lhe falei sobre uma possível visita aos jovens detidos na prisão Ferrante Aporti. Eu sabia que ele já havia visitado a prisão para menores de Casal de Marmo, em Roma, na sua primeira Quinta-feira Santa como Papa, e esperava que pudesse vir também até nós”, declarou o Pe. Ricca.

O sacerdote assegurou que, para ele, “era muito importante que os jovens desta prisão tivessem a oportunidade de conhecer o Pontífice, mas até o último momento, temia que essa visita não fosse possível. Pois o programa da jornada era muito intenso e se o Papa Francisco nos visitasse seria quase impossível cumprir com todos os outros compromissos que tinha agendado”.

“Posteriormente, chegou uma proposta do Vaticano, para que o almoço fosse realizado no Arcebispado, porque para o Santo Padre era muito importante encontrar com os jovens detidos”, assinalou o sacerdote.

O Pe. Ricca indicou também: “Para o Papa Francisco este tipo de coisa é simbólico e demonstrar-lhes sua proximidade é algo primordial. Possivelmente um almoço seja considerado algo insignificante, mas na verdade é que tem um valor simbólico muito importante, especialmente para aqueles jovens que certamente não esperavam tal surpresa”.

Conforme informou o vice-diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Ciro Benedettini: “Os jovens têm entre 17 e 21 anos de idade. Almoçaram com eles algumas famílias humildes, uma delas era de origem romena”.

“Esta não foi a primeira vez que os jovens saíram da prisão, mas é óbvio que a saída para comer com o Santo Padre é algo mais especial”, assinalou o Pe. Ricca.

O Pontífice chegou ao Arcebispado e o encontro durou aproximadamente uma hora. Foi recebido pela direção e pelos trabalhadores da prisão, acompanhados do Pe. Ricca. “Os jovens estavam contentes, comeram bem, também estavam impressionados. No final, quando subimos no terraço para tirar uma foto, não deixavam de me agradecer”.

A princípio, os jovens pareciam tímidos, mas pouco a pouco relaxaram e começaram a fazer perguntas ao Pontífice. “Pediram-lhe que interceda pela anistia ou pelo indulto para eles, e o Papa sorrindo me disse: ‘Agora explica para eles como funcionam estas coisas’”, explicou o Pe. Ricca.

O Santo Padre recebeu vários presentes e autografou várias fotos. As fotografias serão enviadas aos jovens detidos que não estiveram no almoço.

Deste modo, o Pe. Ricca pôde realizar um de seus sonhos. “Sou capelão desta prisão há 35 anos. Escrevi um livro, ‘A prisão é como um átrio’, que dá uma ideia de como construí minha presença na prisão, isto é, me preocupava pelos tempos, porque as coisas que fazemos agora, há 30 anos eram impensáveis”, expressou o sacerdote.

O Pe. Ricca esperou que o tempo fosse propício. Antes não havia uma capela nesta prisão, mas agora existe e esta dedicada ao Bom Pastor, e no dia de Pentecostes em 2014, um dos presos foi batizado.

Durante este ano, no dia 2 de fevereiro, o sacerdote conseguiu uma estátua de Dom Bosco e esta foi colocada no pátio da prisão. Deste modo, São João Bosco ‘retornou’ a este presídio, que em sua época era conhecido como ‘La Generala’.

Foi ali, observando estes jovens, onde o Santo se perguntou como seria a vida destes reclusos se tivessem um amigo fora da prisão, alguém que lhes ajudasse a dirigir sua vida. Desta maneira nasceu o método de prevenção de Dom Bosco, baseado numa ideia de antes formar os jovens para depois tentar recuperá-los.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 








Igreja alerta sobre introdução de ideologia de gênero em Planos de Educação que devem ser aprovados até amanhã


REDAÇÃO CENTRAL, 23 Jun. 15 (ACI) .- Termina nesta quarta-feira, 24 de junho, o prazo para aprovação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, no Brasil. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) exortou os cristãos a estarem atentos e se fazerem ativos nessas votações, a fim de impedir a inserção da ideologia de gênero nesses planos.

Segundo essa ideologia, a identidade sexual de uma pessoa seria uma construção social que ela desenvolveria ao longo dos anos e não estaria ligada aos fatores biológicos que a definiram como sendo do sexo masculino ou feminino.

“A ausência da sociedade civil na discussão sobre o modelo de educação a ser adotado fere o direito das famílias de definir as bases e as diretrizes da educação que desejam para seus filhos”, sublinham os Bispos no texto que foi apresentado no último dia 18, após a reunião do Conselho Permanente da Conferência.

A data limite para aprovação dos Planos foi estabelecida pela lei 13.005/2014, que sanciona o Plano Nacional de Educação (PNE), com validade de dez anos, e do qual a ideologia de gênero foi retirada.

Em sua nota, a CNBB manifesta reconhecimento à “proposta de universalização do ensino” e ao “esforço de estabelecer a inclusão social como eixo orientador da educação”. Entretanto, rechaça a tentativa de introduzir a ideologia de gênero nos Planos Estaduais e Municipais de Educação.

Segundo os bispos, “a introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias”. Segundo eles, “o mais grave é que se quer introduzir esta proposta de forma silenciosa nos Planos Municipais de Educação, sem que os maiores interessados, que são os pais e educadores, tenham sido chamados para discuti-la”. 

“Agradecemos a tantos que têm se empenhado na defesa de uma educação de qualidade no Brasil, opondo-se até mesmo a excessos do Estado que, muitas vezes, se sobrepõe ao papel dos pais e da família. A estes exortamos a que, juntamente com educadores e associações de famílias, assumam sua tarefa de protagonistas na educação dos filhos”, expressa a nota.

Diferentes dioceses brasileiras se mobilizaram com a finalidade de promover o esclarecimento e engajamento das pessoas sobre essa questão. Na Diocese de Petrópolis (RJ), o Bispo Dom Gregório Paixão foi recebido na Câmara de Vereadores, no dia 18, onde falou sobre o tema.

Em sua explanação, o Bispo deixou claro que a discussão sobre ideologia de gênero não se trata de um debate sobre acabar com o preconceito contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), e sim de uma estratégia com objetivo de desconstruir o patrimônio universal que é a família, levando as pessoas a acreditarem que ninguém nasce homem ou mulher.

“Não é uma discussão sobre a homossexualidade, uma questão ligada a heterossexualidade, não é o desejo de discutirmos sobre o respeito que temos que ter com as diferenças, pois essa é uma questão que não se pode questionar. Nós precisamos respeitar as pessoas que são diferentes. Não podemos imaginar que num colégio se vá ensinar que se deve apedrejar, zombar de uma pessoa só porque ela é homossexual ou porque tem esta ou aquela tendência. A questão aqui é sobre uma ideologia que procura encobrir o fato dos seres humanos se dividirem em dois sexos, isto é, masculino e feminino, homem e mulher”, afirmou.

A Arquidiocese de Aparecida (SP) enviou uma carta, na semana passada, às Câmaras Municipais e Prefeituras das cinco cidades que compõem sua região administrativa: Aparecida, Guaratinguetá, Roseira, Potim e Lagoinha. O texto é assinado pelo Arcebispo, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e solicita a retirada da ideologia de gênero dos Planos Municipais de Educação.

A carta apresenta quatro argumentos que justificam a solicitação. Segundo o Arcebispo, a inclusão da ideologia no Plano Nacional de Educação foi rejeitada e nada justificaria reintroduzi-la no PME. Também afirma que “não é admissível que uma teoria ou ideologia seja imposta como norma para toda a coletividade, como se fosse verdade absoluta”. Defende ainda que a “educação dos filhos compete aos pais”, e não ao Estado – “e muito menos ainda com imposição de uma concepção ideológica do ser humano”.

Por fim, destaca, “a aceitação da teoria do gênero, sua imposição no projeto educacional, terá profundas consequências na vida das pessoas, das famílias e de toda a sociedade”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA 









FILADELFIA, 23 Jun. 15 (ACI) .- O cantor colombiano Juanes e o tenor italiano Andrea Bocelli cantarão durante a visita do Papa Francisco aos Estados Unidos, onde será realizado o Encontro Mundial das Famílias Filadélfia 2015.

Ambos, junto à Orquestra da Filadélfia, participarão deste grande evento eclesial, a ser realizado na cidade norte-americana, no dia 26 de setembro.

“Quando começamos a planejar o Encontro Mundial das Famílias, queríamos reunir artistas que representassem o mundo”, disse Donna Crilley Farrell, diretora executiva do evento, que atualmente está em Roma para coordenar os detalhes para este Encontro.

“Conseguir que Andrea Bocelli, um dos grandes cantores do mundo e Juanes, um dos intérpretes mais populares em toda a América Latina, venham a Filadélfia é um presente extraordinário”, indicou Farrell.

“Estamos profundamente agradecidos a Andrea Bocelli, Juanes e a Orquestra da Filadélfia, dirigida por Yannick Nézet-Séguin, por serem parte deste momento único na vida”, destacou fazendo referência ao festival no qual participarão no Benjamin Franklin Parkway em Filadélfia.

O Encontro Mundial das Famílias, um evento católico mundial, tem como finalidade apoiar e fortalecer as famílias. Foi fundado por São João Paulo II em 1994 e é realizado a cada três anos.

O encontro na Filadélfia acontecerá de 22 a 27 de setembro deste ano. A expectativa é que as atividades com o Santo Padre, programadas para os últimos dias do evento, atraiam aproximadamente um milhão de pessoas.

Este evento será realizado pela primeira vez nos Estados Unidos.

As inscrições para o Encontro Mundial das Famílias de 2015 começaram no dia 10 de novembro de 2014.

Confira a página do Encontro Mundial das Famílias: http://www.worldmeeting2015.org/

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PERFIS 









DENVER, 22 Jun. 15 (ACI) .- Um religioso americano carmelita contou como conseguiu ser liberado pelos muçulmanos que o sequestraram na Síria; Ele cantou algumas canções em árabe, nas quais o protagonista era Jesus.

O irmão David Johnson tem 34 anos de idade, nasceu e cresceu no Colorado (Estados Unidos) e relatou como começou a sua história no monastério persa carmelita localizado em Qara. No princípio, ele chegou para estudar o idioma árabe e posteriormente decidiu ficar quando descobriu o chamado de Deus.

“Não sabia da existência de cristãos no Oriente Médio e de fato, quando me mudei para esta região, vi que existiam dois milhões de cristãos”, declarou o religioso durante um diálogo com o Grupo ACI em Denver.

Há três anos o Irmão Johnson estava na torre do mosteiro e viu um grupo de milicianos passar por ali. De maneira amigável os saudou e os muçulmanos se surpreenderam. Imediatamente se dirigiram ao lugar onde estava Johnson. Quando chegaram ao convento exigiram saber quem os saudou e quando souberam que era dos Estados Unidos o sequestraram, pois pensaram que poderia ser um espião.

Depois do sequestro, toda a comunidade começou a rezar: “Minha comunidade, em vez de entrar em pânico, foi à igreja e começaram a liturgia. Começaram a rezar, fizeram uma missa. Eu estava nas mãos de Deus e não sentia medo”, declarou o religioso.

Quando estava com seus sequestradores, o irmão David disse que começou a cantar em árabe sobre a ressurreição de Cristo. E que pouco a pouco foi ‘suavizando seus corações’.

“Eles me diziam que nunca tinham escutado isso antes e me pediam que cantasse novamente. Sendo assim cantei outra vez ‘Cristo ressuscitou dentre os mortos vencendo a morte e difundindo a vida entre as tumbas’”, disse o Irmão Johnson.

Os milicianos riam e aplaudiam. Logo decidiram devolvê-lo ao mosteiro. Antes disso, porém, tiveram a ideia de levá-lo ao resto do seu exército para que eles também ouvissem o religioso cantar.

“Abriram as portas do seu acampamento e me obrigaram a cantar sobre a ressurreição a um grupo de soldados… e começaram a aplaudir! Pensei que era um sonho, que estava em uma realidade alternativa!”, relatou o religioso ao grupo ACI.

O irmão David Johnson está seguro de que sua habilidade de cantar em árabe ajudou na sua libertação, mas foi através da oração de sua comunidade que os muçulmanos o puseram em liberdade.

“Rezemos, rezemos, rezemos e ponhamos nossa confiança em Sua sabedoria”, concluiu o religioso.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CALCUTA, 23 Jun. 15 (ACI) .- A irmã Nirmala, a primeira sucessora de Madre Teresa de Calcutá como superiora das Missionárias da Caridade, faleceu nesta madrugada aos 81 anos de idade.

Conforme informou a congregação, a religiosa sofria de problemas no coração e faleceu de uma parada cardíaca. A irmã Nirmala esteve à frente das Missionárias até o ano 2009, quando foi sucedida pela religiosa Mary Prema.

Conforme informou o Arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D'Souza, a irmã Nirmala "morreu em paz, rodeada de religiosas rezando por ela".

"Estava sofrendo de uma enfermidade cardíaca por um bom tempo, mas nunca perdeu seu sorriso e sempre foi muito entusiasmada", indicou.

Sua vida

Nirmala Joshi nasceu no seio de uma família hindu de Brâmanes, em 1934, no Ranchi, no leste do Bihar, Índia. Seus pais eram imigrantes do Nepal.

Foi educada por missionários cristãos na cidade da Patna, Índia. Aos 24 anos, motivada pelo trabalho e exemplo de Madre Teresa, se converteu ao Catolicismo.

A Irmã Nirmala foi uma das primeiras religiosas em dirigir uma missão fora da Índia, no Panamá, América Central. Logo após, dirigiu missões na Europa e em Washington, nos Estados Unidos, antes de ser escolhida para suceder a Madre Teresa.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015