Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





segunda-feira, 22 de junho de 2015

ACI Digital: Santo Sudário exorta a não ignorar a dor dos cristãos perseguidos, declarou Arcebispo de Turim

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










22 de junho de 2015 






Santo Sudário exorta a não ignorar a dor dos cristãos perseguidos, declarou Arcebispo de Turim


TURIM, 22 Jun. 15 (ACI) .- O Arcebispo de Turim (Itália) e custódio do Santo Sudário, Dom Cesare Nosiglia, assinalou que existe uma clara relação entre a Síndone –o tecido que, segundo a tradição, cobriu o corpo de Jesus logo depois da crucificação– e o sofrimento de muitos cristãos que atualmente são perseguidos por causa da sua fé em diversos lugares do mundo.



SUGERIMOS HOJE:

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK!



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
Jubileu marca 150 anos da entrega do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos missionários Redentoristas 
Papa Francisco em Turim: Amor de Deus é estável e seguro e não diminui diante nossa infidelidade 
Papa Francisco reza diante do Santo Sudário em Turim 
Papa Francisco chega a Turim e anima jovens e adultos a recuperarem a confiança mútua 

BRASIL 
Católicos do sul do Brasil se mobilizam para arrecadar alimentos para o Haiti 
Halleluya 2015 terá 21 atrações musicais e novidades nos espaços temáticos 

MUNDO 
Santo Sudário exorta a não ignorar a dor dos cristãos perseguidos, declarou Arcebispo de Turim 
Hoje é festa de Santo Tomás More, padroeiro dos governantes e políticos 
A cada quatro segundos surge um novo refugiado no mundo 

PERFIS 
Síria: Religioso sequestrado por extremistas obteve a liberdade com canções sobre Jesus 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 













VATICANO 









REDAÇÃO CENTRAL, 22 Jun. 15 (ACI) .- Em 2016, a Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) comemora os 150 anos da entrega do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro pelo Papa Pio IX, quando disse: “Façam-na conhecida pelo mundo inteiro”. Em razão desta data, o Superior Geral da Congregação, padre Michael Brehl, convocou um Ano Jubilar de 27 de junho de 2015 até 27 de junho de 2016. No Brasil, locais onde Redentoristas propagam essa devoção se unirão à comemoração jubilar.

No Sul do Brasil, em Curitiba (PR), além do início do Ano Jubilar, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora também os 55 anos do início das novenas na capital paranaense. Em 1960 na Capela Nossa Senhora da Glória, com a chegada dos missionários redentoristas em Curitiba teve início a prática das novenas, e com o crescimento da devoção, viu-se a necessidade de construir uma Igreja maior, o Santuário, que foi inaugurado em 1969.

Segundo informações da Arquidiocese de Curitiba, hoje, a novena feita todas as quartas-feiras pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, atraindo todos os anos ao Santuário aproximadamente 2 milhões de pessoas. Neste dia, aproximadamente 35 mil pessoas participaram das 17 novenas realizadas de hora em hora, sendo três delas com a Santa Missa. Além disso, na capital paranaense e na Região Metropolitana, celebra-se a novena em mais de 150 pontos diferentes entre Paróquias, capelas, hospitais, asilos, entre outros, sendo esta a devoção mais conhecida da capital paranaense.

Neste ano, a dupla comemoração em Curitiba teve início no dia 18, com a Festa e Novenário, que tem por tema “Mãe, eis aí o teu filho” (Jo 19,25) e foi aberta pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo. No dia 27, a programação inclui carreata, procissão luminosa, novena solene, Missa solene, festa junina e Missa de encerramento.

Já na região Nordeste do país, em Teresina (PI), os Redentoristas são responsáveis há mais de 50 anos por incentivar e divulgar esta devoção. Todas as terças-feiras, cerca de 20 mil pessoas participam das tradicionais novenas na Igreja de São José Operário na Vila Operária, zona norte da capital. No próximo sábado, o início do Ano Jubilar será celebrado com uma novena solene em Honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, no Centro de Formação Pastoral.

Ano Jubilar

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entregue aos Redentoristas pelo papa Pio IX, no dia 11 de dezembro de 1865, para que sua veneração pública fosse restaurada. Após passar por uma restauração, em 26 de abril de 1866, o ícone foi levado em procissão solene pelas ruas de Roma e entronizada Igreja Santo Afonso, hoje Santuário Internacional desta devoção.

Ao convocar o Ano do Jubileu, o Superior Geral da Congregação, padre Michael Brehl, destacou que a devoção foi se espalhando pelo mundo todo. “De acordo com o que o Papa Pio IX nos exortou, os missionários Redentoristas certamente ‘a fizeram conhecida no mundo inteiro’. Durante os últimos 150 anos, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acompanhou os missionários Redentoristas em todos os lugares onde estivemos”, assinalou em mensagem a todos da Congregação.

Padre Brehl lembrou que este período deve ser vivido com grande acolhida a Nossa Senhora. “Durante este Ano Jubilar recordamos, mais uma vez, que somos chamados a seguir o exemplo do discípulo amado: acolher Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, ‘em nossa própria casa’ como a acolhemos na Igreja de Santo Afonso em Roma!”, sublinhou.

Até junho de 2016, diversas ações e eventos serão realizados no sentido de divulgar e incentivar à devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob o lema "Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone do Amor!". 

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


TURIM, 22 Jun. 15 (ACI) .- No marco de sua visita a Turim, o Papa Francisco presidiu ontem uma Missa multitudinária na Praça Vittorio Veneto. Durante sua homilia, destacou que o amor de Deus é seguro e não diminui, nem sequer diante das nossas infidelidades.

“Como é grande o amor de Deus por nós: é um amor fiel, um amor que recria tudo, um amor estável e seguro. É um amor que não delude, que nunca falta”, assegurou o Pontífice.

O Santo Padre também falou de “como o Senhor ama e ‘recria’, dando a possibilidade de ter uma vida nova”. Além disso, referiu-se às famílias e da necessidade de serem acolhidas dentro da Igreja.

“As famílias precisam sentir a carícia materna da Igreja para avançar na vida conjugal, na educação dos filhos, no cuidado dos idosos e também na transmissão da fé à geração jovem”, disse em sua homilia.

“Jesus encarna este amor e dele é Testemunha”, afirmou o Papa. “Cristo jamais se cansa de querer-nos bem, de suportar-nos, de perdoar-nos e, assim, nos acompanha no caminho da vida”.

O Pontífice sublinhou: “Por amor, Cristo se fez homem; por amor, ele morreu e ressuscitou e, por amor, ele sempre está ao nosso lado, nos momentos mais bonitos e naqueles mais difíceis. Pois Ele nos ama sempre, até o fim, sem limites e sem medida”.



Além disso, indicou o Santo Padre, “A fidelidade de Jesus não se rende, nem mesmo diante da nossa infidelidade. Jesus permanece fiel, mesmo quando erramos e nos espera para nos perdoar: Ele é o rosto do Pai misericordioso. Eis o amor fiel! ”

Durante a sua homilia, o Papa Francisco também afirmou: “Outro aspecto do amor de Deus é que recria tudo, ou seja, renova todas as coisas”.

“Reconhecer os próprios limites, as próprias debilidades, é a porta que abre ao perdão de Jesus, ao seu amor que nos renova desde o profundo, esse amor nos recria”. Assim, o Pontífice também mencionou que “a salvação pode entrar no coração quando nos abrimos à verdade e reconhecemos nossos erros, nossos pecados”.

“Desta forma, fazemos uma bela experiência daquele que veio, não para os sãos, mas para os enfermos; não para os justos, mas para os pecadores”, assinalou o Santo Padre.

Francisco remarcou que “o sinal de que somos ‘renovados’ pelo amor de Deus; é que fomos despojados das vestes deterioradas e velhas dos rancores e das inimizades, para sermos revestidos da túnica limpa da mansidão, da benevolência, do serviço aos outros, da paz no coração, daquela própria dos filhos de Deus”.

Comentando o Evangelho no qual os discípulos estão com Jesus em um barco e de repente se levanta um forte vento, o Papa assinalou: “Quantas vezes pensamos que não iríamos conseguir! Ele está ao nosso lado, com a mão estendida e o coração aberto”.

A seguir, pediu aos fiéis que se perguntem: “Estou agarrado à rocha do amor de Deus e como vivo o amor de Deus. Pois sempre existe o risco de esquecer deste amor tão grande que o Senhor nos mostrou”.

“Também nós, cristãos, corremos o risco de deixar-nos paralisar pelo medo do futuro, buscando a certeza em coisas que passam ou em modelos de uma sociedade obtusa, que tende mais a excluir, que incluir”, advertiu o Santo Padre.

O Papa Francisco encorajou: “Sigam o exemplo dos Santos e Beatos desta cidade, eles viveram a alegria do Evangelho praticando a misericórdia”.

“Que o Espírito Santo nos ajude a sermos sempre conscientes deste amor “rochoso”, que nos torna capazes de não nos fechar, diante das dificuldades, mas de enfrentar a vida com coragem e encarar o futuro com esperança.

No final da Eucaristia o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, entregou ao Papa Francisco as oferendas que os peregrinos realizaram para obras de caridade durante a mostra do Santo Sudário desde iniciada no dia 19 de abril.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Papa Francisco reza diante do Santo Sudário em Turim


TURIM, 21 Jun. 15 (ACI) .- 


O Santo Padre à sua chegada em Turim, no norte da Itália, rezou diante do Santo Sudário por alguns minutos em siêncio. Depois de rezar, aproximou-se da teca exposta atrás do altar, tocando o vidro que protege o manto sagrado.





Segundo a Rádio Vaticano, o Papa parou também por alguns instantes diante do túmulo do Beato Piergiorgio Frassati, proclamado por João Paulo II como protetor da Jornada Mundial da Juventude. Na Catedral estavam presentes autoridades religiosas, monjas de clausura e sacerdotes, além de alguns parentes do Beato Frassati.





Ao final da visita, que durou cerca de 20 minutos, indica ainda a nota da RV, o Pontífice dirigiu-se de Papamóvel até a Praça Vitório, para a celebração da missa e a oração do Angelus com os milhares de fieis que transformaram a cidade piemontesa em uma “grande basílica a céu aberto”. Durante o trajeto, Bergoglio fez várias paradas, saudando doentes e crianças.





Anteriormente, o Papa Bento XVI havia visitado o Santo Sudário em 2012, enquanto São João Paulo II o fez em 1998, quando o chamou de “ Espelho do Evangelho”, por ajudar a compreender e meditar a Paixão de Jesus.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


TURIM, 21 Jun. 15 (ACI) .- O Papa Francisco visita a cidade de Turim, a localidade italiana em que se expõe o Santo Sudário, a mortalha que envolveu o corpo do Senhor após sua morte e foi encontrada na tumba vazia após a Ressurreição. Em seu primeiro discurso na cidade, dirigido a trabalhadores locais, o Papa animou a um “pacto social e geracional”, para que se recupere a confiança entre jovens e adultos.

O Santo Padre chegou à cidade italiana às 8:30 a.m. (hora local), em uma visita que se estenderá até a tarde da segunda-feira. Nestes dois dias, Francisco participará de diversos encontros, e venerará o Santo Sudário.

Depois da sua chegada, o Papa se dirigiu até a Piazzetta Reale, para encontrar-se com protagonistas do mundo do trabalho. Ali três deles lhe ofereceram seus testemunhos: uma operária, um agricultor e um empreendedor.

Logo depois de escutar estes testemunhos, o Papa afirmou que está perto daqueles que sofrem deivido à crise econômica e apesar das dificuldades marcham adiante.

“O trabalho não é necessário solo para a economia, mas para a pessoa humana, para sua dignidade, para sua cidadania e para a inclusão social”, sublinhou durante seu discurso.

Francisco pediu um “pacto social e geracional” para “pôr à disposição de todos informação e recursos na perspectiva de ‘fazer juntos’”. “É o momento de reativar uma solidariedade entre as gerações, de recuperar a confiança entre jovens e adultos”.

O Papa destacou a importância da família, os filhos e os avós. “Não esqueçam esta riqueza. Os filhos são a promessa, levam adiante este trabalho que receberam, assinalaram e os idosos são a riqueza da memória e uma crise não pode ser superada, não se pode sair dela, sem os jovens, as crianças, os filhos e os avós” que são “força para o futuro, mas também memória do passado que nos indica por onde se deve ir”.

Falando sobre a crise econômica e a baixa natalidade na cidade de Turim e em toda a Europa o Papa lamentou que se vive um ambiente onde “se exclui as crianças –há uma natalidade zero!–, exclui-se aos idosos, e agora se exclui os jovens –mais de 40 por cento estão desempregados”. “Aquilo que não produz se exclui a modo de ‘usar e jogar fora”.

Francisco reiterou o chamado a “revalidar o ‘não’ à idolatria do dinheiro, que empurra a todos a entrar a todo custo no número dos poucos que, apesar da crise, enriquecem-se, sem ocupar-se de tantos que se empobrecem, às vezes até a fome”.

Por isso, assinalou, “estamos chamados a dizer ‘não’ à corrupção, tão estendida que parece ser uma atitude, um comportamento normal”. Mas não só se deve dizer ‘não’ de palavra, mas também “com ações”. “Não às conjurações mafiosas, às fraudes, aos subornos e coisas pelo estilo”.

O Papa assegurou que, unindo forças, “podemos dizer ‘não’ à desigualdade que gera violência”.

Por outro lado, Francisco falou da importância de acautelar o conflito social, algo que “se faz com justiça”.

“O trabalho é fundamental” disse, e “é necessário que toda a sociedade, em todos seus componentes, colaborem para que seja para todos e seja um trabalho digno do homem e da mulher”. Entretanto, destacou, “isto requer de um modelo econômico que não esteja organizado em função do capital e da produção a não ser sobre tudo do bem comum”.

O Papa também pediu que os direitos das mulheres sejam tutelados já que “também levam o maior peso no cuidado da casa, dos filhos e dos idosos” e “som ainda discriminadas, também no trabalho”.

Em definitiva, Turim está chamada “a ser uma vez mais protagonista de uma nova estação de desenvolvimento econômico e social”. Isto se conseguirá também se se investir “com valentia na formação, procurando trocar a tendência que viu o declive nos últimos tempos do nível meio de ensino, e muitas crianças abandonam a escola”.

Ao finalizar, o Santo Padre animou a todos a ser valentes e a não resignar-se ante o desemprego.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 









MARINGÁ, 22 Jun. 15 (ACI) .- “Alimente a Esperança – ajude o Haiti”, este é o nome da campanha lançada pela Arquidiocese de Maringá (PR), a fim de arrecadar alimentos para este país, que foi devastado em 2010 por um terremoto e ainda vive as consequências deste fato. A campanha é realizada por meio da ARAS/Cáritas de Maringá e segue até o dia 19 de julho.

Segundo o vídeo promocional da campanha, há o objetivo “de fazer com que a fé cristã se transforme em gesto concreto na construção da paz e do bem”. Todas as Paróquias e comunidades da Arquidiocese estão convidadas a participar. Nestes locais, foram montados pontos de coleta, onde a população pode doar alimentos não perecíveis, como arroz, farinha de trigo, fubá, feijão e leite em pó.

Toda arrecadação será destinada à Missão Brasil/Haiti, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que há quatro anos está presente no Haiti.

O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, ressalta a importância de contribuir com o país centro-americano e convida todos a colaborar. “Nossa motivação é a fome. É ajudar a diminuir a miséria que atinge aquele país”, declara.

A Arquidiocese também se faz presente no Haiti através de um dos frades em missão na Casa São Francisco. Natural de Maringá, Leonardo Lamberti Obici foi ordenado sacerdote pela arquidiocese e assumiu o nome religioso de Frei Afonso ao professar os votos e se tornar um franciscano na Providência.

Formado em odontologia, Frei Afonso diz que estar no Haiti é vivenciar dois sentimentos. Para ele, o povo haitiano é parecido com o brasileiro, por sua alegria e acolhida. Por outro lado, diz ser triste ver que há no entorno “pessoas que morrem de fome, que não têm acesso à saúde, saneamento básico, educação”. “Nosso sonho é ampliar ainda mais nosso atendimento gratuito, dando cada vez mais esperança ao povo haitiano”, declara.

No Haiti, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus realiza cerca de 650 atendimentos gratuitos por dia. Mais de 700 crianças são alimentadas diariamente com um pão e um copo de leite ou suco. Além disso, uma padaria foi instalada na Casa e inicialmente produzia cerca de 500 pães. Atualmente, são produzidos mais de 8 mil pães e ainda gera renda para as famílias haitianas, envolvendo 18 mulheres.

A unidade mantém um ambulatório médico com clínica geral, pediatria e farmácia, realiza acompanhamento às gestantes, visitas domiciliares, vacinação, centro de nutrição infantil, além da entrega de alimentos e suplementos alimentares. Recentemente, deu início ao projeto de tratamento odontológico.

Doações em dinheiro podem ser feitas pelo Banco Itaú, agência 3344, conta 15.302-2.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


REDAÇÃO CENTRAL, 20 Jun. 15 (ACI) .- Faltando um mês para o início do Festival Halleluya, em Fortaleza (CE), o evento já tem a confirmação de 21 atrações musicais, além de espaços temáticos. Esta é a 19ª edição do Festival, que será realizado de 22 a 26 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

Entre os nomes da música confirmados está o Padre Fábio de Melo, além de Rosa de Saron, Tony Alisson, Anjos de Resgate, Adriana Arydes, Fátima Souza, Adoração e Vida, Cosme e Irmã Kelly Patrícia. Subindo pela primeira vez ao palco principal, estará Naldo José. Outras novidades da programação são Lírios do Vale e Aline Brasil.

O Halleluya receberá ainda Alto Louvor, Banda Dominus, Diego Fernandes, Eros Biondini e Batista Lima. Os artistas da Comunidade que cantarão no palco principal são Suely Façanha, Ana Gabriela, Davidson Silva e Missionário Shalom. Este último se apresentará no dia 25 de julho, quando deverá gravar seu primeiro DVD.

O espaço também contará com novidades. Pela primeira vez, o Festival terá um camarote lounge e será criado um espaço comercial denominado Pátio Halleluya. Este, será um dos espaços temáticos dentro da Arena Cultural, que será aprimorada e onde também estarão Festival de Artes, Halleluya Adventure e Fazendo Barulho.

Serão também aprimorados o Halleluya Kids e o Espaço da Misericórdia com cursos, confissão e acompanhamento. O Cine Halleluya será aperfeiçoado e vinculado ao Festival das Artes.

“O Halleluya a cada ano tem um formato diferente e neste ano terá uma articulação maior entre os seis espaços do evento, em especial entre o Espaço da Misericórdia e a Arena Cultural. Também vamos ter o Pátio Halleluya, um espaço comercial”, destacou padre Sílvio Scopel, responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza.

No ano passado, o Festival Halleluya superou 1 milhão de participantes. Na noite de sábado, o público foi recorde em todas as 17 edições com 300 mil pessoas no total. A maior parte do público é composta por jovens, que representam de 70% a 80% dos participantes. No entanto, há espaço para várias idades. O espaço Halleluya Kids recebeu cerca de 1500 crianças nos cinco dias do evento.



Programação do Halleluya

Quarta-feira, 22 de julho - Diego Fernandes, Batista Lima e Adoração e Vida

Quinta-feira, 23 de julho - Eros Biondini, Dominus, Lírios do Vale e Rosa de Saron

Sexta-feira, 24 de julho - Irmã Kely Patrícia, Davidson Silva, Adriana Arydes, Aline Brasil e Padre Fábio de Melo

Sábado, 25 de julho - Naldo José, Fátima Souza, Ana Gabriela, Alto Louvor, Cosme, Missionário Shalom

Domingo, 26 de julho - Anjos de Resgate, Suely Façanha, Tony Alisson

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 








Santo Sudário exorta a não ignorar a dor dos cristãos perseguidos, declarou Arcebispo de Turim


TURIM, 22 Jun. 15 (ACI) .- O Arcebispo de Turim (Itália) e custódio do Santo Sudário, Dom Cesare Nosiglia, assinalou que existe uma clara relação entre a Síndone –o tecido que, segundo a tradição, cobriu o corpo de Jesus logo depois da crucificação– e o sofrimento de muitos cristãos que atualmente são perseguidos por causa da sua fé em diversos lugares do mundo.

Em declarações ao Grupo ACI e na véspera da viagem que o Papa Francisco fez à Turim para venerar o Manto Sagrado, o Arcebispo disse: “Existe uma relação evidente entre a Síndone e a atual realidade histórica. Vemos que este tecido nos convida contemplar a Paixão e Morte de Jesus junto a uma narração de sofrimento e dor, algo que se une ao presente trágico de muitos cristãos perseguidos por acreditar em Cristo".

Atualmente os cristãos sofrem perseguição em diferentes países do mundo: No Iraque, na Síria, no Paquistão, na República Centro-africana, na Nigéria, na Índia, na China, no Vietnam, entre outros.

“Quando contemplamos a Síndone compreendemos que não somos nós quem vemos este rosto, mas somos nós quem devemos sentir-nos olhados por Ele e convidados a não passar superficialmente por cima de tanto sofrimento ao nosso redor e no resto do mundo”, afirmou Dom Cesare.

Segundo o Arcebispo, “o Santo Sudário que o Santo Padre venerou neste domingo é a prova de que Cristo, nosso Senhor e Redentor, não quis passar por cima da nossa miséria, mas quis na verdade compartilhar todos nossos sofrimentos”.

“A partir desta intensa experiência de amor, Ele nos convida a sair das nossas seguranças e anunciá-lo à um mundo que não percebe que necessita d’Ele”, sublinhou o Arcebispo.

“A Síndone é a participação de nossa morte que representa o maior amor, a solidariedade mais radical: Deus se fez homem e chega a uma solidão extrema e absoluta do homem, aonde não chega amor algum, onde reina o abandono total sem palavras de consolação”, disse o Arcebispo de Turim.

“Jesus, permanecendo na morte, ultrapassou a porta desta solidão, a fim de que nos guie e nos ajude a passar por esta porta com Ele”.

“O lema da ostensão (exibição) do Santo Sudário deste ano, ‘O maior amor’, sublinha a profunda relação entre o amor de Deus por cada um de nós! O amor, a caridade que estamos chamados a viver no serviço aos nossos irmãos”, declarou o Arcebispo.

Esta ostensão, ressaltou Dom Cesare Nosiglia, “é ocasião para promover a irmandade, o altruísmo e a generosidade, especialmente durante a conjuntura atual, na qual presenciamos uma forte ameaça do ódio e do fanatismo”, concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Hoje é festa de Santo Tomás More, padroeiro dos governantes e políticos


REDAÇÃO CENTRAL, 22 Jun. 15 (ACI) .- "O homem não pode ser separado de Deus, nem a política da moral", disse Santo Tomás More, declarado padroeiro dos governantes e dos políticos por São João Paulo II. Morreu mártir quando se negou a reconhecer o divórcio de Henrique VIII e o projeto de uma igreja liderada pelo rei da Inglaterra e não pelo Papa.

São Tomás nasceu em Londres em 1477 e manteve sempre uma vida de fé. Se graduou na Universidade de Oxford como advogado e sua carreira bem-sucedida o levou ao parlamento. Se casou com Jane Colt teve um filho e três filhas. Após a morte de sua esposa se casou com Alice Middleton.

Em 1516 Santo Tomás escreveu o seu livro mais famoso, conhecido como “Utopia”, esta obra chamou muito a atenção de Henrique VIII e o colocou num cargo importante.

Quando o rei Henrique VIII continuava com a intenção de repudiar sua esposa para casar-se com outra e planejava separar-se da Igreja de Roma para formar a igreja anglicana sob sua autoridade, Santo Tomás More renunciou.

Em seguida, Tomás se dedicou a escrever em defesa da Igreja e com seu amigo, o Bispo São João Fisher, se recusou obedecer ao rei como “cabeça” da igreja. Ambos, fiéis a Cristo, foram presos. Alguns meses após a prisão executaram São João Fisher e posteriormente Santo Tomás foram condenados como traidores do reino.

Antes de ser executado, o santo disse à multidão: “Morrerei como bom servidor do rei, mas sobre tudo como servo de Deus". Foi decapitado no dia 6 de julho de 1535. O dia de Santo Tomás More é comemorado a cada 22 de junho, junto com San João Fisher.

“A história de Santo Tomás More ilustra com claridade uma verdade fundamental da ética política. Em efeito, a defesa da liberdade da Igreja frente a indevidas ingerências do Estado é, ao mesmo tempo, defesa, em nome da primazia da consciência, da liberdade da pessoa frente ao poder político. Nisto reside o princípio fundamental de toda ordem civil de acordo com a natureza do homem”, disse São João Paulo II no ano 2000.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MADRI, 20 Jun. 15 (ACI) .- Atualmente, a cada 4,1 segundos há um novo refugiado ou deslocado interno no mundo e ao redor de 51,2 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar seus países. Durante 2014, os 28 estados membros da União Europeia registraram 57.800 solicitudes de asilo, 44 por cento mais do que em 2013.

Atualmente existem mais pessoas refugiadas do que durante a Segunda Guerra Mundial. Ante esta situação a ONG espanhola ‘Desarrollo y Asistencia’ em colaboração com a Resgate Internacional apresentou sua campanha 'befriending' que promove a inclusão destas pessoas que necessitam proteção internacional através da ação da sociedade civil e do voluntariado.

Conforme explicou David Palomo, diretor da Resgate Internacional durante a apresentação da campanha 'befriending': "As pessoas que chegam a um país como refugiadas suportam terríveis cargas psicológicas e físicas que dificultam a sua integração".

Palomo comentou, “o objetivo é unir 20 pessoas com necessidades de proteção internacional com voluntários mentores que lhes ajudem a serem integrados na sociedade, através da criação de vínculos de apoio.

Este é o caso de Jesus Teijelo, voluntário desta associação e participante da campanha ‘Befriending’ há alguns meses. Atualmente ele acompanha Bradislav, um jovem ucraniano que mora no Centro de acolhida ao Refugiado em Alcobendas (Madri).

"Embora inicialmente dois voluntários acompanhem um refugiado, no meu caso, por falta de voluntários, eu estive sozinho com Vladislav, um homem de 40 anos que fugiu da Ucrânia", explicou o voluntário.

"Nós nos encontramos uma vez por semana, normalmente vamos ao campo a passear, isto é o que ele mais gosta. Minha função é dar-lhe uma vida diferente da que ele vive durante a semana, apoiá-lo na incorporação à sociedade, porque ele tem vontade de fazer parte da sociedade espanhola".

Ucrânia, Líbano, Nigéria, Palestina, El Salvador e Guinea são os principais países de onde chegam os refugiados que fazem parte do ‘Befriending’.

“O Programa ‘Befriending’ pretende proporcionar aos refugiados um amigo, uma pessoa que esteja disposta a dedicar seu tempo para ajudar-lhe nesta integração, criando vínculos de amizade que necessita e introduzi-lo em uma rede de apoio social".

Mar Garrido, diretora de Estudos e projetos da Fundação espanhola ‘Desarrollo y Asistencia’ disse: "O processo de adaptação das pessoas refugiadas em um novo ambiente social e cultural, os obriga a enfrentarem situações nas quais as ferramentas que lhes foram úteis nos seus países de origem, muitas vezes já não lhes servem".

Como é o caso de Karen Herrera, uma mulher refugiada na Espanha, procedente de El Salvador e que participa do projeto. Conforme afirmou “quando seu dia a dia consiste em visitas aos psicólogos e advogados, e começa a cair solidão pensando no que deixou atrás, o programa Befriending e suas voluntárias o ajudam a esquecer do seu problema e te animam a seguir em frente”.

Durante o ano passado, a Espanha recebeu 5.900 solicitudes de asilo, mas foram concedidas somente 1.600. Segundo destacou Palomo, "é importante dar recursos à sociedade, para que as pessoas refugiadas possam exercer seus direitos, mas atualmente estes recursos estão sendo insuficientes".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PERFIS 








Síria: Religioso sequestrado por extremistas obteve a liberdade com canções sobre Jesus


DENVER, 22 Jun. 15 (ACI) .- Um religioso americano carmelita contou como conseguiu ser liberado pelos muçulmanos que o sequestraram na Síria; Ele cantou algumas canções em árabe, nas quais o protagonista era Jesus.

O irmão David Johnson tem 34 anos de idade, nasceu e cresceu no Colorado (Estados Unidos) e relatou como começou a sua história no monastério persa carmelita localizado em Qara. No princípio, ele chegou para estudar o idioma árabe e posteriormente decidiu ficar quando descobriu o chamado de Deus.

“Não sabia da existência de cristãos no Oriente Médio e de fato, quando me mudei para esta região, vi que existiam dois milhões de cristãos”, declarou o religioso durante um diálogo com o Grupo ACI em Denver.

Há três anos o Irmão Johnson estava na torre do mosteiro e viu um grupo de milicianos passar por ali. De maneira amigável os saudou e os muçulmanos se surpreenderam. Imediatamente se dirigiram ao lugar onde estava Johnson. Quando chegaram ao convento exigiram saber quem os saudou e quando souberam que era dos Estados Unidos o sequestraram, pois pensaram que poderia ser um espião.

Depois do sequestro, toda a comunidade começou a rezar: “Minha comunidade, em vez de entrar em pânico, foi à igreja e começaram a liturgia. Começaram a rezar, fizeram uma missa. Eu estava nas mãos de Deus e não sentia medo”, declarou o religioso.

Quando estava com seus sequestradores, o irmão David disse que começou a cantar em árabe sobre a ressurreição de Cristo. E que pouco a pouco foi ‘suavizando seus corações’.

“Eles me diziam que nunca tinham escutado isso antes e me pediam que cantasse novamente. Sendo assim cantei outra vez ‘Cristo ressuscitou dentre os mortos vencendo a morte e difundindo a vida entre as tumbas’”, disse o Irmão Johnson.

Os milicianos riam e aplaudiam. Logo decidiram devolvê-lo ao mosteiro. Antes disso, porém, tiveram a ideia de levá-lo ao resto do seu exército para que eles também ouvissem o religioso cantar.

“Abriram as portas do seu acampamento e me obrigaram a cantar sobre a ressurreição a um grupo de soldados… e começaram a aplaudir! Pensei que era um sonho, que estava em uma realidade alternativa!”, relatou o religioso ao grupo ACI.

O irmão David Johnson está seguro de que sua habilidade de cantar em árabe ajudou na sua libertação, mas foi através da oração de sua comunidade que os muçulmanos o puseram em liberdade.

“Rezemos, rezemos, rezemos e ponhamos nossa confiança em Sua sabedoria”, concluiu o religioso.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015