Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sábado, 13 de junho de 2015

Itamaraty desiste de veto a papéis sobre Lula










.

SP



Buscar









LISANDRA PARAGUASSU - O ESTADO DE S. PAULO

12 Junho 2015 | 19h 43
Diplomata pediu sigilo para documentos da relação de ex-presidente com empreiteira



Atualizado às 23h13





RELACIONADAS



BRASÍLIA - O Itamaraty recuou nesta sexta-feira, 12, da tentativa, empreendida por um de seus diretores, de colocar sob sigilo documentos que tratam da relação do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) com a empreiteira Odebrecht, envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal e do Ministério Público.



A decisão foi tomada depois que reportagem do jornal O Globo revelou que o diretor do Departamento de Comunicação e Divulgação, ministro João Pedro Corrêa Costa, havia feito consultas sobre a necessidade de reclassificação desses documentos. De acordo com o jornal, a ordem de reclassificação foi dada após um pedido de um repórter da revista Época, com base na Lei de Acesso à Informação. A revista investiga as relações de Lula com a empreiteira.



Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o memorando do diretor do DCD é “parte de um processo normal de consulta interna”, um “procedimento administrativo rotineiro, regular e previsto em lei”. Segundo o órgão, encerrado o prazo para responder à solicitação, o que ocorreu ontem, os documentos, cerca de 54 mil, seriam liberados para consulta. 








  • Itamaraty, em Brasília





Costa enviou no dia 9 de junho um memorando classificado como secreto – com sigilo de 15 anos – pedindo às áreas envolvidas na produção dos documentos que avaliassem se seria necessário reclassificá-los de reservado (com sigilo de cinco anos) para secreto, de 15 anos. O documento, impresso, foi entregue em mãos aos departamentos e, dizia, segundo revelado pelo O Globo: “Nos termos da Lei de Acesso, estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”. 



Em sua nota, o Itamaraty afirma que o pedido para que as áreas fins reavaliem a classificação de documentos é parte do procedimento normal previsto na Lei de Acesso à Informação. “O procedimento é regularmente efetuado mediante solicitações específicas do gênero e não implica, necessariamente, reclassificação de sigilo, como efetivamente se observou no caso em questão”, diz o texto.



Dentro do Itamaraty, a informação “extra” dada pelo diplomata no seu memorando está sendo tratada como “excesso de zelo” ao contextualizar o porquê do pedido do repórter de Época, e não uma indução. Costa é tido como um diplomata preocupado com a imagem do Itamaraty, mas sem ligações ou simpatias com o governo petista. Ainda pela manhã, o secretário-geral do ministério, embaixador Sérgio Danese, conversou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e informou que os documentos não seriam reclassificados. Até o início da tarde de ontem, todas as áreas consultadas responderam ao DCD que não havia razão para alterar a classificação. Ainda assim, a nota do Itamaraty só foi divulgada no fim da tarde, depois de uma consulta ser feita ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em Milão, e à Presidência. 



No Congresso, PSDB e PPS divulgaram notas pedindo investigações sobre o caso, acusando o governo de tentar “proteger” o ex-presidente. O líder tucano na Câmara, deputado Carlos Sampaio, afirmou que vai pedir uma investigação do Ministério Público e também a abertura de um processo administrativo no Itamaraty.


TAGS: 
 


RECOMENDADAS PARA VOCÊ





COMENTÁRIOS
9



Fazer Login







Seguir
Compartilhar
Comentar

Novos|Antigos


Marcos Nascimento2 horas atrás




Chega de blindagem! Fora pt.

SinalizarCompartilharCurtirResponder



EDIVELTON TADEU MENDES4 horas atrás




Lula finge nada saber da situação dos seus pares corruptos, penso que algo paira em seu redor deste tipo de relação!Quem cala consente! 
SinalizarCompartilharCurtirResponder







Não! Não é preciso que me paguem quinhentos mil reais, Basta que me paguem uma milésima parte e cubram todas as despesas de viagem e hospedagem, que eu irei, com muito gosto, fazer uma "palestra" na Europa.
SinalizarCompartilharCurtirResponder



Ottfried Kelbert5 horas atrás




Governo podre por onde se olha. Não há salvação para o PT. A metástase do mal transpassou todo o governo petista. O país está de joelhos frente aos criminosos do PT. Só há uma solução : Extirpar o câncer maligno petista do seio da sociedade. Impeachment para a Dilma (fundamentos legais há de sobra). Fora PT, Adeus Lula oportunista que declarou: "vamos botar o exército do Stédile nas ruas". Acorde povo brasileiro, por um Brasil honesto e democrático.

SinalizarCompartilharCurtirResponder



George Caldas6 horas atrás






Além da vergonha que sentimos do itamaraty ser considerado Anão Diplomático por seus pares internacionais, agora descobrimos que tem cara de palhaço. Para azar do circo, esta palhaçada não colou. VERGONHA.

P.S. Em breve vão engolir Pizzolato também, a vingança da Itália contra Cesare Battisti.


SinalizarCompartilharCurtirResponder


Mais comentários





9 COMENTÁRIO(S)
ESTADÃO PME - LINKS PATROCINADOS
Higitec DesentupimentoÉ mais barato fazer uma vez só.Entupiu? Visita grátis 24 horas.www.higitec.com.br
Materiais ElétricosAs melhores marcas do mercado em materiais elétricoswww.histeccomercial.com.brANUNCIE AQUIAGORA NA CAPA








MAIS EM POLÍTICAX



FACEBOOKGRUPO ESTADO | COPYRIGHT © 2007-2015 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015