Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





domingo, 7 de junho de 2015

Da escravidão à liberdade em Cristo










Enviada do meu iPhone




Português







Da escravidão à liberdade em Cristo


37 Imprimir


2013-05-05 L’Osservatore Romano

Chamavam-lhe a «santinha» de Baependi. Era conhecida porque a viam sempre em oração com o terço. Era idosa, morena, com um grande lenço na cabeça. Tinha uma estatura moral e uma união íntima com Deus fora do comum. Francisca de Paula de Jesus, para todos era Nhá Chica.
Na manhã de sábado, 4 de Maio, os habitantes da sua Baependi, no Brasil, fizeram festa ao redor do altar no qual o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, celebrou o rito para a sua beatificação, em representação do Papa Francisco.

Ex-escrava, filha natural de uma escrava, «viveu no mundo, mas levando uma vida evangélica. Era uma mulher de oração – como o Papa Francisco escreveu na carta de beatificação lida pelo cardeal – assídua, testemunha perspicaz da misericórdia de Cristo para com os indigentes no corpo e no espírito». Era «uma leiga que seguiu Cristo, bom pastor, vivendo com heroísmo as grandes virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade». Nhá Chica «rezava muito – recordou – estava sempre com o rosário na mão. Adoradora incansável do Santíssimo Sacramento e contempladora da Paixão de Jesus, tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora, a quem chamava «Minha Sinhá». A Salve Rainha era a sua oração preferida».

Depois, o cardeal recordou que Nhá Chica «fazia muitas penitências. Às sextas-feiras não se alimentava e nos outros dias com frequência só comia pão e água. A sua caridade pelos pobres era tão grande que era chamada «mãe dos pobres». Usou os seus bens para os necessitados e para embelezar a casa do Senhor. Com as esmolas que recebia dos ricos e com a herança consistente que o irmão lhe tinha deixado, em 1862 mandou dourar o altar da igreja de Baependi e em 1865 mandou iniciar a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, onde repousam os seus despojos».

No Brasil é recordada também como uma mulher que praticava a caridade espiritual dos conselhos, humilde a ponto de nada atribuir à sua pessoa, mas tudo a Deus e a Nossa Senhora. Depunha diante da Bem-Aventurada Virgem os pedidos dos fiéis para que Ela sugerisse a resposta certa. Quando uma pessoa vinha agradecer-lhe uma graça recebida pelas suas orações, ela dizia: «Eu rezo a Nossa Senhora, que me escuta e me responde».

O seu comportamento, frisou o purpurado, «era muito distante daquele de uma adivinha ou feiticeira. Era uma pessoa modesta e equilibrada. Um xale cobria-lhe a cabeça. Reservava um dia por semana à sua pessoa. Vestindo-se com roupas grosseiras, dedicava-se à limpeza e à lavagem das suas vestes. Era firme nos seus propósitos. Viveu uma existência monástica, mesmo permanecendo na sua casa. Renunciou ao matrimónio para servir a tempo pleno a Deus e ao próximo». Enfim, o purpurado realçou a influência que ela soube exercer inclusive na sociedade do seu tempo, graças à vida coerente com os ensinamentos evangélicos.
Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE

Fonte
Publish date

TWITTER @PONTIFEX_PT
04/06/2015
É preciso construir a sociedade à luz das Bem-aventuranças, caminhar para o Reino na companhia dos últimos.
02/06/2015
A luz do Evangelho é guia para toda a pessoa que se puser ao serviço da civilização do amor.
30/05/2015
Senhor, dai-nos a graça da maravilha do encontro convosco.
28/05/2015
O cristão é testemunha, não duma teoria, mas duma Pessoa: Cristo ressuscitado, vivo e único Salvador de todos.
26/05/2015
Praticamos o quarto mandamento, visitando carinhosamente os nossos pais idosos.

EVENTOS DO VATICANO
07/06/2015
Piazza San Pietro
iniciar meio-dia fim 12:30 p.m.09/06/2015
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.10/06/2015
Vaticano
iniciar 9:50 a.m. fim 11 a.m.11/06/2015
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.



L’OSSERVATORE ROMANOÚltima edição
RÁDIO VATICANA
Mundo

Vaticano

Igreja

EVENTOS ESPECIAIS
Jan. 22, 2015
Jan. 9, 2015
Out. 7, 2014
Out. 6, 2014
Maio 7, 2014

REFLEXÃO ESPIRITUAL
«Oh precioso e admirável banquete!»

Das Obras de São Tomás de Aquino, presbítero
(Opusculum 57, In festo Corporis Christi, lect. 1-4) (Sec. XIII)

O unigénito Filho de Deus assumiu a nossa carne para nos tornar participantes da divindade, fez-Se homem para fazer dos homens deuses. 

Tudo quanto assumiu da nossa condição humana, tudo contribuiu para nossa salvação: ofereceu em sacrifício a Deus Pai o seu Corpo no altar da cruz para nossa reconciliação, e derramou o seu Sangue como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados. 
Mas para que em nós se conservasse perenemente a memória de tão grande benefício, deixou aos seus fiéis, sob as aparências do pão e do vinho, o seu Corpo como alimento e o seu Sangue como bebida. [...]

Que há de mais salutar e admirável que este sacramento? Nele se purificam os nossos pecados, aumentam as virtudes e se nutre a alma com a abundância dos dons espirituais. 
É oferecido na Igreja pelos vivos e pelos mortos para que a todos aproveite, já que para todos foi instituído como remédio de salvação. 

Ninguém seria capaz de exprimir a suavidade deste sacramento, no qual se pode saborear a doçura espiritual na sua própria fonte e em que celebramos a memória daquele imenso e inefável amor que Cristo nos mostrou na sua paixão. 



SALA DE IMPRENSA

L’OSSERVATORE ROMANO

RÁDIO VATICANA

CENTRO TELEVISIVO VATICANO

A SANTA SÉ

AGÊNCIA FIDES

AO VIVO

SEGUIR NEWS.VA


NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015