Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 5 de maio de 2015

OS MORTOS VIVOS DO ARAGUAIA




_Blog do Licio Maciel

Just another WordPress.com site


OS MORTOS VIVOS DO ARAGUAIA

Publicado em 8 Agosto, 2013por liciomaciel


RENÊ

2 de agosto de 2013 às 2:22

A verdade dos mortos-vivos


Por Leandro

Atualizada Sexta, 3, 18h50> Uma bomba pode explodir na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e o caso vir à tona, se a representação no Brasil do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil), ligada à OEA, entregar um documento que rascunha.

A Cejil não quer que a CNV faça trabalhos de busca de supostos sobreviventes da Guerrilha do Araguaia (TO), na ditadura, e que hoje estariam sob proteção federal, após mudança de identidades. Seriam 20 os ‘mortos-vivos’ da época, hoje escondidos.

Trata-se de uma iniciativa preventiva, pois não estão na pauta da CNV quaisquer investigações sobre esse assunto, um dos mais polêmicos mistérios da ditadura.

A Cejil representa famílias dos desaparecidos do Araguaia. Procurada desde Quarta, a ONG não se manifestou por ora. A CNV informou que ainda não recebeu a carta.

Anos atrás, o então ministro Jarbas Passarinho revelou que o guerrilheiro Luiz Renê, do PCdoB, foi abrigado no Ministério da Educação, após dado como ‘morto’ . Renê ganhou nova identidade. Segundo relatos históricos, teria sido pedido do general Antonio Bandeira.

René foi preso no Araguaia, em fevereiro de 1974, ao lado de Hélio Navarro de Magalhães, seu melhor amigo dos tempos da militância estudantil no Rio de Janeiro. Dona Carmen Navarro, mãe de Hélio, há cerca de 20 anos pede às autoridades de Direitos Humanos que investiguem o paradeiro de seu filho, que ela acredita estar vivo.

A Cejil faz o lobby a pedido da irmã de Renê, Elizabeth Silveira. Há suspeita de que ele vive no MT. A família não tem notícias, Elizabeth não pode falar com a coluna ontem.

More Sharing ServicesShare|Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on print

NOTA: no meu livro “Guerrilha do Araguaia Relato de Um Combatente”, em que discorro sobre os combates em que participei, falo sobre o assunto, sobre esses “mortos vivos”. Inclusive um deles ficou com medo de se encontrar comigo num encontro aqui no RJ que foi marcado por um jornalista. Renê, Hélio, Paquetá, Bichento, pelo menos, garanto que estão vivos; não aparecem porque serão “justiçados” pelos anjinhos do Velho Mário. Um deles, que sei, “filhinho de papai” (parece que de um almirante e meio boiola), já foi visto, alhures ou algures, diversas vezes…


Related





Sobre liciomacielVelejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a OS MORTOS VIVOS DO ARAGUAIA
Felipp Frassetto diz:


Coronel.
Onde posso adquirir seu livro?
É possível diretamente com o senhor?

Obrigado.

Deixar uma resposta






Artigos recentes

Arquivos

Categorias

Meta




Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015