Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





quarta-feira, 20 de maio de 2015

ACI Digital: Saiam do "exílio" e eduquem com sabedoria e equilíbrio os seus filhos, pede o Santo Padre aos pais católicos

Documento sin título










NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com 










20 de maio de 2015 






Saiam do "exílio" e eduquem com sabedoria e equilíbrio os seus filhos, pede o Santo Padre aos pais católicos


VATICANO, 20 Mai. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- Durante a Audiência Geral, o Papa Francisco continuou sua catequese sobre as famílias e assinalou: é “o momento de que os pais e as mães retornem do seu exílio e reassumam plenamente seu papel educativo”, pois se a educação familiar reencontra o orgulho de seu protagonismo, muitas coisas melhorarão, para os pais incertos e os filhos decepcionados”.

NOTÍCIA COMPLETA



SUGERIMOS HOJE:

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK!

ACOMPANHE AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER

NESTE MÊS DE MAIO NÃO DEIXE DE CONFERIR NOSSO ESPECIAL SOBRE MARIA



MANCHETES DO DIA 











VATICANO 
Andrea Bocelli e o Vaticano unidos para cantar “o grande mistério” da família 
Papa Francisco poderia canonizar a Madre Teresa de Calcutá durante Jubileu da Misericórdia? 
Saiam do "exílio" e eduquem com sabedoria e equilíbrio os seus filhos, pede o Santo Padre aos pais católicos 
Recordamos hoje 95 anos do nascimento de São João Paulo II 
Papa Francisco recebe ao Presidente da Palestina e o alenta a ser "um anjo de paz" 
Papa Francisco realiza três nomeações episcopais para o Brasil 
O Papa Francisco canoniza quatro religiosas e explica o segredo dos santos: “Viver unidos a Ele” 

AMÉRICA 
São João Paulo II: Dom Óscar Romero deve ser recordado sem ideologização como um ‘Pastor zeloso e venerável’ 

BRASIL 
Premiação Técnica do Troféu Louvemos o Senhor acontece na noite desta terça-feira 

MUNDO 
Milhares de pessoas inlcuindo cristãos fogem do Estado Islâmico após conquista de importante cidade iraquiana 
A Igreja celebra neste domingo o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

CONTROVÉRSIA 
Novo estudo sugere que anticoncepais podem prejudicar o cérebro da mulher 
Cuba: Governo reprime 60 Damas de Branco que saíam da Missa 
“Não toquem o meu Papa”: Franceses defendem estátua de bronze de João Paulo II 

VIDA E FAMÍLIA 
Tiveram dez filhos, oito deles religiosos: O casal Bernardini rumo à santidade 





Católico em Dia 



Evangelho: 





Santo ou Festa: 













VATICANO 









ROMA, 19 Mai. 15 (ACI) .- “A música tem esta capacidade de unir as almas e unir-nos ao Senhor”, disse recentemente o Papa. Assim, conscientes deste “poder”, a Santa Sé lançou uma grande iniciativa para mostrar a beleza da família através da música.

Na manhã deste sábado em Roma, o Pontifício Conselho para a Família, através do seu Presidente, o Cardeal Vicenzo Paglia, apresentou o evento “O grande mistério: O Evangelho da família, escola de humanidade para os nossos tempos”.

Esta iniciativa é como uma excursão musical com eventos em distintas cidades europeias, promovendo e colocando como tema central para a comunidade civil e eclesiástica a fascinação e a beleza do amor entre um homem e uma mulher, da família e dos múltiplos valores que esta realidade evocam”.

As atividades terão como protagonista o conhecido tenor italiano Andrea Bocelli.

“Cada evento começará na praça, lugar de encontro e de passagem para todos, e concluirá na catedral”, afirmaram os organizadores durante a apresentação.

Bocelli interpretará obras tanto de música sacra (que serão cantadas nas catedrais) e canções em geral (cantadas nas praças) acompanhado de importantes orquestras e corais da Europa.

A iniciativa começará na Espanha em 28 de maio, na Basílica da Sagrada Família em Barcelona. Depois chegará a Filadélfia, nos Estados Unidos (no sábado 26 de setembro no Encontro Mundial das Famílias), Cracovia e inclusive na cidade de Belém, na Terra Santa. Outras cidades irão somando-se a esta iniciativa, e inclusive poderia haver uma edição na América Latina.

Na conferência de apresentação, Bocelli afirmou: “Este projeto me emociona porque a família é importantíssima. Reconheço que existem muitas coisas que nos fazem esquecer o quanto a família é importante para nós”.

O artista, entre risadas, assegurou que tem a agenda completa de atividades, mas que não duvidou em aceitar a proposta. “Peço que rezem por mim para que Deus me de força e voz”.

Os eventos serão financiados com a ajuda de sponsors e patrocinadores, e a Fundação Andrea Bocelli colaborará como sempre ajuda com as obras de caridade do Papa Francisco.

O cantor recordou a emoção que sentiu no dia 13 de março de 2013, quando soube através da fumaça branca e a posterior saída para balcão do Papa Francisco escolhido como novo Pontífice da Igreja. “Chorei de tanta emoção, e embora envergonhado que os amigos com os que estava me vissem chorar, não pude conter as minhas lágrimas”.

O tenor, respondendo às perguntas dos jornalistas, recordou: “Eu nasci, porque a minha mãe não me abortou e não aceitou o que os médicos lhe sugeriram”.

“Há um vídeo que está sendo muito divulgado na internet e pelo qual fui também bombardeado de perguntas e às vezes injuriado, mas, cada pessoa pensa de uma forma diferente. Eu não nunca me expressei contra nada, mas costumo fazê-lo a favor de algo. Neste caso estou a favor da vida”, explicou Andrea Bocelli.

O vídeo no qual Bocelli diz que poderia ter sido abortado está disponível em:


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 19 Mai. 15 (ACI) .- O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou ao Grupo ACI: “Podemos declarar como uma hipótese de trabalho a possibilidade da canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá durante a celebração do Jubileu da Misericórdia”.

“Não existe uma data oficial para a canonização, mas podemos dizer que a Congregação para as Causas dos Santos está estudando esta causa”, afirmou o porta-voz da Santa Sé.

Os rumores da canonização da Beata albanesa começaram após a publicação do calendário oficial para o Jubileu da Misericórdia. Este Ano Jubilar começará no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição e terminará no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Conforme o calendário publicado pela Santa Sé, no domingo 4 de setembro de 2016 se celebrará uma jornada titulada “Jubileu dos voluntários e operadores da misericórdia” em memória da Beata Madre Teresa, cuja festa se celebra no dia seguinte, 5 de setembro.

No último 5 de maio, durante a apresentação oficial do Jubileu da Misericórdia, Dom Rino Fisichella, principal responsável pelo evento e Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, afirmou: “Atualmente, quem poderia ser mais reconhecida do que a Madre Teresa como aquela que viveu as obras de misericórdia? Quem seria mais capaz do que ela de sustentar o compromisso de milhões de pessoas, homens, mulheres, jovens que nas diversas formas de voluntariado que expressam a misericórdia da Igreja? Quantas associações vivem esta missão? Por que não o 4 de setembro como uma oportunidade de encontro entre eles? Não vejo a dificuldade de que isso aconteça”.

Durante mais de 45 anos a Madre Teresa atendeu os pobres, doentes, órfãos e moribundos da Índia, ao mesmo tempo, ela impulsava o crescimento da sua congregação, as Missionárias da Caridade. Morreu em 1997, aos 87 anos de idade em Calcutá, na Índia.

O milagre que requeria sua beatificação aconteceu em 1998, quando Mónica Besra, uma mulher que tinha um tumor maligno no abdômen ficou curada de maneira inexplicável. Esta mãe de cinco filhos, relatou que foi acolhida em Roma pelas Missionárias da Caridade depois de terem sido suspensos todos os cuidados médicos.

No dia19 de outubro de 2003 o Papa São João Paulo II, grande amigo da religiosa, a beatificou na Praça de São Pedro no Vaticano.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Saiam do "exílio" e eduquem com sabedoria e equilíbrio os seus filhos, pede o Santo Padre aos pais católicos


VATICANO, 20 Mai. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- Durante a Audiência Geral, o Papa Francisco continuou sua catequese sobre as famílias e assinalou: é “o momento de que os pais e as mães retornem do seu exílio e reassumam plenamente seu papel educativo”, pois se a educação familiar reencontra o orgulho de seu protagonismo, muitas coisas melhorarão, para os pais incertos e os filhos decepcionados”.

O Papa Francisco, na Audiência Geral desta quarta-feira, deu alguns conselhos para que as famílias saibam educar os filhos dando continuidade ao ciclo das catequeses sobre a família iniciado alguns meses atrás.

O Pontífice assegurou que “nos tempos atuais, não faltam dificuldades” para educar as crianças. Como exemplo, ele citou o caso dos pais que veem os filhos somente à noite, o que dificulta a educação. Mais difícil ainda, segundo o Papa, é o caso dos pais separados, situação em que, muitas vezes, o filho é tomado como refém”.

A realidade é que “intelectuais e especialistas’ têm criticado a educação familiar de várias formas, acusando-a de ser autoritária, conformista e repressiva”.

E, além disso, “a família foi acusada, entre outros, de autoritarismo, de favoritismo, de conformismo, de repressão afetiva que gera conflitos”.

O Papa confirmou que “Isso gerou uma fratura entre a família e a sociedade, destruiu a confiança recíproca que existia, gerando uma crise entre a aliança educativa da sociedade e da família”.

Em seguida, o Santo Padre enumerou vários sintomas que demonstram esta situação. “Na escola, por exemplo, onde recaem sobre os alunos as tensões e a desconfiança entre pais e professores. Às vezes existem tensões e desconfiança recíproca; e as consequências naturalmente recaem sobre os filhos”.

Por outro lado, “estes ‘especialistas’ se multiplicam – advertiu o Papa – ocupando o papel dos pais inclusive nos aspectos mais íntimos da educação: personalidade, crescimento, direitos e deveres, os ‘especialistas’ sabem tudo: objetivos, motivações, técnicas”.

Nesta situação, “os pais somente devem escutar, aprender a adequar-se. Um dos problemas é que os pais vão se privando da sua função, se tornam excessivamente apreensivos e possessivos com respeito aos filhos”.

“Tendem a procurar ajuda de ‘especialistas’, também para os aspectos mais delicados e pessoais de sua vida, colocando-os sozinhos em uma esquina e de esta maneira os pais correm o risco de auto excluir-se da vida dos filhos”.

Este enfoque, segundo o Papa “não é bom: não é harmônico, não é dialógico, e em lugar de favorecer a colaboração entre a família e os outros agentes educativos, os contrapõe”.

“Como chegamos a este ponto? ”, perguntou-se o Pontífice. “Sem dúvida os pais, ou inclusive, alguns modelos educativos do passado tinham alguns limites. Mas é verdade que também existem erros que somente os pais podem cometer, porque podem compensar de uma maneira que ninguém mas pode compensar”.

Fazendo uma análise desta situação, o Santo Padre admitiu que por um lado a vida se tornou ‘avara’ de tempo e os pais, ‘sequestrados’ pelo trabalho e outras preocupações e portanto, conversam, refletem e se confrontam menos com os filhos.

Não obstante, “o problema não é somente conversar” pois “um diálogo superficial não conduz a um verdadeiro encontro da mente e do coração”.

O Papa Francisco sustentou: “O mais importante é entender ‘aonde’ os filhos estão realmente em seu caminho; onde está a sua alma. E a Palavra de Deus pode oferecer um apoio à missão educativa das famílias”.

Em definitiva, “na base de tudo está o amor que Deus nos doa, que ‘tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta’... Jesus também passou pela educação familiar e cresceu em idade, sabedoria e graça”, recordou o Pontífice.

“Também nas melhores famílias é necessário viver a tolerância e a paciência! ”, expressou o Santo Padre aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro.

Antes de terminar a catequese, o Papa Francisco destacou: “Jesus também teve uma educação familiar e ensinou até que ponto a raiz destes vínculos pode florescer. Também neste caso, a graça do amor de Cristo leva a cumprir o que está inscrito na natureza humana. Quantos exemplos estupendos temos de pais cristãos cheios de sabedoria humana! Eles mostram que a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo”.

O Papa Francisco concluiu sua reflexão sobre a educação cristão dos filhos afirmando: “A sua ‘irradiação’ social é o recurso que compensa lacunas, feridas, vazios de paternidade e maternidade dos filhos menos afortunados. E esta ‘irradiação’ pode fazer milagres! ”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 18 Mai. 15 (ACI) .- Há 95 anos nasceu na pequena cidade de Wadowice, localizada a 50 quilômetros de Cracovia (Polônia) Karol Wojtyla, São João Pualo II. Hoje seus fiéis devotos em todo mundo o recordam com especial carinho.

Karol Józef Wojtyla, nome de batismo do Papa peregrino, nasceu no dia 18 de maio de 1920. Era o mais novo dos três irmãos: Edmund que era médico de profissão e a sua irmã Olga, que morreu antes do nascimento de Karol.

Seu pai Karol Wojtyla, era suboficial do exército, faleceu em 1941 e sua mãe Emília Kaczorowska, morreu em 1929 quando o Santo tinha apenas nove anos de idade.

Durante seu pontificado o santo “costumava celebrar o dia do seu aniversário como um dia normal de trabalho” descreveu o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls em 2004 explicando comemoraria seus 84 anos de vida, o último aniversário que celebrou antes do seu falecimento, em declarações aos meios de comunicação.

Nessa oportunidade Navarro- Valls explicou: “Para o Pontífice, hoje (18 de maio de 2004) foi uma jornada de trabalho normal e especialmente um dia de ação de graças a Deus pelo dom da sua vida. O único fato extraordinário foi convidar os colaboradores mais próximos da Cúria Romana a almoçar com ele”.

São João Paulo II estava acostumado a receber no dia de seu aniversário, saudações de todo o mundo, não só de católicos que entre suas saudações lhe ofereciam o presente espiritual da oração, mas de personalidades da política, de empresários, artistas, entre outras pessoas públicas.

Logo depois de sua morte em março de 2005, os fiéis seguiram recordando e festejando a data do seu aniversário, por exemplo no dia 18 de maio de 2011, quando João Paulo II já tinha sido proclamado Beato pelo então Papa Bento XVI, foi inaugurada uma grande estátua de bronze em Roma dedicada em sua homenagem e coincidia com a data do encerramento do seu processo de beatificação.

Nessa oportunidade o Vicário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, declarou ao Grupo ACI: "Esta estátua significa que João Paulo II já não está presente entre nós, mas o seu coração está dando as boas-vindas a todos e acredito que esta é uma grande mensagem que necessitamos hoje em dia".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 18 Mai. 15 (ACI) .- O Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, foi recebido este domingo pelo Papa Francisco na Biblioteca do Palácio Apostólico. O mandatário se encontrava em Roma para participar da canonização de duas religiosas palestinas.

Como é habitual, houve intercambio de presentes. Abbas obsequiou umas relíquias e um rosário que foram abençoados pelo Papa, enquanto que o Santo Padre lhe deu de presente um exemplar de sua exortação apostólica Evangelii Gaudium em inglês, e uma medalha.

“É o símbolo do anjo da paz que destrói o espírito maligno da guerra”, disse o Pontífice ao entregar o presente. “Pensei em ti, que és um anjo de paz”, acrescentou.

Abbás foi recebido pelo Pontífice na mesma semana em que a Santa Sé comunicou que reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina após a assinatura do Acordo sobre a atividade da Igreja Católica nessa nação.

Sobre o encontro entre Abbas e o Papa, a Sé Apostólica emitiu um comunicado informando que “durante as conversações, desenvolvidas em uma atmosfera cordial, expressou-se uma grande satisfação pelo consenso alcançado sobre o texto de um acordo global entre as partes relativo a alguns aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja Católica na Palestina e que será assinado em um futuro próximo”.

Na reunião, que durou 20 minutos, o Papa e o mandatário palestino conversaram também sobre o processo de paz com o Israel “com a esperança de que se reatem as negociações diretas entre as partes para encontrar uma solução justa e duradoura ao conflito, reiterando o desejo de que, com o apoio da comunidade internacional, os israelenses e os palestinos tomem com determinação decisões audazes a favor da paz”.

O texto assinala finalmente que também falaram sobre o conflito no Oriente Médio, reafirmando a “importância da luta contra o terrorismo” e ressaltando “a necessidade do diálogo interreligioso”.

Logo a reunião com o Santo Padre, o presidente Palestino se encontrou com o Cardeal Secretário de estado, Pietro Parolin, junto do Arcebispo Paul Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

No último 8 junho de 2014, logo depois de sua viagem à Terra Santa, o Papa Francisco organizou um encontro de oração pela paz e conseguiu reunir o então presidente israelense, Shimon Peres, e Mahmoud Abbas.

Em um comunicado feito público no domingo, o mandatário palestino afirmou que “nossa Terra Santa se converteu em um reduto de virtude para todo mundo. Palestina não é uma terra de guerra, mas uma terra de santidade e virtude, como Deus queria que fosse”.

No texto também agradece ao Papa Francisco e à Igreja pela canonização das duas religiosas palestinas elevadas aos altares este domingo em Roma: Maria Alfonsina Danil Ghattas, fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Rosário de Jerusalém; e Maria de Jesus Crucificado, religiosa professa da Ordem das Carmelitas Descalças; as primeiras santas de Terra Santa de língua árabe.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 20 Mai. 15 (ACI) .- Nesta quarta-feira, 20, a Santa Sé divulgou três nomeações episcopais para o Brasil. O Papa Francisco nomeou como bispo da diocese de Garanhuns (PE) o padre Paulo Jackson Nóbrega de Souza do clero de Patos (MG). Aceitando o pedido de renúncia de Dom Alcimar Caldas Magalhães, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, o Papa nomeou Dom Adolfo Zon Pereira (como bispo de Alto Solimões (AM), onde já exercia a função de coadjutor. Francisco também acolheu o pedido de Dom Diamantino Prata de Carvalho de poder contar com um coadjutor na diocese de Campanha (MG), nomeando para o cargo Dom Pedro Cunha Cruz, até então bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Abaixo a biografia dos três prelados divulgadas hoje pela Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB):

Padre Paulo Nóbrega

Nasceu em 17 de abril de 1969, em São José de Espinharas (PB). Cursou Filosofia no Instituto de Teologia de Recife e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Foi ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993. Em sua caminhada sacerdotal, padre Paulo Jackson atuou como administrador de diversas paróquias da diocese de Patos e pároco da paróquia Santo Antônio. Exerceu as funções de reitor do Seminário Propedêutico, coordenador diocesano de pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Possui mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Desde 2012, mora em Belo Horizonte, onde exerce a função de professor da Sagrada Escritura. É também formador do Seminário Teológico da diocese de Patos e administr ador paroquial da paróquia Senhor Bom Jesus do Horto. Ele sucede Dom Fernando José Monteiro Guimarães, nomeado pelo Papa como Ordinário Militar para o Brasil em agosto de 2014.

Dom Pedro Cruz

Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 16 de junho de 1964. Foi ordenado presbítero em 1990, e nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, em 2008. Em sua missão episcopal, Dom Pedro exerceu a função de delegado do regional Leste 1, presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), bispo referencial das Pastorais Sociais e referencial pela Pastoral Carcerária do Regional Leste 1. Seu lema é “Servo de Jesus Cristo” (Rm 1,1)

Dom Adolfo Zon

É natural de Orense, Espanha. Nasceu em 23 de janeiro de 1956. É religioso da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1986. É formado em Teologia pela Universidade de Comillas de Madri (Espanha), com mestrado em andamento em Teologia Pastoral na Universidade de Salamanca. No início de sua trajetória presbiteral, padre Adolfo exerceu atividades na Pastoral da Juventude da arquidiocese de Pamplona na Espanha. Também foi co-pároco na paróquia São Francisco Xavier (1988-1992) e ecônomo da comunidade xaveriana, no mesmo país.

Em 1993, mudou-se para o Brasil, onde iniciou estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, na diocese de Abaetetuba (PA), na qual também exerceu durante anos diferentes atividades pastorais, entre elas, foi membro do Conselho Regional da Cáritas do Norte 2 da CNBB, assessor na formação de leigos na Escola de Fé e Política, diretor da Escola Diocesana de Evangelizadores, vice-regional dos missionários xaverianos, de 2005 a 2010. Seu lema é “E eis que deixaram tudo e o seguiram”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VATICANO, 18 Mai. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- Na manhã de ontem, diante de milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, o Papa Francisco canonizou quatro religiosas, duas delas palestinas de língua árabe. O Santo Padre explicou durante a homilia qual é o segredo dos Santos.

O Papa ingressou no livro dos santos as beatas Maria Alfonsina Danil Ghattas, fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Rosário de Jerusalém e Maria de Jesus Crucificado, religiosa professa da Ordem das Carmelitas Descalças, as primeiras santas árabe-Palestinas. Junto a elas, foram canonizadas também a francesa Joana Emília de Villeneuve e a italiana Maria Cristina Brando da Imaculada Conceição.

Em sua homilia o Pontífice afirmou “Este é o segredo dos santos: Viver em Cristo, unidos a Ele como os ramos à videira, para dar muito fruto. E este fruto não é outra coisa senão o amor. Este amor resplandece no testemunho da Irmã Joana Emília de Villeneuve, que consagrou a sua vida a Deus e aos pobres, aos doentes, aos encarcerados, aos explorados, tornando-se para eles e para todos um sinal concreto do amor misericordioso de Deus”.

O Santo Padre disse: “Permanecer no amor: Isto fez também Irmã Maria Cristina Brando. Ela foi completamente conquistada pelo amor ardente pelo Senhor; e pela oração, pelo encontro coração a coração com Jesus ressuscitado, presente na Eucaristia, recebia a força para suportar os sofrimentos e doar-se como pão partido a tantas pessoas afastadas de Deus e famintas de um amor autêntico”.

O Papa Francisco remarcou: “Um aspecto essencial do testemunho a ser dado do Senhor ressuscitado é a unidade entre vós, seus discípulos, à imagem daquele amor que subsiste entre Ele e o Pai”.

“Deste amor eterno entre o Pai e o Filho, que se derrama em nós por meio do Espírito Santo, ganha força a nossa missão e a nossa comunhão fraterna; disto brota sempre novamente a alegria de seguir o Senhor no caminho da sua pobreza, da sua virgindade e da sua obediência; e este mesmo amor chama a cultivar a oração contemplativa”, expressou o Pontífice.

“Algo que precisamente experimentou de modo sublime a Irmã Maria de Jesus Crucificado, humilde e iletrada, soube dar conselhos e explicações teológicas com extrema clareza, fruto do diálogo contínuo com o Espírito Santo. A docilidade ao Espírito Santo a fez também instrumento de encontro e de comunhão com o mundo muçulmano”, afirmou o Papa em sua homilia.

“Também irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas compreendeu bem o que significa irradiar o amor de Deus no apostolado, tornando-se testemunha de brandura e de unidade. Esta Santa nos oferece um claro exemplo da importância de sermos responsáveis uns pelos outros, de viver ao serviço do outro”.

Neste sentido, o Pontífice sublinhou a importância de “permanecer em Deus e no seu amor, para anunciar com a palavra e a vida a ressurreição de Jesus, testemunhando a unidade entre nós e a caridade para com todos”, isto fizeram as quatro santas hoje proclamadas”.

O Santo Padre assegurou: “O exemplo destas mulheres interpela a nossa vida cristã e nos questiona sobre a nossa capacidade de semear na família, no ambiente de trabalho, em minha comunidade, a semente daquela unidade que Ele nos deu fazendo-nos participar da vida trinitária”.

Na homilia o Papa Francisco explicou o que significa fazer parte dos Doze apóstolos: “Significa ser testemunha da ressurreição de Jesus. E a missão de anunciar a Cristo ressuscitado não é individual: deve ser vivida em modo comunitário, com o Colégio Apostólico e com a comunidade”.

Os Apóstolos “são testemunhas” da ressurreição de Jesus e graças a eles “muitos acreditaram”.

“Também nós, hoje, fundamos nossa fé no Senhor ressuscitado, no testemunho dos apóstolos chegado até nós mediante a missão da Igreja. A nossa fé está firmemente ligada ao seu testemunho como a uma corrente ininterrupta desdobrada no decorrer dos séculos não somente pelos sucessores dos Apóstolos, mas por gerações e gerações de cristãos”, sublinhou o Pontífice.

Portanto, “cada discípulo de Cristo é chamado a se tornar testemunha da sua ressurreição, sobretudo naqueles ambientes humanos onde é mais forte o esquecimento de Deus e a perda do homem”.

O Santo Padre concluiu sua homilia dizendo aos peregrinos: “Voltando para casa, levemos conosco a alegria deste encontro com o Senhor ressuscitado; cultivemos no coração o compromisso para viver no amor de Deus, permanecendo unidos a Ele e entre nós, e seguindo as pegadas destas quatro mulheres, modelos de santidade, que a Igreja convida a imitar”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


AMÉRICA 









SAN SALVADOR, 20 Mai. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- Dom Óscar Arnulfo Romero, Arcebispo de São Salvador (El Salvador) será beatificado no próximo dia 23 de maio, 35 anos após o seu assassinato por ódio à fé. Poucos anos depois do seu martírio, São João Paulo II pediu que a memória do “protetor e venerado” Prelado salvadorenho seja respeitada e não manipulada por interesses ideológicos.

São João Paulo II, durante a homilia numa visita a São Salvador em 1983, em meio de um país destruído pela violenta guerra civil na que participaram grupos políticos da esquerda e da direita, recordou: “Com o sangue de Cristo podemos vencer o mal com o bem. O mal que penetra nos corações e nas estruturas sociais”.

“O mal que divide os homens e semeou o mundo de sepulcros com as guerras, com essa terrível espiral de ódio que arruína, aniquila, de maneira tétrica e insensata”.

“Quantos lares destruídos! Quantos refugiados, exilados e deslocados! Quantas crianças órfãs! Quantas vidas nobres, inocentes, destruídas cruel e brutalmente! Também de sacerdotes, religiosos, religiosas, de fiéis servidores da Igreja”, lamentou o santo polonês.

O Papa Peregrino recordou então o testemunho do ‘Pastor zeloso e venerável’, arcebispo deste ‘rebanho’, Dom Óscar Arnulfo Romero, quem lutou pelo fim da violência e por estabelecer a paz, da mesma maneira que lutaram seus irmãos no Episcopado”.

O Papa João Paulo II encorajou: “Ao recordá-lo, peço que sua memória seja sempre respeitada e que nenhum interesse ideológico pretenda instrumentalizar seu sacrifício de Pastor entregado ao seu rebanho”.

Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, enquanto celebrava Missa na capela do hospital “La Divina Providencia’, em São Salvador. Em 2010, o então presidente de El Salvador Mauricio Funes reconheceu, em nome do Estado: “Dom Romero foi vítima da violência ilegal executada por um esquadrão da morte”.

Na manhã do dia 3 de fevereiro deste ano, o Papa Francisco, em audiência privada com o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, aprovou a divulgação do decreto que reconhecia o martírio do Arcebispo salvadorenho.

Apesar de que, depois do seu falecimento diversos teólogos marxistas da libertação declarassem que Dom Romero compartilhava suas posturas teológicas, o seu secretário pessoal, Monsenhor Jesús Delgado, descartou tal afiliação.

Em declarações ao Grupo ACI em fevereiro de 2015, Monsenhor Delgado recordou: “Quando escrevi sobre a sua vida fui revisar sua biblioteca. Evidentemente, os teólogos da libertação o visitavam e sempre lhe deixavam um livro marxista, mas estes livros nunca foram tocados, nunca os abriu, jamais os usava, nunca os consultou”.

“E, pelo contrário, todos os seus livros dos Padres da Igreja estavam muito manuseados e eram a fonte da sua inspiração”, assegurou seu secretário.

Aliás Dom Romero teve um grande carinho e proximidade pelo fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá de Balaguer, desde que se conheceram em 1974, em Roma.

Falecido o fundador do Opus Dei no ano seguinte, Dom Óscar Romero, então Arcebispo de São Salvador, escreveu uma carta ao Papa Paulo VI pedindo sua beatificação, assegurando: “Sou profundamente agradecido a estes sacerdotes membros da Obra, aos quais confiei com muita satisfação a direção espiritual de minha própria vida e a de outros sacerdotes”, concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL 









CAMPINAS, 19 Mai. 15 (ACI) .- A partir das 22h, desta terça-feira, 19 de maio, a Rede Século 21 exibe a Premiação Técnica do Troféu Louvemos o Senhor. Das 32 categorias da 7ª Edição do maior Prêmio Nacional da Música Católica, os premiados de 15 categorias serão anunciados. A entrega da estatueta do Troféu para estas categorias e a Premiação Artística acontecerão no dia 27 de maio, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelas TVs e Rádios de inspiração católica para todo o Brasil.

O programa de Premiação Técnica será apresentado pela jornalista Ana Paula dos Santos e pelo cantor Fred Pacheco, da Banda Dom. Durante o evento, muitas atrações musicais farão apresentações especiais, exaltando a qualidade da música católica e o trabalho desenvolvido por todos os profissionais envolvidos.

As categorias do campo Técnico e Instrumental que serão premiadas estão divididas em dois grupos, as indicadas pelo júri: Álbum Alternativo, Melhor Gravação Álbum, Melhor Produtor, Melhor Arranjador, Melhor Projeto Gráfico, Clipe do Ano, Melhor Gravação DVD, Diretor de DVD, Diretor de Clipe, e as categorias de votação popular: Cantor de Banda, Cantora De Banda, Melhor Guitarrista, Melhor Baixista, Melhor Baterista e Melhor Tecladista.

Confira abaixo os artistas que estão concorrendo nas 15 categorias de Premiação Técnica da 7ª Edição do Troféu Louvemos o Senhor, organizados de acordo com a forma de Votação:



Categorias indicadas pelo júri: 



ÁLBUM ALTERNATIVO

Banda Divina Luz – Álbum: Divina Luz – Ao vivo JMJ Rio – Atração Fonográfica

Brais Oss – Álbum: Som do Céu – Canção Nova

Comunidade Católica Shalom – Álbum: Cantai a Deus com alegria – Edições Shalom

Diego Fernandes – Álbum: Quero um amor de verdade – Atração Fonográfica

Nilton Jr – Álbum: Nilton Junior em Español – Independente



MELHOR GRAVAÇÃO ÁLBUM

Álbum: Adorando com os Anjos – Ministério Excelsis – Associação do Senhor Jesus

Álbum: Ana Gabriela – Ana Gabriela –Edições Shalom

Álbum: Cantai a Deus com Alegria – Comunidade Católica Shalom – Edições Shalom

Álbum: Cartas ao Remetente – Rosa de Saron – Rosa de Saron Produções Artísticas

Álbum: Respirar – Gil Monteiro – Ao Vivo – Independente



MELHOR PRODUTOR

André Cavalcante – Álbum: Inabalável – Ítalo Villar – Átrio Produtora

Guilherme de Sá e Ricardo Domingues – Álbum: Cartas ao Remetente – Rosa de Saron – Rosa de Saron Produções Artísticas

Pedro Veiga – Álbum: Ana Gabriela – Ana Gabriela –Edições Shalom

Pedro Veiga – Álbum: Cantai a Deus com Alegria –Comunidade Católica Shalom – Edições Shalom

Pedro Veiga – Álbum: Desperta – Davidson Silva – Edições Shalom



MELHOR ARRANJADOR

Pedro Veiga – Álbum: Ana Gabriela – Ana Gabriela – Edições Shalom

Marcelo Duarte – Álbum: Quero um Amor de Verdade – Diego Fernandes – Atração Fonográfica

Banda Iahweh – Álbum: Deserto – Iahweh – Codimuc

André Luiz Rocha Cavalcante – Álbum: Inabalável – Ítalo Villar – Independente

Wallace Rangel – Álbum: Mais que vencedores – Ministério Haguidéni – Independente



MELHOR PROJETO GRÁFICO

Daniel Machado – Álbum: Levar Teu Nome – Single Core – Atração Fonográfica

Dedrinkson Adame – Álbum: Gratidão – Rezza –Independente

Lize Borba e Bruno Camurati – Álbum: Desfarsa – Bruno Camurati – Laboratório Coletivo

Quartel Designer – Álbum: Teu Avivamento – Ministério Vida e Comunhão – Paulinas – COMEP

Rodrigo Silva – Álbum: A Caminhada – Unidade 2 – SDR Produções e Eventos



CLIPE DO ANO

Gabriela Carvalho – Defendei-nos no Combate

Iahweh – Deserto

Missionário Shalom – Agora Te Vejo

Rosa de Saron – Cartas ao Remetente

Thiago Brado – Verdades do Tempo



MELHOR GRAVAÇÃO DVD

Adriana Arydes – Adriana – Ao Vivo – Paulinas – COMEP

Banda Dominus – Dominus 25 Anos – MX7 Produções e Eventos

Hava – Marcas Eternas – Independente

Márcio Pacheco – Márcio Pacheco – 20 Anos de Adoração – Atração Fonográfica

Maria do Rosário – Força da Minha Fraqueza – Especial 20 Anos de Carreira – Associação do Senhor Jesus



DIRETOR DE DVD

Anselmo Troncoso – Banda Dominus – Dominus 25 Anos – MtX7 Produções e Eventos

Jean Emer – Hava – Marcas Eternas – Independente

Adriana Araújo – Maria do Rosário – Força da Minha Fraqueza – Especial 20 Anos de Carreira – Associação do Senhor Jesus

Maurício Valim – Márcio Pacheco – Márcio Pacheco – 20 Anos de Adoração – Atração Fonográfica

Nilton Batata – Nilton Batata – Nilton Batata e Equipe Lugar Seguro Ao Vivo – Independente



DIRETOR DE CLIPE

Wilde Fábio – Ana Gabriela – Vou me Entregar

Lize Borba e Mariana Moraes – Iahweh – Deserto

Adriana Araújo – Maria do Rosário – Deus te Ama, Deus te Cura

Wilde Fábio – Missionário Shalom – Uma Revolução

Rafael A. Daniel – Unidade 2 – Pai



Categorias de Votação Popular:



CANTOR DE BANDA

Eden Guerra – Banda Divina Luz – Álbum: Divina Luz Ao Vivo – Atração Fonográfica

Léo Rabello – Banda Dominus – Álbum: Dominus 25 Anos – MX7 Produção e Eventos

Vagner Lacerda – Banda Shekinah – Álbum: Shekinah 20 Anos – Independente

Thayronne de Matos Gomes -Banda Sillence – Álbum: O Dia Vence a Noite – Independente

Caio Viana – Código Divino – Álbum: Alvo Blindado – Independente

Cristiano Fernandes – Ebrom – Álbum: Fé Inabalável – Atração Fonográfica

Jean Emer – Hava – Álbum: Marcas Eternas – Independente

Rodrigo Goes “Bira” – Lírios do Vale – Álbum: Testemunho Cantado – Independente

Júlio Neto – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa – Independente

Padre Pedro Mariano – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa –Independente

Júlio César – Ministério Excelsis – Álbum: Adorando com os Anjos – Associação do Senhor Jesus

Leonardo Rodrigues – Ministério Nome Santo – Álbum: Fogo – Independente

Jô D´Melo – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento – Paulinas – COMEP

Alci Filho – Missão God´s People – Álbum: #NovosPassos – Independente

Valdinei Guimarães – Rezza – Álbum: Gratidão – Independente

Guilherme de Sá – Rosa de Saron – Álbum: Cartas ao Remetente – Rosa de Saron Produções Artísticas LTDA

Elizandro Barro Sfreddo – Single Core – Álbum: Levar Teu Nome – Atração Católica

Leandro Rodrigues – Unidade 2 – Álbum: A Caminhada – SDR Produções Artísticas



CANTORA DE BANDA



Danúbia do Menino Jesus – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa – Independente

Tatiana Clementino – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa –Independente

Jacqueline Souza -Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento – Paulinas – COMEP

Nery Melo – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento – Paulinas – COMEP

Vânia Dornelas – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento – Paulinas – COMEP



MELHOR GUITARRISTA

Caoj – Banda Divina Luz – Álbum: Divina Luz Ao Vivo – Atração Fonográfica

Clei Lorede – Banda Dominus – Álbum: Dominus 25 Anos –MX7 Produção e Eventos

Allysson Silva – Banda Luminus – Álbum: Basta Querer –Independente

André Cavalcante – Comunidade Católica Shalom – Álbum: Cantai a Deus com Alegria –Edições Shalom

Edison Rodrigues – Ebrom – Álbum: Fé Inabalável – Atração Fonográfica

Robson de Oliveira Pereira – Hava – Álbum: Marcas Eternas – Independente

Marcello Martins “Tchello” – Lírios do Vale – Álbum: Testemunho Cantado – Independente

Henrique Garcia – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa –Independente

Wallace Rangel – Ministério Haguidéni – Álbum: Mais que Vencedores – Independente

Bruno Graças – Ministério Nome Santo – Álbum: Fogo – Independente

Léo Ferreira – Ministério Sacrosanctum – Álbum: Em Tua Presença – Prince Studio

Willy Anthony – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento –Paulinas – COMEP

Ederson Farley – Rezza – Álbum: Gratidão – Independente

Eduardo Faro – Rosa de Saron – Álbum: Cartas ao Remetente – Rosa de Saron Produções Artísticas LTDA

Gupe Munhoz – Unidade 2 – Álbum: A Caminhada – SRD Produções Artísticas



MELHOR BAIXISTA

Viny Terra Nova – Banda Dominus – Álbum: Dominus 25 Anos – MX7 Produção e Eventos

Lucio Lelis – Banda Luminus – Álbum: Basta Querer – Independente

Augusto Dosso -Hava – Álbum: Marcas Eternas –Independente

Beto Marques – Lírios do Vale – Álbum: Testemunho Cantado – Independente

Juninho Matsuyama -Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa – Independente

Ricardo Mendes – Ministério Haguidéni – Álbum: Mais que Vencedores – Independente

Vinicius Carregal – Ministério Nome Santo – Álbum: Fogo – Independente

Yago Gomes – Ministério Sacrosanctum – Álbum: Em Tua Presença – Prince Studio

Juliano Pires – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento –Paulinas – COMEP

Rogério Feltrin – Rosa de Saron – Álbum: Cartas ao Remetente – Rosa de Saron Produções Artísticas LTDA

Gabriel Coelho – Single Core – Álbum: Levar Teu Nome – Atração Fonográfica

Lucas Rodrigues – Unidade 2 – Álbum: A Caminhada – SDR Produções Artísticas

MELHOR BATERISTA

Robson Cardoso – Banda Dominus – Álbum: Dominus 25 Anos – MX7 Produção e Eventos

Luiz Felipe Salles -Banda Shekinah – Álbum: Shekinah 20 Anos –Independente

Igor Monteiro -Ebrom – Álbum: Fé Inabalável – Atração Fonográfica

Junior Emer – Hava – Álbum: Marcas Eternas – Independente

Gerson Reyes – Lírios do Vale – Álbum: Testemunho Cantado – Independente

Cayan Vieira – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa – Independente

Wander Mello – Ministério Haguidéni – Álbum: Mais que Vencedores – Independente

Júlio Cesar – Ministério Nome Santo – Álbum: Fogo – Independente

Mateus Viana – Ministério Sacrosanctum – Álbum: Em Tua Presença – Prince Studio

Eduardo Mendes – Ministério Vida e Comunhão – Álbum: Teu Avivamento – Paulinas – COMEP

Grevão – Rosa de Saron – Álbum: Cartas ao Remetente –Rosa de Saron Produções Artísticas LTDA

Jefy – Single Core – Álbum: Levar Teu Nome – Atração Católica

Renato Kino – Unidade 2 – Álbum: A Caminhada – SRD – Produções Artísticas



MELHOR TECLADISTA

Pedro Veiga – Comunidade Católica Shalom – Álbum: Cantai a Deus com Alegria –Edições Shalom

Carina Scuoteguazza – Fé Maior – Álbum: Fé Maior – Independente

Leandro Santana – Lírios do Vale – Álbum: Testemunho Cantado – Independente

Leandro Rodrigues – Louvor Eucarístico – Álbum: O Dia – Independente

Eduardo Cruz – Ministério Aliança de Misericórdia – Álbum: É Tempo de Festa –Independente

Rhamon Macedo – Rezza – Álbum: Gratidão – Independente

Diego Soares – Unidade 2 – Álbum: A Caminhada – SRD Produções Artísticas



voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO 









ROMA, 19 Mai. 15 (ACI) .- Milhares de pessoas fugiram da cidade iraquiana de Ramadi, localizada a cem quilômetros oeste de Bagdá, depois do ataque de militantes do Estado Islâmico (ISIS), grupo terrorista de maioria sunita conhecido por executar e escravizar todas as pessoas que não aceitem submeter-se ao Islã. Entre as pessoas que figuram existe famílias cristãs, pois “sabem o destino fatal que os espera se permanecem em Ramadi”.

Ramadi é a capital da província de Anbar e foi abandonada pelo exército iraquiano depois de intensos combates com os jihadistas que na sexta-feira passada tinham tomado uma parte da cidade.

“Ramadi está em queda”, disse Muhannad Haimour, porta-voz do governo da província de Anbar. “A cidade foi completamente invadida, os militares estão fugindo”, indicou.

Segundo a Assist News Service, entre as pessoas que figuram existe famílias cristãs, pois “sabem o destino fatal que os espera se permanecem em Ramadi”.

O ISIS obteve nesta cidade a sua primeira grande conquista militar de 2015, depois de perder a cidade iraquiana de Tikrit, em abril deste ano.

O exército iraquiano está formado principalmente por muçulmanos xiitas e desde o surgimento do ISIS, conta com o apoio de militares desta corrente islâmica e da aliança liderada pelos Estados Unidos. Ramadi é uma cidade de maioria de muçulmanos sunitas e um lugar estratégico para o Estado Islâmico, cujo objetivo é conquistar a totalidade do Iraque e da Síria e estabelecer ali um Califado, ou seja, um território controlado pelo ISIS sob a lei Sharia, que pune com pena de morte a prática de outras religiões.

Desde agosto de 2014, os cristãos e outras minorias religiosas tiveram que abandonar as cidades invadidas pelo ISIS, entre elas Mosul –a segunda cidade mais importante do Iraque- e Qaraqosh, uma das cidades de tradição cristã mais antiga do país. Centenas de milhares destas pessoas estão refugiadas principalmente em Erbil, capital do Curdistão iraquiano, onde os militares curdos resistem o avanço dos terroristas. 

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


RIO DE JANEIRO, 17 Mai. 15 (ACI) .- “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” é o tema do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, dia 17 de maio, pela Igreja em todo o mundo. Em sintonia com as reflexões do Sínodo da Família, o Papa Francisco trata neste ano das mudanças culturais, ressaltando os seus diversos aspectos e seu envolvimento com a comunicação.

Esta celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Um dos destaques da mensagem deste ano foi citar a família como “ventre” maternal das pessoas nesse mundo, onde é possível ter a experiência do encontro das diferenças na gratuidade do amor. O texto também aborda a forma como os meios de comunicação social falam da família. Muitas vezes, apresentam-na como um modelo abstrato a aceitar ou rejeitar, e não como uma realidade concreta a ser vivida.

“A família mais bela, que é protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”, escreve o Papa.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CONTROVÉRSIA 









LOS ANGELES, 18 Mai. 15 (ACI) .- Um estudo realizado recentemente pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (Estados Unidos), revelou que o uso da pílula anticoncepcional pode debilitar certas áreas do cérebro das mulheres e prejudicar o seu funcionamento.

Publicado na edição de abril da revista científica Human Brain Mapping, o estudo mediu a grossura cortical no cérebro de 90 mulheres: 44 consumiam anticoncepcionais orais e 46 seguiam o método natural do ciclo menstrual.

A pesquisa demonstrou que o uso de anticoncepcionais orais está significativamente ligado à diminuição de duas áreas do cérebro: o córtex orbito frontal lateral e o córtex cingulado posterior.

O córtex orbito frontal lateral está relacionado à regulação emocional e outras respostas, enquanto o córtex cingulado posterior regula o pensamento interior-dirigido, como por exemplo as lembranças.

Apesar da pesquisa medir apenas a estrutura do cérebro, os resultados sugerem que poderia existir, além disso, possíveis efeitos sobre o comportamento.

"Algumas mulheres experimentam efeitos colaterais emocionais negativos ao fazer uso de pílulas anticoncepcionais de forma oral, apesar de que alguns estudos científicos demonstrem que estes efeitos são de caráter misto", afirmou Nicole Petersen, formada em neurociência na UCLA e principal autora do estudo, em declarações ao portal de notícias The Huffington Post.

"É possível que a mudança no córtex orbito frontal lateral possa estar relacionada às mudanças emocionais que algumas mulheres experimentam ao tomar anticoncepcionais", indicou Petersen.

Pelo fato de que este estudo seja um dos primeiros de seu tipo sobre efeitos da pílula anticoncepcional na estrutura do cérebro, ainda é difícil para os cientistas tirar conclusões definitivas.

Entretanto, Larry Cahill, professor de neurobiologia e comportamento na Universidade de Califórnia em Irvine e Coautor do estudo, assinalou: “Apesar de que o interesse pela relação entre os hormônios sexuais e a estrutura do cérebro tenha aumentado nos últimos anos, surpreende a falta de investigação sobre o tema, considerando o longo período que a pílula já está no mercado”.

"Poderíamos pensar que depois de 50 anos, e centenas de milhões de mulheres que ingeriram a pílula, deveria existir uma longa e consistente lista de evidências sobre o tema, mas não existe quase nada", disse Cahill ao Grupo ACI. "Isto é realmente incrível", acrescentou.

“Este estudo levanta questões de investigação para o futuro, importantes para milhões de mulheres que usam anticoncepcionais orais todos os dias”, diz Cahill.

Desafiar as hipóteses foi um obstáculo no caminho do professor Cahill e da sua equipe no momento de querer publicar as descobertas, pois foram tratados como "alarmistas". Entretanto, como cientista, Cahill acredita que é importante continuar a pesquisa sobre potenciais efeitos positivos, negativos ou neutros de um medicamente usado por milhões de mulheres durante um período longo de suas vidas.

"Se conheço uma mulher que toma a pílula ou se minha filha quer começar a utilizá-la, é lógico que eu desejo me informar e não ignorar por completo alguns dos seus efeitos", concluiu Larry Cahill.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


HAVANA, 20 Mai. 15 (ACI/EWTN Noticias) .- No último domingo, 17 de maio, 60 mulheres membros do grupo Damas de Branco e outros 30 opositores pacíficos foram repreendidos depois de participar da Missa na Igreja de Santa Rita, em Havana (Cuba), denunciou a divergente Martha Beatriz Torre em sua conta de Twitter.

Segundo informaram diversos meios de comunicação, entre as mulheres detidas estava a líder das Damas de Branco, Berta Soler; seu esposo e ex-prisioneiro do chamado Grupo dos 75, Ángel Moya; o diretor de Estado de Sats, Antonio Rodiles, e o jornalista Yuri Roca.

Segundo informou o Jornal de Cuba, a opositora Ailer González denunciou que os agentes da Segurança do Estado deslocaram um expressivo grupo de policiais também em domingos anteriores.

González indicou que “várias Damas de Branco foram maltratadas durante a sua detenção E os ativistas que acompanhavam as mulheres foram violentamente presos e transportados em caminhões policiais e em carros protegidos ao Vivac, um centro de processamento penitenciário.

Para concluir, o líder da União Patriótica de Cuba (UNPACU), Daniel Ferrer, denunciou também que em Santiago de Cuba foram detidas 13 membros da organização feminina ‘Cidadãs pela Democracia’, quando voltavam do Santuário da Virgem da Caridade do Cobre.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARIS, 19 Mai. 15 (ACI) .- Em resposta à ordem emitida pelo Tribunal Administrativo de Rennes (norte da França) que decretou a remoção da cruz que está encima da estátua do canonizado Pontífice na praça João Paulo II em Ploërmel, um grupo lançou uma campanha para recolher assinaturas com a finalidade de defender a imagem.

A ordem do Tribunal surge do agrupamento trotskista Federação de Livre Pensamento de Morbihan, que assinala: “A cruz na estátua atenta contra a lei de 1905 que esclarece a separação entre a Igreja e o Estado”.

Conforme esta lei, não se deve colocar nenhum sinal religioso como emblema nos monumentos ou em qualquer espaço público. O único lugar permitido são os lugares de culto, cemitérios ou museus.

Embora este grupo trotskista considere João Paulo II um personagem histórico e político, pediram eliminar a cruz e o arco que rodeia a estátua argumentando que são símbolos religiosos ostentosos. Os membros do Tribunal aprovaram a eliminação da cruz e disseram que se não for retirada dentro de seis meses, a imagem inteira será removida.

A estátua foi erguida em 2006 em Ploërmel por ordem do então prefeito, Paul Anselin. O escultor russo Zourab Tsereteli é o autor da figura de bronze de João Paulo II, a imagem mede oito metros de altura e é circuncidada por um arco sobre o qual está uma cruz.

O prefeito de Ploërmel, Patrick Le Diffon, assinalou ao jornal francês, Breizh-info: “A cruz é parte do trabalho do escultor e que o escultor, invocando a lei de propriedade intelectual, não estaria a favor de nenhuma mudança porque considera que o arco e a estátua se complementam. Se a cruz não pode separar-se da estátua, então todo o monumento será retirado”.

Tanto o atual prefeito como o antigo estão contra a ordem emitida pelo Tribunal. “Temos diante nossos olhos leigos atrasados! A estátua de João Paulo II é uma homenagem, pois ele foi um ‘’gigante da história’, derrotou o comunismo. Em vez de atacar-nos, estas pessoas devem ser mais tolerantes e abertas. Existem muitas cruzes nos monumentos de guerra por toda a França e ninguém pensa em retira-las! ”, comentou o ex-prefeito Pablo Anselin.

Por sua parte, o atual prefeito Diffon também expressou seu desejo de não render-se diante da ordem emitida pelo Tribunal e afirma: “João Paulo II “não era somente um homem da Igreja, mas também um homem do estado, pois lhe concederam a honra de estar na praça pública”. 

Após a canonização do Papa João Paulo II, o conselho municipal decidiu batizar novamente a praça de São João Paulo II.

Na opinião de alguns cidadãos franceses, a eliminação da cruz alimentaria a cristãofobia que existe na França evidenciada atualmente na profanação de tumbas em Castres, no roubo do Santíssimo em Ars nas tentativas de ataque às Igrejas em Paris.

Salvemos a estátua!

Em resposta a esta ordem decretada pelo Tribunal de Rennes, Jozsef Michl, o prefeito de Tata, uma cidade localizada no nordeste de Budapest (Hungria), propôs a Diffon esta semana trasladar o monumento à cidade húngara: “Se a França, o país da liberdade, não quer a estátua, nós estaremos muito contentes de tê-la aqui na nossa cidade”, declarou à imprensa francesa. “É revoltante que isto aconteça no século XXI, como se houvesse um problema com as raízes cristãs da Europa", acrescentou. 

Uma plataforma cidadã lançou ainda a campanha para recolher assinaturas nomeada “Não toquem o meu Papa” (Touche pas à mon pape!). Este grupo quer formar uma cadeia humana para defender este patrimônio. “Se hoje o governo elimina a estátua de um Papa, amanhã o governo destruirá as cruzes! ”, assinalam na página web.

“É nosso dever preservar sua memória. Não só de nosso passado, mas também do nosso futuro, diante de tantas perseguições que existem no mundo contra a religião católica”, indicam.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA 









ROMA, 19 Mai. 15 (ACI) .- “O Senhor passou de verdade pela nossa casa”, afirmou o Pe. Sebastiano ao lembrar da vida dos seus pais, Domenica e Sergio Bernardini, um matrimônio católico com dez filhos –oito deles seguiram a vida consagrada–, e cuja heroicidade de virtudes foi reconhecida no último 6 de maio pela Santa Sé.

Este casal humilde do município de Pavullo, na província do norte da Modena (Itália), se casaram no dia 20 de maio de 1914. No seu primeiro casamento Sergio teve três filhos; mas uma doença causou a morte da sua esposa, dos seus filhos, do seu pai e sua mãe em 1912. Ele ficou sozinho e viajou aos Estados Unidos para trabalhar em uma mina, mas um ano depois voltou a Itália, pois temia perder a fé nesse ambiente.

Quando voltou a Itália, a vida cristã de Sergio questionou o pároco que lhe disse que pensara na vida sacerdotal, mas ele não se sentia chamado a esta vocação pois desejava formar uma segunda família, possivelmente numerosa. Por sua parte, Domenica Bedonni desejava ser religiosa, mas aos 23 anos optou pela vocação à vida matrimonial e rezava para ter pelo menos uma filha religiosa e um filho sacerdote.

Se conheceram e logo se casaram. O Pe. Sebastiano afirmou que uma das coisas que mais lembra dos seus pais é sua vida de sacrifício, sua grande fé e o amor que estes Servos de Deus demonstravam e refletiam em seus olhares.

Domenica e Sergio estiveram casados durante 52 anos e tiveram dez filhos: oito mulheres e dois homens. Seis filhas escolheram a vida religiosa: cinco se consagraram na Congregação das Irmãs Paulinas e uma na Ordem do Bom Pastor. Os dois filhos são sacerdotes, um deles é o Bispo Emérito de Smirne (Itália), Dom Giuseppe Germano Bernardini.

“É uma graça enorme, pois todos nós permanecemos fiéis a nossas vocações”, afirmou o Frei capuchino.

E não só incentivaram os seus filhos à vocação religiosa. Apesar das carências, ambos decidem em 1963 ‘adotar’ um seminarista nigeriano, pagando seus estudos em Roma com sua pequena pensão. Atualmente é Arcebispo Emérito de Ibadán (Nigéria, Dom Félix Alaba Adeosin Job).

Depois de 52 anos de casados, Sergio Bernardini falece no dia 12 de outubro de 1966 e em 27 de fevereiro de 1971 morreu a sua esposa. Ambos funerais foram assistidos por uma grande quantidade de fiéis e sacerdotes que falavam da santidade destes esposos.

O processo diocesano deste matrimônio concluiu em 2008, enquanto a causa de beatificação prossegue na Congregação para a Causa dos Santos.

Casais beatos e Santos

Quando o casal Sergio e Domenica Bernardini chegaram aos altares, foram acrescentados à lista de matrimônios reconhecidos como Santos pela Igreja, como por exemplo São Vicente e Santa Valdetrudis, matrimônio católico no século VII e pais de São Landerico, de São Dentellino, de Santa Aldetrudis e de Santa Madelberta.

Os esposos Luigi e Maria Corsini Beltrame Quattrocchi, se casaram em 1905 e foram beatificados por São João Paulo II em 2001.

Além disso, a Igreja espera a próxima canonização dos pais de Santa Terezinha de Lisieux, Louis e Zelie Martin, cuja cerimônia seria em outubro deste ano, mês a ser realizado o Sínodo da Família no Vaticano.

Por sua parte, em 30 de agosto de 2009, depois da Oração do Ângelus dominical, o então Papa Bento XVI exortou os esposos a trabalharem pela sua santidade no matrimônio, afirmando: “São nestes lares onde é preparado o terreno fértil onde florescem e amadurecem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada”, como demonstra o testemunho dos Servos de Deus, Domenica e Sergio Bernardini.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com


Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015