Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





quarta-feira, 29 de abril de 2015

Boa, Janot! Hora de melar o golpe do PT contra a Lava Jato








VEJA

/ Blogs e Colunistas






01/03/2015 às 19:21 \ Brasil, Cultura

Boa, Janot! Hora de melar o golpe do PT contra a Lava Jato




O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, condenou em nota à imprensa as manobras políticas de ‘melação’ da Operação Lava Jato para livrar Lula e Dilma Rousseff. Claro que ele não usou essas palavras, notadamente minhas. As dele são polidíssimas, como requer o decoro.

Na prática, porém, foi isso que fez ao repudiar a tentativa da Controladoria-Geral da União de celebrar acordos de leniência com as empreiteiras do petrolão, à margem da Justiça – um golpe executado via TCU pelo advogado-geral Luís Inácio Adams, para dar às investigações o “outro rumo” anunciado pelo ministro José Eduardo Cardozo aos advogados dos empreiteiros.

(* Entenda passo a passo – AQUI.)

Muito próximo do juiz Sérgio Moro (responsável pela Lava Jato, em Curitiba), o presidente da Associação dos Juízes Federais, Antônio César Bochenek, também já havia condenado a celebração dos acordos entre as empresas acusadas e o governo, porque eles poderiam “invadir a competência do Poder Judiciário e impedir a aplicação de penas por parte da Justiça Federal”.

Procuradores da Lava Jato tiveram de ir ao TCU para explicar aos ministros, com a mesma polidez de Janot, que eles iriam – imagine – interferir indevidamente nas investigações, se aprovassem os acordos da forma tramada no Palácio do Planalto pela ‘família Adams’ do PT.

A nota de Janot veio esclarecer a posição do Ministério Público Federal em relação a todos esses episódios. Enquanto o PT, no afã de blindar Lula e Dilma, oferece a impunidade como suposto remédio para o desemprego, o procurador-geral mostra no último parágrafo que o combate à corrupção é o que oferece as condições para o desenvolvimento econômico e social.

De quebra, ele ainda mostra no penúltimo como “está desconectado da realidade o argumento de que prisões são feitas para forçar pessoas a acordos”, já que dos 13 celebrados, 11 foram feitos com pessoas soltas e os outros dois “com presos que continuam presos”.

Boa, Janot!

*****


O MPF reconhece a competência da CGU para realizar acordos de leniência e pretende caminhar em harmonia com os demais órgãos e poderes da União, conforme ressaltado em recente reunião com o Tribunal de Contas. Contudo, entende o MPF que, a depender do modo de celebração desse tipo de acordo, ele pode ser prejudicial ao interesse público.

O Ministério Público Federal entende que acordos de leniência, assim como os acordos de colaboração, só podem ser celebrados quando estiverem presentes três requisitos cumulativos: reconhecimento de culpa; ressarcimento, ainda que parcial do dano; e indicação de fatos e provas novos.

Sendo necessária a comunicação de fatos novos e a entrega de novas provas sobre crimes, e estando a investigação dos fatos criminosos sendo desenvolvida, em parte, sob sigilo, é possível que a CGU tome, como novos, fatos e provas apresentados pela empresa que já estejam informados e comprovados na investigação.

A análise de conveniência dos acordos passa pela análise da relevância dos fatos e provas informados diante dos atos praticados pela empresa e em relação aos quais ela pede leniência, bem como diante do que já está comprovado na investigação, englobando fatos públicos e sob sigilo.

O MPF não se opõe a um acordo de leniência que cumpra os requisitos legais. Contudo, diante das circunstâncias do caso, parece inviável que a CGU analise se os requisitos estão sendo atendidos.

Dos 13 acordos de colaboração celebrados no âmbito da investigação da Lava Jato, 11 foram feitos com pessoas soltas e os dois restantes foram feitos com presos que continuaram presos, de modo que está desconectado da realidade o argumento de que prisões são feitas para forçar pessoas a acordos.

Embora legítima a preocupação do governo com consequências econômicas e sociais, a maior preocupação deve ser com as consequências econômicas e sociais da corrupção praticada e em desenvolvimento - lembrando que houve práticas corruptas recém descobertas que ocorreram até dezembro de 2014. Conforme a experiência internacional demonstra, quanto menor a corrupção na sociedade, melhores são as condições para o desenvolvimento econômico e social.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República


Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.




Links Patrocinados

Faça o Teste de Inglês e Saiba na Hora qual o seu Nível. Acesse Já!

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA


Nome

Email (não será publicado)







77 Comentários

Flávio - 

18/3/2015 às 10:10

Vamos ver quanto tempo o PT vai demorar pra cooptar mais esse ai.
De qualquer forma, no supremo, já ta tudo garantido com o Dias Toffoli, que casualmente já foi advogado do PT.
Mas claro, isso são só coincidências (me engana que eu gosto), não se pode pré-julgar (hé, vamos ser ingênuos e acreditar na carochinha).

Odilon Rocha - 

9/3/2015 às 22:12

Creio que há aí mais umamanobra diversionista. Se houvesse o acordo de liniência, com as empresas envolvidas, o golpe ficaria muito escancarado.
Aí tem! Não confio, pronto!

Fábio Luís Inaimo - 

3/3/2015 às 10:33

Sei….com essa historinha recente do assalto a casa dele, é confiar desconfiando !!

Pedro Paulo Buchalle - 

3/3/2015 às 9:38

A história da humanidade não conta que países em situação com a do Brasil, no extremo do populismo, e estado de desordem, tenham saído disto para a uma sociedade justa e livre sem guerra e mortes em lutas armadas.

Cesar silva - 

2/3/2015 às 22:00

Ainda duvido do Janot, achei todos os encontros dele além de procastinadores, uma espécie de aviso aos amigos. Vamos ver se estou certo ou não.

Nelson de Souza - 

2/3/2015 às 21:07

O que dá nojo é ter que conviver com essa roubalheira, e os advogados dos ‘Ladrões de Colarinho’, ficarem buscando Fitrúlas Juridicas, para inocentar os anjinhos. Eles tem mais é que queimar nos quintos do inferno. Esse tipo de gente, não merece compaixão.

jtavares - 

2/3/2015 às 20:49

Dizer que o Janot corre risco de vida, qualquer um pode, afinal ela mora no Brasil. Assim, a chance de ele ser assassinado em um ano é de 60.000/200.000.000.
Qualquer retardado sabe calcular essa probabilidade. Por quê o Cardozo não diz QUEM quer matá-lo?

MARAT - 

2/3/2015 às 19:30

.
Não acredito em JANOT, para mim o jogo dele é de cartas marcadas.
.
Acabará em pizza, como sempre.

Giovani Paolo - 

2/3/2015 às 18:40

Janot esta em uma encruzilhada que pode ser boa para nós! Ele sabe que se nao levar adiante tudo isso sua biografia pode ser manchada para sempre na historia do país e vcs sabem acima do dinheiro tem a vaidade…

Mariano - 

2/3/2015 às 17:45

Senhor Janot, não abaixe a cabeça antes aos petrálias, Siga em frente como um baluarte da nação brasileira a qual já está bastante arruinda Nós brasileiros trabalhadores temos o direito de vivermos num pais genuinamente democrático. Avante Janot.

Henrique Terra - 

2/3/2015 às 17:29

Muito interessante!
De qq modo vai aqui o e-mail de Rodrigo Janot, Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, para que todos escrevam e digam que estamos atentos e não permitiremos “manobras” de espécie alguma:

sergio hang - 

2/3/2015 às 17:15

Isso está me parecendo uma grande encenação, 1º como ele sabe que estiveram na casa dele durante 8 minutos, esqueceu á fala durante a entrevista, cade filmagens de câmaras de segurança da casa dele ou de vizinhos da rua ou avenida que de acesso a mesma, 2º por que ele disse em entrevista á um tempo atrás que felizmente nem dilma e lula estavam envolvidos 3º muito tere-te-te com Cardoso falta de transparencia 4º o que Renato duque ta fazendo na rua? apagando provas que incriminam o PT. Olha a CPI quase 250 pessoas citadas convidadas, seja como for quando é que vamos ter, uma conclusão em 2050 ? isso vai se arrastar no minimo por cinco anos.

Denio de Oliveira Quadros - 

2/3/2015 às 17:12

Tudo explicado, mas o principal, são os nomes,mas tem de ser de TODOS, sem excluir nem um ou outro (a).

getulio ribeiro de souza - 

2/3/2015 às 14:36

essa retidao do procurador vem em vespera de encontros secretos com o ministro da justiça assunto só divulgado depois que os jornalistas descobriram a maracutaia,isso tem cheiro de queimado….

jose parente - 

2/3/2015 às 14:16

Dou-lhe o famigerado benefício da dúvida torcendo para que não seja cortina de fumaça em meio às nossas instituições fétidas.

Jean Douglas Durigan - 

2/3/2015 às 14:11

Ao longo dos anos o Real se tornou uma moeda forte, o Brasil voltou a crescer um crescimento lento más sustentável a Petrobras se tornou uma empresa cada vez más solida e confiável orgulho nacional. Más ai veio às eleições e o PT ganhou. Era só seguir a cartilha que seus antecessores haviam deixado que o Brasil continuaria a crescer a passos lentos más cresceria, no entanto o PT e seus dirigentes “corruptos e corruptores” tomaram o país, Petrobras e BNDS de assalto e deu no que deu. O PT é um atentado a democracia, o plano do PT é de transformar o Brasil em outra Venezuela é só prestar atenção na possível composição do STF. Corrupção e desvios de dinheiro sempre houve, más igual agora nunca. A Dilma e Lula tem sim que serem responsabilizados pelo que fizeram com a Petrobrás isto é o mínimo que espero do poder Judiciário e Legislativo. Se a Dilma e Lula disserem que não sabiam de nada, ai sim que tem quer ser excluídos da vida publica por incapacidade para ocupar um cargo com tamanha responsabilidade. Vou sim à passeata do dia 15 para mostrar ao PT, aos seus aliados e até mesmo a oposição que não se opõem a nada que o Brasil é o das pessoas e políticos de bem.

José Medeiros - 

2/3/2015 às 14:04

Até o momento foram só palavras polidas para sustentar a ordem hierárquica das instituições. O que queremos mesmo e o quanto antes, é a lista dos envolvidos, sem exceção.Que o embasamento da acusação esteja muito bem formulado para que se evitem as brechas jurídicas e possibilidades de desfechos diferentes daqueles que a sociedade espera.

emilio barciela - 

2/3/2015 às 13:03

Estamos esperançosos.

ANDERSON - 

2/3/2015 às 10:11

SÓ ACREDITO QDO ELE MOSTRAR A LISTA SEM OMITIR NINGUEM…!!!

Carlos - 

2/3/2015 às 10:06

Ações bem diferentes das que ocorreram em outras épocas onde o procurador foi apelidado de “engavetador geral da união”

Cláudio Cesar de Lima - 

2/3/2015 às 9:31

Certamente que esses acordos de leniência não cumprirão todos os requisitos legais e o MPF jamais se deixará levar por “brechas” que tentam a todo custo criar. Deixar o poder agora seria desastroso para o PT devido à devassa que será feita e a Petrobras será apenas uma pontinha, já que provavelmente essas pessoas não têm medo de nada e, como vimos, até dezembro de 2014, auge das investigações, não as detiveram.
Portanto, a esperança está no cumprimento da lei, da presença de Juízes como o Dr.Sergio Moro e do presidente da Associação dos juízes Federais Antônio César Bochenek e mais ainda com a união de todos nós ao gritarmos em uníssono: Abaixo a roubalheira!

MariaMoreira - 

2/3/2015 às 9:25

A CGU poderia ter ficado sem essa.
Pagou um mico que desmoraliza ainda mais a instituição…

Marcos - 

2/3/2015 às 8:33

Lembrem que Janot foi favorável a maioria dos pedidos de prisão domiciliar dos mensaleiros. É uma boa pessoa (para os Petistas).

Joseph - 

2/3/2015 às 8:23

O PT não é um partido político. Os petistas não fazem o menor esforço para demonstrar que o PT é uma quadrilha, pois, as ações praticadas diariamente, por si só, atestam essa condição.

Elson - 

2/3/2015 às 8:22

Até que em fim a lei vai valer para os petralhas,parabéns Ao mpf e ao sr. Janot,se é para soltar os empresários tem que soltar todos presos do Brasil para que não aja desemprego.

wanderley figueira - 

2/3/2015 às 8:18

Tem mais uma coisa o país cresceria bem mais se parasse de financiar Cuba, Venezuela e países africanos comandados por ditadores.

telma - 

2/3/2015 às 7:58

Quanto tempo levará para encontrar o ladrão de controles remotos de portões?
Não será o Mordomo?
Basta achá-lo e teremos o controle remoto para escancararmos o antro da corrupção!

Lima - 

2/3/2015 às 7:53

Por sorte, temos muitos juízes federais com o PSDB.

Dacem - 

2/3/2015 às 7:43

Dr Rodrigo Janot significa, hoje, para os brasileiros idôneos, o que o STF representava anteriormente, antes do aparecimento da mula escoiceadeira, arreganhadora de dentes e de olhos vidrados de sangue, que só pensa em expulsar a Democracia do Brasil, ou seja, antes do aparecimento do Lula.

bento - 

2/3/2015 às 7:34

Se fosse nos Estados Unidos, Lula nunca mais ia ver o sol nascer. Nunca se viu na história, um eis presidente tão safado, mentiroso, arrogante e muitos mais adjetivos. Nossas leis são frouxas.

andres - 

2/3/2015 às 7:29

Que a PF descubra quem é o LADRÃO do CONTROLE do portão do JANOT!
Então saberemos a mando de quem esta “roubando” este pau mandado.
Será tão fraca a segurança do Janot?
Incapaz a PF de descobrir este colecionador de controles de portões?
Que Janot exija esta apuração para não virar Janedota!
É muito sério este episódio para ficar no esquecimento.

Regina De Oliveira - 

2/3/2015 às 6:54

Esperando…a banda passar. Até agora só vi a Lista de Shindler e a Lista de Oswaldo Montenegro…Solta a sua Janot.

Carmem Lúcia lima - 

2/3/2015 às 6:38

Parabéns janot. Continue assim, não se deixe contaminar pelos que querem jogar tudo para debaixo do tapete .Pais rico é também pais sem corrupção .

João Augusto Luti Bertoncini - 

2/3/2015 às 5:47

COMO ASSIM, não há motivo? Se o Brindeiro era engavetador geral da república, Janot tem um histórico de ser o COVEIRO GERAL DA REPÚBLICA.

Durante 2014 ele deve ter batido o recorde de enterrar processos contra políticos governistas para que eles pudessem se candidatar sem risco do ficha limpa pegá-los.

CLAUDIUS - 

2/3/2015 às 2:48

Por tudo que foi publicado a lambança dos três porquinhos Adams, Janot e Cardozo e como sabemos que o PT tem raízes profundas no Governo podemos concluir que as investigações sobre a Petrobras melaram.

BSB - 

2/3/2015 às 2:37

Estes Petralhas, não tem limites são capaz de tudo de que nem sé imagina.
Vamos Esperar, creio que o Sr: Juiz, é o Procurador Sr: Janot, não deve nem um favor Aos
Petralhas,sé não houver coisas muito seria, eles vão fazer as coisas certa,cumprir a Lei.
Não Importa as Pessoas, não importa o cargo que ocupa, ou já ocupou,é como todos os Poderes da Justiça devem fazer cumprir as leis.
Sé não for assim já mais a Corrupção será extinta do Brasil.
Confio muito no Trabalho dos Dois, melhor a inda sé ambos falacem sobres as ameaças que Receberam, é continuam recebendo, é de quer partes.
Os Petralhas tem que serem Expulsos isto sim é verdade, a nação Brasileira não merecem Tamanha infama destes Petralhas no meio da Sociedade honesta do Brasil.

CLAUDIUS - 

2/3/2015 às 2:12

As grandes empreiteiras citadas são captadoras de obras e recursos. A execução física das obras são entregues às subempreiteiras em uma cadeia numerosa. Nenhuma obra para. Pelo contrário serão concluídas e não ficarão em eterno aditamento de tudo. Dinheiro do contribuinte , falta de vergonha e incompetência. Os burocratas tentam enganar a quem ?

JUSCELINO ALMEIDA DE OLIVEIRA - 

2/3/2015 às 1:40

Lula e Dilma sequer temem algo contra eles. Estão convictos da impunidade a ponto de continuarem na roubalheira e cinismos.Só resta a Nação através dos poderes(pena que eles dominam) surpreendê-los com punições mais severas e desmascará-los pra todo mundo todos crimes que cometeram contra toda uma Nação.

alexandre senac - 

2/3/2015 às 1:39

lula e dilma do pt está no mensalão,no petrolão,que as empreiteiras ajudaram bastante as campanha de lula e dilma para ser eleitos,e agora dão fora no mensalão,petrolão e as empreiteiras.

José Fernando Esteves - 

2/3/2015 às 1:23

Tenho acompanhado o desempenho do Sr. Rodrigo Janot, como Procurador Geral da República, e vejo seu comportamento similar a de uma “biruta de avião”, aquela que gira em função do vento para orientar os pilotos que pousam ou decolam.
Este comportamento errático, ora engaveta ou arquiva denúncias graves que mereciam melhor apuração, ora se comporta como neste caso da operação Lava-Jato. Talvez porque o fio condutor do processo seja o Juiz Sérgio Moro, que foi quem autorizou as buscas e apreensões e as prisões dos envolvidos. A Janot restou cumprir o script de seu cargo. Esta atitude de repudiar a tentativa da CGU de fazer acordos de leniência ao arrepio da justiça, mostra que a biruta de avião sentiu bem por onde sopra o vento mais forte!

osvaldo - 

2/3/2015 às 0:30

B R A S I L 2 0 1 5 !
O País da desesperança.
Estamos perdendo a esperança até de o PT deixar de ser PODER.
Os políticos mensaleiros já estão todos soltos, em casa.
A corrupção da Petrobras vai acabar em nada para os políticos.
O exército brasileiro está em silêncio diante do assalto à Nação.
É verdade que o exército comunista chinês fará manobras aqui no Brasil?
Será?
O que há de concreto é a desilusão e a desesperança geral.
As vezes me pergunto? Sadam está morto mesmo?
Quem é aquele, que quando aparece, ofende e ameaça a Nação brasileira, bem debaixo das barbas dos nossos comandantes militares?
Qual será o fim dessa aparição?

Marcelo - 

1/3/2015 às 23:43

A Petrobrás não foi privatizada.
A Petrobrás foi PeTerizada!

rubens gonçalves - 

1/3/2015 às 23:37

Espero que o PGR não tenha o vírus letal do PT em suas veias pois se assim o for ADEUS OPERAÇAO LAVA JATO.Quanto a invasão de sua residência porque a PF não esta investigando a pedido do ministro da justiça JOSE EDUARDO CARDOSO?

estorquido - 

1/3/2015 às 23:22

…Não confio…quer porque quer livrar a cara dos maiores culpados.. Bye, Braxzil…

Aloisio - 

1/3/2015 às 23:06

Não acredito, este Janot tem que provar a sua imparcialidade, que até agora nos deixa em duvida.

J Alves - 

1/3/2015 às 23:01

Nao quero desanimar a ninguém mas acredito piamente que so com o pais se desmantelando em pequenos pedaços como farelo de pão pra que tudo, todas as instituições sejam reconstruídas em um recomeço.
E as circunstancias nunca foram tao propicias como agora. O tempo de reconstruir esta proximo!

Gilberto - 

1/3/2015 às 22:58

Que continue assim, mas nós brasileiros de bem estamos de olho nele, para que não seja ele a melar toda a investigação. Se Lula, Dilma, Aécio, FHC, o PAPA… Quem tiver culpa no cartório tem que pagar pelos crimes que cometeram. Nada de proteger ninguém! Quem precisa de proteção é o Brasil!

Geraldo Sanza - 

1/3/2015 às 22:43

Não podemos mais contemporizar e deixar para lá, como ocorreu no mensalão.Devemos exigir que as apurações e punições cheguem até os maiores culpados , que todos sabem quem são mas ninguém tem coragem ou interesse de desmascarar. Lula e Dilma vocês passarão pela história carimbados como figurinhas caricatas e medíocres de um Brasil imberbe ainda em busca de maturidade democrática.Lamentável nosso povo ter votado nestes seres ignóbeis. Prá frente , Brasil !!

REINALDODE OLIVEIRA - 

1/3/2015 às 22:41

PARABENS JANOT, VÁ EM FRENTE E VAMOS PASSAR ESTE PAÍS A LIMPO.

PARABENS TAMBÉM AOS CAMIONEIROS E A POPULAÇÃO QUE ESTÁ AO LADO DELES COMO PUDEMOS VER NAS ÚLTIMAS MANIFESTAÇÕES.

NÃO É JUSTO QUE OS CAMIONEIROS E A SOCIEDADE CIVIL PAGUE PELA CORRUPÇÃO QUE
FIZERAM NA PETROBRÁS. VAMOS NO UNIR E SAIR PACIFICAMENTE AS RUAS EM 15 DE
MARÇO, POIS SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS ALGO.

Francisco Nogueira - 

1/3/2015 às 22:34

Isso está me parecendo aquela tática do “morde e depois assopra”, principalmente diante de tudo o que tem acontecido nestas duas derradeiras semanas (conversas em reuniões secretas fora da agenda com o ministro Cardozo, mobilização nacional dos caminhoneiros, ameaças de retaliações por parte do governo federal contra os mesmos, uma suposta ação de ladrões comuns que violaram a segurança da residência do referido Procurador há quase um mês, sem que fosse divulgado à época do fato, e, ainda mais, os supostos “ladrões” terem se preocupado em furtar apenas o controle remoto do portão enquanto haviam outros objetos de valor na casa – inclusive uma pistola cal. 40 que vagabundo não dispensa, etc.). Enfim, acho que ainda tem muito caroço nesse angu, pra ser desmanchado. Até lá, continuo com um “pé atrás”.




Recomendados para você





Arquivo

MARÇO 2015DSTQQSS« fev abr »1 2 3 4 5 6 7
29 30 31


Serviços

Assinaturas



Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 8x R$ 65,00

Saber +
Serviços
Aponte erros


Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados



_

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015