Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rachaduras levam medo a sobreviventes do Bumba - Jornal O Globo



Rachaduras levam medo a sobreviventes do Bumba - Jornal O Globo








notícias

esportes

entretenimento

vídeos

CENTRAL
E-MAIL

ENTRAR ›

Ir para o conteúdo





PRINCÍPIOS EDITORIAIS
EDIÇÃO DIGITAL
CELULAR
KINDLE
TABLETS
E-BOOKS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

(0:00)A infraestrutura que falta à Região Metropolitana





LOGIN CADASTRE-SE

OK



O GLOBO

RIO

02:43 SEXTA 11.04.2014


CAPA
PAÍS
RIO
ECONOMIA
SOCIEDADE
MUNDO
TECNOLOGIA
CULTURA
ESPORTES
MAIS +
TWITTER
FACEBOOK
GOOGLE +


TÓPICOS DE RIO
RIO 2016
RIO 450
DESIGN RIO
BAIRROS
ACERVO
ELA
PATRÍCIA KOGUT
RIO SHOW
EXTRA
CLASSIFICADOS






PUBLICIDADE

PAES AFIRMA QUE VÊ COM BONS OLHOS PRESENÇA DO COI NO RIOQUATRO ANOS E MEIO DEPOIS, OBRAS SEM DEFINIÇÃO
Rachaduras levam medo a sobreviventes do Bumba
Ex-moradores do morro dizem preferir abrigo a prédios tortos




COMENTAR
ENVIAR
Imprimir



RAFAEL GALDO (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
Publicado: 22/03/13 - 5h00


Má qualidade. Conjunto habitacional em construção: rachaduras e construções fora do prumo Marcelo Carnaval / O Globo


RIO — Há três dias, o clima era de uma ansiosa contagem regressiva. Mas desde que viram, estarrecidos, as imagens de rachaduras nos prédios do Minha Casa Minha Vida no Fonseca, em Niterói, para onde deveriam se mudar até meados do ano, a expectativa de sobreviventes da tragédia do Morro do Bumba se transformou em medo. Pelo menos 368 deles vivem há quase três anos em situação precária em quartos improvisados no 3º Batalhão de Infantaria (BI) de São Gonçalo. Mas na quinta-feira, após saberem da ameaça de ao menos dois dos 11 edifícios desabarem, muitos não escondiam a frustração e a desconfiança. E diziam preferir continuar no abrigo do que ir para o novo endereço.


VEJA TAMBÉM
Especialista aponta falhas no projeto dos prédios em Niterói
VÍDEO Uma tragédia sem fim
Obras de edifícios que ameaçam cair em Niterói estão paradas
Prédios para vítimas do Morro do Bumba ameaçam cair
GALERIA Veja as condições precárias do abrigo no Bumba
Encosta ameaça apartamentos de vítimas do Morro do Bumba
Recém-inaugurados, prédios dos sobreviventes das chuvas tem infiltração e rachaduras
VÍDEO De novo em área de risco

Um dos que escaparam com vida do deslizamento de abril de 2010 — que deixou 47 mortos e mais de três mil desabrigados —, Luiz Cláudio da Silva ainda lembra bem das quatro noite que passou acordado tentando encontrar corpos entre a lama e o lixo no Bumba. Feridas nas pernas que nunca maissararam são marcas físicas que contribuem para que ele não esqueça a tragédia. E já no abrigo, faz algumas semanas que ele perdeu um filho de dois meses de idade, vítima da pneumonia, uma das doenças que têm acometido crianças e adultos no BI. Mesmo assim, garantia Luiz Cláudio ontem, ele se sentia mais seguro em continuar ali do que ir para a casa própria.

— Tirei 12 corpos de debaixo da terra após as chuvas. Não quero tirar mais vizinhos dos escombros. Depois do que vi dos prédios no Fonseca, tenho medo de levar minha família para lá — dizia ele, destacando o contraste de sentimentos que os sobreviventes das chuvas em Niterói viveram nos últimos dias. — Alguns de nós já planejávamos comprar móveis e eletrodomésticos para a mudança.

Enquanto isso, outros moradores do abrigo falavam em “pânico” e “indignação”, e que bastaram as imagens das rachaduras para reavivar a tragédia em suas memórias. De fato, nem precisava ser engenheiro ou arquiteto para perceber que o medo dos desabrigados se justificativa. No terreno da Rua Teixeira de Freitas, na comunidade do Morro do Castro, onde estão sendo construídos os conjuntos Zilda Arns I e II, as rachaduras podiam ser vistas de longe ontem. Até crianças que brincavam próximo às obras — paralisadas desde que a denúncia dos problemas estruturais foram exibidas pelo RJ-TV, da Rede Globo, na quarta-feira — apontavam assustadas para as construções tortas, fora de prumo.

A própria Caixa Econômica Federal, que liberou a verba de R$ 27 milhões para a construtora Imperial Serviços Limitada erguer os condomínios, admitia ontem que dois prédios (que custaram R$ 2 milhões cada) teriam que ser demolidos — e não mais um, como havia dito no dia anterior. Mas eram perceptíveis que outros blocos também podiam ser afetados. Perto dos dois prédios que serão demolidos, por exemplo, uma construção apenas com andar térreo também tinha paredes tortas, com a base de cimento irregular. E se via áreas afundando em toda a proximidade.

Problemas que, para o engenheiro civil e conselheiro do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio) Antônio Eulálio, podem ter sido causados porque a estrutura da obra seria inadequada ao terreno. Moradores do Morro do Castro contam que, antes, ali era uma espécie de sítio, com muitas árvores frutíferas, como jaqueiras e mangueiras, e uma mina d’água cortando a área. E desde que o local começou a ser aterrado, dizem eles, muitos já estavam temerosos.

Segundo a Caixa, foi uma desestabilização do solo, devido ao excesso de chuvas, que teria provocado as rachaduras. Mas a conclusão final, ressaltou a instituição, dependerá da conclusão dos laudos técnicos que estão sendo feitos pela Caixa, pela construtora e por uma seguradora. Enquanto isso, ainda não está definido um novo cronograma para entrega dos imóveis. Mas se trabalha com a possibilidade de entregar os prédios em etapas, na medida em que sejam concluídos.

Até lá, os sobreviventes do Bumba continuarão no 3º BI, segundo a prefeitura de Niterói, com assistência de equipes de saúde e de assistência social. Em nota, o município afirmou ainda que cabe à Caixa e à empresa responsável a resolução do caso. Mas que dialoga com a Caixa “pedindo empenho na conclusão desse empreendimento com segurança”.

Já na Câmara dos Vereadores, na última sexta-feira o vereador Henrique Vieira (PSOL) entrou com um pedido de abertura de CPI para apurar possíveis irregularidades nas políticas para os desabrigados nos últimos três anos. Pedido que, até agora, conta com cinco das sete assinaturas necessárias.

— As políticas realizadas têm feito com que haja uma reprodução cotidiana da tragédia no sofrimento na vida dessas pessoas (os sobreviventes do Bumba). No 3º BI, as condições são desumanas. Há indícios de irregularidades no aluguel social. Agora, no Zilda Arns, prédios ameaçam cair antes mesmo de ficarem prontos — afirma o vereador.

Uma audiência pública convocada pela prefeitura de Niterói está marcada para a próxima terça-feira, com objetivo de discutir a situação dos conjuntos na Teixeira de Freitas. E, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Otávio Leite (PSDB), apresentou ontem um requerimento para que outra audiência pública fosse realizada, com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do representante da Caixa Econômica Federal e do representante da Construtora Imperial Serviços.

Os problemas em conjuntos habitacionais recém-construídos no Rio, no entanto, não se restringem aos do Zilda Arns. Também em Niterói, outro condomínio, com 180 unidades, no Viçoso Jardim, em frente ao Morro do Bumba, moradores apontavam problemas ontem. Lá, a cada chuva desce terra de uma encosta nos fundos do conjunto, entregue no fim do ano passado. E uma área junto às janelas de dois blocos foi interditada. Já em Duque de Caxias, na Baixada, os condomínios do Minha Casa Minha Vida Santa Helena e Santa Lúcia, no Parque Paulista, foram invadidos pelas águas das chuvas desta semana.

Inundações que já tinham afetado os moradores do Minha Casa Minha Vida do Bairro Carioca, em Triagem, no Rio, que com menos de um anos depois de inaugurado apresenta rachaduras. Já em Realengo, há dois anos moradores dos condomínios Ipê Branco e Ipê Amarelo, do mesmo programa, convivem com afundamento do solo, ladrilhos despencando e infiltrações.






COMENTAR
ENVIAR
Imprimir

PAES AFIRMA QUE VÊ COM BONS OLHOS PRESENÇA DO COI NO RIOQUATRO ANOS E MEIO DEPOIS, OBRAS SEM DEFINIÇÃO


COMENTÁRIOS (3)


Esta matéria não aceita mais comentários



Eliton Rosa22/03/13 - 19:17

Alô CREA! Boa tarde,acorda! Onde estás? Tão calado igual guri kagado




Shishiro Yamada22/03/13 - 11:44

Taí uma boa logo marca para substituir a barca papagoiaba lotada , a torre de pisa papagoiaba construída para atender a população carente do bumba. O povo de niteroi é comédia non sense, vive chamando a cidade maravilhosa de favela, e niteroi lotada de favela, e quando vai fazer alguma coisa para ajudar o povo carente faz essa droga que deve ter sido feita no sopapo,cadê os engenheiros papagoiabas ? Estão na Barca trabalhando na Guanabara enquanto niteroi se acaba na desventura de viver.




José Marques22/03/13 - 11:29

É sempre assim, com as chuvas de verão vemos cenas como esta acontecerem em todo o Brasil, vemos casos semelhantes acontecerem no Rio, em São Paulo, Minas, no nordeste, no sul, em nosso país não temos programas de prevenção, remoção de famílias de áreas de risco, estudos sérios sobre a geologia dessas áreas, é uma situação que ocorre em todos os estados brasileiros.




Ralph Strazburg22/03/13 - 20:40

Não me diga fake José Marques ou sera Paulista Desiludido, Fagundes, Varella, Descobrindo Paulista Disfarçado, Eduardo Oliveira e outros, todos aqui sabem que você é o mesmo




MAIS DE RIO
‘Não há necessidade de plano B’
Para fugir de um vexame histórico
Quatro anos e meio após anúncio, obras para Jogos não têm definição
Após anúncio de intervenção, Paes diz que COI é bem-vindo na cidade
PF prende dois moradores da Rocinha com 15Kg de maconha na rodoviária
Caso Santiago: novo pedido de liberdade para acusados é negado


PUBLICIDADE



AGORA EM DESTAQUE


Licenciado, André Vargas pretende retomar mandato na Câmara depois da PáscoaPT vai ouvir deputado antes de encaminhá-lo à Comissão de Ética interna

Para tentar esvaziar CPI, presidente da Petrobras vai ao Senado na próxima terçaGraça Foster e o ministro Lobão iam ao Senado na terça passada, mas cancelaram a audiência por orientação do PT. Presidente da CAE, Lindbergh organizou a audiência e chamou Graça, que se dispôs a falar

Paes reage à 'histeria' das federaçõesPrefeito vê exagero na preocupação com atraso nas obras e diz que presença do COI na cidade para acompanhar trabalhos é bem-vinda

Fernanda Lima e Cafu apresentam os uniformes dos voluntários da CopaVestimenta será usada por 14 mil voluntários durante a competição

Presidente do Flu elogia postura de Fred'Ele tem carisma e mostrou que o casamento com o clube está consolidado', diz Siemsen

Após interrupção de pesquisa, diretora pede demissãoMarcia Quintslr não concordou com decisão de parar divulgação de pesquisa de desemprego

Acusações mútuas marcam reunião entre governo e oposiçãoEncontro reúne 20 líderes - do governo e da oposição - e os chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador

Dois moradores da Rocinha são presos pela PF com 15kg de maconhaUm deles trouxe a droga de Maringá, no Paraná, para o outro

Eleição deixa mercado ainda mais volátilPara economistas, cenário é bem diferente do de 2002

Confira a 3ª noite de desfiles na Marina da GlóriaNa foto, modelos mostram a coleção de Victor Dzenk

Gianne tira casquinha de Antonelli e Tainá Müller

Mulher atira sapato em Hillary Clinton em palestra em Las Vegas‘Sorte que ela não joga softbol tão bem como eu’, comentou a ex-secretária de Estado dos EUA
BLOG DO NOBLATEleição deixa mercado ainda mais volátil11/04/1402:10




Rio Show
ATÉ MAIOPor dentro do Maracanã
'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO'A descoberta homossexual
COMIDA DI BUTECOUm bar para cada dia
MACY GRAYA diva Soul no Circo
BELGIUM WEEKCerveja nos cardápios
ATÉ MAIOPor dentro do Maracanã
'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO'A descoberta homossexual
<>


MAIS LIDAS
1Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo, diz ONU
2Tensão em Donetsk aproxima jogadores brasileiros da crise ucraniana
3FH descarta ser vice e torce para Dilma ‘cair devagar’


VOCÊ PODE ESTAR INTERESSADO
Demanda de termelétricas leva Petrobras a recorde de entrega de gás
Fenda na Ponte Rio-Niterói é uma junta de dilatação, diz CCR
Desemprego no Brasil fechou 2013 em 7,1%, segundo PNAD Contínua do IBGE
COI é bem-vindo na cidade, diz Eduardo Paes
Desemprego no Brasil fechou 2013 em 7,1%, segundo PNAD Contínua do IBGE


NAS REDES
Twitter


PUBLICIDADE



+ BLOGS E COLUNISTASGENTE DO GLOBO
DE BIKEEntão não pode bicicleta no Fashion Rio, é isso?10/04/1417:07
ANCELMO.COMCaetano vai cair no samba10/04/1415:40
BLOG VERDETrilha Transcarioca tem mais 10km sinalizados, em Grumari10/04/1412:20

VER TODOS OS BLOGS






PUBLICIDADE





Tópicos
LEI DA ANISTIA
COPA 2014
IMPOSTO DE RENDA
50 ANOS DO GOLPE


País
Rádio do Moreno
Blog do Merval
Blog do Noblat
Ilimar Franco


Rio
Trânsito
Ancelmo.com
Gente Boa
Bairros
Eu-repórter
Rio 450
Rio Show
Repinique
Design Rio
Rio 2016


Economia
Defesa do Consumidor
Miriam Leitão
Boa Chance
Empreendedorismo
Indicadores
Morar Bem


Sociedade
Ciência
Educação
Saúde
Tecnologia


Mundo
Lá fora


Tecnologia
Apps da semana
Teste da semana
Start-ups
Cora Rónai
Pedro Doria


Cultura
Rio Show
Patrícia Kogut
Revista da TV
Gente Boa
Prosa
Blog do Xexéo
Logo +


Esportes
Copa 2014
Renato M. Prado
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco
Pulso
MMA
Rio 2016
Radicais


Mais +
Opinião
Blogs
Acervo O GLOBO
Memória O Globo
Vídeos
Infográficos
Boa Chance
Empreendedorismo
Boa Viagem
Ciência
Saúde
Educação
Ela Digital
Eu-repórter
História
Morar Bem
Tempo
Horóscopo


O Globo
Central do Assinante
Clube Sou+Rio
Faça sua assinatura
Agência O Globo
O Globo Shopping
Fale conosco
Defesa do Consumidor
Expediente
Anuncie conosco
Trabalhe conosco
Política de privacidade
Termos de uso
GDA

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Assine O Globofecharabrir




Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rachaduras-levam-medo-sobreviventes-do-bumba-7914477#ixzz2yYPSMMBr
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015