Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sábado, 26 de abril de 2014

G1 - Morte de coronel pode ser 'queima de arquivo' ou 'vingança', diz polícia - notícias em Rio de Janeiro



G1 - Morte de coronel pode ser 'queima de arquivo' ou 'vingança', diz polícia - notícias em Rio de Janeiro





_








0


















MENU G1


MENU G1


BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy


25/04/2014 18h01 - Atualizado em 25/04/2014 19h57

Morte de coronel pode ser 'queima de arquivo' ou 'vingança', diz polícia
Como armas e computador foram levados, latrocínio também é investigado.
Casa dele foi invadida e sua mulher e caseiro foram feitos reféns, diz DH.



Káthia MelloDo G1 Rio




130 comentários


O delegado adjunto Fabio Salvaretti, da Divisão de Homicídios (DH) da Baixada Fluminense, disse em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (25) que não descarta nenhuma hipótese para amorte do coronel reformado do Exército Paulo Malhães, conhecido por sua atuação na repressão política durante a ditadura militar. Salvaretti disse que trabalha com a hipótese de vingança, queima de arquivo e latrocínio.
O quarto onde Malhães foi assassinado (Foto: Luiz
Roberto Lima/Extra)

De acordo com o delegado, a mulher do coronel, Cristina Batista Malhães, e Paulo Malhães, chegaram em casa por volta das 14h de quinta-feira (24) e três homens, um deles encapuzado, já estavam no interior da residência, em Nova Iguaçu, na Baixada. Cristina foi levada junto com o caseiro para um cômodo e o coronel foi levado para um dosquartos da casa. Cristina e o caseiro deixaram a delegacia por volta das 17h45.

Salvaretti acredita que Paulo Malhães tenha sido morto por volta das 20h. Segundo ele, o corpo do coronel foi encontrado no chão, de bruços, com a cabeça em um travesseiro, sem marcas de tiro. O delegado trabalha com a hipótese de que o coronel tenha sido asfixiado.

O delegado disse que pelo menos duas pistolas e uma arma que pertencia a coleção do coronel foram roubadas. Além das armas, jóias, R$ 700 em espécie, dois computadores e impressorastambém foram roubados. Salvaretti disse ainda que uma testemunha ligou para o Disque Denúncia dizendo que tinha informações sobre o caso, mas ela ainda não depôs.
saiba mais

Morte
Paulo Malhães foi encontrado morto dentro de casa, no bairro Ipiranga, na área rural de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, na manhã desta sexta-feira (25). Segundo a Divisão de Homicídios da Baixada, a casa do coronel de 76 anos foi invadida por volta das 13h desta quinta (24). Segundo sua mulher, Cristina Batista Malhães, ela e o caseiro teriam sido feitos reféns até as 22h. Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação da autoria do crime.
Cristina Batista Malhães presta depoimento da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (Foto: Káthia Mello / G1)


O crime ocorre cerca de um mês depois de o militar ter admitido na Comissão Nacional da Verdade que participou de torturas e desaparecimentos durante a ditadura, inclusive o do ex-deputado Rubens Paiva(veja na reportagem ao lado, do Jornal Nacional).

O local não tem câmeras de segurança, de acordo com o delegado Fábio Salvadoretti, que investiga o caso. A mulher e o caseiro não conseguiram reconhecer os criminosos, mas afirmam não ter sofrido violência física. O corpo de Paulo Malhães foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Nova Iguaçu.

O Clube Militar, associação que reúne militares da reserva do Exército, informou que não se pronunciará sobre o caso por não conhecer as circunstâncias da morte do coronel. O chefe de gabinete da presidência da instituição, coronel Figueira Santos, afirmou que o Clube Militar só irá se manifestar se surgir algum "fato novo". O Comando Militar do Leste, no Rio, também informou que não vai comentar o caso, já que as investigações estão a cargo da Polícia Civil.

Comissão da Verdade
Em março, em dois depoimentos diferentes, um à Comissão Estadual da Verdade do Rio, no dia 21, e outro na Comissão Nacional da Verdade, dia 25, Paulo Malhães deu detalhes sobre torturas e desaparecimento de corpos durante a ditadura. Primeiro, declarou ter desaparecido com o corpo do ex-deputado Rubens Paiva, morto em 1971. No segundo momento, voltou atrás e afirmou não lembrar se foi ele que executou a ação.

“Eu só disse [à imprensa] que fui eu porque eu acho uma história muito triste, quando a família leva 38 anos dizendo que quer saber o paradeiro. Eu não sou sentimental, não, mas tenho as minhas crises”, justificou, na época.

Presidente do grupo Tortura Nunca Mais, Victória Grabois, considera que o crime demonstra “perigo” para quem investiga a ditadura. “É estarrecedor o que aconteceu. Espero que o Estado brasileiro tome as medidas cabíveis, acione as polícias estadual e Federal para apurarem o que realmente aconteceu. Nós, dos direitos humanos, temos que ficar atentos. Se isso aconteceu com um militar, nós estamos passando por muito perigo”, declarou.

Victória teme que as investigações da Comissão da Verdade sejam prejudicadas devido ao assassinato. “A morte do coronel é uma ameaça, porque outros torturadores podem ficar acuados para prestar depoimentos e esclarecimentos sobre o que aconteceu na época da ditadura militar. Temos que abrir os arquivos da ditadura o quanto antes”, disse.

A Polícia Federal informou que não é atribuição do órgão a apuração desse crime.
tópicos:

veja também

Acidente ocorreu na altura na Avenida Ministro Afrânio Costa. Motoristas enfrentavam retenções no sentido Recreio.
há 2 horas

Tráfego era intenso, com pontos de lentidão. No sentido Centro não havia retenções.
há 2 horas

Tráfego estava carregado entre o Caju e a Maré. Em direção ao Centro não havia retenções.
há 2 horas

Motoristas enfrentavam retenções ao longo da via. Em direção à Zona Sul, o trânsito era bom.
há 2 horas



PUBLICIDADE


Link 
130
COMENTÁRIOS



RECENTES

POPULARES





Shyrley Crivella
há 17 minutos, respondidohá 15 minutos

E AINDA QUEREM OS MILITARES NO PODER NOVAMENTE?? SEUS LOUCOS!!!! ME DIGAM APENAS UMA DITADURA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE TENHA DADO CERTO? APENAS UMA DITADURA EM TODA A HISTORIA QUE FUNCIONOU BEM PARA O POVO??? SEUS MALUCOS!!!!!!!!!!!!!!!!22
•1 RESPOSTA


Jose Silva
há uma hora, respondidohá 16 minutos

graças ao golpe militar o comunismo não se instalou no brasil. fora pt.52
•1 RESPOSTA


Leonardo Castro
há 35 minutos, respondidohá 16 minutos

Olhem a casa do cara tipo barraco, agora veja a casa dos comunas do PT, mansões...22
•1 RESPOSTA

carregar mais comentários


PUBLICIDADE





PUBLICIDADE


Shopping



Netshoes

Mizuno Wave Saber

Em 7x R$ 28,56

compare preços de 


PUBLICIDADE



editorias

especiais
serviços

regiões

tv globo
rádios

globonews

publicações
jornais
© Copyright 2000-2014 Globo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015