Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





sexta-feira, 2 de maio de 2014

[Novo post] Se eu votaria em Jair Bolsonaro para presidente? Sim, mas…




lucianohenrique publicou: " Parece que a pergunta "bola da vez" é saber se nós, blogueiros de direita, votaríamos ou não em Jair Bolsonaro. Me fizeram essa pergunta no Facebook no mínimo uma meia dúzia de vezes. É o momento de eu abordar a questão aqui. Que eu saiba, Rodrigo " 




Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Ceticismo Político 






Se eu votaria em Jair Bolsonaro para presidente? Sim, mas…






Parece que a pergunta "bola da vez" é saber se nós, blogueiros de direita, votaríamos ou não em Jair Bolsonaro. Me fizeram essa pergunta no Facebook no mínimo uma meia dúzia de vezes. É o momento de eu abordar a questão aqui.

Que eu saiba, Rodrigo Constantino foi bastante criticado por não concordar com a idéia de Jair Bolsonaro ser presidente do Brasil. Não é por esse motivo que minha opinião é bem diferente da dele. É por questão de coerência em relação aos meus princípios mesmo.

Em suma, se eu votaria em Jair Bolsonaro para presidente? Muito provavelmente, embora eu ficasse indeciso entre votar nele e Denise Abreu, com predileção por esta última, especialmente por estar mais preparada para os meandros do combate político.

Mas vamos tomar como hipótese que eu não estivesse indeciso e decidisse votar em Bolsonaro. Antes, quero dizer que eu concordo com Constantino em relação à objeção que ele fez em relação ao fato de Bolsonaro apoiar vários cânones do culto ao estado inchado. Entretanto, sua oposição ao PT e aos socialistas é digna de mérito. O mesmo vale por suas posições contra os exageros do movimento LGBT e daqueles que adoram a impunidade de menores. Isso para mim já é motivo para votar nele. Ou ao menos colocá-lo na lista de votação.

Porém, há um detalhe: uma coisa é o que eu faria no momento de escolher o candidato para votar, outra completamente diferente é o que Jair Bolsonaro faria se fosse candidato.

Entendo-o como um sujeito íntegro e não concordo com algumas de suas ideias. Ele é um conservador e eu um liberal. Mas eleições não se vencem apenas com integridade, mas também com estratégia política. Isso não significa defender o abandono de seus valores morais, mas entender o jogo político por trás das eleições para enfim existir uma chance de se obter um resultado efetivo.

Acho que Bolsonaro seria uma vítima perfeita para as raposas da política, especialmente aquelas da extrema-esquerda. Não o vejo capaz de se desviar do amontoado de estratagemas que estas pessoas lançam. Um exemplo claro está em como ele foi uma vítima fácil de Rafinha Bastos no programa deste último. E olhe que Rafinha é um esquerdista com inteligência muito, mas muito limitada. Imagine diante de uma víbora com três dígitos de QI? Não estou questionando a inteligência de Bolsonaro, mas sua perspicácia em termos de guerra política.

Para que a direita seja bem representada por um candidato, é preciso que este saiba controlar o frame, manter uma postura combativa, saber ser pragmático em suas propostas (sempre pendendo à direita, naturalmente) e daí por diante. Para isso, é preciso, antes de tudo, de um pensamento orientado à estratégia política.

Eu particularmente duvido muito que Bolsonaro consiga se desvencilhar das artimanhas lançadas contra ele. Será que ele conseguiria aprender guerra política em três meses? Nesse caso, com certeza eu mudaria de ideia e apoiaria sua candidatura. Mas acho improvável. Assimilar os conceitos da guerra política não é algo que se faz do dia para a noite. Falamos de uma mudança de mindset e até mesmo da percepção em relação ao mundo que nos rodeia. Se Bolsonaro conseguir fazer isso em um trimestre, me surpreenderá. (Eu demorei mais de um ano para assimilar em termos subconscientes a nova forma de visualizar a política, por exemplo.)

No fim das contas, é melhor até para o próprio Bolsonaro que ele não seja candidato à presidência. E, é claro, para a própria direita. Um esmagamento público praticado por aves de rapina usando todas as estratégias possíveis contra ele atingiria não somente Bolsonaro, como também à toda direita.

Por isso, mesmo que eu pense em votar nele (dependendo da possibilidade do voto nele não atrapalhar oponentes de Dilma para levar a eleição para um segundo turno), não gostaria que ele fosse candidato.
















Cancele a assinatura para não receber mais posts de Ceticismo Político.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015