Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





quarta-feira, 16 de abril de 2014

Direto de Brasília



Direto de Brasília








notícias

esportes

entretenimento

vídeos

ASSINE JÁ
CENTRAL
E-MAIL

ENTRAR ›

Política
Blog do Camarotti
Blog da Cristiana Lôbo



Direto de Brasília

Cobertura da audiência na Câmara com o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró



esconder vídeo

acompanhe…


16:29

Perto do fim da audiência, o presidente da sessão, Hugo Motta (PMDB-PB), concede cinco minutos para Nestor Cerveró responder as últimas perguntas e dar declarações finais.


16:28

É uma vergonha uma empresa como essa, que tinha padrão de qualidade e profissionalismo, as pessoas assinam contrato sem ver. Uma pena que uma empresa como a Petrobras é manipulada politicamente
, deputado federalDomingos Dutra (SDD-MA)



16:21

Acho que essa Casa já se rebaixou demais ao aprovar CPIs que não dão em nada. Veja a do Cachoeira [...] Hoje para mim, CPI é para atender interesses econômicos de alguns
, deputado federalDr. Rosinha (PT-PR)



16:20

Em sua participação, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) argumenta que outros conselhiros da Petrobras em 2006 também aprovaram, por unanimidade, a compra de Pasadena. Depois, passou a criticar a política externa dos Estados Unidos em países que possuem petróleo. "Posso até suspeitar que quem ataca a Petrobras está em defesa dos Estados Unidos", disse.


16:16

O primeiro a falar na retomada foi Edson Santos (PT-RJ), que passou a atacar governos do PSDB pelo suposto cartel em licitações do Metrô de São Paulo. Depois, Fernando Ferro (PT-PE) acusou a oposição de fazer uso eleitoral das denúncias de irregularidades na estatal.


16:13

Na volta da sessão, governistas passaram a defender a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff após as críticas de oposicionistas à compra da refinaria de Pasadena.


15:47

A audiência entrou em intervalo de cinco minutos.


15:39

Cerveró afirmou que foi indicado para a diretoria da Petrobras por sua competência, não por questão política.


15:37

Eu sou responsável pelo que eu fiz. O que fiz foi apresentar projeto que era extremamente vivável e do qual essas cláusulas [Put Option e Marlim] constavam dentro do contrato
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



15:30

O deputado Édson Santos (PT-RJ) interrompe pergunta do deputado Domingos Sávio (PSDB-SP) e diz que a audiência não é palanque para a oposição.


15:27

Cerveró volta a falar sobre o motivo do desentendimento da Petrobras com a Astra Oil, sócia na refinaria de Pasadena. Segundo Cerveró, a empresa belga não concordou com alterações no investimento na refinaria.


15:10

Cerveró explica que Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras que está preso, participou, "como toda a diretoria", do processo de compra da refinaria de Pasadena.


14:55

Cerveró negou que tenha dito que não iria cair sozinho.


14:54

Respondendo ao deputado Ivan Valente (PSOL-SP), Cerveró disse que conhece o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso. Afirmou também que não conhece o doleiro Alberto Youssef, também preso.


14:46

Cada um tem que responder por seus atos. Não há como acionistas pequenos da Petrobras, milhares e milhares noBrasil, paguem pelos erros de uma estrutura que não funciona, que é o Conselho de Administração.
, DEM-RJdeputado Rodrigo Maia



14:40

No atual bloco de perguntas, são os líderes de partidos que questionam Nestor Cerveró.


14:30

Quem faz perguntas agora é o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP).


14:19

Ao longo da audiência, Cerveró chegou a se emocionar e a ficar com a voz embargada duas vezes. Primeiro, quando comentou que tinha uma trajetória de mais de 30 anos na Petrobras. Depois, quando falou sobre o filho, que é produtor teatral.


14:08

Cerveró comentou sua saída da diretoria da área internacional da Petrobras. Não é questão de dizer se foi justa ou não. Cumpriu-se um período. Não existe empregado eterno. Não há estabilidade na diretoria.


13:58

Não houve pressão política para aquisição de Pasadena
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



13:53

Não foi o melhor projeto do mundo, evidentemente não foi. Mas não é justo classfiicar essa operação como malfadada ou causadora de grandes prejuízos para a Petrobras.
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



13:50

Cerveró afirma que sua saída da direção da área internacional da Petrobras, em 2008, não foi um rebaixamento. Segundo ele, a troca de diretores é "normal".


13:48

Esse projeto [a compra da refinaria] foi extensamente e intensamente analisado, pelo nosso pessoal e pela consultoria.
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



13:44

Esse projeto não obteve o rendimento esperado. E aí é feito o lançamento entre o que foi gasto e o resultado obtido. Não é raro acontecer. O projeto em si não foi malfadado. Nós estamos fazendo uma análise posterior a uma série de eventos que modificam o cenário.
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



13:31

Como um diretor da Petrobras sozinho, porque não apresentou duas cláusulas, conseguiu enganar um conselho inteiro? Conseguiu passar para trás todas as diretorias da Petrobras?
, PPS-RJdeputado Stepan Nercessian



13:18

As perguntas estão sendo feitas em blocos. Quem pergunta agora é o deputado Fernando Francischini (SDD-PR).


13:06

Resumo da audiência: em sua fala inicial, Cerveró afirmou que a compra da refinaria de Pasadena, na época em que foi efetivada, era um "bom negócio" e atendia ao planejamento da Petrobras de expandir poder de refino para o exterior. Ele também afirmou as cláusulas Put Option e Marlim, que estavam no contrato, não tinham "relevância".


12:58

Eu apresentei um trabalho que foi desenvolvido há mais de um ano. Não houve nenhuma intenção de enganar ninguém, não há nenhum sentido de enganar a ninguém. A posição não é uma posição só minha, é da diretoria e do conselho que aprovou esse projeto. Não existem decisões individuais nem na diretoria nem no conselho, foi tudo baseado numa série de consultorias por mais de um ano. Leia mais.


12:57

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) perguntou a Cerveró se ele considera que enganou a presidente Dilma Rousseff, que era presidente do Conselho Administrativo da Petrobras à época da compra da refinaria.


12:56

A audiência foi aberta para perguntas dos deputados.



12:47

Cerveró falou também sobre a outra cláusula que o governo alega que não constava no resumo executivo, a Put Option. "É uma clausula comum, nossos contratos de aquisição, não só no Brasil, no mundo inteiro, sempre têm cláusulas de saída e foram sofitsitcadamente chamadas de Put Option. Não tem nenhuma relevância. Não há relevância, porque ninguém faz uma sociedade querendo sair."


12:43

Segundo Cerveró, a cláusula Marlim, que constava no contrato com a Astra Oil, era uma "proteção negociada com o sócio". "É inócua, não significava nenhum risco para a Petrobras, não é uma garantia adicional de rentabilidade para o sócio", afirmou. A cláusula Marlim é uma das que o governo alega que não constava no resumo executivo que balizou a compra da refinaria.


12:35

Segundo Cerveró, o custo total da refinaria foi de US$ 1,23 bilhões. Ele afirmou que a refinaria produz 100 mil barris por dia e que o custo de um barril, comparado com o preço total, sai abaixo da média do mercado.


12:21

Cerveró explica como foi o processo que levou à compra, primeiro de 50% da refinaria, depois dos outros 50%.


12:14

Para Cerveró, uma das vantagens da refinaria de Pasadena era a localização dela, no Texas, próxima a outras refinarias.


12:07

Cerveró agora explica como foi o processo de compra da refinaria de Pasadena. Ele afirmou que foi contratada uma consultoria do Citigroup sobre a viabilidade do negócio.


12:04

Todas as decisões da Petrobras são aprovadas de forma colegiada. Isso vale tanto para a diretoria como para o conselho de administração
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



11:58

Em 2005, comprar uma refinaria nos EUA e adaptá-la para processar petróleo brasileiro pesado, além de ser uma ação alinhada ao planejamento estratégico da Petrobras, era uma boa oportunidade de negócio.
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



11:55

Cerveró segue apresentando o que, segundo ele, são vantagens de a Petrobras explorar o mercado consumidor americano.


11:50

A compra da refinaria de Pasadena ou de qualquer outra refinaria no mercado americano estava enquadrada na estratégia de Petrobras
, ex-diretor da PetrobrasNestor Cerveró



11:45

Cerveró afirmou que estavam entre as prioridades da Petrobras, entre os anos de 2000 e 2010, expandir a capacidade de refino no exterior.


11:44

Segundo Cerveró, a produção brasileira era principalmente de petróleo pesado, que tem um preço menor que o leve. A necessidade refinar o produto, de acordo com o ex-diretor, justificativa a compra de refinarias no exterior.


11:40

Cerveró explica por que havia necessidade de a Petrobras expandir o refino para o exterior.


11:37

Cerveró iniciou uma exposição sobre seu trabalho na Petrobras. Depois da apresentação inicial, os deputados poderão fazer perguntas.


11:27

Antes de Cerveró começar a falar, os deputados debatem as regras da audiência pública. Também debatem convite para ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster.


11:20

A audiência na Câmara com Nestor Cerveró foi aberta por volta de 11h20.


10:32

Nesta terça (15), em audiência no Senado, a presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que a compra da refinaria de Pasadena não foi um bom negócio e que, se o resumo executivo apresentasse as clásulas que foram omitidas, a estatal não teria efetuado a compra. Leia mais.


10:27

Bom dia. Nesta quarta-feira (16) o G1 vai acompanhar a audiência na Câmara com o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo o governo, Cerveró foi o responsável pelo resumo executivo sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) que omitia duas cláusulas do contrato. Leia mais.


16:55

Termina a audiência no Senado com a presidente da Petrobras, Graça Foster. Leia mais


16:53

Após as últimas respostas de Graça Foster, senador Eduardo Amorim encerra a audiência com a presidente da Petrobras. "É preciso que todas as apurações vão até o fim", disse, ao agradecer os senadores presentes e por fim à reunião.


16:51

Em resposta ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), Graça Foster diz que em março deste ano, foram repassados R$ 1,02 bilhão por pagamento de royalties à educação. Em 2012, foram R$ 240 milhões; em 2013, 491 milhões; e em 2014, R$ 291 milhões, segundo a presidente da Petrobras.


16:43

A presidente da Petrobras confirma ao senhor [senador Mário Couto] que o meu marido não tem contrato na Petrobras. Com relação às 'maracutaias' que foram faladas aqui, a Petrobras não trata as informações dessa forma. O que fazemos são comissões que apuram tudo aquilo que foge aos princípios de governança da Petrobras
, presidente da PetrobrasGraça Foster



16:41

Graça Foster diz que seu marido não tem contratos com a Petrobras. Senador Mário Couto (PSDB-PA) diz que a Petrobras confirma que tem, citando reportagem mostrando 20 contratos sem licitação, de um total de 45. "Se houve, é altamente perigoso para a nação e é um crime. Amanhã entrarei no Ministério Público Federal com essa matéria".


16:39

Graça Foster afirma que em 2006, a compra da refinaria de Pasadena era considerado um bom negócio, mas que a crise internacional, iniciada em 2007, mudou o cenário. "Àquela época, um bom negócio, hoje não é prioridade", disse.


16:29

Ao responder Ivo Cassol (PP-RO) sobre a "faxina" na Petrobras, Graça Foster diz que "não tem isso na Petrobras. O propósito da Petrobras é intensificar a governança da companhia, apurar o que tem se ser apurado", citando investigações em curso do TCU, CGU e Polícia Federal.


16:26

Graça Foster diz que a compra da refinaria de Pasadena é consequência de uma diretriz da Petrobras, formulada em 1999, de aumentar o refino de óleo no exterior.


16:25

Em resposta a Inácio Arruda (PC do B-CE), Graça Foster diz que lucro líquido de Pasadena em janeiro e fevereiro ficou em torno de US$ 58 milhões. "Esse é o ano melhor do resultado de Pasadena", disse, acrescentando que nos anos anteriores houve prejuízo.


16:21

Eu entendo que uma forma de reduzir, minimizar as notícias tão deletérias é, sem dúvida nenhuma, trabalhar os princípios de governança, entender que as comissões de investigação devem ser rotina, que são bem-vindos o TCU e a CGU
, presidente da PetrobrasGraça Foster



16:20

Em resposta a Pedro Simon (PMDB-RS), Graça Foster elogia quadro técnico da Petrobras, formado por servidores de carreira. "Alguns não", rebateu o senador, em referência a diretores indicados por políticos e partidos.


16:18

Após quase seis horas, senador Lindbergh Farias (PT-RJ) diz que audiência foi "bela e civilizada", antes de passar a palavra para Graça Foster, para a última manifestação em resposta aos senadores.


16:17

Ana Amélia (PP-RS) questiona Graça Foster sobre real volume de processamento de óleo na refinaria de Pasadena (EUA), se 65 mil ou 100 mil barris por dia. Além disso, quer saber quando a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, estará funcionando e quanto ainda mais será preciso investir.


16:07

Na audiência com a presidente da Petrobras, um grupo de senadores inscritos fazem comentários e questionamentos em sequência. Só depois, Graça Foster responde em bloco às perguntas. Neste momento, fala o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e em seguida, falará, por último, Ana Amélia (PP-RS).


16:02

A imprensa, há mais de 20 dias, vem publicando todas as maracutaias da Petrobras. Outro dia diziam que R$ 80 bilhões não foram licitados. Dizem também que a dívida da Petrobras é de R$ 300 bilhões e por aí vai. Eu pergunto à senhora: quem está dizendo a verdade? É a imprensa ou governo? Me diga quem está mentindo?
, senadorMário Couto (PSDB-PA)



15:59

Mário Couto (PSDB-PA) pergunta por que a presidente Dilma Rousseff "determina" a paralisação das investigações sobre a Petrobras no Congresso. Ele disse que querer "misturar as coisas", em referência a uma CPI ampliada para outras empresas - desgasta o governo e que a população percebe a tentativa de "embolar".


15:54

Lúcia Vânia (PSDB-GO) pergunta por que Dilma Rousseff, na condição de presidente do Conselho da Petrobras em 2006, não solicitou toda a documentação sobre a compra da refinaria de Pasadena antes de aprovar o negócio.


15:48

Cristovam Buarque (PDT-DF) questiona como é possível a produção crescer e a rentabilidade e o valor das ações cairem. Também cobra explicações sobre prisão de ex-diretor Paulo Roberto Costa, relação com o doleiro Alberto Youssef e suspeita de desvio de verbas para doação a campanhas. Por último, quis saber quando o primeiro R$ 1 bilhão de royalties será destinado para a educação.


15:45

Quero dizer que aqui ninguém ama mais ou ama menos a Petrobras que outros. Respeito aqueles que não querem criar CPI, mas também quero respeito a quem, como eu, quer apurar tudo
, senadorCristovam Buarque (PDT-DF)



15:43

O mais importante é a senhora não dar moleza. A senhora foi colocada lá para fazer uma faxina, doa a quem doer
, senadorIvo Cassol (PP-RO)



15:39

Senador Ivo Cassol (PP-RO) critica indicações políticas para cargos de direção na Petrobras e diz não ter recomendado nenhum nome no governo.


15:36

Gleisi Hoffmann menciona dívida de R$ 268 bilhões da Petrobras e pergunta sobre tendência de alta ou queda no montante levando em conta investimentos previstos para este ano.


15:33

Após mencionar que a Polícia Federal já abriu cinco inquéritos e que tem "autonomia" para investigar negócios da Petrobras, Gleisi ataca necessidade de CPI para investigar estatal, atribuindo os pedidos a "luta política" e "interesse eleitoral".


15:30

Em sua vez de falar, Gleisi Hoffmann (PT-PR) diz que Petrobras não pode ser considerada apenas um "ativo de mercado", mas que faz parte da história do povo brasileiro. Criticou a oposição, dizendo que ao cobrar explicações, está ferindo a imagem da estatal.


15:28

Ao final de sua manifestação, Inácio Arruda pergunta a Graça Foster qual foi o lucro da refinaria de Pasadena, em janeiro e fevereiro.


15:26

Por acaso, o mercado decidiria fazer uma refinaria no Ceará? Indicaria fazer no Maranhão? Nem em Pernambuco! Jamais esse tal mercado, famoso mercado, faria investimento para levar desenvolvimento
, senadorInácio Arruda (PCdoB-CE)



15:23

Em manifestação favorável à Petrobras, senador Inácio Arruda (PC do B-CE) atribui à "política" decisão de construir plataformas, refinarias e equipamentos de exploração de petróleo no país. "Não foi o mercado", disse o parlamentar comunista.


15:20

Depois de Simon, Casildo Maldaner (PMDB-SC) questiona sobre possível demora na investigação por órgãos de fiscalização, como Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal. "Se eles não fazerem, poderemos entrar em campo", disse, sobre necessidade de instalar CPI da Petrobras.


15:12

Neste momento, senador Pedro Simon (PMDB-RS) questiona Graça Foster sobre indicações políticas para cargos de direção da Petrobras. Ele também defendeu uma CPI exclusiva no Congresso para investigar negócios da estatal, excluindo apurações sobre o Metrô de São Paulo e o Porto de Suape, como quer o governo.


15:07

Após as respostas de Graça Foster, foi aberto um novo bloco de perguntas de senadores.


15:05

Graça Foster volta a afirmar que a aprovação da compra da refinaria de Pasadena não foi responsabilidade única da presidente Dilma Rousseff, que à época era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. "A aprovação da presidente não foi mérito da presidente, foi do Conselho de Administração, que naquele momento aprovou a compra de 50% de Pasadena", afirmou.


14:58

É absolutamente certo que a cláusula da Put Option e Marlim não foram levadas ao Conselho de Administração da Petrobras. Quem tem obrigação de leva-las é sim o diretor da área de internacional.
, presidente da PetrobrasGraça Foster



14:51

Graça Foster disse que descobriu que as cláusulas Put Option e Marlim constavam no contrato no período entre a compra dos primeiros 50% da refinaria e a proposta para compra dos outros 50%.


14:39

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) critica o fato de o Conselho de Administração da Petrobras não ter tomado conhecimento das cláusulas do contrato de compra da refinaria de Pasadena omitidas no resumo apresentado pela área internacional da empresa.


14:23

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defende os investimentos da Petrobras e diz que a pressão por uma CPI está ligada a interesses eleitorais. "Eleição vem e passa, a Petrobras é uma só", afirmou.


14:07

Estão tratando a Petrobras como uma quitanda
, PDT-MTSenador Pedro Taques



14:01

O senador Taques quer saber quando Graça Foster tomou conhecimento de que houve omissão das cláusulas no resumo que foi apresentado para a compra da refinaria de Pasadena.


13:59

A audiência foi retomada. Quem inicia o terceiro bloco de perguntas é o senador Pedro Taques (PDT-MT).


13:54

A comissão fez um intervalo e deve ser retomada em minutos.


13:54

Após responder perguntas do segundo bloco de senadores, Graça Foster vai ouvir as questões do terceiro bloco.


13:42

A presidente da Petrobras disse que há ofertas pela refinaria de Pasadena, mas que não cobrem o que foi pago pela estatal. Nós temos propostas para venda de Pasadena. Melhores que propostas que foram colocadas meses atrás. Mas não cobrem o valor que pagamos", afirmou.


13:39

Não vou me posicionar em relação à CPI. Não tenho conhecimento técnico para falar sobre ela.
, presidente da PetrobrasGraça Foster



13:36

Graça Foster comentou a denúncia de que a empresa da Holanda SBM havia pago propina a funcionários da estatal. "Entendemos que era importante fazer uma comissão de apuração interna."


13:33

Para Graça Foster, a cláusula Marlim não é "usual". Ela disse que a Put Option é mais comum.


13:31

Graça Foster começou a responder as perguntas do segundo bloco de senadores.


13:20

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) chamou de "ousada" a política de investimentos da Petrobras e projetou aumento na produção nos próximos anos.


13:09

É preciso uma apuração pública para que língua de funcionários corretos se desatem, para que as responsabilidades sejam identificadas
, PSDB-SPSenador Aloysio Nunes



13:00

O senador Agripino Maia (DEM-RN) perguntou quanto vale atualmente a refinaria de Pasadena.


12:46

Após responder as perguntas do primeiro bloco, agora Graça Foster ouve questões dos próximos cinco senadores.


12:38

Graça Foster reafirmou que a compra da refinaria de Pasadena não foi um bom negócio e disse que também o ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, não fala de modo "empolgado" sobre a compra. "Tenho certeza que o ex-presidente Gabrielli não fala dessa refinaria de uma maneira empolgada", afirmou.
, presidente da PetrobrasGraça Foster



12:35

A Petrobras não é fruto de um grande homem, de uma grande mulher. A Petrobras não pode ser medida por um comportamento que não condiz com a empresa. Não podemos ser medidos por uma pessoa. Graças a Deus, não vivemos um abismo da ética
, presidente da PetrobrasGraça Foster



12:19

"Não há como reconhecer na presente data que tenha sido um bom negócio", disse Graça Foster sobre a compra da refinaria de Pasadena. "O projeto se transformou em projeto de baixa probabilidade de recuperação de resultado. As margens podem chegar a valores mais altos, mas mesmo assim a Petrobras tem outras prioridades", afirmou.


12:12

Os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foram os primeiros a perguntar para Graça Foster.


12:00

Aqui não estão os que desejam destruir a Petrobras, e sim os que desejam salvá-la [...] A história da Petrobras dos últimos anos é de loteamento de cargos, de propina, do desvio de dinheiro público.
, PSDB-PRSenador Álvaro Dias



11:50

Os senadores vão perguntar em blocos, cinco parlamentares de cada vez. Após cada bloco, a presidente Graça Foster responde às questões.


11:45

As perguntas dos senadores serão feitas em blocos de cinco por vez. Depois de cada bloco, a presidente responde às questões.


11:37

Graça Foster terminou de fazer a apresentação inicial. Agora a audiência deve ser aberta para pergunta de parlamentares. De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Lindbergh Farias (PT-RJ), são 26 senadores inscritos para questionar Graça Foster.


11:33

Graça Foster começou a apresentar dados sobre lucros e produção da Petrobras. Ela também compara ganhos da Petrobras com os de outras empresas da área de petróleo do mundo.


11:29

Pasadena é um projeto da Petrobras. Um bom projeto no início que se transformou em um projeto de baixa possibilidade de retorno.
, presidente da PetrobrasGraça Foster



11:24

Graça Foster rebateu o dado de que a Astra Oil teria pago US$ 42,5 milhões quando adquiriu a refinaria. "Temos uma série de evidências contábeis de que a Astra pagou muito mais do que 42,5 mi de dólares. No minimo a Astra pagou em torno de US$ 360 milhões por 100% da refinaria", afirmou.


11:19

Segundo Graça Foster, toda a refinaria de Pasadena custou à Petrobras US$ 1,25 bilhão. O prejuízo que a estatal teve, segundo ela, foi de US$ 530 milhões.


11:16

Graça Foster explica o desentendimento da Petrobras com a Astra Oil, sócia na refinaria de Pasadena. A empresa belga, segundo Graça Foster, não aceitou propostas de atividades na refinaria que a Petrobras queria desenvolver.


11:14

Não tem operação segura 100% em nenhuma atividade comercial e certamente não existe na atividade de petróleo e gás.
, presidente da PetrobrasGraça Foster



11:09

"Em nenhum momento do resumo executivo foram citadas duas condições muito importantes: não se falou da cláusula de Put Option e não se falou da clásula Marlim", afirmou Graça Foster. Leia mais.


11:05

Ela explicou que consultorias internacionais aprovavam a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.


11:03

Para Graça Foster, a refinaria de Pasadena seria usada para agregar valor ao óleo pesado, mais barato no mercado.


11:00

Graça Foster explica vantagens da refinaria de Pasadena. "Tem uma grande importância dentro do maior mercado consumidor de combustível."


10:59

Graça Foster disse que, no início dos anos 2000, a Petrobras identificou a necessidade de compras de refinaria no exterior. Ela citou a refinaria de Pasadena, e também a compra de refinarias na Argentina e no Japão.


10:56

A apresentação de Graça Foster começa com planejamentos feitos pela Petrobras ainda no ano de 2004. "Estamos voltando lá atrás para poder falar de Pasadena", afirmou a presidente da estatal.


10:51

Primeiro Graça Foster vai fazer uma apresentação inicial sobre o planejamento da Petrobras para os próximos anos. Depois a audiência será aberta para perguntas dos senadores.


10:50

A audiência começou por volta de 10h50.


10:47

A presidente Graça Foster já chegou ao Senado. Ela passou no gabinete do presidente da Casa, Renan Calheiros, antes de ir para a comissão.


10:23

Veja aqui detalhes das denúncias envolvendo a Petrobras.



10:06

Plenário onde será a audiência da presidente da Petrobras ainda tem presença de poucos senadores. Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Delcidio Amaral (PT-MS) e José Agripino (DEM-RN) são alguns dos presentes.



09:54

Nesta segunda-feira (14) a presidente Dilma Rousseff disse que eventuais irregularidades na Petrobras devem ser investigadas com máximo rigor.


09:52

Bom dia. O G1 acompanha em tempo real nesta terça-feira (15) a audiência pública no Senado com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. Ela vai dar explicações aos senadores sobre denúncias de irregularidades envolvendo a estatal. Leia mais.


20:22

Encerramos aqui a cobertura do protesto do MST em Brasília. Veja aqui a reportagem completa da manifestação que reuniu 15 mil militantes sem-terra. Boa noite.


19:24

Neste momento, todas as pistas do Eixo Monumental estão liberadas para a circulação de veículos. Os manifestantes já chegaram ao acampamento montado no estacionamento do ginásio Nilson Nelson, onde está sendo servido um jantar.


18:51

As faixas da via N1 do Eixo Monumental começaram a ser liberadas por volta das 18h45. Os últimos manifestantes estavam chegando ao acampamento ao lado do ginásio Nilson Nelson.


18:45

Via N1 do Eixo Monumental começou a ser liberada pouco antes das 18h30. Neste horário, o trecho até a W3 estava com as seis faixas livres.


18:34

Por volta das 18h20, o trânsito na via S1 do Eixo Monumental, em direção ao Congresso Nacional, era movimentado. A via N1 permanecia interditada. Via N1 do Eixo Monumental começou a ser liberada pouco antes das 18h30. Neste horário, o trecho até a W3 estava com as seis faixas livres.


18:31

Manifestantes do MST começam a chegar na área onde estão instalados os acampamentos do movimento, ao lado do ginásio Nilson Nelson. As seis faixas da via N1 do Eixo Monumental continuam fechadas. Três carros da Polícia Militar acompanham os manifestantes à distância.



18:31

Manifestantes do MST retornam de protesto na Esplanada dos Ministérios.


18:10

Neste momento, militantes do MST se concentram próximo ao Setor Hoteleiro Norte, a 4 quilômetros da Praça dos Três Poderes, caminhando de volta ao Ginásio Nilson Nelson, onde a entidade faz congresso para celebrar 30 anos de existência. A seis faixas da via N1 do Eixo Monumental estão fechadas.



18:08

Manifestante é detido pela PM durante manifestação do MST em frente ao Palácio do Planalto.



17:59

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, conversa com manifestantes e recebe carta do MST. Reunião com a presidente Dilma Rousseff foi marcada para quinta (13), às 9h.



17:53

Integrantes do MST começam a deixar gramado do Congresso


17:52

Neste momento, manifestantes praticamente esvaziam o gramado em frente ao Congresso e o protesto caminha de volta na Esplanada dos Ministérios rumo ao Ginásio Nilson Nelson, onde o MST realiza evento para celebrar seus 30 anos.



17:50

Militar observa manifestação do MST em frente ao Palácio do Planalto, que teve a segurança reforçada para evitar invasão.


17:48

A polícia achou que eles tinham a intenção de invadir o Palácio do Planalto, mas nunca houve essa ideia. A polícia foi para cima e os manifestantes reagiram. Estou aqui desde o começo para não deixar virar pancadaria", disse o parlamentar
, senadorInácio Arruda (PCdoB-CE)



17:48

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) acompanhou a manifestação do alto do carro de som e informou que um manifestante foi detido e duas pessoas ficaram feridas. Segundo o parlamentar, os manifestantes não tinham a intenção de invadir prédios públicos.



17:46

Policiais militares usam gás lacrimogêneo para dispesar MST durante caminhada rumo à Praça dos Três Poderes.



17:44

Manifestante ferido durante protesto do MST em Brasília recebe atendimento de primeiros socorros.


17:42

Por volta das 17h30, manifestantes começam a deixar a área em frente ao Congresso Nacional e seguem em direção ao ginásio Nilson Nelson, onde foram instalados os acampamentos do MST.



17:42

Reveja momentos de tensão na chegada do MST à Praça dos Três Poderes


17:41

Segundo lideranças do MST, um manifestante foi detido após confronto com a policia na Praça dos Três Poderes. Duas pessoas do movimento ficaram feridas, segundo integrantes.



17:35

Manifestantes do MST se concentram em frente ao Congresso


17:33

Ainda segundo o comandante, 250 homens trabalham na segurança durante a marcha do MST. O confronto com os manifestantes teve início depois que um grupo rompeu barreiras de segurança montadas pela Polícia Militar.


17:32

O comandante Florisvaldo Ferreira César, do Comando Policial da Região Metropolitana (CPRM) informou que oito policiais se feriram. Um dos PMs foi levado para o hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dele.



17:31

Policiais militares reforçam a segurança em frente à rampa do Congresso Nacional



17:29

Integrantes do MST deixaram a Praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal e se concentraram no gramado em frente ao Congresso Nacional


17:26

Manifestantes deixam área próxima ao Palácio do Planalto e seguem para o gramado em frente ao Congresso Nacional.



17:26

PMs do Batalhão de Choque avançam em direção a manifestantes do MST entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional


17:24

Reveja aqui momento em que a manifestação chegou à Praça dos Três Poderes.


17:18

A presidente Dilma Rousseff não se encontra, neste momento, no Palácio do Planalto. Ela se reúne no Palácio da Alvorada, residência oficial, que fica a 7 quilômetros de distância, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.



17:17

Seguranças fizeram uma barreira humana numa das entradas do Congresso para evitar invasões por parte de integrantes do MST.



17:14

A sessão do STF chegou a ser interrompida pelo risco de invasão do tribunal, à tarde.


17:12

Há pelo menos seis policiais com ferimentos leves. Um assessor do ministro Gilberto Carvalho foi atingido por um pedaço de pau que servia como mastro para uma bandeira do MST.


17:10

Pouco depois das 17h, o Supremo retomou a sessão, suspensa por risco de invasão. O grupo que estava em frente ao Supremo se deslocou todo para frente do Palácio do Planalto.


17:09

Durante sessão do Supremo desta quarta, o presidente em exercício da Corte, Ricardo Lewandowski, informou por volta de 16h10 que havia risco de invasão ao tribunal pelo grupo do MST. A segurança retirou os ministros do local. O grupo chegou a derrubar as grades que protegem o tribunal, mas foi barrado pela segurança do Supremo.


17:07

Integrantes do MST, vestidos com um colete escrito “segurança”, estão fazendo um cordão de isolamento. O grupo se dirige pela via N1 do Eixo Monumental em direção à Rodoviária do Plano Piloto.


17:07

Por volta das 15h30, manifestantes entraram em confronto com a polícia em frente à embaixada norte-americana. Um policial chegou a apontar uma arma em direção aos manifestantes. Todo o trânsito nas proximidades foi interditado.


17:06

Em pelo menos três momentos houve confusão entre policiais e manifestantes. O Batalhão de Choque da PM chegou a jogar bombas de gás e a dar tiros de borracha na direção dos sem-terra.


17:04

O estouro de duas bombas de efeito moral foi ouvido de dentro do Palácio do Planalto assim que o ministro Gilberto Carvalho retornou. O barulho, vindo da área externa do edifício, não teve sua origem identificada.


17:01

Durante a manifestação, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, desceu de seu gabinete, no Palácio do Planalto, para se ecnontrar com alguns representantes. Eles entregaram uma carta de reivindicações na Praça dos Três Poderes ao ministro e confirmaram uma reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta (13), às 9h da manhã.


16:58

O movimento, que completa 30 anos, promove nesta semana seu 6º Congresso Nacional. Neste momento, os manifestantes ocupam a Esplanada dos Ministérios.


16:57

Olá, boa tarde. Iniciamos agora a cobertura em tempo real da manifestação do MST em Brasília, que reúne mais de 15 mil pessoas na Esplanada, segundo informou a Polícia Militar.


21:16

Terminamos por aqui a cobertura de política em tempo real nesta terça (4). As reportagens publicadas ao longo do dia estão disponíveis na página dePolítica do G1. Boa noite.


19:41

Acabou, por volta das 19h30, o ato de apoio para o deputado João Paulo Cunha em frente ao STF. O deputado, que era esperado na manifestação para relançar uma revista com sua defesa, se entregou na Penitenciária da Papuda após ter o mandado de prisão expedido pelo relator da ação, Joaquim Barbosa.


19:36

O deputado federal João Paulo Cunha se entregou diretamente na Penitenciária da Papuda, em Brasília, após o mandado de prisão expedido pelo STF, informou a Polícia Federal



19:35

Filha de João Paulo Cunha deixa protesto no STF contra condenação



19:01

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) participa de ato em apoio ao deputado federal João Paulo Cunha, também do PT de São Paulo, que teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (4). O ato é realizado em Brasília, ao lado do STF.


18:57

Apesar do desrespeito à legislação vigente ao longo deste processo [do mensalão], vou seguir a lei e me entregar para cumprir a injusta e absurda a que fui sentenciado. Continuarei lutando em defesa da verdade e da justiça, para que este julgamento seja revisto
, em mensagemJoão Paulo Cunha



18:57

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), que teve a prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira (4) que vai se entregar para cumprir a pena imposta no julgamento do mensalão. Em carta divulgada pelo PT, o parlamentar classificou a punição de "injusta" e "absurda", mas destacou que não irá violar a lei. Leia mais


18:54

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais encaminhou nesta terça-feira (4) ofício informando ao Supremo Tribunal Federal (STF) a disponibilidade de vagas em condições de segurança para Marcos Valério, operador do esquema do mensalão, na Penitenciária Nelson Hungria. Leia mais


18:36

A Polícia Federal confirmou há pouco o recebimento do mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão. Leia mais



18:18

A filha de João Paulo Cunha, Juliana (sentada, ao centro), está na tenda montada ao lado do Supremo Tribunal Federal, onde está previsto para esta terça-feira (4) o lançamento de revista com a defesa apresentada pelo parlamentar ao Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão.



18:03

Manifestantes fazem ato em apoio ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) em tenda montada ao lado do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O ministro Joaquim Barbosa expediu mandado de prisão contra o parlamentar, em função da condenação no processo do mensalão.


18:00

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), informou nesta terça-feira (4) que protocolou representação na Corregedoria Parlamentar do Legislativo pedindo que seja investigado se o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), quebrou o decoro parlamentar durante a cerimônia que abriu os trabalhos do ano no Congresso Nacional. Leia mais



17:44

Estrutura para lançamento de revista do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) é montada ao lado do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. A publicação é baseada na defesa do parlamentar que foi apresentada ao STF durante o processo do mensalão. João Paulo Cunha teve o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (4) pelo ministro Joaquim Barbosa.


17:06

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou nesta terça-feira (4) reunião da Mesa Diretora para discutir se será instaurado processo de cassação do mandado do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão do parlamentar petista nesta tarde. Leia mais


16:48

O oficial de Justiça entregou a notificação do Supremo nas mãos do secretário-geral Câmara, Mozart Vianna. Com a notificação, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deverá convocar reunião da Mesa Diretora para definir se abre processo de cassação do mandato do parlamentar do petista. Leia mais


16:47

A Câmara dos Deputados foi notificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), às 16h desta terça-feira (4), da expedição do mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão.


16:08

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta terça-feira (4) que o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), tem o "direito" de protestar contra as condenações do julgamento do mensalão. Leia mais


16:05

O advogado do deputado Federal João Paulo Cunha (PT-SP), Alberto Toron, informou que o parlamentar está em Brasília e deve se entregar à Polícia Federal ainda nesta terça-feira (4). Toron, contudo, não informou o horário. Leia mais


15:54

O coordenador da área jurídica do PT, Marco Aurélio Carvalho, afirmou nesta terça-feira (4) que a suspeita levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre a arrecadação de dinheiro para pagamento das multas impostas pela Corte no processo do mensalão é "inoportuna e precoce". Leia mais


15:38

João Paulo Cunha teve a prisão de 6 anos e 4 meses determinada pelo Supremo Tribunal Federal no dia 6 deste mês, pelos crimes de corrupção passiva e peculato. O tempo da pena, dentro do regime semiaberto, permite a ele solicitar à Vara de Execuções Penais saída da prisão durante o dia para trabalhar.


15:32

O presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, expediu nesta terça-feira (4) mandado de prisão contra o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).Leia mais


14:58

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes defendeu nesta terça-feira (4) em Brasília que o Ministério Público apure as doações feitas aos presos do mensalão. Para o magistrado, há suspeita de "lavagem de dinheiro". Leia mais


13:18

O deputado federal André Vargas (PT-PR) negou nesta terça-feira (4) em Brasília ter tido vontade de dar uma cotovelada no presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Leia mais


12:37

Possível candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta terça-feira (4) ter a “percepção clara” de que o Brasil “parou” e saiu “dos trilhos” do desenvolvimento. Na Câmara dos Deputados, Campos lançou, ao lado da ex-senadora Marina Silva, as diretrizes para eventual governo. Leia mais


12:36

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão, recebeu visita do presidente do PT no Distrito Federal, Roberto Policarpo, na manhã desta terça-feira (4) em seu apartamento em Brasília. Leia mais


12:23

A ex-senadora Marina Silva afirmou nesta terça-feira (4), durante lançamento das diretrizes para o programa de governo da aliança PSB-Rede, que é preciso superar o “entulho da velha política” e passar a discutir ideias e propostas com o povo brasileiro. Campos e Marina apresentaram o programa no Congresso. Leia mais


12:22

Na expectativa de que seja expedida nesta terça-feira (4) o mandado de prisão contra o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), um dos condenados no processo do mensalão, o advogado do parlamentar, Alberto Zacharias Toron, viajou de São Paulo para Brasília nesta manhã.Leia mais



11:15

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva apresentam em Brasília nesta terça o programa de governo da chapa PSB/Rede no Congresso Nacional.


11:02

O ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tomou posse nesta terça-feira (04) como ministro da Casa Civil. Em cerimônia no Palácio do Planalto, ele recebeu o cargo da ex-titular da pasta, Gleisi Hoffmann, que deixa o ministério para concorrer ao governo do Paraná pelo PT. Leia mais


10:56

Termina o discurso de Mercadante em meio a agradecimentos à família do ministro-chefe da Casa Civil e à presidente Dilma Rousseff.


10:56

Durante o discurso de transmissão de cargo, Mercadante relembrou o ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva e afirmou: "grande líder que inspira tudo o que fazemos".


10:54

Minha principal tarefa será dar continuidade aos programas prioritários do governo da presidenta Dilma Rousseff. (...) Tenho certeza que o último telefone que toca quando tem um problema nesse país é o da presidenta Dilma. E quando toca, ela liga para a gente. E, assim, eu vou ligar para cada um dos ministros para a gente resolver os problemas deste país
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



10:50

Mercadante citou as manifestações que ocorreram por todo o país no ano passado e afirmou que os movimentos populares "fortaleceram" a democracia do país. O ministro da Casa Civil relembrou os cinco pactos anunciados pela presidente Dilma Rousseff à época das manifestações.


10:48

Vivemos um momento de absoluta harmonia entre os poderes
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



10:45

Estamos ampliando cada vez mais o acesso dos estudantes ao ensino superior
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



10:44

Durante o discurso de transmissão de cargo, Aloizio Mercadante, novo ministro da Casa Civil, relembra programas do Ministério do Educação, pasta que chefiou entre 2012 e janeiro deste ano.


10:42

O Brasil de hoje enfrenta corajosamente a crise mundial, sem o sacrifício de sua população
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



10:40

Mercadante faz um balanço das ações do governo na economia. "Mantivemos nosso inegociável e irredutível controle da inflação. Pelo décimo ano consecutivo a inflação se manteve dentro da meta", afirmou. "O Brasil é e continuará sendo um dos mercados mais atraentes para o investidor externo", disse o novo ministro da Casa Civil.


10:36

Minha gestão no comando da Casa Civil combinará discirição com trabalho, trabalho e mais trabalho
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



10:34

O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), presente ao evento, afirmou que a ex-ministra Gleisi "deu conta do recado". "Se você conversa hoje com o PMDB, o PMDB é fã da Gleisi. Se você conversa com o líder do PMDB o que ele fala da Gleisi hoje não é o que se falava antigamente. A Gleisi é disciplinada, ela fez uma reflexão junto com a presidenta e o Mercadante vai continuar", afirmou.


10:29

Aloizio Mercadante, novo ministro-chefe da Casa Civil, começa a fazer discurso na cerimônia de transmissão de cargo no Palácio do Planalto. Mercadante deixou o comando do Ministério da Educação, que a partir de agora será chefiado por José Henrique Paim, ex-secretário-executivo da pasta.


10:28

Estão presentes na cerimônia de transmissão de cargo na Casa Civil ministros como Paulo Bernardo (Comunicações), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), além de parlamentares e demais convidados. A cerimônia ocorre no salão Oeste do Palácio do Planalto.


10:23

A ex-ministra citou, durante o discurso de transmissão de cargo, programas coordenados pela Casa Civil, como o Mais Médicos e o Viver Sem Limites. "Significaram muito para mim. Fortaleceram minha fé de que temos a capacidade de melhorar a vida das pessoas", disse.


10:18

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, Gleisi Hoffmann faz balanço de ações desenvolvidas pela Casa Civil, como concessões de aeroportos



10:15

A ex-ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann e o novo ministro, Aloizio Mercadante, durante cerimônia de transmissão de cargo nesta manhã no Palácio do Planalto, em Brasília


10:15

Em seu discurso, Gleisi agradece aos demais ministros do governo. "Esse grupo esteve em permante atuação com a Casa Civil para que pudéssemos fazer as entregas requeridas pela presidente", afirmou.


10:08

O evento de transferência de cargo começou às 10h06. A primeira a discursar é a ministra Gleisi Hoffmann.


09:43

Também nesta terça, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, apresentam em Brasília o programa de governo da chapa PSB/Rede. Primeiro Marina e Eduardo se encontram com o presidente do PPS, Roberto Freire. Depois apresentam o programa no Congresso. Veja mais.


09:22

Bom dia. Nesta terça-feira (4) o G1 acompanha a agenda política em Brasília. O primeiro evento do dia, marcado para 9h30 é a transmissão do cargo de ministro da Casa Civil. A atual ministra, Gleisi Hoffmann, deixa a pasta para concorrer ao governo do Paraná. No lugar dela, assume o ministro Aloizio Mercadante.


20:00

Termina aqui a cobertura em tempo real de política em Brasília. Abaixo, um resumo do dia:
- Supremo inicia trabalhos de 2014;
- Dilma dá posse a quatro novos ministros;
- Chioro assume Ministério da Saúde;
- Dilma pede apoio do Congresso para controlar a inflação;
As reportagens completas estão na página de Política do G1. Boa noite.


19:54

O novo ministro também elencou como compromisso a aprovação do Plano Nacional de Educação, que estabelece metas, além de destinar 10% do PIB para a área


19:50

Quero que a melhoria da formação de professores seja uma obsessão
, ministro da EducaçãoJosé Henrique Paim



19:48

Algumas coisas serão diferentes para mim. Algumas coisas permanecem: vou continuar com meu modo de trabalhar incansavelmente pela educação
, ministro da EducaçãoJosé Henrique Paim



19:47

Paim diz que Mercadante deixará como grande legado para o MEC a capacidade de esclarecer para a população as políticas do ministério.


19:44

Em momento de emoção, Paim agradece à mulher e os dois filhos. "Sem vocês, não conseguiria nada disso". Depois, demonstrou gratidão pelo exemplo dos pais.


19:41

Nós aqui no MEC trabalhamos com uma causa que é mais importante para o desenvolvimento do país: a educação
, ministro da EducaçãoJosé Henrique Paim



19:40

Paim relembra trajetória no MEC, onde conviveu com os ex-ministros Tarso Genro, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


19:39

Na solenidade de transmissão de cargo, vários outros ministros apareceram: Eleonora Menicucci (Mulheres), Thomas Traumann (Comunicação), Luiza Bairros (Igualdade), Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Garibaldi Alves (Previdência). Senadores, deputados, secretários, reitores e autoridades também foram ao evento prestigiar o novo ministro.


19:35

Paim entrega "humilde lembrança" do MEC a Mercadante: uma placa de homenagem ao agora ministro-chefe da Casa Civil


19:34

O novo ministro, José Henrique Paim, é apresentado e começa a discursar


19:33

Mercadante termina o discurso com "Valeu MEC!"


19:31

Em momento de emoção nos agradecimentos, Mercadante disse que sentirá "saudade" e "falta" dos funcionários do MEC, citando auxiliares mais próximos, seguranças, ascensoristas do edifício.


19:27

Ao final, Mercadante agradeceu ao novo ministro José Henrique Paim, que era secretário-executivo da Educação. Disse que aprendeu muito com seus conhecimentos na área. "Tenho certeza de que o MEC não poderia estar em melhores mãos", disse.


19:26

Fizemos muito e fizemos bem. No governo da presidente Dilma, a educação vai bem
, ministro da Casa CivilAloizio Mercadante



19:25

Na leitura do discurso, Mercadante também falou sobre o Ciência sem Fronteiras, em que o governo concede bolsas de estudo para alunos no exterior; a destinação de royalties do petróleo para a educação; além do Plano Nacional de Educação, ainda em tramitação no Congresso.


19:21

O ex-ministro da Educação também enalteceu o Enem como meio de entrada nas universidades públicas e a lei que instituiu cota racial e social de 50% das vagas nas instituições.


19:17

Mercadante destaca papel do Pronatec, programa de bolsas para o ensino técnico, para prover mão de obra qualificada para a economia do país.


19:15

Mercadante disse que, entre as novas tarefas, o novo ministro, José Henrique Paim, deverá dar continuidade ao projeto Universidade Aberta do Brasil, que reúne cursos de ensino à distância das universidades públicas federais do país.


19:10

Em um balanço de sua gestão, o agora ex-ministro da Educação destacou ações para a alfebetização infantil e investimentos na pré-escola. "O combate às desigualdades tem de começar nas mais tenras idades", disse.


19:08

Mercadante iniciou o discurso dizendo que ao ser convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia e depois da Educação teve a "oportunidade de trabalhar numa área que tem capacidade de transformar a sociedade".


19:04

Neste momento, o ministro Aloizio Mercandante se despede do MEC na solenidade de trasmissão do cargo para José Henrique Paim


18:43

Começará daqui a pouco a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Educação. José Henrique Paim assume o comando da pasta no lugar de Aloizio Mercadante, que irá para a Casa Civil.


18:29

Na saída do Congresso Nacional, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, foi questionado por jornalistas se é o "homem-forte do governo". Ele limitou-se a dizer que é o "mensageiro" da presidente Dilma Rousseff "na mensagem ao Congresso Nacional".


18:16

Termina a sessão solene de abertura do Ano Legislativo, na Câmara dos Deputados. A cerimônia foi encerrada após discurso do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).


18:15

Aprovamos mais de 40 propostas em menos de 20 dias, dando respostas às demandas das ruas, da sociedade. Algumas tramitam ainda no parlamento, que, tenho certeza, haverá de priorizá-las neste ano. Entre elas, a alteração do rito de tramitação das MPs, partilha entre estados e municípios dos impostos de comércio eletrônico, o Simples para advogados e a Ficha Limpa para servidores dos três Poderes
, presidente do SenadoRenan Calheiros



18:15

A política no Brasil se dará, na realidade, acompanhada da chancela social, seja através de um plebisicito ou um referendo, como defendeu corretamente a presidente da República, Dilma Rousseff
, presidente do SenadoRenan Calheiros



18:14

A reforma política é o que podemos chamar de unanimidade estática. Todos são favoráveis, mas ela não deslancha no Congresso Nacional. Poderíamos aproveitar a eleição de 2014 para ouvir, sim, a população brasileira
, presidente do SenadoRenan Calheiros



18:11

As casas devem priorizar, sem dúvida, a agenda legislativa, já que temos, como todos sabem, uma pauta iminentemente política no segundo semestre, que são as eleições
, presidente do SenadoRenan Calheiros



18:10

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou em discurso na Câmara que 2014 será um ano "atípico", com Copa do Mundo e eleições.


18:06

Essa Casa jamais armaria bombas ou pautas bombas para qualquer matéria. O debate e a discussão não é para armar, mas para desarmar, para trazer aqui o tema, a aflição, a esperança de cada cidadão brasileiro
, presidente da CâmaraHenrique Eduardo Alves



18:05

No discurso, o senador Renan Calheiros relembra projetos aprovados pela Casa em 2013, como a promulgação da PEC do Voto Aberto, o Ato Médico, a lei que define organização criminosa, o Sistema Nacional de Combate à Tortura, entre outros.


18:03

Durante sessão do início do Ano Legislativo na Câmara dos Deputados, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou que não assinará nesta segunda (3) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão. Leia mais


18:01

Durante o discurso, Renan Calheiros se dirigiu ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e afirmou que o ministro 'muito honra o judiciário brasileiro'.


17:57

Em 2013, reduzimos substancialmente os gastos com pessoal, custeio e investimento sem prejuízo da rotina das casas, uma demonstração de que é possível fazer mais com menos
, presidente do SenadoRenan Calheiros



17:56

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), começa a falar na sessão de abertura do Ano Legislativo.


17:53

Não posso aceitar calado que nesta Casa queira se imputar o espírito de armar pautas bombas. (...) Esta casa jamais armaria pautas bombas para qualquer matéria
, presidente da CâmaraHenrique Eduardo Alves



17:48

O presidente da Câmara destacou, entre os projetos mais "importantes" e que foram analisados em 2013, estão a Lei dos Portos, a PEC das domésticas, a nova lei dos royalties e o programa Mais Médicos.


17:48

As manifestações populares não nos constrangem, pelo contrário, elas continuam a ser nossa motivação inicial
, presidente da CâmaraHenrique Eduardo Alves



17:47

Henrique Eduardo Alves disse ainda que alguns temas, “pela sua complexidade”, demandaram “negociação mais extensa” e tiveram que ficar para 2014. Ele destacou, por outro lado, que a Casa apresentou 232 projetos de lei em 2013, dos quais 32 foram votados em plenário e 200 receberam parecer conclusivo.


17:46

Entre os projetos que devem ser votados neste ano, segundo Henrique Eduardo Alves, estão a chamada PEC do Orçamento Impositivo, o Marco Civil da Internet, o Marco Regulatório da Mineração e reforma política. Para o presidente da Câmara, estes temas são considerados "polêmicos" e exigem negociação "mais cuidadosa".


17:44

Neste momento, quem faz discurso no Congresso Nacional pela sessão de início do Ano Legislativo é o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que fala sobre projetos aprovados pela Casa em 2013 e temas que devem ser votados neste ano.


17:40

Nesta sessão solene, o poder Judiciário congratula-se com o Congresso Nacional por contínuo diálogo e harmonia entre os poderes da República
, presidente do STF, em mensagemJoaquim Barbosa



17:39

Durante a leitura da mensagem ao Congresso Nacional, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, congratulou a "harmonia" e "contínuo diálogo" entre os poderes, e desejou ano de trabalho "proveitoso e útil" para o Congresso.


17:33

Após mais de uma hora lendo a carta enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional pelo início do Ano Legislativo, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) passou a palavra para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que começou a ler mensagem da Corte ao Congresso.


17:31

Vamos trabalhar pela confidencialidade, autenticidade de informações de interesse do Estado brasileiro, em especial no que se refere à segurança cibernética. Continuaremos nossos esforços junto à ONU para manter a confidencialidade
, em mensagemDilma Rousseff



17:30

A Copa de 2014 será a Copa das Copas. O evento fortalecerá o Brasil. É uma das maiores oportunidades que teremos para mostrar nossa cultura, nossa hospitalidade, nossa alegria e nossas belezas naturais
, em mensagemDilma Rousseff



17:28

O combate à corrupção é como o combate à inflação, exige o compromisso de todos
, presidente da República, em mensagemDilma Rousseff



17:21

Disponibilizamos R$ 1,1 bilhão para que os estados possam construir novos presídios, ampliando em 47.419 novas vagas no sistema prisional estadual entre 2011 e 2014. A construção do quinto presídio federal, que ficará em Brasília, foi iniciado em 2013
, em mensagemDilma Rousseff



17:17

Já havíamos destinado R$ 93 bilhões em recursos da União e em financiamento para obras de mobilidade urbana, como uma de nossas respostas às manifestações. [...] Desoneramos importantes tributos federais do transporte coletivo e urbano para baratear o preço das passagens. Até janeiro de 2014, já havíamos anunciado os investimento do governo nas obras de melhoria do transporte.
, em mensagemDilma Rousseff




17:15

O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), faz o mesmo gesto usado por petistas presos do mensalão, ao lado do presidente do STF, Joaquim Barbosa, na abertura do ano legislativo no Congresso


17:10

A presidente Dilma defendeu ainda, na mensagem enviada ao Congresso, o programa Mais Médicos, chefiado pelo Ministério da Saúde, que tem como meta atrair profissionais para as periferias das grandes cidades e municípios do interior.


17:08

Ainda na mensagem, Dilma defendeu a “independência” entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em 2013, Legislativo e Judiciário tiveram momentos de desentendimento, sobretudo quando o Supremo Tribunal Federal iniciou julgamento sobre financiamento de campanha por empresas.


17:07

A presidente citou ainda na mensagem enviada ao Congresso Nacionais leilões em rodovias, portos, petróleo, gás e energia realizados em 2013 no Brasil.


17:02

O senador João Vicente Claudino leu trecho da carta enviada pela presidente Dilma Rousseff no qual ela avalia que o Congresso Nacional se "sensibilizou" com manifestações populares e por isso votou favorável à destinação dos royaties do petróleo do pré-sal em 75% para a educação e 25%, para a saúde.


16:52

Em mensagem enviada ao Congresso Nacional por ocasião da cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2014, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (3) que conta com o parlamento no esforço de equilíbrio fiscal e controle da inflação.


16:51

Em discurso durante a transmissão do cargo nesta segunda-feira (3), o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez elogios ao antecessor Alexandre Padilha e prometeu dar continuidade ao Mais Médicos.


16:47

No ramo da educação [...], estamos intensificando os esforços para construir no Brasil uma autêntica sociedade do conhecimento, e criar caminhos que conjuguem o esforço individual. Implantamos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec. Estamos ampliando cada vez mais o acesso ao nível superior [...]. O programa Ciência sem Fronteiras vem permitindo a milhares de jovens brasileiros o acesso às melhores universidades do mundo
, em mensagemDilma Rousseff



16:44

Estamos enfrentando o desafio de dotar o Brasil de infraestrutura e logística proporcionais à sua grandeza e ao seu recente dinamismo. São R$ 70 bilhões em portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e geração de energia
, em mensagemDilma Rousseff



16:43

Na mensagem presidencial enviada ao Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff fez um balanço de medidas tomadas pelo governo para a responsabilidade fiscal, nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, entre outras.


16:40

Na mensagem ao Congresso, a presidente Dilma relembrou a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, uma "demanda" do setor.


16:37

Ainda na carta lida pelo senador João Vicente Claudino, a presidente Dilma Rousseff deu "ênfase" à expansão dos postos de trabalho no país nos últimos anos, ao aumento no salário mínimo em 2014, ao plano Brasil Maior, a medidas de desoneração, como a da folha de pagamento, e estratégias de apoio ao investimento.


16:34

Em trecho da carta lida pelo senador João Vicente Claudino, a presidente Dilma citou o Pronatec, do Ministério da Educação, como "o maior programa" de formação profisisonal do Brasil. "Estamos ampliando cada vez mais os programas de acesso ao nível superior", diz a carta lida pelo senador.


16:28

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) lê no plenário da Câmara dos Deputados mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional pela abertura do Ano Legislativo.


16:22

Antes da leitura da mensagem presidencial, os presentes ficaram de pé para a execução do hino nacional, feita pela banda de música da Base Aérea de Brasília.


16:22

Sentados lado a lado na mesa do plenário da Câmara, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-Al), e do STF, Joaquim Barbosa, conversaram antes do início da solenidade.


16:20

Ao entrar na Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, não quis falar com a imprensa. Diante dos apelos dos jornalistas por uma breve entrevista, Mercadante afirmou: "Hoje quem fala é a presidenta". Dilma Rousseff não compareceu à cerimônia, mas enviou mensagem presidencial que será lida pelo primeiro-secretário do Congresso, Márcio Bittar.


16:19

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), dá início à sessão que abre o Ano Legislativo.



16:19

Plenário da Câmara, onde ocorre a cerimônia de início do Ano Legislativo, com presença de parlamentares, ministros e autoridades.


16:13

Ao chegar à sessão solene no Congresso Nacional, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, foi questionado por jornalistas se avisaria à Câmara sobre a prisão do deputado João Paulo Cunha, condenado no processo do mensalão. Ele respondeu: “comunico quando houver algo a ser comunicado”


16:12

Participam da solenidade na Câmara, entre outras autoridades, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Recém-empossado no cargo, Mercadante está representando a presidente Dilma Rousseff na cerimônia de retomada das atividades do Congresso Nacional.


16:12

Em um dia intenso em Brasília, em que já ocorreu a retomada dos trabalhos do STF e a posse de quatro ministros do governo Dilma, em instantes terá início a cerimônia de abertura do ano legislativo. Coordenam a solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A cerimônia está sendo realizada no plenário da Câmara dos Deputados.


16:09

Acabou neste momento a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Saúde. Arthur Chioro, ex-secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), assumiu a pasta no lugar de Alexandre Padilha.


15:53

Precisamos fazer uma firme parceria entre as instituições de ciência e tecnologia, promotores públicos e empresários que acreditem e desejem investir no Brasil
, ministro da SaúdeArthur Chioro



15:48

"Se por um lado estamos construindo respostas concretas a demandas da sociedade como o Mais Médicos, por outro, precisamos gerir com mais eficiência e avançar no caminho de mais propostas, como a de destinar royalties do petróleo para a Saúde
, ministro da SaúdeArthur Chioro



15:41

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou durante a cerimônia de transmissão de cargo nesta segunda-feira, em Brasília, querer manter relação 'próxima' com governadores, prefeitos e entidades de gestores municipais.


15:35

Temos que ousar construir novos formatos e repensar a dinâmica do hospital moderno na rede de atenção
, ministro da SaúdeArthur Chioro



15:29

O advogado do PPS, Renato Galuppo, protocolou na Comissão de Ética da Presidência da República nesta segunda-feira (3) representação contra o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Para a legenda, transferir a propriedade da empresa de consultoria na área de saúde para a esposa “é uma mera simulação”.


15:22

Arthur Chioro, novo ministro da Saúde, faz discurso durante cerimônia de transmissão de cargo, em Brasília. Durante o ato, ele afirmou que irá "aprimorar processos em curso" do ministério, segundo ele, a pedido da presidente Dilma Rousseff.


15:11

Após o discurso na transmissão de cargo no Ministério da Saúde, Alexandre Padilha foi aplaudido de pé por autoridades presentes, convidados e servidores da pasta. Padilha entregou a Chioro como 'presente' um colete da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).


15:09

Me deem licença que agora vou rodar no carrossel da vida
, ex-ministro da SaúdeAlexandre Padilha



15:08

Alexandre Padilha disse a Arthur Chioro, novo ministro da Saúde, deixar o ministério com a "consciência leve" e "alegria" em saber que o ex-secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) assumirá a pasta.


15:02

Alexandre Padilha faz discurso no Ministério da Saúde durante cerimônia de transmissão de cargo. O ex-secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) Arthur Chioro assume o Ministério da Saúde. Durante cerimônia de posse nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, ministros e ex-ministros não discursaram.


15:00

Na transmissão de cargo na tarde desta segunda, em Brasília, Alexandre Padilha fez agradecimentos aos secretários do Ministério da Saúde por ações implementadas no país. O ex-ministro foi aplaudido ao citar programas do governo federal voltados para a saúde indígena, para o combate ao papiloma vírus humano (HPV), à Aids e à dengue.


14:51

Durante a implementação do programa Mais Médicos, houve resistência por parte de entidades de classe da categoria devido à vinda de médicos formados no exterior para atuar no Brasil.


14:50

Enfrentei parte da minha própria categoria de médicos
, ex-ministro da SaúdeAlexandre Padilha



14:49

Ao comentar sobre o programa Mais Médicos na cerimônia de transmissão de cargo, Alexandre Padilha afirmou ter "enfrentado" a categoria médica do país ao implementar a iniciativa.


14:32

Começou às 14h30 a cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele vai receber o cargo de Alexandre Padilha. No Ministério da Educação, a posse do novo ministro, José Henrique Paim, será às 18h30. Mercadante, toma posse na Casa Civil às 9h desta terça. Ainda não há horário para a posse de Thomas Traumann na Secretaria de Comunicação Social.


11:58

À tarde o G1 vai acompanhar a abertura do ano no Congresso.


11:45

A presidente Dilma Rousseff encerrou a cerimônia de posse dos quatro novos ministros.


11:45

Democracia, para nós, sempre vai exigir mais democracia. Desenvolvimento econômico e social sempre vai exigir mais desenvolvimento econômico e social. E inclusão social vai exigir com urgência melhores serviços públicos. Esse é o nosso desafio.
, presidente da RepúblicaDilma Rousseff



11:41

Dilma agradece a contribuição do agora ex-ministro Alexandre Padilha e cita o trabalho dele à frente do programa Mais Médicos .


16:13

Na volta da sessão, governistas passaram a defender a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff após as críticas de oposicionistas à compra da refinaria de Pasadena.


16:16

O primeiro a falar na retomada foi Edson Santos (PT-RJ) que passou a atacar governos do PSDB pelo suposto cartel em licitações do Metrô de São Paulo. Neste momento, Fernando Ferro (PT-PE) acusou a oposição de fazer uso eleitoral das denúncias de irregularidades na estatal.


16:20

Em sua participação, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) argumenta que outros conselhiros da Petrobras em 2006 também aprovaram, por unanimidade, a compra de Pasadena. Depois, passou a criticar a política externa dos Estados Unidos em países que possuem petróleo. "Posso até suspeitar que quem ataca a Petrobras está em defesa dos Estados Unidos", disse.


16:21

Acho que essa Casa já se rebaixou demais ao aprovar CPIs que não dão em nada. Veja a do Cachoeira [...] Hoje para mim, CPI hoje é para atender interesses econômicos de alguns
, deputado federalDr. Rosinha (PT-PR)



16:28

É uma vergonha uma empresa como essa, que tinha padrão de qualidade e profissionalismo, as pessoas assinam contrato sem ver. Uma pena que uma empresa como a Petrobras é manipulada politicamente
, deputado federalDomingos Dutra (SDD-MA)



16:29

Perto do fim da audiência, o presidente da sessão, Hugo Motta, concede cinco minutos para Nestor Cerveró responder as últimas perguntas e dar declarações finais.


todos os vídeos4

VER TODOS





VISUALIZANDO


Ex-diretor da Petrobras defende compra de Pasadena

03:01


Dilma defende investigação dos casos de denúncia e…

02:02


Mais de 20 mil participam da passeata do MST, em B…

00:40


Presidente empossa quatro novos ministros nesta se…
galerias de fotos1

VER TODAS


























foto anteriorpróxima foto


VISUALIZANDO

todas as fotos dacobertura


globo.com
notícias
esportes
entretenimento
vídeos
todos os sites

© Copyright 2010-2011 Globo Comunicação e Participações S.A.
Política de Privacidade
central globo.com
assine a globo.com
anuncie conosco

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015