_
COMPARTILHAR
Comunistas transformam Rua Santa Luzia em Josef Stálin colando adesivo em placa
- Movimentos de esquerda fazem homenagem aos 70 anos de vitória na Segunda Guerra. Igreja promete ‘depor’ ditador
POR GUILHERME RAMALHO*
15/05/2015 5:00 / ATUALIZADO 15/05/2015 10:47
RIO — Um adesivo colado na placa da Rua Santa Luzia, no Centro, que muda o nome do logradouro para Avenida Marechal Josef Stálin, atraiu olhares curiosos e gerou revolta entre religiosos e historiadores. Partidos comunistas e movimentos de esquerda afirmam que fizeram a colagem na última sexta-feira, em homenagem aos 70 anos da vitória sobre o nazifascismo durante a Segunda Guerra. No entanto, líderes e fiéis da Irmandade Santa Luzia se manifestaram contra o ato e retiraram o adesivo nesta sexta-feira.
— Aquilo brotou de uma hora para outra. Causou muita estranheza o aparecimento da placa. E a gente começou a se mobilizar para tentar descobrir quem tinha feito isso. O fato em si nos causa muita preocupação. Vamos nos mobilizar. E o Stálin tem também um lado obscuro. Uma pessoa que matou milhões de pessoas não deve ser boa coisa — comentou o oftalmologista Antonio Marcos Maimone, provedor da Irmandade.
A colagem do adesivo na placa, que fica em frente à Igreja de Santa Luzia, na esquina com a Avenida Presidente Antônio Carlos, foi feita por integrantes do Partido Comunista Revolucionário (PCR), do Partido Comunista Marxista Leninista (PCML) e das Brigadas Populares. Eles também adesivaram a placa na esquina da Avenida Graça Aranha.
- O adesivo com nome do ditador Stálin em frente à Igreja de Santa Luzia: proximidade com Churchill e Roosevelt - Antônio Scorza / Agência O Globo
Durante a Segunda Guerra, sob liderança de Stálin, a União Soviética uniu-se aos Aliados (França, Estados Unidos e Grã-Breanha) para combater o Eixo (Alemanha, Japão e Itália). A Batalha de Stalingrado, vencida pela URSS em 1943, marcou o início da derrocada dos nazistas, que terminou com a ocupação de Berlim em 1945. Embora tenha ajudado a derrotar o nazismo, Stálin é lembrado por ter sido um ditador responsável pela morte de seis a vinte milhões de pessoas.
Integrante do PCR, o estudante de História Raphael Almeida lembra, no entanto, que duas ruas no Centro do Rio já fazem referência ao presidente americano Franklin Roosevelt e ao primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Segundo ele, faltaria Stálin para completar o trio que ajudou a combater o nazismo.
— Escolhemos a rua por estar próxima de duas que fazem homenagens a outros representantes da vitória sobre a Alemanha hitlerista. Churchill e Roosevelt são tidos como os únicos heróis, mas Stálin comandava o maior exército contra o nazismo. Muita gente esquece o Stálin, pensa que só os Estados Unidos derrotaram o nazismo — disse o estudante, ressaltando que o movimento não pretende tornar permanente o nome do líder na placa — Não temos problema com o nome religioso da rua. Existe o mito de que comunista não gosta de católico, mas a gente defende a liberdade de expressão de todos.
Para o historiador Nireu Cavalcantti, a mudança “é abominável", não só por se tratar de uma área histórica da cidade, mas também pelo passado sangrento do líder soviético.
— Isso é ridículo! Essas pessoas perderam o senso de respeito à história da cidade. Como você vai mudar um dos nomes mais antigos da cidade do Rio para chamar de Stálin? Isso é abominável. O Stálin é um assassino.
PARA COMENTAR ESTA NOTÍCIA É NECESSÁRIO ENTRAR COM SEU LOGIN.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
COMENTAR
29 COMENTÁRIOS
Guilherme Borges Cunha • há 6 segundos
Só comunas fazendo comunices. Aposto que são os mesmos que dizem que o regime stalinista não era comunismo ou socialismo de verdade. Se aquilo não era comunismo de verdade, prefiro nem ver o que é comunismo de verdade.
Roger Morgan • há 13 minutos
Isso 'e o problema no Brasil. Um "historiador" que comparar Stalin com Roosevelt e Churchill, pelo amor de deus. Stalin foi responsável por matando pelo menos 5 ate 10 milhoes do próprio povo dele pelo fome no Ukraine. Meu deus no céu, so pode balance sua cabeça. Que pena!
Alex Wie • há 15 minutos
kkkkkkkkkkk, daqui a pouco só faltam criar as gulags , é só o que falta
Jota Passarinho • há 52 minutos
Muito bem professor Nireu Cavalcantti, eu não conheço o senhor, mas quero lhe parabenizar pelo que disse. Tanto quanto Hitler, Stalin foi um dos, senão o maior sanguinário da História recente, superando até mesmo o líder nazista. Essa tropa de comunistas pensa que a gente não sabe dos horrores praticados pela maior e mais sangrenta ditadura de que se tem conhecimento na história da humanidade, o famigerado regime comunista. Esse povo deveria ter vergonha dos seus atos, isso sim.
Marcos Bonin Villela • há 55 minutos
O que essas pessoas não sabem é que Stalin conseguiu sua "vitória" à custa do sangue das suas tropas mal equipadas e sem opção nenhuma a não ser avançar contra o inimigo. Qualquer soldado que recuasse um metro era sumariamente fuzilado pelos comissários do Partido. Isso não é heroísmo, é lutar empurrado pelo medo. No livro "Arquipélago Gulag" se descreve que as populações russas chegaram a ajudar os alemães porque eram menos impiedosos que os soldados de Stalin.
MAIS POPULARES
Na noite desta quinta-feira, houve confronto e duas pessoas morreram
EM DESTAQUE AGORA NO GLOBO
MAIS LIDAS
TÓPICOS
MAIS +
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/comunistas-transformam-rua-santa-luzia-em-josef-stalin-colando-adesivo-em-placa-16165199#ixzz3aDhzLXj7
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário