.
SP
Buscar
Facebook192
Twitter26
LISANDRA PARAGUASSU - O ESTADO DE S. PAULO
12 Junho 2015 | 19h 43
Diplomata pediu sigilo para documentos da relação de ex-presidente com empreiteira
Atualizado às 23h13
RELACIONADAS
BRASÍLIA - O Itamaraty recuou nesta sexta-feira, 12, da tentativa, empreendida por um de seus diretores, de colocar sob sigilo documentos que tratam da relação do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) com a empreiteira Odebrecht, envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal e do Ministério Público.
A decisão foi tomada depois que reportagem do jornal O Globo revelou que o diretor do Departamento de Comunicação e Divulgação, ministro João Pedro Corrêa Costa, havia feito consultas sobre a necessidade de reclassificação desses documentos. De acordo com o jornal, a ordem de reclassificação foi dada após um pedido de um repórter da revista Época, com base na Lei de Acesso à Informação. A revista investiga as relações de Lula com a empreiteira.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o memorando do diretor do DCD é “parte de um processo normal de consulta interna”, um “procedimento administrativo rotineiro, regular e previsto em lei”. Segundo o órgão, encerrado o prazo para responder à solicitação, o que ocorreu ontem, os documentos, cerca de 54 mil, seriam liberados para consulta.
- Itamaraty, em Brasília
Costa enviou no dia 9 de junho um memorando classificado como secreto – com sigilo de 15 anos – pedindo às áreas envolvidas na produção dos documentos que avaliassem se seria necessário reclassificá-los de reservado (com sigilo de cinco anos) para secreto, de 15 anos. O documento, impresso, foi entregue em mãos aos departamentos e, dizia, segundo revelado pelo O Globo: “Nos termos da Lei de Acesso, estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”.
Em sua nota, o Itamaraty afirma que o pedido para que as áreas fins reavaliem a classificação de documentos é parte do procedimento normal previsto na Lei de Acesso à Informação. “O procedimento é regularmente efetuado mediante solicitações específicas do gênero e não implica, necessariamente, reclassificação de sigilo, como efetivamente se observou no caso em questão”, diz o texto.
Dentro do Itamaraty, a informação “extra” dada pelo diplomata no seu memorando está sendo tratada como “excesso de zelo” ao contextualizar o porquê do pedido do repórter de Época, e não uma indução. Costa é tido como um diplomata preocupado com a imagem do Itamaraty, mas sem ligações ou simpatias com o governo petista. Ainda pela manhã, o secretário-geral do ministério, embaixador Sérgio Danese, conversou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e informou que os documentos não seriam reclassificados. Até o início da tarde de ontem, todas as áreas consultadas responderam ao DCD que não havia razão para alterar a classificação. Ainda assim, a nota do Itamaraty só foi divulgada no fim da tarde, depois de uma consulta ser feita ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em Milão, e à Presidência.
No Congresso, PSDB e PPS divulgaram notas pedindo investigações sobre o caso, acusando o governo de tentar “proteger” o ex-presidente. O líder tucano na Câmara, deputado Carlos Sampaio, afirmou que vai pedir uma investigação do Ministério Público e também a abertura de um processo administrativo no Itamaraty.
TAGS:
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
COMENTÁRIOS
9
Fazer Login
Seguir
Compartilhar
Comentar
Novos|Antigos
Marcos Nascimento2 horas atrás
Chega de blindagem! Fora pt.
SinalizarCompartilharCurtirResponder
EDIVELTON TADEU MENDES4 horas atrás
Lula finge nada saber da situação dos seus pares corruptos, penso que algo paira em seu redor deste tipo de relação!Quem cala consente!
SinalizarCompartilharCurtirResponder
CARLOS DELPHIM NOGUEIRA DA GAMA NETO5 horas atrás
Não! Não é preciso que me paguem quinhentos mil reais, Basta que me paguem uma milésima parte e cubram todas as despesas de viagem e hospedagem, que eu irei, com muito gosto, fazer uma "palestra" na Europa.
SinalizarCompartilharCurtirResponder
Ottfried Kelbert5 horas atrás
Governo podre por onde se olha. Não há salvação para o PT. A metástase do mal transpassou todo o governo petista. O país está de joelhos frente aos criminosos do PT. Só há uma solução : Extirpar o câncer maligno petista do seio da sociedade. Impeachment para a Dilma (fundamentos legais há de sobra). Fora PT, Adeus Lula oportunista que declarou: "vamos botar o exército do Stédile nas ruas". Acorde povo brasileiro, por um Brasil honesto e democrático.
SinalizarCompartilharCurtirResponder
George Caldas6 horas atrás
Além da vergonha que sentimos do itamaraty ser considerado Anão Diplomático por seus pares internacionais, agora descobrimos que tem cara de palhaço. Para azar do circo, esta palhaçada não colou. VERGONHA.
P.S. Em breve vão engolir Pizzolato também, a vingança da Itália contra Cesare Battisti.
SinalizarCompartilharCurtirResponder
Mais comentários
9 COMENTÁRIO(S)
ESTADÃO PME - LINKS PATROCINADOS
MAIS EM POLÍTICAX
FACEBOOKGRUPO ESTADO | COPYRIGHT © 2007-2015 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário