.
SEU ESTADO
+ CANAIS
<Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>
Lindbergh: ‘Nosso projeto está indo pro espaço’
Josias de Souza21/05/2015 04:46
Compartilhe
Imprimir Comunicar erro
Depois de anunciar da tribuna do Senado que votaria contra as medidas do pacote fiscal do governo Dilma Rousseff, o senador petista Lindbergh Farias (RJ) justificou seu gesto numa entrevista ao blog. “Nosso projeto político está indo pro espaço”, ele disse. “Tem uma rebelião grande no PT contra a política econômica do governo. Alguns setores preferem fazer a crítica intramuros. Nós decidimos fazer a disputa política aberta na sociedade —em debates, em passeatas, em todo lugar.”
Lindbergh explicou que sua declaração de voto não nasceu de uma reflexão solitária. “Essa minha posição veio acompanhada de um manifesto feito nos últimos dois dias. Assinam o documento pessoas de grande expressão no PT —economistas como Luiz Gonzaga Belluzzo e Márcio Pochmann, lideranças do porte do Tarso Genro. Subscrevem também o texto entidades muito ligadas a nós. Entre elas a CUT, o MST e o MTST.”
Segundo Lindbergh, a decisão de pegar em lanças contra o ajuste fiscal se deve a uma convicção. “Estamos convencidos de que esse arrocho fiscal pretendido pelo governo, combinado com o aperto monetário, vai nos levar uma uma recessão gigantesca. Neste ano, a taxa de juros já foi elevada em 2%. Cada subida de 0,5% eleva os gastos públicos em algo entre R$ 7,5 bilhões a R$ 12 bilhões. E isso anula a economia pretendida com o ajuste fiscal.”
Lindbergh prosseguiu: “Achamos que a estratégia central da politica econômica tem que ser a retomada do crescimento, com medidas de proteção ao emprego. Não há dúvida de que o desequilíbrio fiscal existe. Mas é preciso lembrar que esse desequilíbrio decorre sobretudo de desonerações tributárias que beneficiaram grandes emrpesas. Não é admissível que o governo vá para cima dos mais pobres, dos trabalhadores. Não dá para aceitar que não haja nenhuma medida voltada para o andar de cima.”
O manifesto de petistas e de entidades ligadas ao petismo foi concebido com o propósito deliberado de dar suporte e oferecer argumentos aos senadores que votarão contra o arrocho fiscal de Dilma. Onze senadores aderiram ao documento. Do PT, além de Lindbergh, apenas Paulo Paim (RS) rubricou a peça. Os outros apoiadores são do “independente” PSB e dos governistas PMDB, PDT, PRB, PSD.
“A bancada de senadores do PT está cheia de gente que concorda com tudo o que estou falando”, confidenciou Lindbergh. “A diferença é que essas pessoas avaliam que é preciso ter calma. E nós achamos que já basta. A pior coisa que pode acontecer num quadro como esses é um silêncio subserviente.”
Na noite desta quarta-feira (20), seria votada a parte do ajuste fiscal que endurece as regras para o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial. Porém, após mais de quatro horas de debates, o governo preferiu retirar de campo o que restou de sua infantaria e adiar a encrenca para terça-feira (26) da semana que vem. O Planalto temeu ser derrotado. E preferiu não pagar para ver.
Lindbergh ataca sem meias palavras o ministro Joaquim Levy (Fazenda). “Não temos nada de pessoal contra o Levy. Ele é um cara honesto em suas posições. Fala o que pensa. O problema é que ele pensa como um secretario do Tesouro. Só fala em ajuste e corte. Como formulador de política econômica, o Levy fica devendo.”
O senador petista pergunta, apontando para cima: “Será que a presidente Dilma e o Aloizio Mercadante [chefe da Casa Civil] acham mesmo que, acabado esse ajuste do Levy, a situação vai melhorar? Não sei o que passa pela cabeça da Dilma e do Mercadnate. Mas creio que eles não estão se dando conta de que essa política econômica vai nos afundar. Isso não será ruim apenas para o PT, mas para toda a esquerda brasileira.
“A situação já está muito ruim”, arrematou Lindbergh. “A renda do trabalhador caiu, aumenta a sensação de desemprego. Esse pessoal está brincando com fogo. Não está em jogo apenas a popularidade da presidente. Esse caminho em direção à recessão leva também à degradação social. Essa estratégia é uma maluquice.”
Comunicar erroImprimir
COMENTÁRIOS 145
Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL
TODOS
MAIS CURTIDOS
ESCOLHA DO EDITOR
atemoia
2 horas atrás
É meus caros petistas, acabou o melado, se esbaldaram no populismo e no excesso de liquidez no mercado, agora a conta chegou.
Responder
22
AWanderley
27 minutos atrás
Caro Guto, ela fez parte do esquema desde o inicio, portanto, mesmo não sendo a principal responsável, deve tanto quanto os demais.
0
gutobackyards
1 hora atrás
Agora que a casa caiu jogam a batata quente no colo da Doutora Pasadilma como se ela fosse a responsável por "tudoissoquetaí". Mas quem possui discernimento mínimo sabe bem que O Chefe é um só, não adianta tapar Sol com peneira!
8
Maratos
1 hora atrás
Chegou para nós, trabalhadores de verdade, pagarmos! Isso que é revoltante!
11
LWBL
2 horas atrás
Pois é, tudo o que o PT fez com a economia, com as empresas estatais e com o País para continuar no poder cobra seu preço agora, o Brasil não é uma ilha no Caribe isolada de tudo, tem economia global e segue regras, como diziam lá traz, o PT vai entrar e se lambuzar até colocar tudo a perder... O Sr lula virou elite, a mulher dele então..,. Tá na hora de pagar a conta. Fora Pt e sua corja.
Responder
20
jornico
46 minutos atrás
O PT poderia aproveitar que o projeto está indo para o espaço e pegar uma carona para lá ou para o inferno.
6
tonho 1
2 horas atrás
Lindberg faria e nada fez... Como todo bom petista ganha sem trabalhar... Ha 25 anos deixou os movimentos estudantis para sugar o dinheiro dos outros sem ser do proprio suor... Toma vergonha na cara!
Responder
18
TOR50
2 horas atrás
Quem te viu, quem te vê, senador. Quanta cegueira!!!
Responder
16
Intolerante1950
1 hora atrás
Podia devolver os dois milhões da ptbras, só que não.......
5
tou ficando esperto
2 horas atrás
Pois é, Lindberg, quem gerou essa situação ruim para o país foram vocês. Agora precisa consertar, não é? Como pagar a conta? Você acha melhor imprimir mais moeda e gerar inflação? Tá bom... até quando? ... ou até quanto? Você tá de brincadeira?
Responder
15
LWT
1 hora atrás
Não dá ideia ... é capaz deles começarem a imprimir grana para depositar em contas pessoais ...
5
Luiz Emboabas
2 horas atrás
kkkkkkkkkkkkk no$o projeto kkkkkkkkkkkkk
Responder
12
mmcostaf
2 horas atrás
Se ele esta falando do projeto de se perpetuar no poder (que é o único projeto do PT), concordo que esta indo pro espaço!
Responder
11
Loyola
1 hora atrás
Já foi !!!
2
Vanderlei Nunes
2 horas atrás
Enfim, parece que alguém da posição resolveu enxergar o tamanho da confusão que o governo se meteu e levou junto nós, os filhos da viúva. Que tal começar a enxergar que o governo tambem precisa diminuir seu tamanho e para de barganhar apoio politico com distribuição e cargos de confiança, gastando mais do nosso minguado dinheiro? Corte na própria carne dona Dilma. Dói, mas passa.
Responder
10
Loyola
1 hora atrás
Meu caro Vanderlei, nada que façam vai resolver o estrago que fizeram e a visão da sociedade sobre eles !!! A crise é de confiança e quando ela se perde só trocando quem gera essa FALTA DE CONFIANÇA !!! Portanto ...........................
4
gutobackyards
1 hora atrás
Doutora Pasadilma quer arrochar o trabalhador mas diminuir as despesas do paquiderme ineficiente e perdulário não! Juntos Alemanha e EUA não possuem 39 Ministérios e os cargos de confiança/nomeação sem concurso público são na casa de dezenas de milhares. Mas cortar aí pode fazer com que a cumpânherada tenha que trabalhar e aí "no$o projeto" perde sua razão de existir.
5
AMNCESAR
2 horas atrás
Qual o seu projeto Senador? Se perpetuar no poder? Para isso seu partido acabou com o nosso país!! Para consertar as besteiras que fizeram todos temos que pagar? Aceite esse ajuste fiscal, coloque a viola no saco e fique quieto porque senão vai ser bem pior!!!
Responder
7
Intolerante1950
1 hora atrás
Pedir um saquinho de dinheiro da ptbras.....mas fingindo não saber de onde ele vem.
0
wirtome
2 horas atrás
Foi o que disse o senador Magno malta por ocasião da derrota do Aécio nas eleições :" Vossa senhoria não perdeu as eleições,vossa senhoria teve um livramento de Deus"....pura verdade.Nõa simpatizo com Aécio ,mas se fosse ele que tivesse de roer esse osso já estaríamos vivendo em plena convulsão social. O PT que embale esse criança....
Responder
6
Página 1 de 15
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Busca
@BLOGDOJOSIAS NO 
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na "Folha de S.Paulo" (foi repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). Leia mais
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.
Top 5Mais Comentados
Categorias
Recomendados
Arquivos
Siga UOL Notícias
Comunicar erroErratasFale com o Política
ESPECIAIS
SIGA UOL NOTÍCIAS
© 1996-2015 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host
Nenhum comentário:
Postar um comentário