ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS E DOS AMIGOS DA ESCOLA DE EDUCACÃO FÍSICA DO EXÉRCITO
Fundada em 15 de março de 1990, com sede na Fortaleza de São João * Ürca - RJ
Rio 2Ó Ago 002
CURSO DE VELA E NAVEGAÇÃO
Sumário:
- Velejando Melhor — Teoria e Prática De Vela
- Sumário: Por que Velejando Melhor? - Fluidos - Regimes de Escoamento - Vazão – Fluxo de Massa - Linhas de Corrente e Tubo de Fliuxo - Pressão – Massa Especifica - Princípio de Pascal - Teorema de Arquimedes – Equação da Continuidade -Teorema de Steven - Equação de Bernouili - Forças - Lift ou Empuxo – Aparelhos de Alto Lift - Drag ou Arraste - Leis de Newton - Regiões da Velejada - Empuxo, Propulção e Adenada - Quadro comparativo do aparelho - Vetores – Componentes e resultante - O Barco em Ação - Mareações (proas) - Vento aparente – Vento Real - Vento Induzido – Máxima Velocidade do Barco – Gradiente de Vento - Formato, ângulo de ataque e ranhura - Rajadas - Velas de Proa - Determinação do Cavado nas Velas de Proa - Vela Mestra ou Grande – Posicionamento do Çavado na Grande - Controle do Cavado nas Velas de Proa - Controle da Adernada - Prática - Velejando em Pôpa - Ângulo de ataque - Indicadores de direção do vento - À Favor do vento - Largando Amarras - Estados de mar – Vento em popa - Capeando - Autogoverno - Spinnakers – VMG - Velocidade máxima teórica do casco – Velocidade máxima – Estratégia e Tática - Ângulo do Leito do Vento - Illingworth –Rumo de Partida.- Barlavento e Vantagem - Análise de dois problemas – Equipamentos - Meteorologia prática – Tópicos Importantes - Bibliografia - Vocabulário Náutico - Termos Português/Inglês e. Inglês/Português.
- NAVEGAÇÃO – COMPUTADOR - SEXTANTE - GPS Ângulos e Arcos - Erros e Precisão - Preparando o Computador para Cálculo - Vetores
- Reta de Altura - Triângulo de Posição - Observação do Sol - Passagem Meridiana - Altura, Azimute – Ângulo no Zênite – Transformação de A em Z – Determinação da Posição - Tópicos Importantes
- Noções de Programação - Ajuda para os Programas.
- Programas:
1. Área Vélica | 2. Bissexto |
3. Consumo de Combustível | 4. Correção da Altura Instrumental |
5. Correção da Depressão Aparente | 6. Correção para a Corrente (CAP) |
7. Corte do Primeiro Vertical e Máxima Digressão | 8. Erro de Posição por Erro na Hora |
9. Erro Instrumental e Semidiâmetro | 10. Fuso Horário |
11. Horizonte | 12. Melhores Horas de Visada |
13. Menor Distância entre dois Pontos | 14. Milênios Julianos |
15. Determinação da Posição (S.Hilaire) | 16.Triângulo de Posição |
17. Tempo Sideral Origem do Ano – TS0 | 18. Uma Só Reta . |
19. Vetores | 20. Vmg (velocity made good) / / |
Osiris C.L.Rodrigues – Cel Licio Maciel - TCel
Presidente AsEFEx Instrutor
AsEFEx
ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS E DOS AMIGOS DA ESCOLA DE EDUCACÃO FÍSICA DO EXÉRCITO
Fundada em 15 de março de 1990, com sede na Fortaleza de São João * Ürca - RJ
Rio 2Ó Ago 002
CURSO DE VELA E NAVEGAÇÃO
Sumário:
- Velejando Melhor — Teoria e Prática De Vela
- Sumário: Por que Velejando Melhor? - Fluidos - Regimes de Escoamento - Vazão – Fluxo de Massa - Linhas de Corrente e Tubo de Fliuxo - Pressão – Massa Especifica - Princípio de Pascal - Teorema de Arquimedes – Equação da Continuidade -Teorema de Steven - Equação de Bernouili - Forças - Lift ou Empuxo – Aparelhos de Alto Lift - Drag ou Arraste - Leis de Newton - Regiões da Velejada - Empuxo, Propulção e Adenada - Quadro comparativo do aparelho - Vetores – Componentes e resultante - O Barco em Ação - Mareações (proas) - Vento aparente – Vento Real - Vento Induzido – Máxima Velocidade do Barco – Gradiente de Vento - Formato, ângulo de ataque e ranhura - Rajadas - Velas de Proa - Determinação do Cavado nas Velas de Proa - Vela Mestra ou Grande – Posicionamento do Çavado na Grande - Controle do Cavado nas Velas de Proa - Controle da Adernada - Prática - Velejando em Pôpa - Ângulo de ataque - Indicadores de direção do vento - À Favor do vento - Largando Amarras - Estados de mar – Vento em popa - Capeando - Autogoverno - Spinnakers – VMG - Velocidade máxima teórica do casco – Velocidade máxima – Estratégia e Tática - Ângulo do Leito do Vento - Illingworth –Rumo de Partida.- Barlavento e Vantagem - Análise de dois problemas – Equipamentos - Meteorologia prática – Tópicos Importantes - Bibliografia - Vocabulário Náutico - Termos Português/Inglês e. Inglês/Português.
- NAVEGAÇÃO – COMPUTADOR - SEXTANTE - GPS Ângulos e Arcos - Erros e Precisão - Preparando o Computador para Cálculo - Vetores
- Reta de Altura - Triângulo de Posição - Observação do Sol - Passagem Meridiana - Altura, Azimute – Ângulo no Zênite – Transformação de A em Z – Determinação da Posição - Tópicos Importantes
- Noções de Programação - Ajuda para os Programas.
- Programas:
1. Área Vélica | 2. Bissexto |
3. Consumo de Combustível | 4. Correção da Altura Instrumental |
5. Correção da Depressão Aparente | 6. Correção para a Corrente (CAP) |
7. Corte do Primeiro Vertical e Máxima Digressão | 8. Erro de Posição por Erro na Hora |
9. Erro Instrumental e Semidiâmetro | 10. Fuso Horário |
11. Horizonte | 12. Melhores Horas de Visada |
13. Menor Distância entre dois Pontos | 14. Milênios Julianos |
15. Determinação da Posição (S.Hilaire) | 16.Triângulo de Posição |
17. Tempo Sideral Origem do Ano – TS0 | 18. Uma Só Reta . |
19. Vetores | 20. Vmg (velocity made good) / / |
Osiris C.L.Rodrigues – Cel Licio Maciel - TCel
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