liciomaciel posted: "quarta-feira, 20 de abril de 2011 General Peri faz discurso pró-globalitário e prega salto ousado para transformação do Exército Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/ Leia mais artigos no site Fique Alerta – www.fiquealerta.ne"
Respond to this post by replying above this line
New post on Blog do Licio Maciel
NADA A DECLARAR
by liciomaciel
quarta-feira, 20 de abril de 2011
General Peri faz discurso pró-globalitário e prega salto ousado para transformação do Exército
Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/ Leia mais artigos no site Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
Os discursos de ontem, na comemoração do Dia do Exército, no Forte Apache, em Brasília, deixaram claro, nas entrelinhas, que a Força Terrestre já está pronta para o processo radical de reengenharia planejado pelo Ministério da Defesa. O comandante da Força, General Enzo Martins Peri, sem ser específico, falou na imposição, "para a força terrestre, que se queimem etapas para, de um salto ousado, se chegar à sua transformação, como já propõe a Estratégia Nacional de Defesa".
As palavras e gestos também tornaram evidente que não haverá qualquer reação dos militares da ativa à criação da polêmica e agora rebatizada "Comissão Nacional da Verdade e da Conciliação" – para apurar os supostos "crimes de violação dos direitos humanos" cometidos durante o governo dos presidentes-generais (1964-1985). Teria sido de graça que a ministra dos Direitos Humanos, a radical petista Maria do Rosário, recebeu uma condecoração do EB, junto com outras 200 "personalidades"?
Uma interpretação simplória da mensagem lida em nome da chefona-em-comando das Forças Armadas, na presença da própria Dilma Rousseff, indica que o Exército está completamente alinhado com o atual esquema de governo: "As tropas da Força Terrestre, em permanente prontidão, são a garantia indispensável da segurança do país. Um país de vocação pacífica e democrática, que valoriza o diálogo, a justiça, o respeito aos direitos humanos e que vem se consolidando como uma sociedade próspera e fraterna, que busca a igualdade de oportunidades para todos. Na verdade, uma das maiores democracias do mundo".
Mais patético foi o discurso do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, demonstrando que o alto comando militar caiu mesmo no canto globalitário da sereia. No seu discurso, o General Peri chegou a pregar que é preciso que o Exército deixe para trás o sonho de ser uma grande potência: "Hoje, vivemos um momento singular dessa nossa história. É dada a esta geração a oportunidade - mais que isso, o dever - de cruzar a ponte que nos separou do futuro, deixando para trás, de forma definitiva e irreversível, o sonho de ser potência emergente para linhar-se entre os principais atores globais, credor de respeito internacional, possuidor de voz ativa em foros mundiais e detentor de responsabilidades que ultrapassam nossas fronteiras".
Em resumo: O 363º aniversário da 1ª Batalha dos Guararapes não poderia ter sido comemorado de forma tão patética.
Espetáculo
Ex-guerrilheira que jura ter sido sistematicamente torturada enquanto esteve presa, por três anos, durante a "dita-dura" militar, a Presidenta Dilma deu ontem um show de exaltação ao Exército em seu discurso cuidadosamente escrito por algum redator do Palácio do Planalto, seguindo a linha de algum estrategista do Ministério da Defesa ou do próprio Exército:
"Os soldados brasileiros desenvolvem - em todo o território nacional e nas regiões mais remotas e isoladas do Brasil - ações de cunho social de valor inestimável: levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem".
Dilma estava tão feliz no evento do EB que quebrou o protocolo e cumprimentou um a um dos que estavam na primeira fila dos agraciados com medalhas dadas pelo Exército.
Dilma até posou para foto (acima) no protótipo do futuro carro blindado do EB, O Guarani, que será construído pela Iveco – do grupo Fiat.
E a gasolina?
O volume de 1 milhão de barris, extraído do campo de Lula, na Bacia de Santos, foi vendido para a estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (Enap).
Enquanto a Petrobrás comemora seu primeiro negócio com o pré-sal, o consumidor se dana pagando um combustível caríssimo.
A empresa tem a cara de pau de admitir que pode faltar gasolina em alguns postos do País, sob uma alegada escassez do álcool anidro, que é adicionado à gasolina na proporção de 20%.
Leve suspeita
O mais curioso é que o álcool está caro e "faltando", mesmo na safra de produção de cana.
O comércio do "etanol" é dominado pelas transnacionais britânicas Raizen (Shell) e BP.
Será que nós consumidores, pagando um absurdo pelo álcool, estamos ajudando essas empresas a pagarem o investimento feito na compra das usinas?
Unsubscribe to no longer receive posts from Blog do Licio Maciel.
Change your email settings at Manage Subscriptions.
Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
Nenhum comentário:
Postar um comentário