Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





segunda-feira, 31 de março de 2014

O discurso de Dilma sobre o 31 de Março tem de tudo: até coisas certas! Ou: Erros, omissões, mistificações. Ou ainda: A etimologia atrapalhada da companheira | Reinaldo Azevedo - Blog - VEJA.com



O discurso de Dilma sobre o 31 de Março tem de tudo: até coisas certas! Ou: Erros, omissões, mistificações. Ou ainda: A etimologia atrapalhada da companheira | Reinaldo Azevedo - Blog - VEJA.com









-





Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Revistas e sites
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Fernanda Furquim
Ricardo Setti
GPS
Todos os colunistas
ACERVO DIGITAL


/ Blogs e Colunistas



Blog
Reinaldo Azevedo

Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil

Assine o Feed RSS | Saiba o que é





31/03/2014 às 18:28
O discurso de Dilma sobre o 31 de Março tem de tudo: até coisas certas! Ou: Erros, omissões, mistificações. Ou ainda: A etimologia atrapalhada da companheira


Dilma, como não poderia deixar de ser, discursou sobre o 31 de Março de 1964. O filme segue abaixo. Transcrevo, em vermelho, trechos de sua fala e os comento em azul. Há um pouco de tudo em sua fala, ATÉ COISAS CERTAS. Mas a regra é a mistificação.



Nós aprendemos o valor da liberdade, o valor de um Legislativo e de um Judiciário independentes e ativos. Aprendemos o valor da liberdade de imprensa, o valor de eleger pelo voto direto e secreto de todos os brasileiros governadores, prefeitos, de eleger, por exemplo, um ex-exilado, um líder sindical, que teria sido preso, que foi preso várias vezes, e uma mulher também que foi prisioneira. Aprendemos o valor de ir às ruas e nós mostramos um diferencial quando as pessoas foram às ruas demandar mais democracia. Aqui no Brasil, não houve um processo de abafamento desse fato. O valor, portanto, de ir às ruas, o valor de ter direitos e de exigir mais direitos.
É claro que eu poderia deixar passar o que vai acima sem fazer alguns senões, mas aí eu não seria eu, né? Como sou quem sou e como se trata de um discursosobre a verdade, então vamos lá.

“Nós” quem, cara-pálida? O PT e o governo Dilma não aprenderam ainda o valor da liberdade de imprensa. O partido tentou e tenta cerceá-la de múltiplas formas. O Planalto sustenta — e Lula fez o mesmo — a rede suja na Internet, por meio de anúncios da administração direta e das estatais, para difamar as oposições, o jornalismo independente e todos aqueles que o governo considera inimigos.

Quanto às ruas, cumpre notar que o Brasil é hoje o principal fiador do regime venezuelano — e de outros governos autoritários da América Latina. Há quase 200 pessoas presas na Venezuela. Trinta e sete já foram assassinadas desde 12 de fevereiro. A oposição não tem acesso aos meios de comunicação de massa — monopólio do governo —, e milícias armadas caçam opositores a tiros nas ruas. Dilma trouxe esse governo para o Mercosul.

“O que isso tem a ver com a gente?”, indagará alguém. Tudo! Se o PT apoia de forma tão determinada esse governo, não faz isso aqui porque não dá, não porque não queira. E não dá porque seus adversários não permitem. Conclusão: o PT se mantém no campo democrático (quase sempre) porque seus adversários o forçam a tanto; não por convicção.

Embora nós saibamos que os regimes de exceção sobrevivem sempre pela interdição da verdade, pela interdição da transparência, nós temos o direito de esperar que, sob a democracia, se mantenha a transparência, se mantenha também o aceso e a garantia da verdade e da memória e, portanto, da história.
Muito bem! Isso significa, então, que teremos condições de saber tudo o que se passou e se passa, por exemplo, na Petrobras? Parece que não! Em vez de optar pela transparência, o governo soltou seus cachorros loucos para fazer ameaças e chantagens. A democracia não é dama de companhia da história, para lembrar certo senhor. Ela é vivida na prática. A DEMOCRACIA NÃO SERVE APENAS PARA QUE PENETREMOS NOS PORÕES DE EXTINTAS DITADURAS. ELA TEM DE PERMITIR QUE ENTREMOS NOS PORÕES DA PRÓPRIA DEMOCRACIA, OU DEMOCRACIA NÃO É, MAS APENAS UM REGIME DE MAIORIA. E, ORA VEJAM, REGIME DE MAIORIA ATÉ O FASCISMO FOI. E NÃO ERA DEMOCRÁTICO.

Aliás, como eu disse quando instalamos a Comissão da Verdade, a palavra “verdade” na tradição ocidental nossa, que é grega, é exatamente o oposto do esquecimento e é algo tão forte que não dá guarida para o ressentimento, o ódio, nem tampouco para o perdão. Ela é só e, sobretudo, o contrário do esquecimento, é memória e é história. É nossa capacidade de contar tudo o que aconteceu.
Há uma confusão dos diabos aí. Esse trololó sobre a verdade ser o “oposto do esquecimento na tradição grega…” Huuummm… A palavra “verdade” tem origem no vocábulo latino “veritas”, que significa justamente “verdade”, mas também justiça, equidade, franqueza, sinceridade. O adjetivo é “verus”, “o verdadeiro, o justo, o razoável, o bem fundado”. É a mesma origem da palavra “verificar” — isto é, alguém pode constatar que o que se diz de fato aconteceu.

O “perdão”, professora Dilma, não tem nada a ver com isso porque se situa em outra esfera — e, de resto, ainda que se estivesse lidando com o conceito grego de “verdade”, tal questão estaria fora do escopo. Então vamos ficar com a palavra “verdade” como aquilo que “aconteceu” e que se pode “constatar” porque verificável. Vamos ver aonde isso nos leva.

O dia de hoje exige que nós nos lembremos e contemos o que aconteceu. Devemos isso a todos os que morreram e desapareceram, devemos aos torturados e aos perseguidos, devemos às suas famílias, devemos a todos os brasileiros. Lembrar e contar faz parte, é um processo muito humano e faz parte desse processo que nós iniciamos com as lutas do povo brasileiro, pelas liberdades democráticas, pela anistia, pela Constituinte, pelas eleições diretas, pelo crescimento com inclusão social, pela Comissão da Verdade, enfim, por todos os processos de manifestação e de ampliação da nossa democracia que temos vividos ao longo das ultimas décadas, graças a Deus.
Muito bem! Se nós formos “verificar” o que aconteceu, teremos de entrar, por exemplo, no credo da VAR-Palmares, um dos três grupos terroristas a que Dilma pertenceu. Eu quero que ela me apresente o credo democrático desses agrupamentos. EU QUERO VERIFICAR. Igualmente verificáveis devem ser os pressupostos libertários de outros tantos que, em tese, ajudaram a construir a democracia.

Se é de “veritas” que estamos falando, se é do “verus” que estamos falando, se estamos no terreno do “verificável”, pergunto à professora Dilma se os mais de 120 que foram mortos pelos terroristas integram a sua lista de mártires. Integram? Onde eles estão? Quem se importa com eles?

Um processo que foi construído passo a passo durante cada um dos governos eleitos depois da ditadura. Nós reconquistamos a democracia a nossa maneira, por meio de lutas e de sacrifícios humanos irreparáveis, mas também por meio de pactos e acordos nacionais. Muitos deles traduzidos na Constituição de 1988. Como eu disse, na instalação da Comissão da Verdade, assim como eu respeito e reverencio os que lutaram pela democracia, enfrentando a truculência ilegal do Estado e nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e essas lutadoras, também reconheço e valorizo os pactos políticos que nos levaram a redemocratização.
Isso quer dizer que Dilma defende a Lei da Anistia ou não? Escrevi hoje de manhã a respeito. Se é de “verdade” que estamos falando, então que fique claro: a democracia é filha da resistência pacífica e daqueles que conservaram os valores da democracia, não da luta armada nem dos ataques terroristas. Também não é menos “verdade” — e, pois, “verificável” — que os que foram depostos em 1964 desprezavam o regime democrático. A propósito Dilma inventou que a palavra “verdade” é incompatível com “perdão”. Diz também ser incompatível com “esquecimento”. Ocorre que “anistia” quer dizer justamente ”esquecimento”, “perdão geral”. E, se é geral, vale para todo mundo. E aí? Se a professora fizer uma pesquisa, verá que “anistia” e “amnésia” são palavras da mesma raiz. Vale para todo mundo? Vale só para alguns?

Como eu disse, nesse Palácio, repito, há quase dois anos atrás, quando instalamos a Comissão da Verdade, eu disse: se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulos, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca, mas nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem da voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la. E acrescento: quem dá voz à história somos cada um de nós, que no nosso cotidiano afirma, protege, respeita e amplia a democracia no nosso país. Muito obrigada.
Então Dilma que tenha a coragem de convidar a Comissão da Verdade a contar também a história dos mais de 120 que foram mortos em atentados terroristas praticados pelas esquerdas, alguns deles mortos pelos grupos aos quais ela própria pertencia. Sem isso, o seu conceito de verdade não é nem grego nem latino. É só uma empulhação. Isso quanto ao passado. No que concerne ao presente, dê um murro na mesa e permita que se apurem as falcatruas na Petrobras, sem ameaças nem chantagens. Para encerrar: na frase “quem dá voz à história somos cada um de nós”, não há um erro de conceito, só de gramática.Por Reinaldo Azevedo

Tags: golpe militar, Governo Dilma


Share on Tumblr


Links Patrocinados
Saiba Como Perder Barriga

Perca até 8 Cms em uma só Sessão. Sessão de Avaliação - Marque Sua !
beslimbrasil.com.br/Barriguinha

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Nome

Email (não será publicado)






164 Comentários




moises -

31/03/2014 às 22:32


E os crimes na VENEZUELA com aval da DILMA,da vergonha
de ser brasileiro





Antonio Carlos de Curitiba -

31/03/2014 às 22:29


Tio Rei, eu já passei dos 61, e ainda me lembro de algumas coisas. Eu detestava os milicos, não era uma coisa agradável não poder votar, porém jamais tive de correr de bandidos como agora. Bandidos com armas na mão, e bandidos de colarinho branco ou vermelho, gente que sumiu com 720 bilhões de reais nos últimos dez anos! Maluf – em quem cheguei a votar uma vez – era um ladrão romântico perto de Lula e seus meninos. PT jamais! Comunistas fora!, exceto aqueles que cresceram e chutaram para longe essa droga, como um grande jornalista que todos conhecemos e admiramos.





Silene -

31/03/2014 às 22:29


Aqueles que lutaram contra a ditadura estão hoje no Poder.
São os mensaleiros,são os mesmos que estão afundando a Petrobras,aqueles que não conseguem controlar a inflação e que estão levando o país para o buraco.SERÁ QUE OS MILITARES ESTAVAM TOTALMENTE ERRADOS?





Sherlock -

31/03/2014 às 22:28


Rei,
Não vi o vídeo e não verei – mas já posso afirmar que não gostei. Parece-me, pela imagem que aparece ali estanque, que a dona Dilma está chorando. Independentemente disso, lembro-me de ter constatado, já há algum tempo, que as únicas vezes em que ela fala com alguma convicção é quando se refere ao período da ditadura. O antes e o depois, ou os eventos não correlatos, ela trata com a frieza e o desnorteamento dignos de um iceberg à deriva, pronto a arrebentar o casco de quem lhe atravessa o caminho. Não que não haja confusão mental no que vai acima, afinal trata-se de um “Dilma Rousseff autêntico”!
. .
Mas como você mesmo disse: viva 2064! Que saudade eu tenho do futuro quando ouço essa gente que parou 50 anos atrás, e nos condena todos os dias ao retrocesso!





moises -

31/03/2014 às 22:27


A presidenta assume seus crimes,assume DILMA?





Anonimo -

31/03/2014 às 22:27


Qual a diferença entre o General Newton Cruz e o Tenente Bolivariano Hugo Chavéz (que a Dilmona, o Lulalau e o PT idolatram com unhas e dentes?)
.
O 1º participou de um golpe militar e GANHOU!
.
O 2º comandou um golpe militar (1992) e PERDEU!
.
O 1º, ficou no poder por 21 anos
.
O 2º, por 15 (mas porque morreu de câncer…ao contrário do Lulalau, da Dilmona, da Kichner e outros, que trataram-se no Sírio Libanês e curaram-se, o Chavéz “tratou-se” com os cubanos e…morreu)





Guerreiro Verde-Oliva -

31/03/2014 às 22:26


Os mortos …são:
01/07/68 – A execução de Edward Ernest Tito Otto Maximilian Von Westernhagen, major do Exército alemão (na verdade, morto pela Colina, grupo que depois ajudou a formar a VAR-Palmares. Em 1968, Dilma era do Colina);
12/10/68 – Execução de Charles Rodney Chandler, capitão do Exército dos EUA;
31/03/1969 – assassinato do comerciante Manoel da Silva Dutra, durante assalto ao Banco Andrade Arnaud, no Rio. Carlos Minc estava no grupo.
11/07/69 – Assassinato de Cidelino Palmeiras do Nascimento, motorista de táxi (conduzia policiais em seu carro), decorrência do assalto ao Banco Aliança
24/07/69 – O assassinato do soldado da PM-SP Aparecido dos Santos Oliveira, decorrência de um assalto a uma agência do Bradesco, de que a VAR-Palmares fez parte.
22/10/71 – Assassinato de José do Amaral, suboficial da reserva da Marinha;
05/02/72 – Assassinato de David A. Cuthberg, marinheiro inglês, de 19 anos, que visitava o Brasil com sua fragata. Quatro membros da VAR-Palmares estavam entre os executores. Crime do rapaz: seu uniforme representava o imperialismo inglês…





Álvaro Costa -

31/03/2014 às 22:21


Conforme nos informa O GLOBO , até agora, o BOLSA DITADURA esta nos custando 3 refinarias PASSADENA. Pelo visto nem o antigo acido KAOL lava a cara dessa gente





moises -

31/03/2014 às 22:17


Meu DEUS nos proteja dessa corja de petralhas





Sylvio -

31/03/2014 às 22:13


Outro “bom discurso” da presidanta dilma, caso fosse “presidenta” da Malásia seria mais ou menos assim:
Meu amigos, o avião, eu quero dizer pra vocês, que foi uma máquina descoberta pelo brasileiro Santos Dumont quando comprou seu primeiro aeroporto, é uma máquina mais pesada que o ar, porque o ar é leve, tanto assim que flutua. No nosso governo nós conseguimos aumentar a leveza do ar porque não fizemos nada de peso, porque quem faz coisas de peso é a Argentina, que não tem a moeda Real como nós temos. O Real, aliás, fez aniversário este ano e como foi um programa criado pelo Presidente Lula junto com a roda, o fogo, o mapeamento do genoma humano e a cura do câncer, eu realmente gosto muito do Real, sem trocadilhos para que o pessoal do Porta dos Fundos não faça piada! Quer dizer, então, que nós confiamos que infelizmente o avião caiu, ou pousou, porque o ministro Mantega me disse hoje que provavelmente o avião não tinha combustível para ficar voando 7 dias, então acreditamos que o avião tenha caído em algum lugar que ninguém viu, porque senão já tinham ligado e dito que o pessoal do partido tinha roubado os destroços. Ou então caiu no mar porque no mar o celular não pega. Ou se pega poderia ser da Tim. Mas vejam bem o que eu estou dizendo: o mar certamente foi um oceano, provavelmente o Pacífico, o Atlântico ou o Índico, também podendo ter caído no Ártico. Quer dizer, se caiu no oceano é porque não caiu na terra e nós temos um programa de inclusão social que fixa o homem na terra. A sete palmos de profundidade que é para ele ficar bem fixado. Então, meus amigos, eu quero dizer que já liberamos os recursos necessários para encontrar todos aqueles que infelizmente tenham morrido nesse acidente, para trazê-los de volta sãos e salvos para seus entes queridos. Eu tenho convição, enfim, que se esse avião não caiu na terra nem no mar, nem também decolou nem pousou, é porque não tem avião, certamente porque o PMDB pediu o avião de presente junto com mais uns 7 ministérios.
Mas eu só dei mais 6 porque no nosso governo quem manda sou eu. Obrigada”





Raimundo Cazé -

31/03/2014 às 22:13


No tocante aos mais de 100 que a esquerda matou, vale destacar que tais assassinatos ocorreram em plena vigência do golpe. Agora, imaginemos quantos eles teriam matado, se tivessem sido os vencedores. Eu chamaria, ao invés de “Comissão da Verdade”, “Omissão da Verdade”.





Jorge -

31/03/2014 às 22:12


Em um futuro bem próximo e sombrio, do jeito que estão caminhando as coisas aqui em Banânia, os “estoriadores” a serviço do Foro de São Paulo, estarão agregando ao Panteão de grupos de “Heróis da resistência Democracia” como o VAR – Palmares e ALN, outras duas “Siglas” de grande importância e com atuações bastante similares aquelas – PCC e CV.





Alzira -

31/03/2014 às 22:10


“como eu disse “nesse” Palácio, repito, há quase dois anos atrás, quando instalamos…, eu disse…” que coisa!
“quem dá voz…somos cada um de nós…” doeu!
Ai, Deus meu, quanto tempo mais teremos que ouvir “discursos” errados, sem lógica, desconexos, entrecortados dessa mulher? Eu estou farta de dilma, franklin, joão, marco aurélio e outros que contribuem para esse FIASCO!





Guerreiro Verde-Oliva -

31/03/2014 às 22:10


Mais um amigo da DILMA em ação:

https://www.youtube.com/watch?v=1H-JHpX78AI





vicente -

31/03/2014 às 22:09


Temos que julgar com justiça e perfeição e não a um lado só. Mostrar os erros dos dois lados, isto seria; “JUSTO E PERFEITO”





pierre -

31/03/2014 às 22:08


Na Folha de domingo, um famoso historiador desconhecido, para justificar o injustificável escreveu que a “tortura é uma coisa dos infernos porque suga a alma do torturado”!
Então fica explicado como age esse governo formado de terroristas, “torturados” pelo regime militar:
-São todos zumbis desalmados, que querem devorar a carcaça dos brasileiros e sugar através dos impostos e da corrupção, o sangue dos opositores (80 milhões,conforme o Guzzo)!
Governo de mortos-vivos! De “Walking deads” ideológicos do mal!
Porque foram muuuuuuito “torturados”!





Guerreiro Verde-Oliva -

31/03/2014 às 22:06


MAIS UMA DO “clemente”..

Mostra a clemência ao matar um companheiro de guerrilha!!

https://www.youtube.com/watch?v=MBxxubNqUvc





Guerreiro Verde-Oliva -

31/03/2014 às 22:02


Amigo da DILMA conta assassinato a sangue frio.
Esses são os “verdadeiros’” heróis que combateram a DITA-MOLE MILITAR pra instaurar a DITA-DURA CUBANA no Brasil.
VEJAM o estarrecedor depoimento do”CLEMENTE’

http://www.youtube.com/watch?v=M2jYmDN8qHM





Quaker -

31/03/2014 às 21:59


É Dilma mesmo? Agora é moda zoio “esquerdo” caído?
Isto não é um bom sinal?





Camada von Ozonio -

31/03/2014 às 21:58


Apesar dos quilos de cremes faciais , a herdeira do apedeuta apresenta um semblante bastante castigado….





Sol -

31/03/2014 às 21:57


Liberdade de imprensa???? onde? porque nos últimos dias, vários jornalistas foram afastados e demitidos por colocarem a boca no mundo.





CLAUDIUS -

31/03/2014 às 21:55


Um dos Mais Médicos que são menos médicos foi suicidado num quarto de hotel em Brasília. É a Polícia Política dos facínoras Castro&Castro atuando livremente no País. Ela nem precisa de porões, né Dilma terrorista?





pedrao -

31/03/2014 às 21:55


Ella leu um texto confuso, mal escrito ,com certeza, pelo Franklin Martins!
Pesa sobre as costas dos dois, atos de terrorismo com assassinatos covardes que essa vergonhosa comissão da “verdade” delles, jamais vai ter culhões de “verificar”!





Mairalur -

31/03/2014 às 21:54


Havia psicopatas e bestas-feras dos dois lados, o dos comunas e o dos milicos. Os milicos sossegaram. Já os comunas não tiram o time de campo.





Luiz Schuwinski -

31/03/2014 às 21:54


A fiação do “Poste” continua dando curtos circuitos na língua pátria!
A malta vermelha não consegue esquecer a coça que levou em 64. O ressentimento e o revanchismo já dura cinquenta anos. A moeda da “Comichão da Inverdade” só tem um lado. O que lhe interessa.
Os militares jamais acalentaram o desejo em si do poder totalitário.
Intervieram à época, unicamente para abortar a tentativa iminente de comunização do país. Tanto que Castelo Branco queria convocar eleições gerais já no ano seguinte. Infelizmente foi voto vencido. E o que houve após, é história.
Evidentemente, ninguém em sã consciência pode afirmar que alegrou-se com 21 anos sob o tacão verde-oliva. Mas, hoje vislumbramos claramente o que as forças Armadas combatiam. Numa guerra, métodos empregados geralmente são repulsivos de ambos os lados e, não necessariamente, justificáveis.
Agora, num ano eleitoral, numa demagogice rasteira, tentam assoprar cinzas de um passado remoto e esquecido, para ludibriar mais uma vez parte do eleitorado amnésico. Porém, todo cuidado é pouco, pois na caserna nem todos vestem pijamas vermelhos e se acomodam contando estrelas.





FGL1983 -

31/03/2014 às 21:53


Pois pra mim, esse discurso não passou de proselitismo barato em novilíngua!!





Igor -

31/03/2014 às 21:52


Como uma pessoa que nem sabe falar pode ser presidente?





Fora, PT/PMDB !!! -

31/03/2014 às 21:50


Daria tudo para ver uma pesquisa de opinião (não manipulada), com os seguintes quesitos: HOJE, QUEM VOCÊ PREFERIRIA QUE ESTIVESSE GOVERNANDO O BRASIL.
1 – Os Petistas e seus “partidos coligados”;
2 – Os Militares.





aparecido f. -

31/03/2014 às 21:50


O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros….(Mr. Tatcher). o dinheiro está acabando.. os companheiros estão desesperados.. foram buscar o Berzoanta com cara de morto (achava que já tinha morrido)…mas o capeta faz de tudo para adiar a entrada deles no inferno… para tentar acalmar o congresso…É notorio o desespero da quadrilha…O dinheiro está encurtando aqui, na venezuela, ma argentina…Eles ainda não perceberam a onda anti-vermelha que se aproxima…





affonso -

31/03/2014 às 21:43


E segundo sei, “perdão” em grego(afiemi) significaria “desligar-se”.Prá mim faz sentido.Se perdoarmos verdadeiramente o ofensor,estaremos desligando-se-mentalmente-dele e,prá nós seria ótimo em virtude de não recebermos vibrações negativas de volta.





estudante primario -

31/03/2014 às 21:43


Sr Reinaldo !!SINPLESMENTE VOCE E DE ADMIRAR !! meus respeito ao senhor !
fantastico





José Roberval da Silva -

31/03/2014 às 21:42


Então Dilma, a família do tenente Carlos Alberto Mendes Júnior aguarda que a Senhora diga a verdade e pague o que devem, ao menos, porque a vida dele nunca mais voltará já que o Sr Lamarca o assassinou covardemente né?





David -

31/03/2014 às 21:41


O golpe dos militares em 64 impediu que o Brasil virasse uma Cuba ou uma Venezuela. Mas não precisavam ficar 21 anos, nem matar quem não pegou em armas.





Luiz Antonio -

31/03/2014 às 21:41


Quanta hipocrisia nesse discurso da gerente de plantão. Pela frente ela fala de valor da liberdade, judiciário e legislativo fortes enquanto por trás, aparelha o estado, defende ditaturas como as de Cuba e Venezuela, ataca decisões constitucionais de países como Honduras e Paraguai e se omite em invasões militares como a da Rússia na Ucrânia. É incrível que ainda há alguma pessoa que saiba ler (de verdade) que ainda debata quais são as reais intenções desse grupo que está no poder….





Carlos Aurelio -

31/03/2014 às 21:41


Em nome de Deus, quantos crimes já foram praticados no mundo? Em nome da ditadura, quantos assaltos a bancos, sequestros e assassinatos foram praticados pelos grupos de esquerda incluindo o grupo revolucionário do qual a Dilma era militante?
Reinaldo muito bem colocado: se é a Comissão da Verdade, vamos levantar os crimes cometidos independentemente das posições políticas dos criminosos ou será que os fins justificam os meios? Seria esse o motivo, posição política, do atual apoio da Dilma aos crimes cometidos por Maduro na Venezuela? Seria esse seu apoio aos criminosos do núcleo político do mensalão?





J.C. -

31/03/2014 às 21:40


É isso Reinaldo, e os cento e vinte que morreram nas mãos desses terroristas são meros coadjuvante dessa historia suja?Eu não entendo ,porque só colocar um lado no banco dos réus.





Décio -

31/03/2014 às 21:39


Parabéns, Reinaldo!!! Nos telejornais, nunca vi tanta mentira ser contada aos brasileiros.





Roberto Lima -

31/03/2014 às 21:36


Todos sabemos que houveram exageros de um lado e de outro, porém naquele momento era guerra, depois fizeram a abertura e foi dado anistia geral e irrestrita para todos, agora eles querem a comissão da verdade para apurar somente os crimes de um lado. Os terroristas mataram, sequestraram, roubaram e etc.., vão ficar impunes, muito engraçado. Agora Reinaldo, fiquei enojado com o jornal da globo com a cobertura que eles fizeram nesta noite de 31/03/2014, mostrando apenas um lado da moeda ou seja demonizando os militares e dizendo que o editorial de agosto de 2013, eles se retrataram sobre aquele 31/03/1964, é muita cara de pau do jornalismo da globo; espero que o PT não fique muito tempo no poder, senão a globo ia acabar sendo tirara do Ar como o Chávez fez com aquele canal de televisão da Venezuela. A rede Globo se vendeu ao PT?





Burduna nellles!!! -

31/03/2014 às 21:34


Véio,
com essa ptose palpebral intensa mostra o grau de senilidade de que ela está acometida, daí para frente qq coisa que fale não bate mais lé com cré.
Agora suas linhas são impecáveis.





Leopoldo Dogher -

31/03/2014 às 21:32


Eu não entendo a língua do poste.
Pra onde foi a grana do cofre do Adhemar?





Anônimo -

31/03/2014 às 21:31


‘Um Legislativo e um Judiciário independentes e ativos’. A ba$e aliada e os 4 fantásticos: Teori, Toffoli, Lewandowski e Barroso.





Fora, PT/PMDB !!! -

31/03/2014 às 21:27


A cada escândalo desse desgoverno corruPTo, que são inúmeros, eles criam uma cortina de fumaça para tentar desviar o foco da população incauta.
Tentarão polemizar o CONTRA-Golpe Militar, o máximo de tempo possível, com o auxílio dos seus simpatizantes da “Comissão da MEIA Verdade” – CUSTEADA, SABE-SE LÁ POR QUANTO, PELOS CIDADÃOS DE BANANIA.





mauro francisco ripamonti -

31/03/2014 às 21:26


Parabens Reinaldo.É preciso desmascarar esses facistas.Nada falam dos médicos escravos, das mottes da Venezuela,da fome em Cuba





joaquim lima -

31/03/2014 às 21:26


ERA ainda muito pequeno nos idos de 1964 , mas foi na UNIVERSIDADE que conseguimos entender melhor tudo que se passava com o nosso país ,politicos exilados , congresso com bôca amordaçadas , senadores bionicos , voto vinculados , povo iludido e outras maracutais mais . Famos democratizar o nosso país atravès de lutas estudantis, volta da UNE , UEEs etc , è tinha o MDB ,partido que orgulha todo povo da recostruçao . È triste ver o PMDB na contra mão da nossa HISTÒRIA ,se omitindo a CPI DA PETROBRAS em troca de favores politicos , envergonhando o seu principio . A democracia que nòs tanto lutamos não è essa vergonha que està aí , ESTAMOS CAMINHANDO PARA SER UMA VENEZUELA è, sabemos que là não è seu melhor exemplo . ESTAMOS À CAMINHO DE UMA DITADURA , QUASE IMPERCEPTIVEL , SE NÃO MUDAR ,QUEM VIVER VERÀ !!





Bruno Sampaio -

31/03/2014 às 21:24


Na mosca. Quando é que essa petralhada vai parar de olhar para o retrovisor e tentar fazer algo parecido com um governo?
Mas que saco, esses defuntos de mais de 50 anos assombrando a gente até hoje!
Uma amiga me disse que amigos dos pais dela foram presos por nada. Sei, por nada. Estavam passando na rua e o PM decidiu, vamos abordar aquele casal ali, de repente a gente encontra um panfleto comunista no carro. Ah, conta outra!





S. Lincoln -

31/03/2014 às 21:24


Toda essa propaganda em torno dos ‘anos de chumbo’, com torturadores e assassinos arrependidos e a brava mídia lembrando, relembrando e criando me assusta. Parece samba de uma nota só… Quero mais é saber como fica o caso Petrobrás com seu prejuízo bilionário que parece estar a caminho do esquecimento…





brasileiro -

31/03/2014 às 21:21


Cara presidanta, entao vamos aos fatos. Dê ordem para sua Comissão da Meia Verdade investigar alguns casos como: 12 de novembro de 1964 – Explosão de uma bomba no cinema Bruni, no Rio de Janeiro, com um morto. 22 de abril de 1965 – Atentado à bomba contra o jornal “O Estado de São Paulo”. 25 de junho de 1966 – Atentado à bomba no Aeroporto dos Guararapes, contra o general Costa e Silva e no qual morreram o almirante Nelson Gomes Fernandes e o jornalista Edson Regis de Carvalho e sofreu mutilações o tenente-coronel Sylvio Ferreira da Silva, um dos muitos feridos no atentado. Segundo Jacob Gorender, em seu livro “Combate nas Trevas”, obra da Ação Popular. 1 de agosto de 1966 – Explosão de uma bomba no cinema Itajubá, em Santos. 26 de agosto de 1966 – Explosão de uma bomba no teatro Guaíra, em Curitiba. 2 de agosto de 1967- Explosão de uma bomba na sede do Corpo da Paz, entidade americana no Rio de Janeiro, com um ferido, etc. e etc…tem ainda o soldado Mario Kozel e tantos outros, vamos lá presidanta, vai fundo na sua VERDADE GREGA!





Silva -

31/03/2014 às 21:19


O olho esquerdo dela está caído! É a somatização da queda da esquerda petista nas pesquisas…





GCO -

31/03/2014 às 21:18


Abrir a caixa preta da Petrobrás é suicídio político. A Dilma sabe muuuuito bem disso.





Quaker -

31/03/2014 às 21:11


deveria ter vergonha de falar em público.





Vander de Oliveira -

31/03/2014 às 21:10


A Dilma fala tanto desse passado, quando em vinte e um anos houve 362 mortos ou desaparecidos políticos, o que é injustificável. Em 2010 foram 49.912 os brasileiros assassinados, ou seja, 136 brasileiros assassinados a cada dia, e o que o governo do PT faz a respeito, além de pagar Bolsa Reclusão para as famílias de alguns dos criminosos? Apenas depois da posse da Sra. Dilma, mais de 160.000 brasileiros já foram assassinados. O número de mortes violentas no do Brasil de hoje, em um ano, equivale a dezesseis anos de Guerra do Vietnam (lado americano). Em 1980 havia 11,7 mortes violentas para cada cem mil habitantes. Em 2010 foram 26,2 mortes violentas para cada cem mil habitantes. Mas isso não importa para o governo, o que importa é falar do passado.





Gil Santos -

31/03/2014 às 21:09


Senhora presidente “que foi às ruas para protestar no passado” por que então colocar 25.000 soldados do exercito para reprimir as manifestações durante a copa, que certamente terão?





Douglas Pagnard -

31/03/2014 às 21:07


Os sonhos dela e de outros comparsas nunca, jamais, foram compartilhado com o povo brasileiro; estiveram sempre na contramão da história e da lei e continuam até hoje.





Beatriz C -

31/03/2014 às 21:06


Esta mulher continua vivendo no país da (sua) fantasia, como se a turma dela tivesse feito ou esteja fazendo algum bem ao Brasil. Vai pra casa! Deixa de nos envergonhar!





Ivan Rocha -

31/03/2014 às 21:03


Perguntar não ofende? Então porque não permite um mergulho na democracia transparente que controla e descapitaliza a PETROBRÁS, com perdas monumentais, bem como nos empréstimos aos governos de ditadores e sanguinários internacionais, protegidos por sigilo? Que transparência é essa, governanta?
Vamos mergulhar, de forma transparente, nos assassinatos e atentados terroristas, nos acordos dos guerrilheiros e países socialistas interessados na revolução que interessava à guerrilha. Nos patrocínios e destinação das verbas roubadas. Tem muita matéria para se tornar transparente, senhora. Até hoje existem cadáveres que precisam ser explicados pela transparência, alguns mais recentes, como o do Prefeito Celso Daniel, testemunhas etc





Fora, PT/PMDB !!! -

31/03/2014 às 20:59


Legislativo e Judiciário, independentes ?
Onde? Tá de brincanagem !





Pimenta -

31/03/2014 às 20:57


Esta página traz a lista do nome de todas as vítimas confirmadas do terrorismo de extrema-esquerda no Brasil. O terrorismo de esquerda ocorreu dentro do contexto da Guerra Fria e não ficou restrito ao Brasil, tendo ocorrido em diversos países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Colômbia, Guatemala, etc. Em reação a tentativa das guerrilhas comunistas de tomar o poder, instauraram-se regimes militares na América do Sul para preservar as nações de regimes totalitários como os que mataram mais de 100 milhões de pessoas na União Soviética, na China, no Camboja e muitos outros países na África, na Ásia e também na América Central.

Segue a lista das vítimas, separadas por ano:

1964:
12/11/64 – Paulo Macena, Vigia – RJ
Explosão de bomba deixada por uma organização comunista nunca identificada, em protesto contra a aprovação da Lei Suplicy, que extinguiu a UNE e a UBES. No Cine Bruni, Flamengo, com seis feridos graves e 1 morto.
1965:
27/03/65 – Carlos Argemiro Camargo, Sargento do Exército – Paraná
Emboscada de um grupo de militantes da Força Armada de Libertação Nacional (FALN), chefiado pelo ex-coronel Jeffersom Cardim de Alencar Osorio. Camargo foi morto a tiros. Sua mulher estava grávida de sete meses.
1966:
25/07/66 – Edson Régis de Carvalho, jornalista – PE
25/07/66 – Nelson Gomes Fernandes, almirante – PE
Explosão de bomba no Aeroporto Internacional de Guararapes, com 17 feridos e 2 mortos. Além das duas vítimas fatais, ficaram feridas 17 pessoas, entre elas o então coronel do Exército Sylvio Ferreira da Silva. Além de fraturas expostas, teve amputados quatro dedos da mão esquerda. Sebastião Tomaz de Aquino, guarda civil, teve a perna direita amputada.
1967:
24/11/67 – José Gonçalves Conceição (Zé Dico) – Fazendeiro – SP
Morto por Edmur Péricles de Camargo, integrante da Ala Marighella, durante a invasão da fazenda Bandeirante, em Presidente Epitácio. Zé Dico foi trancado num quarto, torturado e, finalmente, morto com vários tiros. O filho do fazendeiro que tentara socorrer o pai foi baleado por Edmur com dois tiros nas costas.
15/12/67 – Osíris Motta Marcondes, bancário – SP
Morto quando tentava impedir um assalto terrorista ao Banco Mercantil, do qual era o gerente.

1968:
10/01/68 – Agostinho Ferreira Lima – (Marinha Mercante – Rio Negro / AM)
No dia 06/12/67, a lancha da Marinha Mercante “Antônio Alberto” foi atacada por um grupo de nove terroristas, liderados por Ricardo Alberto Aguado Gomes “Dr. Ramon”, o qual, posteriormente, ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN). Neste ataque Agostinho Ferreira Lima foi ferido gravemente, vindo a falecer no dia 10/01/68.
31/05/68 – Ailton de Oliveira, guarda Penitenciário – RJ
O Movimento Armado Revolucionário (MAR) montou uma ação para libertar nove de seus membros que cumpriam pena na Penitenciária Lemos de Brito (RJ) e que, uma vez libertados, deveriam seguir para a região de Conceição de Jacareí, onde o MAR pretendia estabelecer o “embrião do foco guerrilheiro”. No dia 26/05/68, o estagiário Júlio César entregou à funcionária da penitenciária Natersa Passos, num pacote, três revólveres calibre 38. Às 17h30, teve início a fuga. Os terroristas foram surpreendidos pelos guardas penitenciários Ailton de Oliveira e Jorge Félix Barbosa. Foram feridos, e Ailton morreu no dia 31/05/68. Ainda ficou gravemente ferido o funcionário da Light João Dias Pereira, que se encontrava na calçada da penitenciária. O autor dos disparos que atingiram o guarda Ailton foi o terrorista Avelino Brioni Capitani.

26/06/68- Mário Kozel Filho – Soldado do Exército – SP
No dia 26/06/68, Kozel atua como sentinela do Quartel General do II Exército. Às 4h30, um tiro é disparado por um outro soldado contra uma camioneta que, desgovernada, tenta penetrar no quartel. Seu motorista saltara dela em movimento, após acelerá-la e direcioná-la para o portão do QG. O soldado Rufino, também sentinela, dispara 6 tiros contra o mesmo veículo, que, finalmente, bate na parede externa do quartel. Kozel sai do seu posto e corre em direção ao carro para ver se havia alguém no seu interior. Havia uma carga com 50 quilos de dinamite, que, segundos depois, explode. O corpo de Kozel é dilacerado. Os soldados João Fernandes, Luiz Roberto Julião e Edson Roberto Rufino ficam muito feridos.

É mais um ato terrorista da organização chefiada por Lamarca, a VPR. Participaram do crime os terroristas Diógenes José de Carvalho Oliveira, Waldir Carlos Sarapu, Wilson Egídio Fava, Onofre Pinto, Edmundo Coleen Leite, José Araújo Nóbrega, Oswaldo Antônio dos Santos, Dulce de Souza Maia, Renata Ferraz Guerra Andrade e José Ronaldo Tavares de Lima e Silva. Ah, sim: a família de Lamarca recebeu indenização. De Kozel, quase ninguém mais se lembra.

27/06/68 – Noel de Oliveira Ramos – civil – RJ
Morto com um tiro no coração em conflito na rua. Estudantes distribuíam, no Largo de São Francisco, panfletos a favor do governo e contra as agitações estudantis conduzidas por militantes comunistas. Gessé Barbosa de Souza, eletricista e militante da VPR, conhecido como “Juliano” ou “Julião”, infiltrado no movimento, tentou impedir a manifestação com uma arma. Os estudantes, em grande maioria, não se intimidaram e tentaram segurar Gessé que fugiu atirando, atingindo mortalmente Noel de Oliveira Ramos e ferindo o engraxate Olavo Siqueira.

27/06/68 – Nelson de Barros – Sargento PM – RJ
No dia 21/06/68, conhecida como a “Sexta-Feira Sangrenta”, realizou-se no Rio uma passeata contra o regime militar. Cerca de 10.000 pessoas ergueram barricadas, incendiaram carros, agrediram motoristas, saquearam lojas, atacaram a tiros a embaixada americana e as tropas da Polícia Militar. No fim da noite, pelo menos 10 mortos e centenas de feridos. Entre estes, estava o sargento da PM Nelson de Barros, que morreu no dia 27.

01/07/68 – Edward Ernest Tito Otto Maximilian Von Westernhagen – major do Exército Alemão – RJ
Morto no Rio, onde fazia o Curso da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Assassinado na rua Engenheiro Duarte, Gávea, por ter sido confundido com o major boliviano Gary Prado, suposto matador de Che Guevara, que também cursava a mesma escola. Autores: Severino Viana Callou, João Lucas Alves e um terceiro não-identificado. Todos pertenciam à organização terrorista COLINA- Comando de Libertação Nacional.

07/09/68 – Eduardo Custódio de Souza – Soldado PM – SP
Morto com sete tiros por terroristas de uma organização não identificada quando de sentinela no DEOPS, em São Paulo.

20/09/68 – Antônio Carlos Jeffery – Soldado PM – SP
Morto a tiros quando de sentinela no quartel da então Força Pública de São Paulo (atual PM) no Barro Branco. Organização terrorista que praticou o assassinato: Vanguarda Popular Revolucionária. Assassinos: Pedro Lobo de Oliveira, Onofre Pinto, Diógenes José Carvalho de Oliveira, atualmente conhecido como “Diógenes do PT”, ex-auxiliar de Olívio Dutra no Governo do RS.

12/10/68 – Charles Rodney Chandler – Cap. do Exército dos Estados Unidos – SP
Herói na guerra com o Vietnã, veio ao Brasil para fazer o Curso de Sociologia e Política, na Fundação Álvares Penteado, em São Paulo/SP. No início de outubro de 68, um “Tribunal Revolucionário”, composto pelos dirigentes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), Onofre Pinto (Augusto, Ribeiro, Ari), João Carlos Kfouri Quartin de Morais (Maneco) e Ladislas Dowbor (Jamil), condenou o capitão Chandler à morte, porque ele “seria um agente da CIA”. Os levantamentos da rotina de vida do capitão foram realizados por Dulce de Souza Maia (Judite). Quando retirava seu carro das garagem para seguir para a Faculdade, Chandler foi assassinado com 14 tiros de metralhadora e vários tiros de revólver, na frente da sua mulher, Joan, e de seus 3 filhos. O grupo de execução era constituído pelos terroristas Pedro Lobo de Oliveira (Getúlio), Diógenes José de Carvalho Oliveira (Luis, Leonardo, Pedro) e Marco Antônio Bráz de Carvalho (Marquito).

24/10/68 – Luiz Carlos Augusto – civil – RJ
Morto, com 1 tiro, durante uma passeata estudantil.

25/10/68 – Wenceslau Ramalho Leite – civil – RJ
Morto, com quatro tiros de pistola Luger 9mm durante o roubo de seu carro, na avenida 28 de Setembro, Vila Isabel, RJ. Autores: Murilo Pinto da Silva (Cesar ou Miranda) e Fausto Machado Freire (Ruivo ou Wilson), ambos integrantes da organização terrorista COLINA (Comando de Libertação Nacional).

07/11/68 – Estanislau Ignácio Correia – Civil – SP
Morto pelos terroristas Ioshitame Fugimore, Oswaldo Antônio dos Santos e Pedro Lobo Oliveira, todos integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária(VPR), quando roubavam seu automóvel na esquina das ruas Carlos Norberto Souza Aranha e Jaime Fonseca Rodrigues, em São Paulo.

1969:
07/01/69 – Alzira Baltazar de Almeida – (Dona de casa – Rio de Janeiro / RJ)
Uma bomba jogada por terroristas, embaixo de uma viatura policial, estacionada em frente à 9ª Delegacia de Polícia, ao explodir, matou a jovem Alzira, de apenas 18 anos de idade, uma vítima inocente que na ocasião transitava na rua.

11/01/69 – Edmundo Janot – (Lavrador – Rio de Janeiro / RJ)
Morto a tiros, foiçadas e facadas por um grupo de terroristas que havia montado uma base de guerrilha nas proximidades da sua fazenda.

29/01/69 – Cecildes Moreira de Faria (Subinspetor de Polícia)
20/01/69 – José Antunes Ferreira (Guarda Civil) – BH/MG
Durante a abordagem de um um “aparelho” do Comando de Libertação Nacional (Colina), na rua Itacarambu nº 120, bairro São Geraldo, identificado por Pedro Paulo Bretas, “Kleber”, a equipe de segurança foi recebida por rajadas de metralhadora, disparadas por Murilo Pinto Pezzuti da Silva, “Cesar” ou “Miranda”, que, com 11 tiros, mataram o Subinspetor Cecildes Moreira da Silva, que deixou viúva e oito filhos, e o Guarda Civil José Antunes Ferreira, ferindo, ainda, o Investigador José Reis de Oliveira. No interior do “aparelho”, foram presos o assassino Murilo Pinto Pezzuti da Silva o os terroristas do Colina: Afonso Celso Lana Leite, ”Ciro”; Mauricio Vieira de Paiva, ”Carlos”; Nilo Sérgio Menezes Macedo; Júlio Antonio Bittencourt de Almeida, “Pedro”; Jorge Raimundo Nahas, “Clovis” ou “Ismael”; Maria José de Carvalho Nahas, “Celia” ou “Marta”, e foram apreendidos 1 fuzil FAL, 5 pistolas, 3 revólveres, 2 metralhadoras, 2 carabinas, 2 granadas de mão, 702 bananas de dinamite, fardas da PM e dinheiro de assaltos.

31/03/69 – Manoel Da Silva Dutra – Civil – Rio de Janeiro / RJ
Morto durante assalto ao banco Andrade Arnaud. O caso é particularmente importante porque um dos então terroristas que participaram da operação se chamava Carlos Minc. Ele vinha do Colina, que se fundiu com a VPR para formar a VAR-PALMARES.

14/04/69 – Francisco Bento da Silva – motorista – SP
14/04/69 – Luiz Francisco da Silva – guarda bancário –SP
Mortos durante um assalto, praticado pela Ala Vermelha do PC do B ao carro pagador (uma Kombi) do Banco Francês-Italiano para a América do Sul, na Alameda Barão de Campinas, quando foram roubados vinte milhões de cruzeiros. Participaram desta ação os seguintes terroristas: Élio Cabral de Souza, Derly José de Carvalho, Daniel José de Carvalho, Devanir José de Carvalho, James Allen Luz, Aderval Alves Coqueiro, Lúcio da Costa Fonseca, Gilberto Giovanetti, Ney Jansen Ferreira Júnior, Genésio Borges de Melo e Antônio Medeiros Neto.

08/05/69 – José de Carvalho – Investigador de Polícia – SP
Atingido com um tiro na boca durante um assalto ao União de Bancos Brasileiros, em Suzano, no dia 07 de maio, vindo a falecer no dia seguinte. Nessa ação, os terroristas feriram, também, Antonio Maria Comenda Belchior e Ferdinando Eiamini. Participaram os seguintes terroristas da Ação Libertadora Nacional (ALN): Virgílio Gomes da Silva, Aton Fon Filho, Takao Amano, Ney da Costa Falcão, Manoel Cyrilo de Oliveira Neto e João Batista Zeferino Sales Vani. Takao Amano foi baleado na coxa e operado, em um “aparelho médico” por Boanerges de Souza Massa, médico da ALN.

09/05/69 – Orlando Pinto da Silva – Guarda Civil – SP
Morto com dois tiros, um na nuca e outro na testa, disparados por Carlos Lamarca, durante assalto ao Banco Itaú, na rua Piratininga, Bairro da Mooca. Na ocasião também foi esfaqueado o gerente do Banco, Norberto Draconetti. Organização responsável por esse assalto: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

27/05/69 – Naul José Montovani – Soldado PM – SP
Em 27/05/69 foi realizada uma ação contra o 15º Batalhão da Força Pública de São Paulo, atual PMESP, na Avenida Cruzeiro do Sul, SP/SP. Os terroristas Virgílio Gomes da Silva, Aton Fon Filho, Carlos Eduardo Pires Fleury, Maria Aparecida Costa, Celso Antunes Horta e Ana Maria de Cerqueira César Corbusier metralharam o soldado Naul José Montovani, que estava de sentinela e que morreu instantaneamente. O soldado Nicário Conceição Pulpo, que correu ao local ao ouvir os disparos, foi gravemente ferido na cabeça, tendo ficado paralítico.

22/06/69 – Guido Boné – Soldado PM – SP
22/06/69 – Natalino Amaro Teixeira – Soldado PM -SP
Mortos por militantes da ALN que atacaram e incendiaram a rádio-patrulha RP 416, da então Força Pública de São Paulo, hoje Polícia Militar, matando os seus dois ocupantes, os soldados Guido Bone e Natalino Amaro Teixeira, roubando suas armas.

11/07/69 – Cidelino Palmeiras do Nascimento – Motorista de táxi – RJ
Morto a tiros quando conduzia, em seu carro, policiais que perseguiam terroristas que haviam assaltado o Banco Aliança, agência Muda. Participaram deste assassinato os terroristas Chael Charles Schreier, Adilson Ferreira da Silva, Fernando Borges de Paula Ferreira, Flávio Roberto de Souza, Reinaldo José de Melo, Sônia Eliane Lafóz e o autor dos disparos Darci Rodrigues, todos pertencentes a organização terrorista VAR-Palmares.

24/07/69 – Aparecido dos Santos Oliveira – Soldado PM – SP
O Banco Bradesco, na rua Turiassu, no Bairro de Perdizes, foi assaltado por uma frente de grupos de esquerda. Foram roubados sete milhões de cruzeiros. Participaram da ação:

- Pelo Grupo de Expropriação e Operação: Devanir José de Carvalho, James Allen Luz, Raimundo Gonçalves de Figueiredo, Ney Jansen Ferreira Júnior, José Couto Leal;
- Pelo Grupo do Gaúcho: Plínio Petersen Pereira, Domingos Quintino dos Santos, Chaouky Abara; e,
- Pela VAR-Palmares: Chael Charles Schreier, Roberto Chagas e Silva, Carmem Monteiro dos Santos Jacomini e Eduardo Leite.

20/08/69 – José Santa Maria – Gerente de Banco – RJ
Morto por terroristas que assaltaram o Banco de Crédito Real de Minas Gerais, do qual era gerente.

25/08/69 – Sulamita Campos Leite – dona de casa, PA
Parente do terrorista Flávio Augusto Neves Leão Salles. Morta na casa dos Salles, em Belém, ao detonar, por inadvertência ,uma carga de explosivos escondida pelo terrorista.

31/08/69 – Mauro Celso Rodrigues – Soldado PM – MA
Morto quando procurava impedir a luta entre proprietários e posseiros, incitada por movimentos subversivos.

03/09/69 – José Getúlio Borba – Comerciário – SP
03/09/69 – João Guilherme de Brito – Soldado da Força Pública – SP
Os terroristas da Ação Libertadora Nacional (ALN) Antenor Meyer, José Wilson Lessa Sabag, Francisco José de Oliveira e Maria Augusta Tomaz resolveram comprar um gravador na loja Lutz Ferrando, na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua São Luis. O pagamento seria feito com um cheque roubado num assalto. Descobertos, receberam voz de prisão e reagiram. Na troca de tiros, o guarda civil João Szelacsak Neto ficou ferido com um tiro na coxa, e o funcionário da loja, José Getúlio Borba, foi mortalmente ferido. Perseguidos pela polícia, o terrorista José Wilson Lessa Sabag matou a tiros o soldado da Força Pública (atual PM) João Guilherme de Brito.

20/09/69 – Samuel Pires – Cobrador de ônibus – SP
Morto por terroristas quando assaltavam uma empresa de ônibus.

22/09/69 – Kurt Kriegel – Comerciante – Porto Alegre/RS
Comerciante Kurt Kriegel, morto pela Var-Palmates em Porto Alegre.

30/09/69 – Cláudio Ernesto Canton – Agente da Polícia Federal – SP
Após ter efetuado a prisão de um terrorista, foi atingido na coluna vertebral, vindo a falecer em conseqüência desse ferimento.

04/10/69 – Euclídes de Paiva Cerqueira – Guarda particular – RJ
Morto por terroristas durante assalto ao carro transportador de valores do Banco Irmãos Guimarães

06/10/69 – Abelardo Rosa Lima – Soldado PM – SP
Metralhado por terroristas numa tentativa de assalto ao Mercado Peg-Pag. Autores: Devanir José de Carvalho (Henrique), Walter Olivieri, Eduardo Leite (Bacuri), Mocide Bucherone e Ismael Andrade dos Santos. Organizações Terroristas: REDE (Resistência Democrática) e MRT (Movimento Revolucionário Tiradentes).

07/10/69 – Romildo Ottenio – Soldado PM – SP
Morto quando tentava prender um terrorista.

31/10/69 – Nilson José de Azevedo Lins- civil – PE
Gerente da firma Cornélio de Souza e Silva, distribuidora da Souza Cruz, em Olinda. Foi assaltado e morto quando ia depositar, no Banco, o dinheiro da firma. Organização: PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário). Autores: Alberto Vinícius Melo do Nascimento, Rholine Sonde Cavalcante Silva, Carlos Alberto Soares e João Maurício de Andrade Baltar.

04/11/69 – Estela Borges Morato – Investigadora do DOPS – SP
04/11/69 – Friederich Adolf Rohmann – Protético -SP
Mortos durante a operação que resultou na morte do terrorista Carlos Marighela.

14/11/69 – Orlando Girolo – Bancário – SP
Morto por terroristas durante assalto ao Bradesco.

17/11/69 – Joel Nunes – Subtenente PM – RJ
Neste dia, o PCBR assaltou o Banco Sotto Maior, na Praça do Carmo, no subúrbio carioca de Brás de Pina, de onde foram roubados cerca de 80 milhões de cruzeiros. Na fuga, obstados por uma viatura policial, surgiu um violento tiroteio no qual Avelino Bioni Capitani matou o sargento da PM Joel Nunes. Na ocasião, foi preso o terrorista Paulo Sérgio Granado Paranhos.

18/12/69 – Elias dos Santos – Soldado do Exército – RJ
Havia um aparelho do PCBR na rua Baronesa de Uruguaiana nº 70, no bairro de Lins de Vasconcelos. Ali, Prestes de Paula, ao fugir pelos fundos da casa, disparou um tiro de pistola 45 contra Elias dos Santos.

1970:
17/01/70 – José Geraldo Alves Cursino – (Sargento PM – São Paulo / SP)
Morto a tiros por terroristas.

20/02/70 – Antônio Aparecido Posso Nogueró – Sargento PM – São Paulo
Morto pelo terrorista Antônio Raimundo de Lucena quando tentava impedir um ato terrorista no Jardim Cerejeiras, Atibaia/SP.

11/03/70 – Newton de Oliveira Nascimento – Soldado PM – Rio de Janeiro
No dia 11/03/70, os militantes do grupo tático armado da ALN Mário de Souza Prata, Rômulo Noronha de Albuquerque e Jorge Raimundo Júnior deslocavam-se num carro Corcel azul, roubado, dirigido pelo último, quando foram interceptados no bairro de Laranjeiras- RJ por uma patrulha da PM. Suspeitando do motorista, pela pouca idade que aparentava, e verificando que Jorge Raimundo não portava habilitação, os policiais ordenaram-lhe que entrasse no veículo policial, junto com Rômulo Noronha Albuquerque, enquanto Mauro de Souza Prata, acompanhado de um dos soldados, iria dirigindo o Corcel até a delegacia mais próxima. Aproveitando-se do descuido dos policiais, que não revistaram os detidos, Mário, ao manobrar o veículo para colocá-lo à frente da viatura policial, sacou de uma arma e atirou, matando com um tiro na testa o soldado da PM Newton Oliveira Nascimento, que o escoltava no carro roubado. O soldado Newton deixou a viúva dona Luci e duas filhas menores, de quatro e dois anos.

31/03/70 – Joaquim Melo – Investigador de Polícia – Pernambuco
Morto por terroristas durante ação contra um “aparelho”.

02/05/70 – João Batista de Souza – Guarda de Segurança – SP
Um comando terrorista, integrado por Devanir José de Carvalho, Antonio André Camargo Guerra, Plínio Petersen Pereira, Waldemar Abreu e José Rodrigues Ângelo, pelo Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT), e mais Eduardo Leite (Bacuri), pela Resistência Democrática (REDE), assaltaram a Companhia de Cigarros Souza Cruz, no Cambuci/SP. Na ocasião Bacuri assassinou o guarda de segurança João Batista de Souza.

10/05/70 – Alberto Mendes Junior – 1º Tenente PM – SP
Esta é uma das maiores expressões da covardia e da violência de que era capaz o terrorista Carlos Lamarca. No dia 08/05/70, 7 terroristas, chefiados por ele, estavam numa pick-up e pararam num posto de gasolina em Eldorado Paulista. Foram abordados por policiais e reagiram a bala, conseguindo fugir. Ciente do ocorrido, o Tenente Mendes organizou uma patrulha. Em duas viaturas, dirigiu-se de Sete Barras para Eldorado Paulista. Por volta das 21h, houve o encontro com os terroristas, que estavam armados com fuzis FAL, enquanto os PMs portavam o velho fuzil Mauser modelo 1908. Em nítida desvantagem bélica, vários PMs foram feridos, e o Tenente Mendes verificou que diversos de seus comandados estavam necessitando de urgentes socorros médicos. Julgando-se cercado, Mendes aceitou render-se desde que seus homens pudessem receber o socorro necessário. Tendo os demais componentes da patrulha permanecido como reféns, o Tenente levou os feridos para Sete Barras.

De madrugada, a pé e sozinho, Mendes buscou contato com os terroristas, preocupado que estava com o restante de seus homens. Encontrou Lamarca, que decidiu seguir com seus companheiros e com os prisioneiros para Sete Barras. Ao se aproximarem dessa localidade, foram surpreendidos por um tiroteio, ocasião em que dois terroristas – Edmauro Gopfert e José Araújo Nóbrega – desgarraram-se do grupo, e os cinco terroristas restantes embrenharam-se no mato, levando junto o Tenente Mendes. Depois de caminharem um dia e meio na mata, os terroristas e o tenente pararam para descansar. Carlos Lamarca, Yoshitame Fujimore e Diógenes Sobrosa de Souza afastaram-se e formaram um “tribunal revolucionário”, que resolveu assassinar o Tenente Mendes. Os outros dois, Ariston Oliveira Lucena e Gilberto Faria Lima, ficaram vigiando o prisioneiro.

Poucos minutos depois, os três terroristas retornaram. Yoshitame Fujimore desfechou-lhe violentos golpes na cabeça, com a coronha de um fuzil. Caído e com a base do crânio partida, o Tenente Mendes gemia e se contorcia em dores. Diógenes Sobrosa de Souza desferiu-lhe outros golpes na cabeça, esfacelando-a. Ali mesmo, numa pequena vala e com seus coturnos ao lado da cabeça ensangüentada, o Tenente Mendes foi enterrado. Em 08/09/70, Ariston Lucena foi preso pelo DOI-CODI e apontou o local onde o tenente estava enterrado.

11/06/70 – Irlando de Moura Régis – Agente da Polícia Federal – RJ
Foi assassinado durante o seqüestro do embaixador da Alemanha, Ehrendfried Anton Theodor Ludwig Von Holleben. A operação foi executada pelo Comando Juarez Guimarães de Brito. Participaram Jesus Paredes Soto, José Maurício Gradel, Sônia Eliane Lafóz, José Milton Barbosa, Eduardo Coleen Leite (Bacuri), que matou Irlando, Herbert Eustáquio de Carvalho, José Roberto Gonçalves de Rezende, Alex Polari de Alverga e Roberto Chagas da Silva.

15/07/70 – Isidoro Zamboldi – segurança – SP
Morto pela terrorista Ana Bursztyn durante assalto à loja Mappin.

19/08/70 – Vagner Lúcio Vitorino da Silva – Guarda de segurança – RJ
Morto durante assalto do Grupo Tático Armado da organização terrorista MR-8 ao Banco Nacional de Minas Gerais, no bairro de Ramos. Sônia Maria Ferreira Lima foi quem fez os disparos que o mataram. Participaram, também, dessa ação os terroristas Reinaldo Guarany Simões, Viriato Xavier de Melo Filho e Benjamim de Oliveira Torres Neto, os dois últimos recém-chegados do curso em Cuba.

29/08/70 – José Armando Rodrigues – Comerciante – CE
Proprietário da firma Ibiapaba Comércio Ltda. Após ter sido assaltado em sua loja, foi seqüestrado, barbaramente torturado e morto a tiros por terroristas da ALN. Após seu assassinato, seu carro foi lançado num precipício na serra de Ibiapaba, em São Benedito, CE. Autores: Ex-seminaristas Antônio Espiridião Neto e Waldemar Rodrigues Menezes (autor dos disparos), José Sales de Oliveira, Carlos de Montenegro Medeiros, Gilberto Telmo Sidney Marques, Timochenko Soares de Sales e Francisco William.

14/09/70 – Bertolino Ferreira da Silva – Guarda de segurança – SP
Morto durante assalto praticado pelas organizações terroristas ALN e MRT ao carro pagador da empresa Brinks, no Bairro do Paraíso em São Paulo.

21/09/70 – Célio Tonelly – soldado da PM – SP
Morto em Santo André. Quando de serviço em uma rádio-patrulha, tentou deter terroristas que ocupavam um automóvel.

27/10/70 – Walder Xavier de Lima – Sargento da Aeronáutica – BA
Morto quando, ao volante de uma viatura, conduzia terroristas presos, em Salvador. O assassino, Theodomiro Romeiro dos Santos (Marcos) o atingiu com um tiro na nuca. Organização: PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).

10/11/70 – José Marques do Nascimento – Civil – SP
10/11/70 – Garibaldo de Queiroz – Soldado PM -SP
10/11/70 – José Aleixo Nunes – Soldado PM -SP
Mortos em confronto com terroristas da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) que faziam uma panfletagem armada na Vila Prudente, São Paulo.

10/12/70 – Hélio de Carvalho Araújo – Agente da Polícia Federal – RJ
No dia 07/12, o embaixador da Suíça no Brasil, Giovanni Enrico Bucher, foi seqüestrado pela VPR. Participaram da operação os terroristas Adair Gonçalves Reis, Gerson Theodoro de Oliveira, Maurício Guilherme da Silveira, Alex Polari de Alverga, Inês Etienne Romeu, Alfredo Sirkis, Herbert Eustáquio de Carvalho e Carlos Lamarca. Após interceptar o carro que conduzia o Embaixador, Carlos Lamarca bateu com um revólver Smith-Wesson, cano longo, calibre 38, no vidro do carro. Abriu a porta traseira e, a uma distância de dois metros, atirou, duas vezes contra o agente Hélio. Os terroristas levaram o embaixador e deixaram o agente agonizando. Transferido para o hospital Miguel Couto, morreu no dia 10/12/70.

1971:
07/01/71 – Marcelo Costa Tavares – (Estudante – 14 anos – MG)
Morto por terroristas durante um assalto ao Banco Nacional de Minas Gerais.

Participaram da ação: Newton Moraes, Aldo Sá Brito, Macos Nonato da Fonseca e Eduardo Antonio da Fonseca.

12/02/71 – Américo Cassiolato – Soldado PM – São Paulo
Morto, friamente, por assassinos em Pirapora do Bom Jesus, quando tentava impedir ações criminosas.

20/02/71 – Fernando Pereira – Comerciário – Rio de Janeiro
Morto por terroristas quando tentava impedir um assalto ao estabelecimento “Casa do Arroz”, do qual era gerente.

08/03/71 – Djalma Peluci Batista – Soldado PM – Rio de Janeiro
Morto por terroristas, durante assalto ao Banco do Estado do Rio de Janeiro.

24/03/71 – Mateus Levino dos Santos – Tenente da FAB – Pernambuco
O PCBR necessitava roubar um carro para participar do seqüestro do cônsul norte-americano, em Recife. No dia 26/06/70, o grupo decidiu roubar um Fusca, estacionado em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, nas proximidades do Hospital da Aeronáutica. Ao tentarem render o motorista, descobriram tratar-se de um tenente da Aeronáutica. Carlos Alberto disparou dois tiros contra o militar: um na cabeça e outro no pescoço. Depois de nove meses de intenso sofrimento, morreu no dia 24 de março de 1971, deixando viúva e duas filhas menores. O imprevisto levou o PCBR a desistir do seqüestro.

04/04/71 – José Julio Toja Martinez – Major do Exército – Rio de Janeiro
No início de abril, a Brigada Pára-Quedista recebeu uma denúncia de que um casal de terroristas ocupara uma casa localizada na rua Niquelândia, 23, em Campo Grande/RJ. Não desejando passar esse informe à 2ª Seção do então I Exército, sem aprofundá-lo, a 2ª Seção da Brigada, chefiada pelo major Martinez, montou um esquema de vigilância da casa. Por volta das 23h, chega um casal de táxi. A mulher ostentava uma volumosa barriga, sugerindo gravidez.

O major Martinez acabara de concluir o curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde, por três anos, exatamente o período em que a guerra revolucionária se desenvolvera, estivera afastado desses problemas em função da própria vida escolar bastante intensa. Estagiário na Brigada de Pára-Quedista, a quem também não estava afeta a missão de combate à subversão, não se havia habituado à virulência da ação terrorista.

Julgando que o casal nada tinha a ver com a subversão, Martinez iniciou a travessia da rua, a fim de solicitar-lhe que se afastasse daquela área. Ato contínuo, da barriga, formada por uma cesta para pão com uma abertura para saque da arma ali escondida, a “grávida” retirou um revólver, matando-o antes que pudesse esboçar qualquer reação. O capitão Parreira, de sua equipe, ao sair em sua defesa, foi gravemente ferido por um tiro desferido pelo terrorista. Nesse momento, os demais agentes desencadearam cerrado tiroteio, que causou a morte do casal de terroristas.

Eram os militantes do MR-8 Mário de Souza Prata e Marilena Villas-Bôas Pinto, responsáveis por uma extensa lista de atos terroristas. No “aparelho” do casal, foram encontrados explosivos, munição e armas, além de dezenas de levantamentos de bancos, de supermercados, de diplomatas estrangeiros e de generais do Exército. Martinez deixou viúva e quatro filhos, três meninas e um menino, a mais velha, à época, com 11 anos.

07/04/71 – Maria Alice Matos – Empregada doméstica – Rio de Janeiro
Morta por terroristas quando do assalto a um depósito de material de construção.

15/04/71 – Henning Albert Boilesen – (Industrial – São Paulo)
Quando da criação da Operação Bandeirante, o então comandante do II Exército, general Canavarro, reuniu-se com o governador do Estado de São Paulo, com várias autoridades federais, estaduais, municipais e com industriais paulistas para solicitar o apoio para um órgão que necessitava ser criado com rapidez, a fim de fazer frente ao crescente terrorismo que estava em curso no estado de São Paulo. Assim, vários industriais, entre eles Boilesen, se cotizaram para atender ao pedido daquela autoridade militar.

Por decisão de Lamarca, Boilesen, um dinamarquês naturalizado brasile iro, foi assassinado. Participaram da ação os terroristas Yuri Xavier Pereira, Joaquim Alencar Seixas, José Milton Barbosa, Dimas Antonio Casimiro e Antonio Sérgio de Matos. No relatório escrito por Yuri, e apreendido pela polícia, aparecem as frases “durante a fuga trocávamos olhares de contentamento e satisfação. Mais uma vitória da Revolução Brasileira”. Vários carros e casas foram atingidos por projéteis. Duas mulheres foram feridas. Sobre o corpo de Boilesen, atingido por 19 tiros, panfletos da ALN e do MRT, dirigidos “Ao Povo Brasileiro”, traziam a ameaça: “Como ele, existem muitos outros e sabemos quem são. Todos terão o mesmo fim, não importa quanto tempo demore; o que importa é que eles sentirão o peso da JUSTIÇA REVOLUCIONÁRIA. Olho por olho, dente por dente”.

10/05/71 – Manoel da Silva Neto – Soldado PM – SP
Morto por terroristas durante assalto à Empresa de Transporte Tusa.

14/05/71 – Adilson Sampaio – Artesão – RJ
Morto por terroristas durante assalto às lojas Gaio Marti.

09/06/71 – Antônio Lisboa Ceres de Oliveira – Civil – RJ
Morto por terroristas durante assalto à boate Comodoro.

01/07/71 – Jaime Pereira da Silva – Civil – RJ
Morto por terroristas na varanda de sua casa durante tiroteio entre terroristas e policiais.

02/09/71 – Gentil Procópio de Melo -Motorista de praça – PE
A organização terrorista denominada Partido Comunista Revolucionário determinou que um carro fosse roubado para realizar um assalto. Cumprindo a ordem recebida, o terrorista José Mariano de Barros tomou um táxi em Madalena, Recife. Ao chegar ao Hospital das Clínicas, quando fingia que ia pagar a corrida, apareceram seus comparsas, Manoel Lisboa de Moura e José Emilson Ribeiro da Silva, que se aproximaram do veículo. Emilson matou Procópio com dois tiros.

02/09/71 – Jayme Cardenio Dolce – Guarda de segurança – RJ
02/09/71 – Silvâno Amâncio dos Santos – Guarda de segurança – RJ
02/09/71 – Demerval Ferreira dos Santos – Guarda de segurança – RJ
Assassinados pelos terroristas Flávio Augusto Neves Leão Salles, Hélio Pereira Fortes, Antônio Carlos Nogueira Cabral, Aurora Maria do Nascimento Furtado, Sônia Hipólito e Isis Dias de Oliveira, durante assalto à Casa de Saúde Dr. Eiras.

…./10/71 – Alberto da Silva Machado – Civil – RJ
Morto por terroristas durante assalto à Fábrica de Móveis Vogal Ltda, da qual era um dos proprietários.

22/10/71 – José do Amaral – Sub-oficial da reserva da Marinha – RJ
Morto por terroristas da VAR-PALMARES e do MR-8 durante assalto a um carro transportador de valores da Transfort S/A. Foram feridos o motorista Sérgio da Silva Taranto e os guardas Emílio Pereira e Adilson Caetano da Silva.

Autores: James Allen Luz (Ciro), Carlos Alberto Salles (soldado), Paulo Cesar Botelho Massa, João Carlos da Costa.

01/11/71 – Nelson Martinez Ponce – Cabo PM – SP
Metralhado por Aylton Adalberto Mortati durante um atentado praticado por cinco terroristas do MOLIPO (Movimento de Libertação Popular) contra um ônibus da Empresa de Transportes Urbano S/A, em Vila Brasilândia, São Paulo.

10/11/71 – João Campos – Cabo PM – SP
Morto na estrada de Pindamonhangaba, ao interceptar um carro que conduzia terroristas armados.

22/11/71 – José Amaral Vilela – Guarda de segurança – RJ
Neste dia os terroristas Sérgio Landulfo Furtado, Norma Sá Ferreira, Nelson Rodrigues Filho, Paulo Roberto Jabour, Thimothy William Watkin Ross e Paulo Costa Ribeiro Bastos assaltaram um carro-forte da firma Transfort, na Estrada do Portela, em Madureira.

27/11/71 – Eduardo Timóteo Filho – Soldado PM – RJ
Morto por terroristas, durante assalto contra as Lojas Caio Marti.

13/12/71 – Hélio Ferreira de Moura – Guarda de Segurança – RJ
Morto, por terroristas, durante assalto contra um carro transportador de valores da Brink’s, na Via Dutra.

1972:
18/01/72 – Tomaz Paulino de Almeida – (sargento PM – São Paulo / SP)
Morto, a tiros de metralhadora, no bairro Cambuci, quando um grupo terrorista roubava o seu carro.

Autores do assassinato: João Carlos Cavalcante Reis, Lauriberto José Reyes e Márcio Beck Machado, todos integrantes do Movimento de Libertação Nacional (Molipo).

As famílias dos assassinos João Carlos Cavalcante Reis e Lauriberto José Reyes foram indenizadas pela Lei nº 1.140/95.

20/01/72 – Sylas Bispo Feche – (Cabo PM São Paulo / SP)
O cabo Sylas Bispo Feche, integrava uma Equipe de Busca e Apreensão do DOI/CODI/II Exército. Sua equipe executava uma ronda, quando um carro VW, ocupado por duas pessoas, cruzou um sinal fechado quase atropelando uma senhora que atravessava a rua com uma criança no colo. A sua equipe saiu em perseguição ao carro suspeito, que foi interceptado. Ao tentar aproximar-se para pedir os documentos dos dois ocupantes do veículo, o cabo Feche foi, covardemente, metralhado por eles.

Os assassinos do cabo Feche, ambos membros da Ação Libertadora Nacional (ALN), mortos no tiroteio que se seguiu, foram Gelson Reicher“Marcos” que usava identidade falsa com o nome de Emiliano Sessa, chefe de um Grupo Tático Armado (GTA) e já tinha praticado mais de vinte atos terroristas, inclusive o seqüestro de um médico; e Alex Paula Xavier Pereira “Miguel”, que usava identidade falsa com o nome de João Maria de Freitas, com curso de guerrilha em Cuba e autor de mais de quarenta atos terroristas, inclusive atentados a bomba na cidade do Rio de Janeiro.

As famílias dos assassinos Gelson Reicher e Alex Paula Xavier Pereira foram indenizadas pela Lei nº 9.140/95.

25/01/72 – Eizo Ito – (Estudante – São Paulo / SP)
Aluno do Centro de Formação de Pilotos Militares, morto por terroristas quando roubavam seu carro.

01/02/72 – Iris do Amaral – Civil – Rio de Janeiro
Morto durante um tiroteio entre terroristas da ALN e policiais. Ficaram feridos nesta ação os civis Marinho Floriano Sanches, Romeu Silva e Altamiro Sinzo. Autores: Flávio Augusto Neves Leão Salles (”Rogério”, “Bibico”) e Antônio Carlos Cabral Nogueira (”Chico”, “Alfredo”.)

05/02/72 – David A. Cuthberg – Marinheiro inglês – Rio de Janeiro
A respeito desse assassinato, sob o título “REPULSA”, o jornal “O Globo” publicou:

“Tinha dezenove anos o marinheiro inglês David A. Cuthberg que, na madrugada de sábado, tomou um táxi com um companheiro para conhecer o Rio, nos seus aspectos mais alegres. Ele aqui chegara como amigo, a bordo da flotilha que nos visita para comemorar os 150 anos de Independência do Brasil. Uma rajada de metralhadora tirou-lhe a vida, no táxi que se encontrava. Não teve tempo para perceber o que ocorria e, se percebesse, com certeza não poderia compreender.

Um terrorista, de dentro de outro carro, apontara friamente a metralhadora antes de desenhar nas suas costas o fatal risco de balas, para, logo em seguida, completar a infâmia, despejando sobre o corpo, ainda palpitante, panfletos em que se mencionava a palavra liberdade. Com esse crime repulsivo, o terror quis apenas alcançar repercussão fora de nossas fronteiras para suas atividades, procurando dar-lhe significação de atentado político contra jovem inocente, em troca da publicação da notícia num jornal inglês.

O terrorismo cumpre, no Brasil, com crimes como esse, o destino inevitável dos movimentos a que faltam motivação real e consentimento de qualquer parcela da opinião pública: o de não ultrapassar os limites do simples banditismo, com que se exprime o alto grau de degeneração dessas reduzidas maltas de assassinos gratuitos”.

A ação criminosa foi praticada pelos seguintes terroristas, integrantes de uma frente formada por três organizações comunistas:
- ALN – Flávio Augusto Neves Leão Salles (”Rogério”, “Bibico”), que fez os disparos com a metralhadora, Antônio Carlos Nogueira Cabral (”Chico”, “Alfredo”), Aurora Maria Nascimento Furtado (”Márcia”, “Rita”), Adair Gonçalves Reis(”Elber”, “Leônidas”, “Sorriso”);
- VAR-PALMARES – Lígia Maria Salgado da Nóbrega (”Ana”, “Célia”, “Cecília”), que jogou dentro do táxi os panfletos que falavam em vingança contra os “Imperialistas Ingleses”; Hélio Silva (”Anastácio”, “Nadinho”), Carlos Alberto Salles(”Soldado”);
- PCBR – Getúlio de Oliveira Cabral(”Gogó”, “Soares”, “Gustavo”)

15/02/72 – Luzimar Machado de Oliveira – Soldado PM – Goiás
O terrorista Arno Preiss encontrava-se na cidade de Paraiso do Norte, que estava incluída no esquema de trabalho de campo do MOLIPO. Usava o nome falso de Patrick McBundy Comick. Arno tentou entrar com sua documentação falsa no baile carnavalesco do clube social da cidade. Sua documentação levantou suspeita nos policiais, que o convidaram a comparecer à delegacia local. Ao deixar o clube, julgando-se desmascarado, Arno sacou seu revólver e disparou à queima roupa contra os policiais, matando o PM Luzimar Machado de Oliveira e ferindo gravemente o outro PM que o conduzia, Gentil Ferreira Mano. Acabou morto.

18/02/72 – Benedito Monteiro da Silva – Cabo PM – São Paulo
Morto quando tentava evitar um assalto terrorista a uma agencia bancária em Santa Cruz do Rio Pardo.

27/02/72 – Napoleão Felipe Bertolane Biscaldi – Civil – São Paulo
Morto durante um tiroteio entre os terroristas Lauriberto José Reyes e José Ibsem Veroes com policiais, na rua Serra de Botucatu, no bairro Tatuapé. Nesta ação, um policial foi ferido a tiros de metralhadoras por Lauriberto. Os dois terroristas morreram no local.

12/03/72 – Manoel dos Santos – Guarda de Segurança – São Paulo
Morto durante assalto terrorista à fábrica de bebidas Charel Ltda.

12/03/72 – Aníbal Figueiredo de Albuquerque – Cel R1 do Exército – SP
Morto durante assalto à fábrica de bebidas Charel Ltda., da qual era um dos proprietários.

08/05/72 – Odilo Cruz Rosa – Cabo do Exército – PA
Morto na região do Araguaia quando uma equipe comandada por um tenente e composta ainda, por dois sargentos e pelo Cabo Rosa foram emboscados por terroristas comandados por Oswaldo Araújo Costa, o “Oswaldão”, na região de Grota Seca, no Vale da Gameleira. Neste tiroteio foi morto o Cabo Rosa e feridos o Tenente e um Sargento.

02/06/72 – Rosendo – Sargento PM – SP
Morto ao interceptar 04 terroristas que assaltaram um bar e um carro da Distribuidora de Cigarros Oeste LTDA.

29/06/72 – João Pereira – Mateiro-região do Araguaia – PA
“Justiçado exemplarmente” pelo PC do B por ter servido de guia para as forças legais que combatiam os guerrilheiros. A respeito, Ângelo Arroyo declarou em seu relatório: “A morte desse bate-pau causou pânico entre os demais da zona”.

09/09/72 – Mário Domingos Panzarielo – Detetive Polícia Civil – RJ
Morto ao tentar prender um terrorista da ALN.

23/09/72 – Mário Abraim da Silva – Segundo Sargento do Exército – PA
Pertencia ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Belém. Sua Companhia foi deslocada para combater a guerrilha na região do Araguaia. Morto em combate, durante um ataque guerrilheiro no lugarejo de Pavão, base do 2º Batalhão de Selva.

27/09/72 – Sílvio Nunes Alves – Bancário – RJ
Assassinado em assalto ao Banco Novo Mundo, na Penha, pelas organizações terroristas PCBR – ALN – VPR – Var Palmares e MR8. Autor do assassinato: José Selton Ribeiro.

…../09/72 – Osmar… – Posseiro – PA
“Justiçado” na região do Araguaia pelos guerrilheiros por ter permitido que uma tropa de pára-quedistas acampasse em suas terras.

01/10/72 – Luiz Honório Correia – Civil – RJ
Morto por terroristas no assalto à empresa de Ônibus Barão de Mauá.

06/10/72 – Severino Fernandes da Silva – Civil – PE
Morto por terroristas durante agitação no meio rural.

06/10/72 – José Inocêncio Barreto – Civil – PE
Morto por terroristas durante agitação no meio rural.

1973:
21/02/73 – Manoel Henrique de Oliveira – Comerciante – São Paulo
No dia 14 de junho de 1972, as equipes do DOI de São Paulo, como já faziam há vários dias, estavam seguindo quatro terroristas da ALN que resolveram almoçar no restaurante Varela, no bairro da Mooca. Quando eles saíram do restaurante, receberam voz de prisão. Reagindo, desencadearam tiroteio com os policiais. Ao final, três terroristas estavam mortos, e um conseguiu fugir. Erroneamente, a ALN atribuiu a morte de seus três companheiros à delação de um dos proprietários do restaurante e decidiu justiçá-lo.

O comando “Aurora Maria do Nascimento Furtado”, constituído por Arnaldo Cardoso Rocha, Francisco Emanuel Penteado, Francisco Seiko Okama e Ronaldo Mouth Queiroz, foi encarregado da missão e assassinou, no dia 21 de fevereiro, o comerciante Manoel Henrique de Oliveira, que foi metralhado sem que pudesse esboçar um gesto de defesa. Seu corpo foi coberto por panfletos da ALN, impressos no Centro de Orientação Estudantil da USP por interveniência do militante Paulo Frateschi.

22/02/73 – Pedro Américo Mota Garcia – Civil – Rio de Janeiro
Por vingança, foi “justiçado” por terroristas por haver impedido um assalto contra uma agência da Caixa Econômica Federal.

25/02/73 – Octávio Gonçalves Moreira Júnior – Delegado de Polícia – SP
Com a tentativa de intimidar os integrantes dos órgãos de repressão, um “Tribunal Popular Revolucionário” decidiu “justiçar” um membro do DOI/CODI/II Exército. O escolhido foi o delegado de polícia Octávio Gonçalves Moreira Júnior.

12/03/73 – Pedro Mineiro – Capataz da Fazenda Capingo
“Justiçado” por terroristas na Guerrilha do Araguaia.

24/07/73 – Francisco Valdir de Paula – Soldado do Exército – região do Araguaia – PA
Instalado numa posse de terra, no município de Xambioá, fazendo parte de uma rede de informações montada na área de guerrilha, foi identificado pelos terroristas e assassinado. Seu corpo nunca foi encontrado.
1974:
10/04/74 – Geraldo José Nogueira – Soldado PM – São Paulo
Morto numa operação de captura de terroristas.





JOSÉ DE CPS. -

31/03/2014 às 20:56


Quanta hipocrisia, cinquenta anos se passaram, o último presidente daquele regime, General João Batista Figueiredo, sancionou a Lei de Anistia, esta de forma Ampla, Geral, e Irrestrita, todos aqueles que sofreram alguma pena e ou estavam envolvidos naquele processo foram anistiados, muitos voltaram ao Brasil, e recompuseram suas vidas dentro da legalidade, integrados à sociedade, devemos reconhecer que muitos traumas emocionais, físicos e psicológicos tiveram que ser trabalhados e superados. O sucessor de João Figueiredo ainda foi eleito por eleições indiretas, estava sendo reestabelecida a democracia, as sequelas foram pouco a pouco se apagando, a sociedade trabalhando e buscando seu desenvolvimento. Quatro anos depois foi estabelecida as eleições diretas. Isto até a eleição do pt, partido mesquinho, com seus mentirosos, seus hipócritas, seus pseudo-democratas, buscou o revanchismo, criando uma tal comissão da verdade, cujo objetivo principal era provocar a sociedade na busca da vingança barata, alem de distribuir aposentadorias e indenizações milionárias às suas pseuda-vítimas, desde que fossem simpáticas à filosofia demagógica e populista do partido dos trambiqueiros. Como é triste para um país ser obrigado o ouvir hoje discursos patéticos de petistas terroristas que naquela época pegaram em armas e lutaram para transformar o Brasil num país comunista e que, graças a anistia, ampla geral e irrestrita, hoje gozam a democracia e ocupam postos importantes da república, inclusive a presidência da república. HAJA HIPROCRISIA.





Luis Antonio -

31/03/2014 às 20:54


Reinaldão,

Que tal Dilma criar uma Comissão da Verdade sobre a Petrobrás, para verificarmos se essa gente é apenas podre de otária ou, sei lá, muito “expertos”, como alguns que foram beneficiados com R$ milhão, se dizendo perseguidos pela ditadura, sem nunca terem passado nem de perto pelo pau-de-arara. Eita passado que rende…





ANGIO03 -

31/03/2014 às 20:48


No JN , Dallari – presidente da Comichão da Verdade – diz que todo o brasileiro deve ter conhecimento da verdade. Qual delas cara pálida? Nos telejornais dessa noite só vejo narrativas do lado dos comunistas, como se quisessem trazer o paraíso para o Brasil. São uns escroques. Perderam a luta armada pela implantação de um regime comunista, porém, desde aquela época estão gestando o regime que não puderam empurrar goela abaixo do povo brasileiro, agora pelo voto comprado e pela corrupção. Está vindo aí o brasil bolivariano. Vamos deixar? Tenho grande esperança QUE NÃO!! É uma vergonha. Pagando com o dinheiro de meus impostos uns terroristas vagabundos que também mataram por uma causa.





Jacqueline -

31/03/2014 às 20:48


Reinaldo, quem será que escreve essas coisas pra ela ler?





Aaron Spelzer -

31/03/2014 às 20:45


Reinaldo, sendo amanhã 1º de abril, deixo aqui a minha homenagem à mulher mais MENTIROSA da história deste país:
https://www.youtube.com/watch?v=LGs7cFC0g_8
Parabéns, presidente Dilma!





To Fora -

31/03/2014 às 20:40


Reinaldo, uma história de um tio meu da Petrobras. Nunca foi preso, não perdeu o emprego e recebe bolsa ditadura…como vítima da ditadura.





lima recife -

31/03/2014 às 20:40


O graças a Deus de Dilma é igualzinho ao nossa senhora de todas as formas.





Jacqueline -

31/03/2014 às 20:39


Instituições independentes?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK





Carvalho da Fonte'Seca -

31/03/2014 às 20:37


Empulhação pura! Desconhecimento do mínimo de origem das palavras! Será que esta idiota não tem um staff para impedi-la de dizer tanta besteira? PERGUNTAMOS: senhora dita presidente da república do Brasil: as 200 famílias dos 200 mortos por ações terroristas, inclusive da facção que você pertenceu, mamam nos seios da república como mamam os ditos perseguidos pela ditadura? Como você se intitula baluarte da democracia, porque cargas d’água apoia os regimes terroristas de cuba, venezuela e bolívia na américa latina, e alguns outros na áfrica? A tal da sua comissão da verdade é unilateral? Ou seja, a sua verdade só vale para o seu lado? O lado que desafiou a democracia Brasil e foi impedido pelas gloriosas Forças Armadas Brasileiras, de implantar aqui o regime comunista? Você não tem vergonha de falar tanta bobagem em público? Sua cara não fica tão quente a ponto de pegar fogo? Nem acredito que você seja cara de pau, pois se assim fosse, já estaria ardendo no inferno!





Atentus -

31/03/2014 às 20:36


Essa tal da “comissão da verdade petista” já se estendeu aos esquerdistas e oportunistas do interior do Estado de São Paulo. Em Sorocaba foi proposto e apoiado por vereadores à criação da Comissão Municipal da Verdade, a qual, além de servir de palanque eleitoral para os vereadores envolvidos, deve se prestar a ocupar o tempo dos vereadores, já que os mesmos não fazem nada e ganham muito por isso. Em Votorantim, divisa com Sorocaba, estudantes ligados a UNE querem mudar o nome da “Av. 3l de Março”, principal avenida da cidade.





Alexandre Cardozo -

31/03/2014 às 20:35


Hoje às 22hs na Rádio Vox o prof. Olavo de Carvalho falará sobre o assunto:http://www.radiovox.org





alberto santo andre -

31/03/2014 às 20:35


como dizia um pensador sueco ,quando um governo e bandido ,a proliferaçao do crime e exponencial a demagogia deste ,entao esperemos que ainda teremos muito mais violencia e demagogia ,alem das corrupçoes desenfreads do petismo e seus asseclas a frente.





Jacqueline -

31/03/2014 às 20:35


Reinaldo, a tal da Jandira Feghali que cassar a concessão do SBT, tem um restaurante de comida árabe na Zona Sul carioca. Pode isso? A mulher é um paradoxo: empresária-comuna.





Não Sou CorruPTo -

31/03/2014 às 20:34


Prezado Reinaldo,
Adivinha quem está fornecendo gás lacrimogênio para o governo do Maduro! Sim, o Brasil! O Lula e a Dilma e o resto da PeTistada devem estar adorando! Detalhes no site http://caracaschronicles.com/2014/03/25/repression-with-a-brazilian-scent/.





alberto santo andre -

31/03/2014 às 20:33


neste aniversario de cincoenta anos do golpe militar,de 1964,comemorado hoje, mas que na realidade se comemoraria amanha, primero de abril [[[data que tem tudo aver com o brasil e seus governantes de hoje]]]lembro- me com tristeza e pesar, de ter lutado contra as merdas dos militares ,a favor da democracia deste pais,e ter o desprazer de te-lo visto ,como o vejo hoje , o pais cair na latrina demagogica e corrupta dos petistas [[[[[falando em revogacao da anistia sou a favor ,desde que seja revogado tambem a anistia dos assassinos que mataram o oficial alemao ,sequestraram o consul americano ,que matarm meu colega ,que servia no quartel do segundo exercito e que tambem assassinaram varias pessoas em assaltos a bancos ]]],ai sim direi que sou a favor da revogacao da anistia no o brasil , e que o mesmo deixou de ter uma começao da verdade ,para ter uma verdadeira comissao da verdade ;;,ate la temos, como temos tido nos ultimos doze anos,apenas safados a serviço de um bando de crapulas, e que estao no poder hoje ,com a apenas com a bençao de asnidios,e vagundos que sao amaioria dos seus eleitores.





claudio papa -

31/03/2014 às 20:33


Caro Reinaldo: Um trecho do discurso de Dilma me chamou a atenção. Ela disse “um líder sindical, que teria sido preso… que foi preso várias vezes”. Parece que titubeou no meio do raciocínio.
E logo me veio a mente o livro-denúncia de Tuma Jr.
Creio que até Dilma acredita que Lula era um informante (“teria sido preso”, talvez pensando que ele lá estava para alcaguetar os colegas, sob o disfarce de uma prisão), mas para não sofrer represálias de petistas, acabou se corrigindo (“foi preso várias vezes”).





HOMERO VIANNA -

31/03/2014 às 20:32


O QUE se esconde por trás desse bombardeio da mídia às Forças Armadas? Por que transformá-las em versão moderna da Gení? Qual o interesse em antecipar uma apreciação pretensamente histórica, e contaminada pelo facciosismo, de fatos que ainda não esfriaram? Uma apreciação analítica que só a historiadores, futuramente, deveria caber? Por que tanto interesse em fazer crer que as vítimas dos “militares bárbaros” eram pessoas doces e inofensivas? Por que fazem crer que a violência fardada foi espontânea e não provocada por ações terroristas, com sequestros e assassinatos? Não sei. Há no ar a suspeita de que estaria por trás desse tendencioso posicionamento midiático o receio de que o clamor do povo contra a roubalheira instalada no País trouxesse o Exército de volta às ruas. E isto, evidentemente, iria acabar com as milionárias verbas publicitárias produzidas por Petrobras, Caixa, Banco do Brasil e outras estatais. Também não sei, mas faz sentido. Poderia por outro lado, pois também faz sentido, haver o propósito de neutralizar o noticiário acerca da corrupção tamanho família instalada na Petrobras, com bilhões saindo sabe-se lá pra onde – aquele papo: rouba-se, mas antes era pior. Não era. Ou melhor, era pior, sim, mas para eles.





C -

31/03/2014 às 20:32


REI:
Que burra: verdade vem do latim: veritas, veritatis. Em grego verdade é: alívia. Era de estranhar se ela fizesse um discurso coerente. Zero para essa “muié”.





Jacqueline -

31/03/2014 às 20:32


A Bandeirantes teve um surto e mostrou a história de maneira correta. Será que puseram algo na água da emissora?





marcio -

31/03/2014 às 20:31


Como é que faremos para tirar esses fanfarrões do poder, que fazer se atravez do voto ta dificil, queria uma sugestão. Como punir os corruptos , nos runimos compartilhamos os mesmos descontentamentos com este governo, mas não conseguimos mudar os rumos deste país, as criticas são excelentes, as colocações do Reinaldo pontuais , e nos mostram quem esta no poder, entregue a essa gentalha da mais baixa linha do pensamento da dignidade e honestidade.Criticamos espantados mas estamos refem, o povo brasileiro,expropriado nos seus direitos a saude padece nas filas do sus e das upas mal aparelhadas e mal trabalhadas, padece de escolas sucateadas , padece de igualdade. O País é rico mas odinheiro não chega a quem precisa devido aos corruptos. A justiça deveria ser mais severa com estes, mas é branda. Como mudar isto?





Duque Gonçalves -

31/03/2014 às 20:30


Essa senhora não engana ninguém mais. Eita discursinho ruim da moléstia!





JPS -

31/03/2014 às 20:29


MATOU A PAU REINALDO.QUANTA INCOERÊNCIA DESTA DILMA .QUE CARA DE PAU MAIS DESLAVADA,SÍNICA E FANFARRONA.





umberto melo -

31/03/2014 às 20:25


Lula foi torturado??? sera que o sofá estava com as molas de fora?? diga barbudo!!!





To Fora -

31/03/2014 às 20:23


Basta olhar a face de alguém que ficou com os Nazistas em campo de concentração e sobreviveu e comparar com a saúde deste povo torturado no Brasil, sem rugas, sem sofrimento na face, sem história. É patética a diferença.





Maria Luz -

31/03/2014 às 20:22


Reinaldo,você é DEMAIS! Esses pinóquios não conseguem esconder suas mentiras de você. Você enxerga os narizes. E, apesar da gravidade da situação, você acaba nos fazendo rir pela maneira como explanas o assunto. É uma gente que prima pelo contraditório. Adorei a comparação com a melancia. Um achado!





esther correa -

31/03/2014 às 20:22


Tio
Como a nossa governanta é mentirosa! Nossa! A elementa neste discurso desdiz tudo o que faz na prática e que estamos cansados de saber e observar. O positivo é que não engana mais ninguém. O povo está furioso com ela, eu inclusa. O seu texto está ótimo. Parabéns.





umberto melo -

31/03/2014 às 20:22


pos ditadura!!! quem matou Celso, Toninho……, leia Tuma Jr.





Wanda -

31/03/2014 às 20:22


Reinaldo, boa noite. Acho que a presidente não se comprometeu com a Anistia pois ela não estava entre os políticos que participaram da abertura da democracia uma vez que nunca exerceu um cargo eletivo antes da presidência. Ela se beneficiou da democracia mas não se comprometeu. Um abraço.





anônima -

31/03/2014 às 20:20


Pois é, essa lenga lenga dessa gente com sérias ” deformidades mentais” de só achar que torturado e assassinado só vale os do lado da guerrilha é asqueroso. É trair a democracia no seu valor moral justiça: justiça parcial é imoral, melhor, amoral.





cylleno copia -

31/03/2014 às 20:20


Alentadora as palavras do João Aparecido Sousa sobre o papel e missão histórica das nossas forças armadas. Nos salvaram em 1964 da calamidade para a qual caminhávamos sob o patrocínio de uma ideologia totalitária e cruel.Parabéns





Cau Marques -

31/03/2014 às 20:19


Sei que ela não está sendo sincera, mas boa parte do discurso é de reverência à democracia. Menos mal. Sinal que não estão encontrando espaço no país para radicalizar. Legal.





BH -

31/03/2014 às 20:18


Sr Reinaldo Azevedo:

Acredito que a Beatriz me levara para o paraíso,esse inferno,criado por uma esquerda CORRUPTA,está ficando insuportável.
6º feira passei na baixada do Glicério em São Paulo,o que vi me fez mal,a miséria dormia na calçada.
Lembrei que ali, o BARBA,no final de ano,faz sua média política,com os excluídos,usa a miséria para se mostrar bonzinho.
Essa miséria não pode acabar,como o BARBA vai se fazer de bonzinho
Alguém tem que avisar o canalha,que o dinheiro desviado da PETROBRAS,ESTÁ FAZENDO FALTA LÁ.
Quem vai avisar o canalha,A PASTORAL DOS EXCLUÍDOS? A PASTORAL DOS MORADORES DE RUA? O PADRE DA MOOCA E SEUS DOIS MARIDOS?
BANDIDOS.
A democracia é linda,pois podemos falar sobre o que vemos e sentimos
Saudações





Robertoi Herrmann -

31/03/2014 às 20:16


Só não entendo porque as nossas Forças Armadas não comemoraram, como habitualmente o fazem, os exatos 50 anos do Movimento de 64, nas Ordens do Dia dos Comandantes aos comandados nos quarteis Esse discurso, que algum ghost writer cumpanheiro escreveu para a Dilma, parece ser uma espécie de antecipação a qualquer “pronunciamiento” militar. No mais entendo que o blogueiro está, sem querer cvlaro, ensinando o caminho das pedras de como se fala ao público. Ela não sabe nem portugues, quanto mais grego e latim.





paulo quartarolli -

31/03/2014 às 20:16


… antes de formarem médicos brasileiros, forneceram carros. graças a essa maldita petrobrás. quem quer achar
os sumidos procure nos jornais sujos ou debaixo da foice e martelo. viva 64 sempre!





Antonio Soares -

31/03/2014 às 20:15


É inacreditável o que está acontecendo neste País, que está indo cada vez mais para o caos, de mãos dadas com os hermanos, e nada acontece para reverter isso, Deus nos livre desse futuro.





Luiz -

31/03/2014 às 20:15


Como diria Renato Russo, no ótimo Eduardo e Mônica: festa entranha, com gente esquisita!
Dilma, vira o disco e vamos em frente, que é o que interessa. Mas, entenda que queremos ir em frente com um Brasil verdadeiro, justo e que seja comandado por gente que respeite seus cidadãos.
Ou seja, por gente completamente diferente de você, do Marginal do ABC, dos calhordas do PMDB, dos juízes comprados, das falcatruas, das meias-verdades, da intolerância, da burrice, da falta de vergonha na cara, da incompetência, da ideologia atrasada de meados do século passado etc.
Deu pra entender que ninguém agüenta mais assassinos soltos, bandidos tomando conta da sociedade, impuniidades das mais diversas, juízes da corte máxima livrando a cara de canalhas e nos chamando a todos de idiotas, políticos corruptos, incompetência na gestão da coisa pública, interesses pessoais acima do público, Tiriricas se afiliando a partidos políticos e não acrescentando nada de bom pro país, uma educação ridícula, falta de investimentos em infra-estrutura…
Deu pra entender que já chega?
O BRASIL É O QUE VOCÊ VOTA!





Marco -

31/03/2014 às 20:14


Pois é, Reinaldo, essa gente só esquece o que atrapalha eles …. cadê o assunto do Tuminha? Tomou Doril? A imprensa não está ajudando em nada a tirar essa gente daí. Fico imaginando a cara de tacho da imprensa se o PT não reeleger a Dilma e tiver que passar o chapéu vazio no novo governo, ou muitos meios morrerão de fome…





fabio de souza -

31/03/2014 às 20:13


CARA-DE -PAU! BANDO DE GUERRILHEIROS VERMELHOS, ASSASSINOS, COMUNISTAS, DISCIPULOS DOS MAIORES CRÁPULAS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ( STALIN, LENIN, FIDEL, CHE-GUEVARA, HITLER..)!! VOCES FALANDO DE DEMOCRACIA É UMA OFENSA A INTELIGÊNCIA DE QUALQUER PESSOA!
“TORTURADO” NO BRASIL = INDENIZAÇÃO GORDA E PENS˜AO VITALICIA!
COMUNISTAS MENTIROSOS !!!

VIVA 31 DE MARÇO!!!! VIVA AS FFAAs!!!





marcio -

31/03/2014 às 20:12


É um absurdo uma pessoa como essa ser presidente de um país





WHK -

31/03/2014 às 20:12


Reinaldo:
Chovendo no molhado, para complementar “E, ORA VEJAM, REGIME DE MAIORIA ATÉ O FASCISMO FOI. E NÃO ERA DEMOCRÁTICO.”
No regime comunista, a minoria é degolada (ou fuzilada, etc.) logo, só sobra a maioria…





JOAO SOH -

31/03/2014 às 20:11


É truque, desconhecimento ou má-fé querer comparar os terroristas, assaltantes de bancos e, às vezes assassinos frios, com as manifestações populares hodiernas de boa parte dos brasileiros, inconformados pela ausência do Governo na saúde, educação e segurança, assim como envergonhados com os casos de corrupção da última década e das negociatas com o dinheiro público, nunca explicadas e sempre jogadas pra baixo do tapete. Aqui e hoje a liberdade de manifestação se dá dentro da lei, não albergando, em tese, quem extrapola seus limites. Durante o período militar, o que se viu – e não se pode negar – foram grupos de indivíduos – quase sempre a soldo de países estrangeiros -, se organizar para a prática de atos terroristas, inconformados com a impossibilidade de usar a frágil democracia dantanho a 31 de março de 64 para instituir no Brasil – na força, na artimanha e marra – uma republiqueta-satélite das comunistas União Soviética, China, Cuba e algumas países escravos da URSS do leste europeu. Não se venha hoje falar em democracia, se foram contra ela e traíram a Pátria para a satisfação de interesses nunca confessados, porque vergonhosos.





cylleno copia -

31/03/2014 às 20:10


Reinaldo como sempre afiado como navalha e implacável na defesa do equilíbrio e da lógica





francisco -

31/03/2014 às 20:06


Quem matou Mario Kozell Filho?





osvaldo -

31/03/2014 às 20:06


A dilma se esqueceu das pessoas que foram esquartejadas pelos terroristas do grupo a qual ela pertencia.





Jose maria -

31/03/2014 às 20:05


Também esse velho e surrado assunto serve para o governo tentar encobrir o caso indecente da Petrobras/Dilma/Lula em Pasadena, no Texas e também, o crime de lesa a pátria praticado por esses, por enviar dinheiro às escondidas, a revelia do Congresso Nacional, praticando assim, inconstitucionalidade, ato criminoso, ao mandar biliões e biliões de Dólares para países de várias partes do mundo, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia e a vários países africanos, dinheiro que não será restituído ao Brasil, pois esses países nunca pagaram os seus débitos para ninguém, ações feitas a fundo perdido, um desastre, com vergonhosas negociatas estão dilapidando o tesouro nacional, tirando do trabalhador brasileiro.





sandra -

31/03/2014 às 20:03


Reinaldo
A jornalista Miriam Macedo, falou que mentiu por 30 anos que foi torturada.
Segundo ela 99% das barbaridades e torturas, era pura mentira.
A verdade é um conceito burguês.
Logo tem pouca importancia para um revolucionario comunista.





melissa -

31/03/2014 às 20:02


A pedofilia é a pior de todas as torturas — a mais ignóbil, asquerosa e covarde !





marcelo custodio pereira -

31/03/2014 às 20:01


DR. REINALDO, O NEGÓCIO DA PRESIDENTA É DÁ. NÃO IMPORTA O QUE. BOLSA FAMÍLIA,SALARIO PRESIDIÁRIO, CARTEIRINHA PARA PROSTITUTA ( com todo respeito) SALARIO PARA MAE SOLTEIRA. COMO É BOM DAR AQUILO QUE VOCE NÃO AJUDOU AMEALHAR. MAS JÁ COMEÇOU A FALTAR SALDO NA HERANÇA MALDITA DO FHC.





Correia -

31/03/2014 às 20:00


O grande horror que país estar passando, é na verdade são os 12 anos de governo do PT. Foraaaaaaaaaaaaa…. PTtttttttttttt……………





Rogério -

31/03/2014 às 20:00


Está no yahoo. Venezuela acaba de baixar lei obrigando proprietário a vender imóvel alugado para o inquilino, obviamente a preço de banana. Gostaria de saber se madame acha confisco ou justiça social.





luizalberto mg -

31/03/2014 às 19:59


Meu amigo, o marqueteiro continua colocando palavras erradas na boca da aprendiz de mãe de santo.
Assim como o Apedeuta mor, ela tenta enganar que é culta, que tem conhecimento geral e só se ferra, principalmente porque tem a infelicidade de ser “interpretada” por pessoas como você, o Augusto Nunes, o Celso Arnaldo…
O pior é que 99% das pessoas que a escutam acham que estão ouvindo uma sumidade em qualquer assunto que se toque.
É de se desesperar…





Claudia -

31/03/2014 às 19:58


Já não mais aguento ouvir, nem tampouco ler, as palavras rançosas dessa gente. Que saco! É o gosto por exumações, por banhar-se em caldo sujo que sinto nesses enfadonhos e mentirosos discursos. Por isso, só li o que está em azul. Perfeito, como sempre! Se a gentalha não tivesse sido beneficiada pela Lei da Anistia, a história seria bem outra, a começar pela grana embolsada por essa quadrilha oportunista que trabalha, com afinco, para afundar o Brasil. PS. Adorei a sua observação final, nunca antes nessepaiz fizeram nosso ouvido de penico com tanta assiduidade, mesmo com um discurso transcrito. Continuo, a cada dia mais, com saudades dos tempos da ditadura militar… Permitem-me?





Blumenau -

31/03/2014 às 19:58


Reinaldo.
Está fazendo 50 anos que essa corja bate na mesma tecla.Petralhas usam a democracia como ARAPUCA,querem nos enfiar goela abaixo a ditadura.
Tenho muita saudade do Presidente Figueiredo.A história verdadeira não foi contada.
Tem um documentário :Meu professor mentiu para mim.Dá pra sentir o que era disciplina e desenvolvimento. Tinha um rumo.
Agora essa baderna,com esses bandidos demagogos,mentirosos.Petralhas são insanos,
Gente perigosa.Querem enterrar a democracia. Pensam que somos trouxas.Só se fala na ditadura de 50 anos,mas hoje estamos muito perto da ditadura.É o sonho dos ditadores,putin,fidel,chaves passarinho,norte coreano doido.Se admirar armas,dor,pressão,pode contar que é amigo dos petralhas.
O povo ficou burro,podem manipular a vontade,faz parte do plano petralha.
O Celso Daniel foi torturado e morto,
O Toninho do pt também e isso por colegas do partido,e deve ter muito mais,o método é tosco,medieval.
FORA PT.
FORA dillma!lulla!





Sonja -

31/03/2014 às 19:58


Vc é sensacional, i.é, fora de série; maravilhoso, espetacular; extraordinário, surpreendente!!!





Pedro Rocha -

31/03/2014 às 19:56


A muié é fraca até pra contratar embusteiros e montadores de discursos. O cara que escreveu essa aberração, é tão mentiroso, tão trapalhão e mentiroso quanto ela, e o resto da quadrilha.
Chega de mentiras. Chega de roubos. Chega de bolivarianismo; chega de petê. De dilma, de lulla, de fidel, de chávez, de maduro, de evo, etc etc etc
Essa raça de quadrilheiros maditos, não nos representam. Nada temos a ver com eles.
Essa Dilma trouxe em seu DNA vindo de trás da Cortina de Ferro, o gosto pelo comunismo, pela mentira, pela desgraça, pelo crime.
Suma Dilma. Você nem brasileira é. Apenas nasceu aqui.





Lula: últimos dias -

31/03/2014 às 19:54


Isso é fala do FRANKLIN MARTINS, ela só repete, tem gente que pensa realmente que é a Dilma falando, ela só lê, é interprete.





maria -

31/03/2014 às 19:53


Descobri porque quando D. Dilma faz um pronunciamento gasta tanto com maquiagem!!!!!!!!
Quem sabe ainda tem um pingo de vergonha na cara e fica vermelha, quando mente tantooooooooooo
Ou será, que nem vergonha na cara tem mais?





AIRTON ( CORUMBÁ MS ) -

31/03/2014 às 19:53


… oca de conteudo e vomita palavras como se fosse uma martir, sobretudo como se naquela época todos viviam como o BANDO dela, perseguidos e obcecados, achando que badernar era busar direito. OS MILITARES ESTAVAM APENAS TENTANDO CONTER A BADERNA QUE ESSA QUADRILHA TENTAVA IMPOR





Cidadão Quem -

31/03/2014 às 19:53


Empulhação pura. Safadeza e vigarice. Discurso para torcida de time de futebol. Os petralhas devem ter ficado embevecidos…
Mas, sim. Concordo com você, Reinaldo. Passemos das palavras vazias à prática. Vamos apurar o que cada um fez durante a ditadura. Quem matou quem? Vamos apurar, também, o presente. Quem roubou quem?
Essa arenga da Dilma não comove mais ninguém, exceto os que vivem da indústria da ditadura. Tem até santinho e chaveirinho…





marcio -

31/03/2014 às 19:52


Ela esta com a cara e o olhar do CERVERÓ.





Pal -

31/03/2014 às 19:52


…assistir o video, nem pensar – esse castigo ninguém merece.
Mas seu texto, perfeito !





BRASIL SEMPRE ! -

31/03/2014 às 19:51


Há uma coisa errada em todo esse palavreado de mitos e vítimas desta data de 31 de março, e quero que eles me respondam….QUAIS OS MOTIVOS DE A MAIORIA DE 90% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SÓ CONFIAREM E RESPEITAREM AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS ?????





TeresaQ -

31/03/2014 às 19:50


Um judiciário e um legislativo independentes e altivos é de rolar de rir… No mais, esse falatório de Dilma se resume a condenar as ditaduras de “direita” e a apoiar descaradamente as de “esquerda”. O apoio a Cuba e a Venezuela é a prova dessa insanidade.





Republicano -

31/03/2014 às 19:46


Essa fala e o absurdo. Por que ela pode falar nesta data e o governo proibe que a data seja comemorada nas Forcas Armadas? Essa comissão montada e uma farsa. A esquerda sempre quer um cadaver para poder sobreviver. A Lei da Anistia e irrevogavel. Esquecam o passado, vamos viver o agora. Essa empulhacao ja foi longe demais. Se partirem para o confronto ja sabem de antemão que vencera.





Rosa do Luxembourg, o jardim -

31/03/2014 às 19:46


Fiquei até esperançosa quando ouvi falar da comissão da verdade. Que começaria em 1946. Sou antiga. Como diz meu neto, numa escola americana, sou old. E ainda não ouvi desta comissão o nome de Filinto Muller. Quando ouvirei? Era um nome falado em sussurros na minha infância. Por que será ?





Jose maria -

31/03/2014 às 19:46


Golpe não, contra golpe. Quando os militares devolveram o país aos civis foi com a observação de; para quem estavam assumindo, que regime estaria dando suporte aos novos políticos, vendo que era para democratizar o país, foi realizada a transição. Então, esses governantes, hoje, são exatamente os que tentaram “comunizar” o país à época. Logo, temos a resposta para sabermos quem é quem nessa história toda. Lembrando que houve vítimas de ambas as partes beligerantes, Infelizmente. Oremos para que essas atrocidades não aconteçam mais em nossa terra.





Condor -

31/03/2014 às 19:40


É muita cara de pau da presidAnta Dilma falar em independência do legislativo e do judiciário depois de seu partido ter comprado a maioria do legislativo e aparelhado o judiciário.

Esse discurso tem uma só finalidade: Fazer propaganda enganosa a fim de ludibriar eleitores incautos.

Como a dita cuja diz: “Para ganhar uma eleição fazemos o diabo”.





Marcio / RJ -

31/03/2014 às 19:38


A marquetagem canalha descuidou propositalmente da maquiagem … para lhe dar um ar mais sofrido, consternado, triste. Ora!





juca bala -

31/03/2014 às 19:37


Salve o 31 de Março !!!!





Rabbit -

31/03/2014 às 19:34


A intenção é uma só em tudo isso. Estão criando uma CORTINA DE FUMAÇA, para que o povo tire os olhos de um dos maiores descalabros de nossa história. Estou falando da Petrobrás. Estão pilhando e quebrando o maior patrimônio brasileiro com tanto aparelhamento, empreguismo e corrupção desenfreada e agora estão vindo com essa baboseira de colocar em todos os meios de comunicação os 50 anos do militarismo. Quanta hipocrisia e ingenuidade do povo brasileiro. Deus não vai permitir que toda essa sujeira seja colocada debaixo do tapete. Isso sim é “Comissão da Verdade “, que o Poste do Molusco não falou.





TIMBA -

31/03/2014 às 19:33


Caro Rei, não acredito em um milímetro de fala dessa raposa que esta no poder. Já ficou mais do que provado pra mim que esse pessoal do PT usa OLEO DE PEROBA NA CARA sem dó. São mais falsos do que nota de R$3,00 reais.





cidadão brasileiro com orgulho -

31/03/2014 às 19:32


Patriotas temos orgulho de presidentes honrados como GEISEL, MÉDICI, CASTELO BRANCO, nenhum deles ficou bilionário e nem precisa de instituto da mentira e mausoléu na cracolândia.Eu entendo a dor dos comunistas com MENSALÃO e 80.000 homicídios/ano nestepaiz segundo a ONU. Vocês comunistas nunca vão ter orgulho desses petralhas, meus sentimentos pelas famílias dos mortos no regime militar por enfrentarem os militares e a dor de saber que seus entes queridos morreram em vão e pelo MENSALÃO. Vocês comunistas cospem nos retratos de lula e dilma, mas vão as manifestações por dinheiro, se merecem.





Rodrigo -

31/03/2014 às 19:30


Diiiihlmaaaaaaaaaaaaaaa!!! Já está preparando as malas para voltar pro RS ou MG?!? Cheeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaaaaa!!!





BOB -

31/03/2014 às 19:30


O visual é de tragédia grega (algo entre Medéia e Antígone), mas o texto é plágio de Shakespeare. Esse “nunca, nunca, nunca” o redator tirou de Rei Lear. Já o interessante encadeamento “filhos sem pais, pais sem túmulos, túmulos sem corpos”, de onde teria saído? De uma das tragédias de inspiração greco-romanas? Senti falta de umas tochas iluminando a cena, daria um efeito muito mais teatral para a declamadora.





Veritas -

31/03/2014 às 19:29


O Brasil precisa mais do que nunca das suas Forças Armadas. Um país não pode se sentir seguro sem elas. Todo brasileiro tem a obrigação de apoiá-las e que se danem esses bolivarianos que roubam tudo o que vêem em frente, continuação dos Castros, ditadores sanguinários, “walking deads”.





Dr. Thiago -

31/03/2014 às 19:27


Caro Reinaldo,
Parabéns pelo brilhantismo do texto, hoje tive uma notícia excelente. Fui promovido. Na quinta feira dia 27/03 fiquei extremamente feliz pela queda a popularidade deste projeto de presidAnTA, que trabalhei até tarde da noite. Meu chefe assim como meu, é anti petralha e como eu me alimento de subsídios neste maravilhoso blog o papo se sintoniza. O PT demonstra sinais de cansaço, olhemos o olhar da Dilma, agora imaginemos sem a maquiagem??? O PT está se borrando de medo, acredito que a próxima pesquisa “demostrará” uma falsa recuperação da gerentona. No entanto sua popularidade derreterá, a incompetência é tanta que ela não consegue mais esconder. Eu fico louco da vida com a REDE GLOBO DE ESGOTO, é nojento, só falta a tela feder. O PT está nitidamente desgastado. Reinaldo e o Tuminha, não irá ao Congresso? #FORADILMA





Carmen -

31/03/2014 às 19:26


Excelente Reinaldo!





Euci -

31/03/2014 às 19:23


… Ela é confusa no que faz e pensa, como diria nosso amado blogueiro, Uma completa apedeuta. Ela possivelmente não lê apesar de ter vivido a história, mas a sua estupidez e ingerência em todos os campos é latente e fácil de ver e ouvir… Desejo muito que …perca essa eleição e que o PT seja excretado de nosso mundo político. …





Jurandir D'almeida -

31/03/2014 às 19:23


QUE LOUCURA!!!
Usuários de drogas podem ter 10% de vagas em concurso…

http://www.otempo.com.br/cidades/usu%C3%A1rios-de-drogas-podem-ter-10-de-vagas-em-concurso-1.670509





Ediberto Lima -

31/03/2014 às 19:22


Será que o cachorro está morto mesmo ou está só fingindo?





João Aparecido Silva -

31/03/2014 às 19:20


Os militares estão em silencio porque está na constituição que as Forças Armadas são instituições permanentes e guardiã da lei e da ordem, que o Brasil é democrático, portanto, está sempre pronta a defender seu território e seu povo contra ameaças externas ou internas, enganam-se aqueles que menosprezam as FFAA, estamos atentos e agiremos a qualquer momento em defesa da democracia. A história está escrita, não tentem fazer do Brasil um País comunista porque jamais deixaremos nem que para isso vidas sejam ceifadas, estamos em silencio mas não mortos. O PT e outros partidos sabem disso, eles não são loucos de testar novamente.





ivanor -

31/03/2014 às 19:20


O Brasil respeita a soberania dos povos. Não se mete e nem intervem nos assuntos internos dos Paises vizinhos, no maximo emprestamos,doamos, perdoamos dinheiro e dividas. Até entregamos Empresas, como a Petrobrás, a Bolivia, nao executamos contratos verbais de Pais que não cumpr~e com a construção da Abreu e Lima. Colaboramos com os Belgas através do conto de Pasadena. Mantemos um bom relacionamento com todas as democracias e Ditaduras sinpaticas a nós.





Airton -

31/03/2014 às 19:18


Belo texto e disse tudo o que penso.
Falam tanto em comissão da verdade, para que não se repitam as torturas e tudo o mais.
E o que esta acontecendo na Venezuela, é justamente o que aconteceu por aqui. E estão apoiando. Será que querem saber da verdade mesmo ou só criar confusão?
Acho que querem confundir!!





CLAUDIUS -

31/03/2014 às 19:17


Se não fosse a Lei da Anistia esses terroristas deveriam repor ao Erário o que se gastou com tropas vigiando estações de força, de tratamento d’água, pontes, viadutos, rodoviárias, hospitais e mesmo as faculdades porque ameaçavam jogar bombas. Terrorismo puro. A VAR-Palmares era useira e vezeira em levar terror, mesmo aos soldados conscritos, com os seus panfletos e mensagens com erros de português grosseiros. Pelo que se nota muitos deles foram escritos e mimeografados pela Dilma e a sua turma do capeta. Lula/Dilma, o PT e base comprada nada conhecem de Democracia. Tentam sequestra-la e mantê-la aprisionada.





Jorge S -

31/03/2014 às 19:14


Como dito: “É só uma empulhação”.





Edvaldo Nunes -

31/03/2014 às 19:13


Dilma vc preocupada com a verdade? A comissão da mentira também conhecida como omissão da verdade está realmente buscando a historia real do brasil?
hahahhahahahah
veja o link…
http://www.youtube.com/watch?v=Dbt1rIg8FbI





Aaron Spelzer -

31/03/2014 às 19:13


Reinaldo, nesse patético pronunciamento, Dilma confirma de maneira escancarada que as urnas eletrônicas são totalmente fraudáveis.
‘Aprendemos o valor da liberdade de imprensa, o valor de eleger pelo voto direto e secreto de todos os brasileiros’ (…)
(…)’faz parte desse processo que nós iniciamos com as lutas do povo brasileiro, pelas liberdades democráticas, pela anistia, pela Constituinte, pelas eleições diretas’ (…)
Só para finalizar, aqui está um trecho da carta que Lula enviou ao ditador Maduro quando da passagem de um ano da morte do tirano Hugo Chávez. Eis o que ele diz sobre o regime castrista bolivariano:
‘Jamais se distanciaram do caminho democrático e da soberania do voto. Talvez nenhum outro país, nas últimas décadas, tenha passado por tantas eleições e consultas nas urnas’.





o -

31/03/2014 às 19:10


Ameaça e chantagem está no cerne dos comunistas, é pedir demais pra ela. Esse governo é um antro de embusteiros.





joão -

31/03/2014 às 19:09


Há quase dois anos atrás…
Existe há quase dois anos a frente?





Paulo Bento Bandarra -

31/03/2014 às 19:08


“Para FHC, militares confessam publicamente a tortura ao manter silêncio”
.
FHC está impossível … Ele quer que os militares peçam perdão, mas cala sobre o terrorismo de esquerda e os atentado a democracia de antes de 64.





Ana Maria Soares -

31/03/2014 às 19:08


Perdi a paciência com a ‘presidanta” faz tempo. Não desejo nada de mal a ela, mas gostaria que assumisse as responsabilidades pelo desastre do seu desgoverno.





Anônimo -

31/03/2014 às 19:06


Nossas Forças Armadas (amadas pela maioria do povo brasileiro) aguentam caladas os ataques que hoje os vencidos do passado (vencedores na politicagem de hoje) desfecham a cada oportunidade. Mesmo em pleno período em que os militares reverenciam sua história. E tais vencidos, comunas que são, o fazem sem qualquer consideração para com a dignidade de seus oponentes. Oponentes que foram naquela guerra cruenta para ambos os lados. Afinal, guerras são cruentas para os dois lados. Parece-me uma situação difícil para a liderança castrense. Afinal devem obediência à Presidência. Na minha mente simples me pergunto: como poderiam reagir? Como ficar calados?





Aurélio Tasso de Miranda -

31/03/2014 às 19:06


Reinaldo, muito bem.
Expressou-se de uma maneira irretocável. Faço minhas as suas palavras.
A “professora” Dilma que se recolha à sua insignificância e leia esse texto, para ver se aprende alguma coisa.





Alcântara -

31/03/2014 às 19:05


Se a intervenção militar de 31/03/1964 foi boa ou má, não sei com exatidão, mas que foi necessária, foi.
Com certeza, o senso de patriotismo fez com que o Brasil não pagasse pra ver como seria este país transformado num CUBÃO (sem trocadilhos).
Depois da m…. feita só restariam lamentações.
Por isso, só tenho a dizer: obrigado, FFAA, por mim e por meus filhos.





renato -

31/03/2014 às 19:05


50 anos … já deu !!!
.
Isso aqui não é 2a. Guerra Mundial
.
Foi apenas um golpezinho !
.
Já deu !!





lf500 -

31/03/2014 às 19:05


Está aí. A arte ao desmontar uma empulhação. Parabéns Reinaldo.





Ana -

31/03/2014 às 19:04


Por quê ela está com cara de choro?





To Fora -

31/03/2014 às 19:02


Comunista falando a verdade? É mais fácil alguém ganhar três vezes seguidas na megasena. O que falta a este povo é vergonha na cara.





Rod -

31/03/2014 às 18:54


Boa Reinaldo!!





Veritas -

31/03/2014 às 18:52


Um post para ser lido várias vezes e repetido, uma lição maestra para os que usam a palavra verdade sem dela fazer uso. Assino embaixo.





Welington Heringer -

31/03/2014 às 18:50


.
“É claro que eu poderia deixar passar o que vai acima sem fazer alguns senões, mas aí eu não seria eu, né? Como sou quem sou e como se trata de um discurso sobre a verdade, então vamos lá.”

Você tem que ser sempre ReInaldo absoluto de você mesmo, para que assim o seja — (lá de O País dos Petralhas). De outra maneira, forma, não seria você mesmo, não teria a admiração de milhões, como eu.
.
Manda pau!!!






Sandy Silva -

31/03/2014 às 18:49


Antes eu pensava que esse pessoal de esquerda do golpe ou revolução de 1964 queria a democracia. Hoje eu não acredito mais. Acredito que queriam implantar uma ditadura comunista nos moldes da falida Cuba dos irmãos Castros. A elite intelectual democrática errou rotular que esse pessoal da internacional comunista queria democracia. Vi uma entrevista que a presidenta disse que o Brasil deve a eles( guerrilha de 1964?). Tenho muitas dúvidas, pelo o que estou vendo últimos doze anos do PT ( eu acho que eles é que estão nos devendo muito, nestes últimos anos). Depois que esse pessoal sair do poder, tem-se que fazer a Comissão da Verdade desses últimos anos para apurar tanta… o mensalão é só uma pequena parcela…





Paulo Bento Bandarra -

31/03/2014 às 18:46


Seria demais Dilma falar a verdade. não é mesmo? Falar com todas as palavras pelo que ela e seu marido lutavam, por que a turma ia a Cuba receber apoio e treinamento. Na verdade ela instalou a Comissão Nacional da Mentira para se livrarem da verdade inconfessável hoje em dia. Querem repetir uma mentira mil vezes para apagar a VERDADE.





josé reis barata -

31/03/2014 às 18:46


Sem medo de ser barata,
Salve 31 de março!; ou, o importante é a teta e não quem é o dono da vaca.
.
Qual a intenção do discurso nunca dantes pronunciado na história deste país?
Dicotômica: desviar o foco da Petrobrás; e, desmoralizar as FFAA.
.
Ora, quem deve temer fuzil é marginal.
.
O que assusta é constatar o quão fácil a sociedade é conduzida pelo engodo. Uma das razões é o desprezível nível de reflexão filosófica, por um lado; e; por outro, a cruel leviandade com que o profissional inserido no mercado se conduz, no caso, o da imprensa. Não domina e não procura antever o resultado de sua lide. Ainda que intimamente o faça, não possui material crítico eficaz para triar o que produz.
Não sem razão E. de Rotterdam:
“O espírito do homem é feito de tal modo que pode ser dominado muito melhor pela mentira do que pela verdade”
O sistema Globo vai além do razoável quanto lembra em seu noticiário televisivo que já reconheceu ter se equivocado em apoiar o movimento de 64. Agora é fácil, não?
Na ordem empresarial, reconhecimento plenamente compreensível. Para o grupo Globo, financeiramente, o importante é a teta e não quem é o dono da vaca.





Anónimo -

31/03/2014 às 18:43


O Jornal OGlobo digital dando destaque a quase invasão (escracho popular na versão do jornal) da residência de um oficial do exército ocorrida nessa tarde em Brasília por comunistas e expondo a vida privada do mesmo e de sua família.
Parece até que a Globo não apoiou a ditadura, quem diria heim… OGlobo dando uma de Maoísta… que tal eles fazerem o mesmo com a família Marinho?





Lucidez -

31/03/2014 às 18:37


Uma verdadeira aula, educador.





christiano -

31/03/2014 às 18:34


Nos temos um legislativo de joelhos, que não faz outra coisa a não ser cumprir as ordens do executivo, não temos democracia nesse pais, temos instituições somente para transparecer a comunidade internacional que somos um pais democrático.


Últimas notícias
Em busca de receita, governo aumenta imposto sobre bebidas







+ Lidas
1'Os Simpsons' na Copa: no Itaquerão e com críticas a cai-cai
2'BBB14' teve pouco 'reality' e muito show
3Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você
4'BBB14': Vanessa não estaria tão interessada em Clara
5Polícia de Los Angeles vai rodar de Lamborghini Gallardo
Blogs e colunistas
Radar on-lineLauro Jardim
Coluna doAugusto Nunes















Seções

Avesso do Avesso
Documentos


Artigos em VEJA
Alternância de poder e Constituição neles! - 07/10/2009
Que Goffredo não descanse em paz - 08/07/2009
A bíblia da esquerda herbívora - 29/4/2009
Um homem sem (certas) qualidades - 11/2/2009
Que Deus é este? - 24/12/2008
Graciliano, o grande - 10/12/2008
O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive - 5/11/2008
O mal-estar dos "progressistas" - 24/9/2008
O DIREITO SÓ PODE SER ACHADO NA LEI - 27/8/2008
A bolacha na telinha e a nossa liberdade - 30/7/2008
As ONGs do fim do mundo - 18/6/2008
O que eles querem é imprensa nenhuma - 7/5/2008
Que falta faz um Voltaire - 2/4/2008
Fidel e o golpe da revolução operada por outros meios - 27/2/2008
O Foro de São Paulo não é uma fantasia - 30/1/2008
O pastor e o pensador - 12/12/2007
A crença na "cultura da periferia" é coisa de gente com miolo mole - 5/12/2007
Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault - 10/10/2007
Restaurar é preciso; reformar não é preciso - 12/9/2007
O Movimento dos Sem-Bolsa - 8/8/2007
A Al Qaeda eletrônica - 20/6/2007
Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - 16/5/2007
Crime e castigo dentro de nós - 28/03/2007
O politeísmo de um Deus só - 28/02/2007
A seita anticapitalista e a tristeza do Jeca - 07/02/2007
Sou "doente" mas sou feliz - 27/12/2006
É preciso civilizar os bárbaros do PT - 1º/11/2006
Governante bom é governante chato - 11/10/2006
E o feio se tornou bonito... - 13/09/2006
Urna não é tribunal. Não absolve ninguém - 06/09/2006

Arquivo

OKSTQQSSD« Mar 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30


Serviços
Tablet
Android
Facebook
Orkut
Foursquare
Twitter
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações

Assinaturas

Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

O clube que conhece e reconhece você.





Assine Veja e ganhe meses a mais!


Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!


Assine SUPER versão digital!


Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!


Assine EXAME e ganhe meses a mais!



Nome:
Nasc.:
E-mail:
CEP:


Notícias
Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário

Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores

Tony Bellotto, crônicas
Parceiros
Contas Abertas
Blogs da redação
Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura

Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues

Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade



Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015