Título



Add this Smart Layers

Analytics Liga Antiterrorismo

Google+

Pesquisar este blog





Placeat tibi Sancta Trinitas





terça-feira, 1 de abril de 2014

G1 - Câmara suspende sessão sobre golpe militar após tumulto no plenário - notícias em 50 anos do Golpe Militar



G1 - Câmara suspende sessão sobre golpe militar após tumulto no plenário - notícias em 50 anos do Golpe Militar









-




notícias

esportes

entretenimento

vídeos

ASSINE JÁ
CENTRAL
E-MAIL

ENTRAR ›



POLÍTICA50 ANOS DO GOLPE MILITAR

Buscarbuscar

Editorias


























Economia
Sua região









































































Na TV


















Serviços

























VC no G1








Princípios editoriais
Lollapalooza
IR2014
Golpe de 64



01/04/2014 11h54 - Atualizado em 01/04/2014 14h40

Câmara suspende sessão sobre golpe militar após tumulto no plenário
Grupos contra e a favor dos governos militares trocaram acusações.
Manifestantes viraram as costas quando deputado Bolsonaro foi à tribuna.



Felipe NériDo G1, em Brasília




932 comentários


A Câmara suspendeu nesta terça-feira (1º) solenidade em plenário para lembrar os 50 anos do golpe militar depois de tumulto envolvendo grupos contrário e favoráveis a atuação dos militares.

A sessão foi interrompida quando duas mulheres que acompanhavam os discursos, uma que defendia os militares e outra que protestava contra o golpe de 1964, trocaram empurrões e beliscões. Uma das agressoras terminou derrubada no chão.


(ESPECIAL "50 ANOS DO GOLPE MILITAR": a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, desencadeou uma série de fatos que culminaram em um golpe de estado em 31 de março de 1964. O sucessor, João Goulart, foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade, que temiam que ele desse um golpe de esquerda, coisa que seus partidários negam até hoje. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base na "lei ou na marra", com ajuda de sindicatos e de membros das Forças Armadas. Os militares prometiam entregar logo o poder aos civis, mas o país viveu uma ditadura que durou 21 anos, terminando em 1985. Saiba mais.)

A briga entre as duas mulheres começou logo após um grupo favorável à ditadura levantar uma faixa na galeria do plenário que dizia: “Parabéns militares 31/março - graças a vocês o Brasil não é Cuba" (veja no vídeo abaixo o momento em que a faixa é levantada).


No mesmo instante, convidados à solenidade contrários ao golpe militar levantaram cartazes com a imagem de pessoas perseguidas pela ditadura e protestaram com gritos de “Asssassinos!”. Os dois grupos trocaram acusações.

Uma mulher que se identificou como Ivone Luzardo, presidente da União Nacional dasEsposas de Militares das Forças Armadas do Brasil, segurava um cartaz dentro do plenário que pedia “respeito e valorização aos profissionais militares”.


Em meio à gritaria dos protestos, a assessora parlamentar Rosa Ciminiano se aproximou e rasgou o cartaz de Ivone. Odeputado Domingos Dutra (SDD-MA) se aproximou e tentou apartar a briga (veja vídeo ao lado).

Em meio à confusão, a sessão foi suspensa e reaberta minutos depois. As duas mulheres continuaram tentando se agredir, enquanto parlamentares e assessores tentavam separá-las. Ivone Luzardo acabou caindo no chão, onde ainda ficou por alguns instantes, deitada e chorando.

Câmara suspendeu nesta terça-feira (1º) solenidade em plenário para lembrar os 50 anos do golpe militar depois de tumulto envolvendo grupos contrário e favoráveis a atuação dos militares (Foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados)

Nova interrupção
Após a retomada da sessão, continuaram os discursos em plenário. Depois de quatro parlamentares subirem à tribuna para criticar o período da ditadura militar, chegou a vez do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

O parlamentar, conhecido defensor das Forças Armadas, vinha anunciando nos últimos dias que participaria da sessão para defender o governo militar, que durou de 1964 a 1985.

Na momento em que Bolsonaro ia começar a discursar, grupos de parlamentares e convidados ligados a partidos de esquerda viraram as costas para o deputado fluminense.

Por sugestão do secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna, servidor de carreira da Câmara, o deputado que presidia a sessão, Amir Lando (PMDB-RO), decidiu interromper mais uma vez a sessão.

Deputado Jair Bolsonaro acompanhou sessão sobre os 50 anos do golpe militar ao lado de manifestantes contrários à ditadura (Foto: Felipe Neri/G1)

A solenidade ficou suspensa por cerca de cinco minutos e, ao reiniciar, diante da continuidade do protesto dos críticos à ditadura, Amir Lando determinou a suspensão definitiva.

A Secretaria-Geral da Mesa aconselhou pela suspensão por considerar haver “comportamento inadequado” e “desrespeito” à Casa. Além de Bolsonaro, outros seis parlamentares ainda aguardavam para fazer pronunciamento.

“Tenho o conhecimento de que a democracia é conflito, mas se não houver aqui entendimento não posso prosseguir esta sessão com situação desrespeitosa [...]. A democracia é muito mais que o protesto. A democracia é, sobretudo, o diálogo. As partes têm que ouvir as outras, se não quiserem ouvir que se retirem. Se não tem solução, eu encerro a presente sessão”, declarou Lando.

Clima tenso
Antes mesmo do início da solenidade, o clima na Câmara era de tensão. Na entrada do plenário, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) brigou com seguranças que tentaram barrar a entrada de estudantes. Os seguranças argumentavam que os estudantes precisavam de senha. O acesso foi permitido logo após os jovens mostrarem que tinham um número que identificava a autorização para participar.

Do lado de fora do plenário, momentos antes do início da sessão, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) já havia se envolvido em confusão. Durante uma entrevista a um grupo de jornalistas, chamou uma repórter Manuela Borges, da RedeTV, de “idiota” e “analfabeta” – ela informou que entrará com queixa contra o parlamentar na Corregedoria da Casa.

Bolsonaro se irritou quando a jornalista questionou, por mais de uma vez, se ele estava dizendo que o golpe militar não existiu. Bolsonaro defende que o golpe foi iniciativa do Congresso, que destituiu do poder o ex-presidente João Goulart.

“Quem cassou João Goulart? Foi o Congresso no dia 2 de abril [...]. Não faça uma pergunta desse padrão”, disse Bolsonaro. “A história toda está contra o que você diz”, argumentou a jornalista.

“Você é uma idiota. Você aprendeu onde isso aí? Estou falando que está no 'Diário do Congresso'”, rebateu Bolsonaro. “Você é uma analfabeta [...]. Não atrapalhe seus colegas [jornalistas], você está censurada”, completou.

Na madrugada do dia 2 de abril de 1964, o então presidente do Congresso Nacional, Auro de Moura Andrade, convocou uma sessão extraordinária para declarar a vacância da Presidência da República sob o argumento de que o então presidente, João Goulart, havia abandonado o governo.




PUBLICIDADE









Link
932
COMENTÁRIOS



RECENTES

POPULARES





Vegeta Jinn
há 41 minutos, respondidohá 2 minutos

Galera o fato é muito simples e naos sejam tolos. Alguem conhece um pais no mundo que seja desenvolvivo e é governado por regime militar ou algum tipo de ditadura???? pois bem, na realidade não é que a democracia nao funciona por que hoje o brasil nao vai bem. É bem mais simples do que isso, no Brasil não existe democracia pq as leis nao deixa. O significado de democracia é a mesma oportunidade para todos e quando agente ve isso no Brasil?? Impunidade é o inverso da democracia e é o que agente menos ve. O Brasil precisa evoluir sua democracia miseravel e nao voltar a 30 anos atras. Acordem!!!711
•6 RESPOSTAS


Hideraldo Lima
há 9 minutos, respondidohá 2 minutos

CARLOS PORTANOVA, na hora que os militares sairem às ruas para o vamos ver você molhará toda a sua calcinha de medo.00
•1 RESPOSTA


Morador Atento
há 2 minutos

Petistas - vão trabalhar em Pasadena - EUA, que vocês compraram com o valor 10 vezes mais caro.e aumentar o caixa de campanha dos cumpanheiros.00
•RESPONDER

carregar mais comentários


PUBLICIDADE


50 anos do Golpe Militarveja tudo sobre ›

Golpe Militar de 64, Direitos Humanos e História são...HÁ 25 MINUTOS
Anistia Internacional lembra os 50 anos do golpe militar,...HÁ 2 HORAS
Escultura de peixe em Piracicaba é pichada com 'ditadura...HÁ 4 HORAS
'Muitos perderam a vida por nada', diz ex-guerrilheira que esteve presa com DilmaHÁ 4 HORAS
'Na África, voltei a ser cidadão', conta brasileiro exilado em 1964HÁ 4 HORAS
50 anos do golpe: 'Essa ferida não cura nunca', diz...HÁ 4 HORAS
Evento em Sertânia, no Sertão de PE, discute os 50 anos do...HÁ 5 HORAS
Acervo de Dom Hélder Câmara também é reflexão sobre a ditaduraHÁ 7 HORAS
Comissão da Verdade se aproxima da reta final de...HÁ 8 HORAS

Política

primeira página
Imposto da cerveja sobe para cobrir gastos com energiaArrecadação vai compensar acionamento de termelétricas, já que governo decidiu não repassar despesa para conta de luz.
Agência aprova regras para criar sistema de conta de luz pré-paga
Comitê sugere reduzir em 50% consumo de água em SP
Oposição decide priorizar CPI mista da Petrobras e buscará mais apoios
Aliados evitarão que questões eleitorais afetem o país, diz Dilma
veja todos os destaques ›


PUBLICIDADE


Shopping




Netshoes

Adidas Mali

Em até 7x de R$ 28,26
anterior

proximo
compare preços de
veja todos os produtos »


PUBLICIDADE





editorias
Autoesporte.com
Blogs e Colunas
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos e Emprego
Correções
Economia
Educação
Eleições 2014
Ego
Esporte
Loterias
Mundo
Natureza
Planeta Bizarro
Política
Pop & Arte
Tecnologia e Games
Turismo e Viagem
VC no G1
Fotos
Infográficos
Vídeos

especiais
Caminhos do Brasil: Caravana G1
Carnaval 2014
Caso Eliza Samudio
CES 2014
Exame da OAB
Faça e aconteça
Flip
Guia de carreiras
Imposto de Renda
JMJ - Jornada Mundial
Julgamento do mensalão
Lollapalooza
Luta contra a dengue
Morte de Chorão
Museu de Arte do Rio
Natal e Ano Novo
PEC das Domésticas
Retrospectiva 2013
Revolta Árabe
Rock in Rio
Salão de Detroit
Simulado do Enem
Tragédia em Santa Maria
Mais especiais
serviços
Aeroportos
Agenda de shows
Aplicativos
Conversor de Moedas
Downloads
Fale Conosco
G1 no seu celular
Indicadores Econômicos
Índices de Mercado
Loterias
Notícias por SMS
Previsão do Tempo
Receitas.com
Tabela Fipe
Trânsito

regiões
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
MG - Centro-Oeste
MG - Grande Minas
MG - Sul de Minas
MG - Triângulo Mineiro
MG - Vales de Minas
MG - Zona da Mata
Pará
PA - Santarém e Região
Paraíba
Paraná
PR - Campos Gerais e Sul
PR - Norte e Noroeste
PR - Oeste e Sudoeste
Pernambuco
PE – Caruaru e Região
PE - Petrolina e Região
Piauí
Rio de Janeiro
RJ - Região Serrana
RJ - Região dos Lagos
RJ - Norte Fluminense
RJ - Sul e Costa Verde
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
SP - Bauru e Marília
SP - Campinas e Região
SP - Itapetininga e Região
SP - Mogi das Cruzes e Suzano
SP - Piracicaba e Região
SP - Prudente e Região
SP - Ribeirão e Franca
SP - Rio Preto e Araçatuba
SP - Santos e Região
SP - São Carlos e Araraquara
SP - Sorocaba e Jundiaí
SP - Vale do Paraíba e Região
Sergipe
Tocantins

tv globo
Bem Estar
Bom Dia Brasil
Jornal Hoje
Jornal Nacional
Jornal da Globo
Fantástico
Globo Repórter
Globo Rural
Profissão Repórter
Brasileiros
Globo Mar
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
rádios
GloboRadio
CBN
Rádio Globo
BEAT98
BHFM
Globo FM
Rádio Canal Brasil

globonews
Primeira Página
Jornal GloboNews
Conta Corrente
Estúdio I
Jornal das Dez
GloboNews em pauta
Almanaque
Arquivo N
Cidades e Soluções
Entre Aspas
Fatos e Versões
Fernando Gabeira
GloboNews Alexandre Garcia
GloboNews Ciência e Tecnologia
GloboNews Documento
GloboNews Dossiê
GloboNews Especial
GloboNews Literatura
GloboNews Miriam Leitão
GloboNews Painel
GloboNews Saúde
Manhattan Connection
Milênio
Mundo S/A
Navegador
Pelo Mundo
Roberto D’Avila
Sarau
Sem Fronteiras
Starte
Via Brasil

publicações
Época
Época Negócios
Época SP
Autoesporte
Casa e Jardim
Crescer
Criativa
Galileu
Globo Rural
GQ
Marie Claire
Monet
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Quem
jornais
O Globo
Extra
globo.com
notícias
esportes
entretenimento
vídeos
todos os sites
© Copyright 2000-2014 Globo Comunicação e Participações S.A.
política de privacidade
central globo.com
assine a globo.com
anuncie conosco

Nenhum comentário:

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).

Polonia by Augusto César Ribeiro Vieira


(95) Vídeos de Isso é Brasil

Fico imaginando como deve ser louvor dos anjos!! Assista e veja o porque!

Posted by Ronaldo Nunes de Lima on Segunda, 24 de junho de 2013

Este vídeo é a minha singela homenagem ao policial Civil do Distrito Federal, Carlos Eugênio Silva, conhecido como Dentinho, morto em um acidente nos EUA.Aproveito para agradecer o Governo e a Polícia Americana pelo exemplo de tratamento e honrarias dispensados a um policial morto. Espero muito que o Governo Brasileiro se espelhe neles e trate esse nosso guerreiro com o devido respeito e admiração em solo Brasileiro.Temos que aprender a reverenciar principalmente o velório de quem põe a vida em risco por nós e por nossos familiares, não apenas as celebridades da TV.

Posted by Marcos Do Val on Quinta, 9 de julho de 2015